sábado, 5 de fevereiro de 2011

Jovem é morto e PM baleado em Brasília Teimosa

Marco Carvalho - repórter

A tentativa de recuperar um produto de roubo por conta própria terminou em tragédia na noite da última terça-feira. O jovem Diórgio Mendes da Silva, de 21 anos, foi assassinado com mais de vinte tiros, e o sargento da Polícia Militar, lotado no 9º Batalhão (9º BPM) na zona Oeste, Magdiel Silva Bezerra, de 40 anos, foi alvejado uma vez. Diórgio morreu no local da ocorrência no bairro de Brasília Teimosa e o sargento foi encaminhado ao hospital, onde foi submetido a uma cirurgia e passa bem.
adriano abreuIrmão do sargento baleado, que pediu para não ser identificado, conta como tudo aconteceu e faz denúncias sobre atuação do tráficoIrmão do sargento baleado, que pediu para não ser identificado, conta como tudo aconteceu e faz denúncias sobre atuação do tráfico
O jovem trabalhava com comunicação visual no bairro de Cidade da Esperança e morava próximo ao local do crime, sendo vizinho do policial. Magdiel trabalha para a Polícia Militar há 20 anos, sendo os últimos oito no 9º BPM.

Quem conta como se deu a ocorrência é o irmão do sargento, que também é soldado da PM, lotado no 1º BPM nas Rocas. “Diórgio havia chegado em casa antes das 20h, se queixando de que havia sido assaltado e o seu celular, tomado. Magdiel então reclamou, pois naquela área o jovem era conhecido dos vizinhos como pessoa de bem e que isso não deveria ter acontecido com ele”, conta o homem que preferiu não se identificar.

A partir daí, ainda segundo o irmão, o sargento convidou o jovem a ir com ele até um ponto de Brasília Teimosa para tentar reaver o produto do roubo, saindo os dois em uma moto de propriedade do policial.

No cruzamento da travessa Boa Vista com a Rua Jordanês, ambos foram recebidos inesperadamente a bala por bandidos. “Magdiel foi atingido no abdômen e começou a fugir com Diórgio. Só que o jovem foi atingido e não conseguia mais andar, então meu irmão foi obrigado a deixá-lo senão morreria também”, lamenta o soldado.

Diórgio ainda se arrastou por mais cinquenta metros até ser alcançado por cinco homens, de acordo com informações do irmão do sargento, que dispararam cerca de vinte vezes já com o corpo da vítima no chão. Sem chances, ele morreu na hora na frente da casa de número 55.

O sargento Magdiel conseguiu ir até a sua residência, onde pediu ajuda e foi encaminhado ao Hospital Walfredo Gurgel. “O tiro perfurou o intestino e ele teve hemorragia interna. A situação agora está controlada e ele não corre risco de morte”, informou o irmão.

Região é comandada por traficantes, segundo soldado

Para o irmão, o sargento baleado foi ingênuo ao ir até uma área daquela, pois a região é comandada por traficantes que impõem regras. “Lá, qualquer carro ou moto tem que desligar os faróis para passar e tem que se identificar, senão são recebidos com tiros”, esclarece. Segundo ele, bandidos estão em várias esquinas vigiando quem passa, de modo que a área do tráfico  não seja invadida por inimigos. “Eles têm um vigilante em cima da casa na travessa Bom Jesus. São armados com escopetas e fuzis”, informa o soldado da PM, dizendo que essa realidade perdura por três anos.

O irmão do policial baleado rebate as críticas feitas na iniciativa do irmão de recuperar por conta própria o produto do roubo. “Ele iria até a área e chamaria uma viatura para auxiliá-lo na ação, uma vez que ele não estava de serviço. O problema foi ser surpreendido”. Os cinco homens portando pistolas calibre 380 investiram contra os dois homens que passavam pela rua de moto e mataram o jovem.

A reportagem da TRIBUNA DO NORTE procurou o comandante do 1º BPM, coronel Silva Júnior, para averiguar a situação que ocorre na sua área de patrulhamento. Para o coronel, as informações passadas pelo soldados não são verídicas. “Isso não é verdade. Não recebemos nenhuma denúncia sobre essa situação de que o tráfico comanda uma rua. Temos que averiguar porque o soldado sabia e não nos repassou. Conversaremos com ele”, disse Silva Júnior.

De acordo com o coronel, os problemas que haviam naquela área foram resolvidos depois de uma operação em conjunto com a polícia civil. “Junto com a 2ª DP, fizemos um trabalho lá – inclusive prendendo dois homens com 20 quilos de maconha prensada -, e desde então não enfrentamos problemas relativos a tráfico. A gente sabe que eles voltam a agir depois de um tempo, contudo reafirmo que a nossa informação não bate com a do soldado”, concluiu, classificando como “ridículo” o papel a que se submeteu o irmão da vítima ao denunciar a suposta realidade da travessa Bom Jesus.

Casos de policiais militares feridos têm sido frequentes

A virada de ano não tem sido fácil para os policiais militares. De 18 de dezembro para cá, foram dois PMs mortos e cinco feridos. Os dois últimos não estavam fardados na hora da ocorrência.

O soldado Márcio Costa foi morto a tiros por um bandido que se recusava a deixar o ônibus na frente do shopping Midway. Na ocasião, o sargento Emanuel Flor e outro soldado ficaram feridos. O jovem meliante também terminou morto.

No último dia 11,  dois PMs que trabalhavam em Baía Formosa foram vítimas de bandidos. O soldado Anderson Cantalice foi assassinado e o PM Hacenclever Alexandre Tavares Lopes também foi alvo de tiros, mas conseguiu sobreviver.

Um dia depois, o major Marlon de Góis, comandante da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) foi alvejado nas costas após reagir a uma tentativa de assalto no bairro de Pitimbu.

Ontem, a vítima foi o sargento Magdiel, que passa bem após se submeter a cirurgia no Hospital Walfredo Gurgel.
 
http://tribunadonorte.com.br/noticia/jovem-e-morto-e-pm-baleado-em-brasilia-teimosa/171753

Polícia Civil tem 70 viaturas quebradas e amontoadas




O cidadão sabe, ou ao menos sente na pele, a importância de uma viatura dentro da estrutura das polícias. Os policiais também. Mas é difícil, para ambos, explicar as 70 viaturas da Polícia Civil do RN estacionadas no pátio do Setor de Transporte, na rua Sachet, bairro da Ribeira, todas quebradas.

júnior santosSegundo a polícia, maioria dos carros não vale a pena consertarSegundo a polícia, maioria dos carros não vale a pena consertar
Segundo a polícia, maioria dos carros não vale a pena consertarDevido à quantidade, boa parte desses carros repousa há anos em um terreno baldio em frente à oficina. Alguns estão, aos poucos, sendo encobertos pelo mato ou lixo doméstico. Estão, de fato, em meio às centenas de sacolas de lixo. São carros em sua maioria dos anos de 2003/2004. Uma parte deles poderia estar atendendo à população, hoje, bastando para isso a substituição de uma simples peça.

Os veículos são de delegacias especializadas, ou distritais localizadas na capital e interior do Estado. Alguns deles impressiona pelo aparente estado de conservação. Nos parabrisas de alguns há a descrição do problema — como freio quebrado, ou pane elétrica.

Uma viatura da delegacia Especializada em Homicídios (Dehom), um GM Meriva de placas MZB-5959, está ao relento, ladeado por sacolas de lixo. O problema? “pane elétrica”, diz a observação escrita no parabrisa. Essas viaturas, segundo apurou a TRIBUNA DO NORTE foram substituídas por 80 carros alugados à empresa Locavel.

A antiga viatura da Polícia Civil, do município de Bodó, está há meses no terreno baldio na rua Sachet. Na delegacia há um carro, mas da Polícia Militar. A maioria dos veículos quebrados são GM Meriva.

A Polícia Civil tem cerca de 400 viaturas distribuídas em todo o Estado. Dessas, aproximadamente 100 são locadas. Procurado pela reportagem, o chefe do Setor de Oficina da Polícia Civil, Ranulfo Alves, limitou-se a dizer que 80% desses carros necessitam de reparos que acaba não compensando à polícia mandar repará-los. A oficina tem um custo de pouco mais de R$ 2 milhões por ano, com peças e mão-de-obra. Dinheiro que é pago o serviço terceirizado.

“Uma coisa que não se faz mais hoje em dia é retirar peça de um carro para consertar o outro. A vida útil média dessas viaturas é de dois anos. Tem carro aí que precisa de um serviço simples e uma peça, mas sem a liberação do orçamento  não há o que fazer”, afirmou Ranulfo Alves.

Procurado para falar sobre o assunto, o chefe geral da Polícia Civil, delegado Ronaldo Gomes, disse através da assessoria de imprensa que a situação só poderá ser resolvida após a liberação do orçamento. Mas assegurou que nenhuma delegacia está sem viatura.

A reportagem também apurou a existência de uma dívida no valor aproximado de R$ 2 milhões governo com a Locavel referente apenas às viaturas da Polícia Civil correspondente a quatro meses de atraso.

A empresa foi procurada através de um dos seus representantes em Natal, que disse não ter autorização para falar sobre o assunto e indicou procurarmos a administração central, com a qual não conseguimos falar no final da tarde de ontem.

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/policia-civil-tem-70-viaturas-quebradas-e-amontoadas/171943

Trio rouba veículo e faz arrastão em residência na zona Norte de Natal


Crime aconteceu na noite desta sexta (4), quando os assaltantes renderam um homem em frente à sua casa, no Loteamento Nova República.

Por Carla Cruz


Dois adolescentes, de 15 e 17 anos, e um homem de 19, identificado como Ariel Breno das Merce Silva, foram presos na noite desta sexta-feira (4) próximo à Praça das Mangueiras, na zona Norte de Natal. O trio é acusado de invadir uma residência na avenida Pompéia, Loteamento Nova República, fazer um arrastão e roubar o veículo da vítima, um Fiat Doblô de placa NOA 1817.

O crime aconteceu por volta das 20h40, quando os assaltantes renderam o homem em frente à sua casa, tomaram o veículo de assalto e depois invadiram a residência, onde fizeram um arrastão de produtos eletrodomésticos.

Quando os bandidos foram embora, a vítima entrou em contato com a Polícia Militar, através do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), que repassou a ocorrência para a viatura 431, responsável pela área.

Segundo informações do tenente Alves, no momento em que eram passados os dados para a viatura, os soldados identificaram o veículo na avenida Itapetinga. “Foi então iniciada uma perseguição que durou cerca de 8 minutos. Os acusados tentaram fugir pela estrada da Redinha, houve troca de tiros, mas os policiais conseguiram atirar em um dos pneus da Doblô e efetuaram a prisão”, explicou.

A rendição aconteceu próximo à Praça das Mangueiras, por trás do Carrefour da zona Norte. Com os bandidos, além de um revólver calibre 38, foram encontrados computador, home theather, duas TVs de LCD e aparelho celular. Eles foram encaminhados à Delegacia de Plantão da Zona Nortes, onde foram reconhecidos pela vítima e autuados em flagrante.

http://www.nominuto.com/noticias/policia/trio-rouba-veiculo-e-faz-arrastao-em-residencia-na-zona-norte-de-natal/68501/

Inscrições para o Bolsa Formação estarão abertas a partir do dia 7 de fevereiro e se encerram no dia 27 do mesmo mês.


Esta foi a mensagem disponibilizada no site:

"As inscrições para o Bolsa Formação estarão abertas a partir do dia 7 de fevereiro e se encerram no dia 27 do mesmo mês.

As categorias de profissionais que podem ser contemplados permanecem as mesmas, assim como as condições para participar do projeto.

Poderão participar os profissionais de estados e municípios que fazem parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e que tenham assinado o termo de adesão ao projeto Bolsa Formação."


- Confira ao acessar o site da Bolsa Formação.

Vejamos as mudanças no Programa BOLSA FORMAÇÃO.


BOLSA FORMAÇÃO ALTERA DINÂMICA DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE CANDIDATOS

O projeto Bolsa Formação mudou a sua dinâmica de inscrição e seleção de candidatos. O objetivo é racionalizar e tornar mais eficiente a aplicação dos recursos do projeto e fazer com que ele atenda melhor à sua finalidade. A inscrição, a partir de agora, passa a ser anual. As novas regras e diretrizes do projeto seguirão o disposto na portaria no 109, publicada nesta sexta-feira (4).

Em 2011, as inscrições serão abertas no dia 7 de fevereiro e se encerram no dia 27 do mesmo mês. As categorias de profissionais que podem ser contemplados permanecem as mesmas. Da mesma forma, permanecem as condições para participar do programa.

As mudanças chegam para melhorar o atendimento ao beneficiário, que deve estar muito atento à documentação. Para evitar erros na aprovação da inscrição, o profissional deve repassar informações precisas, a fim de não prejudicar seu cadastramento no projeto.

Continuam sendo beneficiadas as seguintes categorias profissionais: policiais militares, policiais civis, bombeiros, agentes penitenciários, agentes carcerários, peritos e guardas municipais.

Não houve alteração nos critérios que definem quais profissionais podem se candidatar à Bolsa. Como já ocorre hoje, os profissionais devem ter remuneração bruta de até R$ 1.700,00, não podem ter condenação penal ou condenação administrativa grave nos últimos cinco anos e também devem ter participado de algum curso reconhecido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) ou pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) nos últimos 12 meses.

Os documentos que devem ser fornecidos no ato da inscrição são os seguintes: contracheque mais recente de 2011, certidão negativa de infração administrativa dos últimos cinco anos, certidão criminal negativa da Justiça Comum dos últimos cinco anos, certidão negativa da Justiça Federal dos últimos cinco anos. Os profissionais militares ainda devem apresentar certidão negativa da Justiça Militar.

É importante lembrar que só podem participar os profissionais de estados e municípios que fazem parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e que tenham assinado o termo de adesão ao projeto Bolsa Formação.

O projeto Bolsa Formação oferece aos profissionais de segurança pública uma bolsa com o valor mensal de R$ 443,00. As pessoas que participam do projeto e recebem bolsas atualmente não deixarão de recebê-la pelo período definido e previsto anteriormente. Estas pessoas, no entanto, não poderão se inscrever para o processo de seleção que se iniciará no próximo dia 7, devendo aguardar um novo período de abertura de inscrições.

Confira a Portaria nº 109, do Ministério da Justiça, a qual disciplina a execução do Projeto Bolsa Formação para o ano de 2011.


MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

GABINETE DO MINISTRO

PORTARIA Nº 109, DE 3 DE FEVEREIRO DE 2011

Disciplina a execução do Projeto Bolsa Formação para o ano de 2011.

O MINISTRO DE ESTADO DA JUSTIÇA, no uso das atribuições previstas nos incisos I e II, parágrafo único, do art. 87, da Constituição Federal, nas alíneas "a" e "d", do inciso XIV, do art. 27 da Lei nº 10.683, de 28 de maio de 2003, no Decreto nº 6.061, de 15 de março de 2007 e tendo em vista ao disposto no artigo 17 do Decreto nº 6.490, de 19 de junho de 2008, resolve:

Art. 1º O prazo para solicitação de Bolsa-Formação será de 07 a 27 de fevereiro de 2011.

Art. 2º As Bolsas serão distribuídas por categoria profissional e por unidade da Federação, nos termos do Anexo desta Portaria.

§ 1º Na hipótese do número de solicitações ser maior que o número de vagas disponibilizadas, dar-se-á preferência àqueles que nunca receberam o benefício.

§ 2º As solicitações cadastradas no SISFOR até o dia 18 de janeiro de 2011, e não analisadas, terão prioridade na tramitação e concessão do benefício.

§ 3º Os atuais beneficiários do Programa não poderão solicitar nova concessão, independentemente da previsão de finalização do recebimento do benefício.

Art. 3º As solicitações de Bolsa-Formação serão apreciadas pela coordenação local do Projeto até o dia 13 de março de 2011 e homologadas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública até o dia 15 de abril de 2011.

Parágrafo único. O Departamento Penitenciário Nacional será o responsável pela homologação e fiscalização das Bolsas concedidas aos agentes penitenciários e aos agentes carcerários.

Art. 4º Os casos omissos serão disciplinados pelo Comitê Gestor do PRONASCI.

Art. 5° Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.


JOSÉ EDUARDO CARDOZO

Fonte: Blog do Adeilton9599 via Direito dos Policiais Militares

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/