quinta-feira, 4 de março de 2010

Fernandes: Natal só não será sede se descumprir cronograma da Fifa



Secretário de Turismo explica declarações de Orlando Silva e diz que possíveis atrasos em convênios com Caixa ou BNDES não elimina cidades-sedes da Copa.

Por Júlio Pinheiro
 
Vlademir Alexandre
Fernando Fernandes, secretário de Turismo do Rio Grande do Norte.

O secretário de Turismo do Rio Grande do Norte, Fernando Fernandes, não acredita que Natal corra riscos de deixar de ser sede da Copa do Mundo de 2014 caso não firme convênios com o BNDES e Caixa Econômica até o dia 3 de junho, conforme analisou o ministro dos Esportes, Orlando Silva, nesta quinta-feira (4). Para Fernandes, a capital potiguar tem que se preocupar apenas em cumprir o cronograma da Fifa.

Membro da comissão que prepara Natal para receber a Copa de 2014, Fernando Fernandes esteve na reunião com o ministro Orlando Silva, em Brasília. De acordo com o secretário potiguar, as condições que o ministro colocou com relação ao prazo para os convênios foram para a liberação dos recursos, e não para que uma cidade seja sede do mundial.

“O ministro alertou que os recursos só poderão ser liberados até 3 de julho e, caso as obras não tenham começado, o dinheiro só poderá ser enviado após a eleição. Mas isso não impede que as cidades toquem as obras com recursos do próprio caixa”, explicou o secretário.

Fernando Fernandes reafirmou que o Rio Grande do Norte, a princípio, não pretende utilizar recursos do BNDES para a construção da Arena das Dunas, mas que essa decisão ainda não é definitiva. “Tanto a governadora quanto a prefeita orientaram para não utilizarmos recursos do BNDES. Mas a própria instituição está incentivando as sedes a usarem essa linha de crédito, que é barata”. 

Contudo, parte dos recursos para as obras de mobilidade certamente sairão do convênio com a Caixa Econômica, que o ministro dos Esportes. Ao todo, Natal tem 16 projetos de mobilidade urbana que, somados, chegam a aproximadamente R$ 400 milhões. Destas obras, 11estarão a cargo do município e cinco serão do Governo do Estado. Segundo Fernandes, a expectativa é que as obras sejam licitadas até abril.

“Todas as cidades que foram escolhidas correm o risco de não serem sedes, mas se não cumprirem o cronograma da Fifa. Esse é o ponto. Mesmo se não tiverem os recursos do Governo Federal para as obras, os governos podem utilizar o próprio caixa e depois receberem os recursos”, disse Fernando Fernandes.

Fonte: nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/