sexta-feira, 2 de abril de 2010

Veja

OFÍCIAIS E PRAÇAS PROTAGONIZAM UM DIA HISTÓRICO NA POLÍCIA MILITAR DA PARAÍBA



Imagem retirada do site Paraiba em QAP
Sem medo de errar: hoje é um dia para ser eternizado na história – e na memória – da Polícia Militar da Paraíba. Conclua a leitura e saiba por quê.
Quem é militar sabe o quanto oficiais (coronéis, majores, capitães, tenentes...) e praças (sargentos, cabos, soldados...) estiveram distantes durantes esses 178 anos da corporação paraibana, quando o assunto é mobilização, paralisação, reivindicação.
Sempre que uma parte – na maioria das vezes os praças – levantava a voz para solicitar algo de melhor, a outra vertente – os oficiais – sempre se fazia intocada, indiferente. “O direito do subordinado não sensibilizava a ‘arrogância’ do superior”.
Várias, incontáveis, inesquecíveis foram as vezes em que apenas os policiais de maior patente gozavam o desfecho triunfante de uma pendenga com o Estado, enquanto que a massa militar de menor graduação amargava a derrota de um grito sem eco. Isso sem falar nas punições...
Mas este último dia de março/2010 foi diferente. “Pela primeira vez na história da Polícia Militar da Paraíba”, como disse um policial a este site, “nunca se viu oficias da mais alta patente seguir uma paralisação iniciada pelos praças. É um fato histórico, pode anotar.”
O ParaibaemQAP anotou. E notou que na face do oficialato de Campina Grande paira a imagem de desgaste. É como se aquela distância entre as partes não tivesse mais razão de ser, já que os problemas vividos por toda a corporação atingem, no fim, todos os que vestem a farda da ‘briosa’. Seja com divisas ou estrelas.
No final do primeiro trimestre do ano 2010, a grande maioria (senão todos) dos oficiais de mais alta patente que comandam o policiamento de Campina Grande e região seguiram para a capital paraibana, para anunciar seus cargos “à disposição do governo”. Um ato de coragem, bravura e – mais que tudo – companheirismo.
A paralisação, iniciada pelos praças e intitulada de Polícia Legal, parecia morrer sufocada no poder dos coronéis. Mas não foi. Num ato histórico da PMPB, o 2º BPM e o 10º BPM, ambos sediados em Campina Grande, ressoaram o grito de liberdade que partiu dos [quase] nunca ouvidos pracinhas.
Não importa o que resultará disso tudo. A Polícia Militar da Paraíba já pode bater no peito e dizer que, pelo menos em parte, ela é composta por homens e mulheres dignos de respeito. E de gratidão.
AUTOR: ParaibaemQAP

Adolescente da Máfia Vermelha é morto

Tribuna do Norte: Publicação: 02 de Abril de 2010 às 00:00


Membro da torcida organizada  Máfia Vermelha, do América,  o estudante Alisson Luan Rocha Fernandes, 16 anos, foi assassinado na noite de quarta-feira, na rua Santa Luzia, em Igapó. O adolescente portava um revólver calibre 38 e teria sido assassinado pela mesma pessoa que ele teria tentado matar minutos antes. A informação foi dada por populares à Polícia Militar.

Alisson Luan era, segundo moradores da rua Santa Luzia, viciado em drogas e, frequentemente, era visto cometendo crimes na região. “Acho que todo mundo conhece alguém que foi assaltado por ele aqui”, afirmou uma mulher que não quis se identificar, mas que mora próximo ao local onde Alisson foi morto. Além disso, o adolescente era integrante da Máfia Vermelha, mas não ia aos jogos do América, pois tinha muitos inimigos por lá, como afirmou o irmão mais novo de Alisson, Anderson (nome fictício), de 15 anos.

A última tarde de Alisson Luan, inclusive, foi marcada por uma briga com esse irmão. Os dois já não se falavam há um bom tempo e nessa tarde tiveram uma nova luta corporal. “Estava com raiva e peguei a camisa dele para rasgar, mas acabei cortando meu dedo acidentalmente com uma faca”, afirmou o rapaz, mostrando a mão. Anderson, por sinal, não parecia nem um pouco abalado pela morte de Alisson Luan. 

Questionado sobre o vício em drogas, Anderson foi direto: “Não uso, mas ele fumava crack de vez em quando, já fazia é tempo”. A droga, por sinal, teria sido um dos motivos para que os dois não conversassem mais. “A gente vivia brigando ultimamente. Ele fazia muita besteira”. Era ela, também, a causa das faltas de Alisson Luan na escola. “Era muito raro ver ele lá. Quando ia, saia mais cedo”, revelou o irmão.

Depois da discussão com Anderson, Alisson subiu na bicicleta e saiu com um amigo, conhecido apenas como Teco, para dar uma volta. Os dois foram à casa de um rapaz não identificado, localizada também na rua Santa Luzia, com a intenção de matá-lo, conforme informou a Polícia. Ele, no entanto, não foi encontrado na residência mas, como forma de assustar, Alisson teria atirando na direção da casa vizinha – no revólver dele, foi encontrada uma cápsula deflagrada.

Na volta para a casa onde estava morando com a tia, a avó e o irmão Anderson, Alisson foi perseguido e morto por aquele que seria a vítima dele. O adolescente, segundo a Delegacia de Plantão da Zona Norte, onde o homicídio dele foi registrado, morreu em cima da bicicleta, com a arma na cintura. Teco desapareceu e ainda não foi encontrado.
 
http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/adolescente-da-mafia-vermelha-e-morto/144607

CEF aprova projeto com 896 unidades do “Minha Casa”

Tribuna do Norte -Publicação: 02 de Abril de 2010 às 00:00


Parnamirim conseguiu viabilizar mais dois empreendimentos do programa Minha Casa Minha Vida para famílias com renda salarial até três mínimos. São os residenciais Ilhas do Pacífico, com 432 imóveis, e o Vida Nova com mais 464, totalizando 896 unidades habitacionais. Os projetos foram consolidados na semana passada, em solenidade na Caixa Econômica. Ambos serão construídos  no bairro de Passagem de Areia.

É o segundo grande projeto habitacional de grande porte em Parnamirim do Minha Casa Minha Vida. O primeiro, atualmente em fase de construção no Vale do Sol, tem 848 apartamentos. Isso foi possível graças as condições oferecidas pela prefeitura, que agilizou o processo de concessão de licenças e adotou uma política de desoneração fiscal, barateando o preço dos imóveis.

“Com esses quatro residenciais estamos ultrapassando a meta de 1.200 unidades habitacionais em quatro anos, prevista em nosso plano de governo”, disse o prefeito Maurício Marques dos Santos.  “Parnamirim saiu na frente pela capacidade de seus técnicos na elaboração dos projetos e porque demos também as condições necessárias para atrair os investimentos”, completou.

Os quatro residenciais, num total de 1.744 apartamentos, representam um investimento de R$ 71,5 milhões, dinheiro que ajuda no aquecimento da economia do município. Somente nos residenciais Waldemar Rolim e Nelson Monteiro serão empregados 750 caminhões de concreto, 215 toneladas de aço e 40 mil sacos de cimento.

Uma exigência da prefeitura em contrapartida à desoneração fiscal é a contratação preferencial de mão-de-obra local. Os quatro residenciais devem gerar em torno de mil empregos diretos. O cadastro para os dois empreendimentos da M&K será feito pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

As primeiras unidades do Minha Casa Minha Vida para famílias de baixa renda serão entregues no final deste ano. O cadastro dos 16 mil inscritos no programa já foi concluído pela Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária seguindo os critérios estabelecidos do Decreto 5.569, publicado no Boletim Oficial do Município, no dia 23 de fevereiro.  “A escolha será feita seguindo rigorosamente os critérios de vulnerabilidade social”, informou o secretário Homero Grec de Sá.

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/cef-aprova-projeto-com-896-unidades-do-minha-casa/144644

Dois homicídios registrados na madrugada da sexta-feira santa


Tribuna do Norte ==> Publicação: 02 de Abril de 2010 às 10:09
Renata Moura repórter

A Sexta-feira Santa começou violenta na Região Metropolitana de Natal. De acordo com o coronel Francisco Araújo, comandante do Policiamento da área, foram registrados dois homicídios, além de duas apreensões de armas de fogo.

Um dos homicídios ocorreu em São Gonçalo do Amarante, na rua Eliane Barros, nas proximidades do Bar do Mamão. Às 2h45, Helifábio Hermínio da Silva, de 29 anos, foi morto com disparos de arma de fogo ainda não identificada.

Populares informaram à polícia que ele estava nas proximidades do bar quando foi atingido por dois homens que passaram em uma moto. A vítima morreu no local e a polícia não tem pistas sobre os motivos do assassinato. O corpo foi recebido no Instituto Técnico-Científico da Polícia (Itep) somente às 7h20.

Em Parnamirim, às 3h35, um homem identificado como Gilberto Batista de Oliveira se envolveu numa briga, foi atingido por golpes de faca peixeira no pescoço e morreu no local. O crime ocorreu próximo à Sucata do Deide, no bairro da Liberdade. O agressor fugiu, sem ser identificado, segundo o coronel.

Ele diz que a maioria das ocorrências registradas nesse período é decorrente da ingestão de bebida alcoólica. “Algumas pessoas ficam num período de recolhimento religioso, mas outras, depois do dia santo, extravasam e acabam perdendo o controle”, explica. “As pessoas podem se divertir, mas o ideal é que seja de maneira responsável e comedida”, recomenda ainda.

Para quem for viajar nesse período a dica para deixar a casa com mais segurança é pedir a vizinhos que fiquem atentos a qualquer movimento suspeito. O comandante diz que o patrulhamento nos bairros da zona urbana está garantido, que blitzen estão sendo realizadas em dias e horários alternados em Natal e em alguns outros corredores. No litoral e na região metropolitana, o efetivo de policiais recebeu o reforço de 200 homens para sexta, sábado e domingo. “É um reforço similar ao que acontece na operação verão. Os policiais estão a pé, a cavalo, de bicicleta, de motocicleta e nas viaturas”, diz Araújo. “Ainda é cedo para fazermos um balanço, mesmo que parcial da Semana Santa, mas esperamos, claro, que seja tranquila”, frisou ele.

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/dois-homicidios-registrados-na-madrugada-da-sexta-feira-santa/144664

IBGE encerra domingo inscrições para recenseador

As vagas são para todo o país, para trabalhar na coleta de informações do Censo de 2010, pelo período de um a quatro meses, a partir de agosto.

Agência Brasil


Segundo o IBGE, os recenseadores receberão uma remuneração por produtividade, que pode variar entre R$ 800 e R$ 1,6 mil para cada setor censitário (composto em média por 300 domicílios) concluído pelo profissional.

Pelo menos 668 mil pessoas já se inscreveram para as 191.972 vagas. As inscrições podem ser feitas pelo site da Fundação Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br), até as 23h59 de domingo, segundo o horário de Brasília. Quem se inscrever no final de semana poderá pagar a taxa de inscrição, de R$ 18, até terça-feira (6).

Os candidatos selecionados na prova, marcada para 30 de maio, ainda passarão por um treinamento eliminatório no mês de julho, antes de sair às ruas. Os recenseadores irão aplicar questionários aos moradores de todos os domicílios brasileiros, com a ajuda de um computador de mão, para traçar um raio X da população do país.

Grupo reage a roubo e homem morre no local

Após saída de um barzinho, amigos foram encuralados numa rua e assaltados por um casal. Dois homens reagiram e foram atingidos por tiros.

Por Marília Rocha
tentativa de roubo acaba em morte em São Gonçalo do Amarante. Um homem de 29 anos, Helifábio Hermínio da Silva, de 29 anos, foi atingido enquanto tentava se defender de um casal que tentava assalta-los após saída de um barzinho. Ele morreu no local com um tiro no peito.

Segundo informações de testemunhas, os três amigos foram encuralados as 02:45 da manhã na rua Eliane Barros, no conjunto Novo Amarante e depois da reação ao assalto, apenas Helifábio foi atingido por um tiro que o vitimou.

Os assaltantes ainda não foram identificados, mas testemunhas afirmam se tratra de um homem e uma mulher, que após o crime, fugiram do local.

A Delegacia de Plantão da Zona Norte vai encaminhar o caso para a delegacia de São Gonçalo do Amarante. 
 
http://www.nominuto.com/noticias/policia/grupo-reage-a-roubo-e-homem-morre-no-local/50234/

Adolescente de 13 anos revela ter sido vítima de estupro




Foto ilustrativa

A mãe de uma adolescente de 13 anos, que terá o nome preservado, compareceu nesta quarta-feira (31) à delegacia de Carnaúba dos Dantas, cidade distante 219km de Natal, para prestar queixa por estupro contra a filha.

Segundo informações colhidas na delegacia local, a mãe alegou que tomou conhecimento que a filha havia sido estuprada por um homem identificado até o momento apenas como Rafael, cuja idade ela não soube especificar.

Ainda de acordo com a polícia, a adolescente revelou à mãe que havia sido violentada no mês de outubro do ano passado.

O delegado irá solicitar um exame de corpo de delito para comprovar a violência sexual. O caso será investigado pela DP de Carnaúba dos Dantas.
Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/