terça-feira, 19 de maio de 2020

Para Recordar: Em marcha o desmonte das PM

Assunto: Em marcha o desmonte das PM


Operação para desmontar as PMs está em marcha silenciosa

Muita atenção!
Na próxima semana, acontece em Brasília a 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, organizada pelo Ministério da Justiça, pasta comandada pelo petista gaúcho Tarso Genro. De acordo com informações obtidas pelo ucho.info, o objetivo maior do Ministério é desmilitarizar as Polícias Militares, como forma de enfraquecer o poderio policial dos estados, que passariam a depender cada vez mais do governo federal. Esse tipo de ação, que conta com a explícita anuência do Palácio do Planalto, tem como objetivo deixar a estrada livre para uma ditadura de esquerda, como já acontece na Venezuela. Aos golpistas interessa a desmilitarização das PMs, pois enfrentar a Polícia Militar paulista – cujo contingente é um verdadeiro exército – e a Brigada Militar, do Rio Grande do Sul, não é tarefa das mais simples. Tem cheiro de golpe no ar e poucos são os atentos ao fato. As PM mais poderosas estão sob a batuta de governadores do PSDB, fato que preocupa o atual desgoverno, que pretende dar um golpe caso Dilma seja derrotada nas próximas eleições (o que está praticamente garantido, pela pouca experiência da guerrilheira que é uma estranha no ninho dos petralhas). Fiquem atentos, pois talvez as PM do RGS, MG e SP façam a diferença, tendo em vista que já existem setores das FFAA que estão comprados pelos petralhas, como os atuais comandantes...

Como as coisas mudaram. PM desmilitarizada, chances de golpe de Estado. Tem louco para tudo. Mas como o texto fala de fontes confiáveis de que existe um processo de desmilitarização das PMs em um âmbito nacional, vamos torcer para que seja verdade!

Intelectuais de Revólver

Intelectuais de Revólver - Matéria O Jornal da Tarde

COMO DESMOTIVAR UM PROFISSIONAL

-->
1º - Deixe-o em uma função importante, mas sem qualquer poder de decisão, servindo apenas para assinar alguns documentos e solucionar alguns problemas de menor gravidade;
2º - Não leve em consideração as suas solicitações por melhores condições de trabalho para o seu efetivo, e nem tampouco as suas argumentações pela necessidade de mais treinamento técnico;
3º - Utilize o efetivo sob o comando deste profissional em atividades completamente diversas daquelas para os quais eles estão treinados;
4º - Ponha na gaveta todo e qualquer projeto apresentado por ele;
5º - Tome decisões que dizem respeito à função deste profissional sem comunicá-lo, ignorando completamente a sua autoridade;
6º - Sempre diga que ele está errado, pois você tem mais tempo de serviço e portanto mais experiência em todos os assuntos;
7º - ponha-o para realizar tarefas fora de sua competência hierárquica, mas sempre o desmerecendo.
8º - Minta descaradamente para ele, sempre contando vantagens, mesmo que ele esteja dando sinais de que conhece a verdade.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - PARA O CONCURSO DE ADMISSÃO AO CFO

ANEXO I - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - CONFORME EDITAIS ANTERIORES

I - LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA

O ensino de leitura e de produção de textos não deve ficar resumido a uma prática que tenha início e fim em si mesma. Para haver um trabalho, objetivando o desenvolvimento de competência em leitura e escrita, é preciso discutir com os alunos, considerando os tópicos conteudísticos e formais para o tipo de texto que se pretende desenvolver. Ler e escrever bem implica em trabalhar e investir no texto, que é produzido considerando leitores e contextos específicos.
No que se refere ao ensino de gramática, deve-se permitir que o aluno perceba a linguagem como parte integrante de sua vida, tanto na escola quanto nas suas atividades cotidianas. A linguagem é instrumento indispensável para a aquisição do conhecimento em quaisquer áreas do saber e para a participação dos indivíduos nas mais diversas situações sociais de interlocução. Nesse contexto, os estudos gramaticais devem ser vistos como facilitadores de acesso a esses conhecimentos sobre a(s) linguagem(ns) e seu(s) uso(s) nas práticas sociais.
Quanto à literatura, sugere-se que o ensino não seja limitado à listagem de datas, autores e principais obras, pois a literatura não existe fora dos textos, que apresentam tanto a caracterização de uma época historicamente determinada, em que foram escritos, quanto a visão particularizada de seus autores.

I – COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO –
1. Linguagem (modalidade oral e escrita), língua e fala;
2. Elementos da comunicação e funções da linguagem;
3. Variação lingüistica.

II – LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS –
1. Modos de organização textual:
1.1. Texto narrativo;
1.2. Texto descritivo;
1.3. Texto dissertativo-argumentativo;
2. Texto, contexto e interlocução;
3. Gêneros textuais;
4. A construção dos efeitos do sentido:
4.1. A ambigüidade problemática e a ambigüidade com efeito de sentido (ambivalência);
4.2. Recursos sintáticos, semânticos e estilísticos: figuras de linguagem, informações implícitas (pressuposto e subentendido), sinonímia, antonímia, polissemia, campo semântico, hiponímia, e hiperonímia;
5. Discurso direto, indireto e indireto livre.

III – CONTEÚDOS GRAMATICAIS APLICADOS AO TEXTO –
1. Fonética e fonologia:
1.1. Letra e fonema;
1.2. Encontros consonantais, encontros vocálicos e dígrafos;
1.3. Divisão silábica
1.4. Ortografia;
1.5. Acentuação gráfica.
2. Morfologia:
2.1. Estrutura e formação das palavas;
3. Sintaxe: o estudo das relações entre as palavras;
3.1 Morfossintaxe: as classes de palavras e suas funções sintáticas no texto (termos essenciais, acessórios, integrantes e o vocativo);
3.2. Sintaxe de concordância verbal e nominal;
3.3. Sintaxe de regência nominal e verbal;
4. Análise sintática do período composto – orações subordinadas e coordenadas;
5. A pontuação como um dos recursos responsáveis pela clareza e organização do texto;
6. Estudo da crase;
7. Colocação pronominal;
8. Gramática de uso.

IV – LITERATURA BRASILEIRA –
1. Aspectos teóricos da literatura:
1.1. A linguagem literária; 1.2. Gêneros literários;
1.3. Recursos estilísticos: figuras de linguagem;
2. Escolas literárias:
Literatura Informativa;
Barroco (Gregório de Matos e Antônio Vieira);
Arcadismo (Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga);
Romantismo (José de Alencar, Joaquim Manuel de Macedo,
Bernardo Guimarães e Visconde de Taunay);
As gerações poéticas do Romantismo (indianismo, ultra-romântica e social) e principais representantes;
Realismo e Naturalismo (a prosa de Machado de Assis e de Aluísio de Azevedo);
Parnasianismo e Simbolismo (os poetas Olavo Bilac e Cruz e Souza);
Pré-Modernismo (Euclides da Cunha, Lima Barreto, Augusto dos Anjos e Monteiro Lobato); Modernismo:
Características estético-ideológicas; A semana de Arte Moderna; A prosa de Vanguarda (Macunaíma de Mário de Andrade);
poesia de Manoel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade;
O romance social da década de 30 (Graciliano Ramos e José Lins do Rego);
Tendências contemporâneas (João Cabral de Melo Neto, Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Cecília Meireles e Vinícius de Morais).

IV – REDAÇÃO – A Prova de Redação constará de uma produção textual de caráter dissertativo-argumentativo baseada em um tema proposto. Para o desenvolvimento do tema na Prova de Redação, deverão ser considerados os seguintes aspectos: relação com o tema proposto, ordenação lógica das idéias, consistência argumentativa, adequação vocabular e fidelidade ao registro culto da Língua Portuguesa.


II - LÍNGUA INGLESA

A prova de Língua Inglesa abordará, prioritariamente, aspectos relacionados à leitura e à compreensão de texto, em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, que enfatiza, como objetivo primordial, favorecer a competência do usuário da língua para a leitura de texto em Inglês ao longo da vivência, considerando que a maioria das publicações impressas ou virtuais estão disponíveis nessa língua de comunicação internacional. Nessa perspectiva os tópicos gramaticais do programa constituem-se apenas suporte para a orientação do(a) candidato(a) quanto à compreensão textual. A gramática deverá ser explorada de forma contextualizada enquanto elemento de construção da coesão textual.

1) Articles;
2) Nouns;
3) Adjectives;
4) Verbs: mood, tense and voice;
5) Pronouns;
6) Numbers,
7) Interrogative words;
8) The Genitive Case;
9) Question tags;
10) Adverbs;
11) Prepositions;
12) Conjunctions;
13) Reported Speech;
14) Prefixes and suffixes;
15) Coordinate and subordinate clauses.


III - LÍNGUA FRANCESA

A prova de Língua Francesa abordará, prioritariamente, aspectos relacionados à leitura e à compreensão de texto, em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Nesta perspectiva, os tópicos gramaticais do programa constituem-se apenas suporte para a orientação do(a) candidato(a) quanto à compreensão textual.

1) L’ article défini et indéfini;
2) Le nom;
3) Les Adjectifs;
4) Les pronoms: personnels, possessifs;
5) Les nombres;
6) Les verbes;
7) L’ indicatif; Present passé composé; L’ impératif affirmatif;
8) Les adverbes;
9) Le structure de la phrase interrogative et négative;
10) La phrase interrogative avec “Qu’est-ce que”;
11) Les prépositions;
12) Le pluriel des noms et adjectifs;
13) Le genre des noms;
14) Les conjunctions.


IV - LÍNGUA ESPANHOLA

A prova de Língua Espanhola abordará, prioritariamente, aspectos relacionados à leitura e à compreensão de texto, em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, uma vez que eles enfatizam, como objetivo primordial do Ensino de Línguas Estrangeiras, favorecer o desenvolvimento da habilidade lingüística de leitura, a fim de que o usuário da língua seja capaz de ler textos em espanhol, proporcionando-lhe, assim, acesso às informações de forma globalizada. Sendo assim, a gramática deverá ser abordada de forma contextualizada enquanto elemento de construção da coesão textual. Nesta perspectiva, os tópicos gramaticais do programa constituem-se apenas suporte para a orientação do(a) candidato(a) quanto à compreensão textual.

Artículos determinantes e indeterminantes (géneros y número), contractos, neutro, reglas de eufonía;
2) Sustantivos: género e número, formas y uso;
3) Acentuacion;
4) Pronombres; Personales demostrativos, posesivos, indefinidos, relativos, interrogativos y exclamativos;
5) Tiempos Verbales: simples, compuestos y perífrasis;
6) Verbos especiales: ser, estar y haber;
7) Preposiciones;
8) Adjetivos: género, número y grado comparativo;
9) Adverbios: lugar, tiempo, modo, cantidad, duda, afirmación y negación;
10) Uso de muy y mucho;
11) Numerales: ordinales y cardinales;
12) Uso de donde/ dónde, adonde/ adónde y de donde/ de dónde;
13) Apócope;
14) Divergencias Léxicas.


V - HISTÓRIA

HISTORIA GERAL: A Pré-História e a Antigüidade,
l) A Origem do Homem e o Processo Civilizatório;
2) A Formação dos Estados Teocráticos do Oriente Próximo;
3) Desenvolvimento da Polis Grega; 4) A Formação da Sociedade Oligárquica Romana.
A IDADE MÉDIA:
l) O Império Bizantino;
A Expansão dos Árabes Muçulmanos;
Os Reinos Bárbaros;
O Feudalismo e a Igreja; As Cruzadas;
A Guerra dos Cem Anos; Vida e Cultura na Idade Média.
A IDADE MODERNA:
l) Crise e Reorganização do Mundo Feudal - Os Estados Absolutistas e a Permanência dos Privilégios Aristocráticos - Mercantilismo e Colonização Européia nas Américas - Origens do Pensamento Moderno: Humanismo e Renascimento - Reforma Religiosa e Formação da Ética Capitalista. A Crise do Antigo Regime - A Revolução Inglesa e o Prelúdio do Liberalismo - O Iluminismo: Pensamento e Política do Mundo Burguês - Estados Unidos: A Conquista da Liberdade na América do Norte.
IDADE CONTEMPORÂNEA:
l) A Revolução Industrial;
2) A Revolução Francesa:
3) Era Napoleônica: Propagação dos Ideais da Revolução Francesa;
4) A Contra Revolução: O Congresso de Viena e a Santa Aliança;
5) Movimentos Sociais e a Comuna de Paris;
6) Formação dos Estados Alemão e Italiano:
7) Guerra da Secessão e o Novo Papel dos Estados Unidos da América:
8) O Neocolonialismo e a Partilha da África e da Ásia pelas Potências Coloniais;
9) A Primeira Guerra Mundial;
10) A Revolução Russa:
11) A Crise Econômica de 1929;
12) O Nazismo e o Fascismo;
13) A Segunda Guerra Mundial;
14) Reconstrução da Europa;
15) ONU; 16) Guerra Fria.
17) A Hegemonia Americana e o Socialismo na União Soviética;
18) A Descolonização: África e Ásia:
19) A Queda do Muro de Berlim;
20) Tendências do Mundo Atual: Nacionalismo e Globalização.
HISTORIA DO BRASIL: O Brasil Pré-Cabraliano e a Época Colonial,
l) As Sociedades Ameríndias;
2) A Expansão Ultramarina e a Colonização Portuguesa no Brasil: O Processo de Conquista e a Resistência Indígena - Evolução da Administração Colonial - Organização da Estrutura Agrária e Escravidão - A Sociedade Patriarcal;
3) Evolução e Crise do Sistema Colonial no Brasil: A Crise Açucareira e a Distribuição Espacial das Atividades Econômicas - A Produção Aurífera e a
Dinamização da Economia Colonial - Exploração Metropolitana e Revoltas Coloniais - Prosperidade Colonial e Desenvolvimento Artístico-Cultural.
A ÉPOCA IMPERIAL:
l) Os Movimentos Nativistas e a Independência do Brasil: Fatures Sócio-Econômicos e Políticos;
2) O Primeiro Reinado: Das Guerras Internas ao Reconhecimento Externo: a Constituinte de 1823; A Constituição de 1824;
3) A Confederação do Equador;
4)0 Fim do Primeiro Reinado:
5)0 Período Regencial de 1831 a 1840: Revoltas Populares e Movimentos Separatistas;
6) Segundo Reinado: Consolidação do Regime Monárquico, Guerra do Paraguai. Economia Cafeeira e Abolição;
7) Movimento Republicano e a Proclamação da República.
A ÉPOCA REPUBLICANA:
l) A Política Oligárquica na Primeira República: Urbanização, Industrialização e Movimentos Sociais - As Dissidências Oligárquicas e a "Revolução de 1930; O Brasil pós-30: Estado de Compromisso: - Planejamento Econômico - O Estado Novo e a Organização Autoritária do Poder -Trabalhismo e Populismo na Política Brasileira - O Desenvolvimento e a Presença do Capital Estrangeiro n» Brasil - A Crise do Populismo e o Golpe de 1964 Movimentos Artísticos-Culturais nos Anos 60-70;
3)0 Estado Autoritário Pós-64: - Repressão Política e Resistência aos Governos Militares - O Capitalismo Monopolista e o Estado Burocrático Brasileiro;
4) A Redemocratização e a Nova República: - Abertura Política e a Constituição de 1988;
5) De Sarney a Collor; 6) O Brasil Atual: Questões Políticas, Econômicas e Sociais.
HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO NORTE:
l) A Conquista Territorial Portuguesa e a Resistência Potiguar;
2) Nordeste Holandês: Economia Açucareira e Pecuária Norte-Riograndense;
3) Interiorização da Colonização Portuguesa e a Guerra dos Bárbaros:
4) Repercussões dos Movimentos Emancipatórios do Século XIX no Rio Grande do Norte;
5) Formação das Oligarquias: A agroindústria Açucareira e a Cotonicultura;
6) Participação do Rio Grande do Norte no Movimento Republicano;
7) A Revolução de 1930 e o Reordenamento da Política Oligárquica:
8) Demandas Sociais e a Intentona Comunista de 1935;
9) Segunda Guerra Mundial: Presença Norte-Americana e Repercussões Sócio-Culturais;
10) O Populismo e o Surgimento das"Novas Oligarquias";
11)0 Rio Grande do Norte Atual: Questões Políticas. Sociais e Econômicas.

VI - GEOGRAFIA

CARTOGRAFIA: Paralelos e meridianos - Coordenadas geográficas e pontos cardeais - Fusos horários - Escala cartográfica - Projeção cartográfica - Tipos de mapas - Posição geográfica do Brasil.
GEOGRAFIA FÍSICA: Eras geológicas - O interior da Terra - Tectônica de placas - Formação das rochas - Tipos de estruturas geológicas - Estrutura geológica do Brasil - Fatores internos e externos de formação do relevo - Relevo continental e submarino- Classificação do relevo brasileiro - Formação do solo - Tipos desolo quanto à origem e à estrutura - Elementos e fatores do clima - Classificações climáticas - Tipos de clima - Clima brasileiro - Rios e bacias hidrográficas - Bacias hidrográficas brasileiras - Oceanos e mares - O litoral brasileiro - Fisionomia da vegetação - Formações vegetais no Brasil e no mundo.
GEOGRAFIA HUMANA: Modelos de desenvolvimento econômico - A Globalização e a nova ordem mundial: megablocos econômicos - A industrialização e seus reflexos sobre o processo de urbanização dos países desenvolvidos e subdesenvolvidos - População brasileira: estrutura, dinâmica, composição étnica e distribuição geográfica – O processo de regionalização no Brasil: a divisão oficial e a divisão geo-econômica - Planejamento e desigualdades regionais no Brasil - Recursos energéticos - Agricultura e questão agrária no Brasil - Degradação do meio ambiente - A questão ambiental no Brasil.




I - LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA

O ensino de leitura e de produção de textos não deve ficar resumido a uma prática que tenha início e fim em si mesma. Para haver um trabalho, objetivando o desenvolvimento de competência em leitura e escrita, é preciso discutir com os alunos, considerando os tópicos conteudísticos e formais para o tipo de texto que se pretende desenvolver. Ler e escrever bem implica em trabalhar e investir no texto, que é produzido considerando leitores e contextos específicos.

No que se refere ao ensino de gramática, deve-se permitir que o aluno perceba a linguagem como parte integrante de sua vida, tanto na escola quanto nas suas atividades cotidianas. A linguagem é instrumento indispensável para a aquisição do conhecimento em quaisquer áreas do saber e para a participação dos indivíduos nas mais diversas situações sociais de interlocução. Nesse contexto, os estudos gramaticais devem ser vistos como facilitadores de acesso a esses conhecimentos sobre a(s) linguagem(ns) e seu(s) uso(s) nas práticas sociais.
Quanto à literatura, sugere-se que o ensino não seja limitado à listagem de datas, autores e principais obras, pois a literatura não existe fora dos textos, que apresentam tanto a caracterização de uma época historicamente determinada, em que foram escritos, quanto a visão particularizada de seus autores.

I – COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO –
1. Linguagem (modalidade oral e escrita), língua e fala;
2. Elementos da comunicação e funções da linguagem;
3. Variação lingüistica.

II – LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS –
1. Modos de organização textual:
1.1. Texto narrativo;
1.2. Texto descritivo;
1.3. Texto dissertativo-argumentativo;
2. Texto, contexto e interlocução;
3. Gêneros textuais;
4. A construção dos efeitos do sentido:
4.1. A ambigüidade problemática e a ambigüidade com efeito de sentido (ambivalência);
4.2. Recursos sintáticos, semânticos e estilísticos: figuras de linguagem, informações implícitas (pressuposto e subentendido), sinonímia, antonímia, polissemia, campo semântico, hiponímia, e hiperonímia;
5. Discurso direto, indireto e indireto livre.

III – CONTEÚDOS GRAMATICAIS APLICADOS AO TEXTO –
1. Fonética e fonologia:
1.1. Letra e fonema;
1.2. Encontros consonantais, encontros vocálicos e dígrafos;
1.3. Divisão silábica
1.4. Ortografia;
1.5. Acentuação gráfica.
2. Morfologia:
2.1. Estrutura e formação das palavas;
3. Sintaxe: o estudo das relações entre as palavras;
3.1 Morfossintaxe: as classes de palavras e suas funções sintáticas no texto (termos essenciais, acessórios, integrantes e o vocativo);
3.2. Sintaxe de concordância verbal e nominal;
3.3. Sintaxe de regência nominal e verbal;
4. Análise sintática do período composto – orações subordinadas e coordenadas;
5. A pontuação como um dos recursos responsáveis pela clareza e organização do texto;
6. Estudo da crase;
7. Colocação pronominal;
8. Gramática de uso.

IV – LITERATURA BRASILEIRA –
1. Aspectos teóricos da literatura:
1.1. A linguagem literária;
1.2. Gêneros literários;
1.3. Recursos estilísticos: figuras de linguagem;
2. Escolas literárias:
Literatura Informativa;
Barroco (Gregório de Matos e Antônio Vieira);
Arcadismo (Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga);
Romantismo (José de Alencar, Joaquim Manuel de Macedo, Bernardo Guimarães e Visconde de Taunay);
As gerações poéticas do Romantismo (indianismo, ultra-romântica e social) e principais representantes;
Realismo e Naturalismo (a prosa de Machado de Assis e de Aluísio de Azevedo);
Parnasianismo e Simbolismo (os poetas Olavo Bilac e Cruz e Souza);
Pré-Modernismo (Euclides da Cunha, Lima Barreto, Augusto dos Anjos e Monteiro Lobato); Modernismo: Características estético-ideológicas;
A semana de Arte Moderna;
A prosa de Vanguarda (Macunaíma de Mário de Andrade);
poesia de Manoel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade;
O romance social da década de 30 (Graciliano Ramos e José Lins do Rego);
Tendências contemporâneas (João Cabral de Melo Neto, Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Cecília Meireles e Vinícius de Morais).

IV – REDAÇÃO – A Prova de Redação constará de uma produção textual de caráter dissertativo-argumentativo baseada em um tema proposto. Para o desenvolvimento do tema na Prova de Redação, deverão ser considerados os seguintes aspectos: relação com o tema proposto, ordenação lógica das idéias, consistência argumentativa, adequação vocabular e fidelidade ao registro culto da Língua Portuguesa.


II - LÍNGUA INGLESA

A prova de Língua Inglesa abordará, prioritariamente, aspectos relacionados à leitura e à compreensão de texto, em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, que enfatiza, como objetivo primordial, favorecer a competência do usuário da língua para a leitura de texto em Inglês ao longo da vivência, considerando que a maioria das publicações impressas ou virtuais estão disponíveis nessa língua de comunicação internacional. Nessa perspectiva os tópicos gramaticais do programa constituem-se apenas suporte para a orientação do(a) candidato(a) quanto à compreensão textual. A gramática deverá ser explorada de forma contextualizada enquanto elemento de construção da coesão textual.

1) Articles;
2) Nouns;
3) Adjectives;
4) Verbs: mood, tense and voice;
5) Pronouns;
6) Numbers,
7) Interrogative words;
8) The Genitive Case;
9) Question tags;
10) Adverbs;
11) Prepositions;
12) Conjunctions;
13) Reported Speech;
14) Prefixes and suffixes;
15) Coordinate and subordinate clauses.


III - LÍNGUA FRANCESA

A prova de Língua Francesa abordará, prioritariamente, aspectos relacionados à leitura e à compreensão de texto, em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Nesta perspectiva, os tópicos gramaticais do programa constituem-se apenas suporte para a orientação do(a) candidato(a) quanto à compreensão textual.

1) L’ article défini et indéfini;
2) Le nom;
3) Les Adjectifs;
4) Les pronoms: personnels, possessifs;
5) Les nombres;
6) Les verbes;
7) L’ indicatif; Present passé composé; L’ impératif affirmatif;
8) Les adverbes;
9) Le structure de la phrase interrogative et négative;
10) La phrase interrogative avec “Qu’est-ce que”;
11) Les prépositions;
12) Le pluriel des noms et adjectifs;
13) Le genre des noms;
14) Les conjunctions.


IV - LÍNGUA ESPANHOLA

A prova de Língua Espanhola abordará, prioritariamente, aspectos relacionados à leitura e à compreensão de texto, em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, uma vez que eles enfatizam, como objetivo primordial do Ensino de Línguas Estrangeiras, favorecer o desenvolvimento da habilidade lingüística de leitura, a fim de que o usuário da língua seja capaz de ler textos em espanhol, proporcionando-lhe, assim, acesso às informações de forma globalizada. Sendo assim, a gramática deverá ser abordada de forma contextualizada enquanto elemento de construção da coesão textual. Nesta perspectiva, os tópicos gramaticais do programa constituem-se apenas suporte para a orientação do(a) candidato(a) quanto à compreensão textual.

1)Artículos determinantes e indeterminantes (géneros y número), contractos, neutro, reglas de eufonía;
2) Sustantivos: género e número, formas y uso;
3) Acentuacion;
4) Pronombres; Personales demostrativos, posesivos, indefinidos, relativos, interrogativos y exclamativos;
5) Tiempos Verbales: simples, compuestos y perífrasis;
6) Verbos especiales: ser, estar y haber;
7) Preposiciones;
8) Adjetivos: género, número y grado comparativo;
9) Adverbios: lugar, tiempo, modo, cantidad, duda, afirmación y negación;
10) Uso de muy y mucho;
11) Numerales: ordinales y cardinales;
12) Uso de donde/ dónde, adonde/ adónde y de donde/ de dónde;
13) Apócope;
14) Divergencias Léxicas.


V - HISTÓRIA

HISTORIA GERAL: A Pré-História e a Antigüidade,
l) A Origem do Homem e o Processo Civilizatório;
2) A Formação dos Estados Teocráticos do Oriente Próximo;
3) Desenvolvimento da Polis Grega;
4) A Formação da Sociedade Oligárquica Romana.
A IDADE MÉDIA:
l) O Império Bizantino; A Expansão dos Árabes Muçulmanos; Os Reinos Bárbaros; O Feudalismo e a Igreja; As Cruzadas; A Guerra dos Cem Anos; Vida e Cultura na Idade Média.
A IDADE MODERNA: l
) Crise e Reorganização do Mundo Feudal - Os Estados Absolutistas e a Permanência dos Privilégios Aristocráticos - Mercantilismo e Colonização Européia nas Américas - Origens do Pensamento Moderno: Humanismo e Renascimento - Reforma Religiosa e Formação da Ética Capitalista. A Crise do Antigo Regime - A Revolução Inglesa e o Prelúdio do Liberalismo - O Iluminismo: Pensamento e Política do Mundo Burguês - Estados Unidos: A Conquista da Liberdade na América do Norte.
IDADE CONTEMPORÂNEA:
l) A Revolução Industrial;
2) A Revolução Francesa:
3) Era Napoleônica: Propagação dos Ideais da Revolução Francesa;
4) A Contra Revolução: O
Congresso de Viena e a Santa Aliança;
5) Movimentos Sociais e a Comuna de Paris;
6) Formação dos Estados Alemão e Italiano:
7) Guerra da Secessão e o Novo Papel dos Estados Unidos da América:
8) O Neocolonialismo e a Partilha da África e da Ásia pelas Potências Coloniais;
9) A Primeira Guerra Mundial;
10) A Revolução Russa:
11) A Crise Econômica de 1929;
12) O Nazismo e o Fascismo;
13) A Segunda Guerra Mundial;
14) Reconstrução da Europa;
15) ONU; 16) Guerra Fria.
17) A Hegemonia Americana e o Socialismo na União Soviética;
18) A Descolonização: África e Ásia:
19) A Queda do Muro de Berlim;
20) Tendências do Mundo Atual: Nacionalismo e Globalização.
HISTORIA DO BRASIL:
O Brasil Pré-Cabraliano e a Época Colonial,
l) As Sociedades Ameríndias;
2) A Expansão Ultramarina e a Colonização Portuguesa no Brasil: O Processo de Conquista e a Resistência Indígena - Evolução da Administração Colonial - Organização da Estrutura Agrária e Escravidão - A Sociedade Patriarcal;
3) Evolução e Crise do Sistema Colonial no Brasil: A Crise Açucareira e a Distribuição Espacial das Atividades Econômicas - A Produção Aurífera e a Dinamização da Economia Colonial - Exploração Metropolitana e Revoltas Coloniais - Prosperidade Colonial e Desenvolvimento Artístico-Cultural.
A ÉPOCA IMPERIAL:
l) Os Movimentos Nativistas e a Independência do Brasil: Fatures Sócio-Econômicos e Políticos; 2) O Primeiro Reinado: Das Guerras Internas ao Reconhecimento Externo: a Constituinte de 1823; A Constituição de 1824;
3) A Confederação do Equador;
4)0 Fim do Primeiro Reinado:
5)0 Período Regencial de 1831 a 1840: Revoltas Populares e Movimentos Separatistas;
6) Segundo Reinado: Consolidação do Regime Monárquico, Guerra do Paraguai. Economia Cafeeira e Abolição;
7) Movimento Republicano e a Proclamação da República.
A ÉPOCA REPUBLICANA:
l) A Política Oligárquica na Primeira República: Urbanização, Industrialização e Movimentos Sociais - As Dissidências Oligárquicas e a "Revolução de 1930; O Brasil pós-30: Estado de Compromisso: - Planejamento Econômico -
2)O Estado Novo e a Organização Autoritária do Poder -Trabalhismo e Populismo na Política Brasileira - O Desenvolvimento e a Presença do Capital Estrangeiro n» Brasil - A Crise do Populismo e o Golpe de 1964 Movimentos Artísticos-Culturais nos Anos 60-70;
3)0 Estado Autoritário Pós-64: - Repressão Política e Resistência aos Governos Militares - O Capitalismo Monopolista e o Estado Burocrático Brasileiro;
4) A Redemocratização e a Nova República: - Abertura Política e a Constituição de 1988;
5) De Sarney a Collor; 6) O Brasil Atual: Questões Políticas, Econômicas e Sociais.
HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO NORTE:
l) A Conquista Territorial Portuguesa e a Resistência Potiguar;
2) Nordeste Holandês: Economia Açucareira e Pecuária Norte-Riograndense;
3) Interiorização da Colonização Portuguesa e a Guerra dos Bárbaros:
4) Repercussões dos Movimentos Emancipatórios do Século XIX no Rio Grande do Norte;
5) Formação das Oligarquias: A agroindústria Açucareira e a Cotonicultura;
6) Participação do Rio Grande do Norte no Movimento Republicano;
7) A Revolução de 1930 e o Reordenamento da Política Oligárquica:
8) Demandas Sociais e a Intentona Comunista de 1935;
9) Segunda Guerra Mundial: Presença Norte-Americana e Repercussões Sócio-Culturais;
10) O Populismo e o Surgimento das"Novas Oligarquias";
11)0 Rio Grande do Norte Atual: Questões Políticas. Sociais e Econômicas.

VI - GEOGRAFIA

CARTOGRAFIA:
Paralelos e meridianos - Coordenadas geográficas e pontos cardeais - Fusos horários - Escala cartográfica - Projeção cartográfica - Tipos de mapas - Posição geográfica do Brasil.
GEOGRAFIA FÍSICA: Eras geológicas - O interior da Terra - Tectônica de placas - Formação das rochas - Tipos de estruturas geológicas - Estrutura geológica do Brasil - Fatores internos e externos de formação do relevo - Relevo continental e submarino- Classificação do relevo brasileiro - Formação do solo - Tipos desolo quanto à origem e à estrutura - Elementos e fatores do clima - Classificações climáticas - Tipos de clima - Clima brasileiro - Rios e bacias hidrográficas - Bacias hidrográficas brasileiras - Oceanos e mares - O litoral brasileiro - Fisionomia da vegetação - Formações vegetais no Brasil e no mundo.
GEOGRAFIA HUMANA: Modelos de desenvolvimento econômico - A Globalização e a nova ordem mundial: megablocos econômicos - A industrialização e seus reflexos sobre o processo de urbanização dos países desenvolvidos e subdesenvolvidos - População brasileira: estrutura, dinâmica, composição étnica e distribuição geográfica – O processo de regionalização no Brasil: a divisão oficial e a divisão geo-econômica - Planejamento e desigualdades regionais no Brasil - Recursos energéticos - Agricultura e questão agrária no Brasil - Degradação do meio ambiente - A questão ambiental no Brasil.


COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/