sábado, 7 de maio de 2011

EUA revelam 5 vídeos de Bin Laden e divulgam novos detalhes da operação


Alfonso Fernández.
Washington, 7 mai (EFE).- O Governo dos Estados Unidos divulgou neste sábado cinco vídeos caseiros de Osama bin Laden em sua residência no Paquistão, onde o líder terrorista morreu na última segunda-feira (pelo horário local) durante uma operação das Forças Armadas americanas, da qual foram revelados novos detalhes.
As imagens mostram o líder da rede terrorista Al Qaeda em seu esconderijo na localidade de Abbottabad, a cerca de 100 quilômetros de Islamabad, ensaiando e revisando discursos inflamados diante da câmera, com um controle remoto na mão.
Os vídeos foram primeiro mostrados a um reduzido grupo de jornalistas no Pentágono, em Washington, e posteriormente divulgados pelos canais de televisão americanos.
Nas imagens aparecem também cenas da vida cotidiana de Bin Laden em seu esconderijo, reproduzidas sem áudio, já que as autoridades americanas consideram sua transmissão "inadequada".
Segundo o Departamento de Defesa, um dos vídeos é uma mensagem aos Estados Unidos gravada em outubro ou novembro passado em que o terrorista condena a política de Washington e o capitalismo.
"Os vídeos deixam claro que Bin Laden permanecia ativo nas atividades de propaganda da Al Qaeda, especialmente no controle de sua própria imagem", indicou um funcionário de Inteligência à emissora "CNN".
A fonte afirmou que os materiais revisados nos últimos dias indicam que o líder terrorista, mentor dos atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, continuava "oferecendo instruções táticas, estratégicas e operacionais ao grupo terrorista".
Em comunicado divulgado neste sábado, pouco após a publicação dos vídeos, o diretor da CIA (agência de Inteligência americana), Leon Panetta, fez comentários a respeito: "Desde os atentados do 11 de Setembro, isto é o que o povo americano esperava (...) Nesta operação crítica, fomos bem-sucedidos".
O Pentágono destacou que o conteúdo revelado neste sábado é apenas parte do que considera "a maior quantidade de material" já obtida sobre Bin Laden. O Departamento indicou que continua analisando o restante das imagens.
Essas são as primeiras imagens do líder terrorista após ele ser assassinado pelas forças especiais Seal, da Marinha Americana, dias após o presidente americano, Barack Obama, anunciar que não divulgaria as fotografias do cadáver de Bin Laden.
A decisão de divulgar esses cinco vídeos neste sábado é interpretada pelos analistas como uma tentativa dos EUA de eliminar as dúvidas sobre a morte de Bin Laden.
A organização terrorista Al Qaeda tinha confirmado na sexta-feira a morte de Bin Laden e prometeu vingá-la.
Washington informou que os militares americanos jogaram o corpo de Bin Laden ao mar, após uma cerimônia no porta-aviões Carl Vinson realizada conforme os ritos islâmicos. Essa foi a maneira que os EUA encontraram de não enterrar o corpo, evitando que seu túmulo se transformasse em um destino de peregrinação.
Informações também divulgadas neste sábado indicam que a pista que levou as forças americanas a descobrirem o esconderijo do terrorista procedeu de uma ligação telefônica realizada pelo mensageiro de confiança de Bin Laden, Abu Ahmed al-Kuwaiti, que disse a "um amigo" que "se encontrava com as pessoas com quem estava antes".
"Aí é quando começa o filme sobre a caça a Bin Laden", declarou outro membro dos serviços de Inteligência americana ao jornal "The Washington Post".
A residência de três andares ocupada por Bin Laden em Abbottabad não tinha linha telefônica nem conexão à internet, o que dificultava as técnicas de espionagem dos EUA.
Oficiais americanos revelaram que cada vez que Kuwaiti ou outros membros do círculo pessoal do terrorista mais procurado do mundo queriam falar por telefone, eles dirigiam por mais de uma hora e meia antes de carregar a bateria do telefone celular.
Após localizar a residência em Abbottabad graças ao telefonema de Kuwaiti, que morreu durante a operação do comando de elite dos EUA, a Inteligência americana identificou uma pessoa que saía para caminhar todos os dias por um pátio dentro do complexo residencial, mas que nunca saía para a rua.
Através de imagens de satélite, os analistas conseguiram reunir informações suficientes para identificá-lo como Osama bin Laden, pela altura e outros aspectos físicos, já que nunca obtiveram uma imagem do rosto suficientemente nítida. EFE

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/