terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Campeões da Copinha chegam ao Rio com festa e choro do vovô Álvaro

Avô de César se emociona com sucesso do goleiro do Flamengo, grande herói da conquista rubro-negra

Por Eduardo Peixoto Rio de Janeiro
Cesar avô Flamengo Aeroporto copa juniores 
Avô de César recebe o goleiro e herói no aeroporto
(Foto: Eduardo Peixoto / Globoesporte.com)
Tinha troféu, a afinada charanga, pais, mães, namoradas, torcedores. Uma autêntica festa rubro-negra para receber os campeões da Copa São Paulo de Futebol Júnior no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, nesta terça-feira à noite. Mas, com a mão direita apoiada na parede e a esquerda equilibrando-se sobre a muleta, o vovô Luiz Alvaro chorava, soluçava. De orgulho. Orgulho do neto César, o grande herói da conquista do Flamengo na vitória por 2 a 1 sobre o Bahia.
O goleiro de 18 anos carregava um olhar ainda juvenil, de deslumbramento com a festa que via ao redor. Repetia a todo instante, sem tirar o sorriso do rosto:
- Maravilhoso, maravilhoso.
O avô ganhou beijos, abraços e mal conseguia falar.
- Quando falo do César me emociono – disse Luiz Alvaro, voltando a se emocionar.
Torcedores Flamengo Aeroporto copa junioresAeroporto ficou cheio na recepção aos campeões (Foto: Eduardo Peixoto / Globoesporte.com)
Mais um capítulo do dia de herói do camisa 1 sub-18 do Flamengo. No Pacaembu, ele fechou o gol do início até os 47 minutos do segundo tempo. Foi quando realizou a última grande defesa e garantiu o título.
César, fã de Julio e de Rogério Ceni, percebeu que estava em nova realidade ao deixar o estádio. Teve de ir até a janela do ônibus para atender aos fãs. A mãe Madalena, orgulhosa, fotografou cada instante do dia de glória do “paredão”.
A mesma personalidade nas atuações que teve durante a Copinha demonstrou para não mentir e se dizer “sou flamenguista desde criancinha”.
- Eu não era torcedor. Era um grande admirador de futebol. Gostava de assistir aos jogos e prestar atenção nos goleiros. Mas quero ficar no Flamengo mesmo. Tenho muita gratidão por tudo o que o clube me proporcionou.
Luiz Philipe Muranha Flamengo Aeroporto copa junioresLuiz Philipe, Muralha, também foi destaque do Fla
(Foto: Eduardo Peixoto / Globoesporte.com)
O goleiro chegou ao Flamengo em 2009, por indicação do técnico Rogério Lourenço, que estava nos juniores e atualmente dirige, curiosamente, o Bahia. O contrato de empréstimo dele termina em dezembro deste ano e, se nada mudar, o Sendas o acolherá de braços abertos.
- Não tenho empresário. O pessoal do Sendas que sempre cuidou de tudo para mim – declarou.
Mas o título também tem outros nomes. O camisa 10 Adryan tinha lágrimas nos olhos ao aparecer no saguão. Tirou foto com um, dois, três torcedores. Tornou-se uma esperança para os rubro-negros com apenas 16 anos. Rafinha, Lucas e Luiz Philipe (Muralha) receberam os afagos das namoradas. Negueba teve de esperar um pouco para ganhar o abraço dos familiares.

O trânsito carioca não ajudou e os pais dele foram os últimos a chegar. Encontraram o filho sentado em um dos bancos do aeroporto contemplando a glória de um título que o Flamengo esperou 21 anos para conquistar pela segunda vez em sua história.


http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2011/01/campeoes-da-copinha-chegam-ao-rio-com-festa-e-choro-do-vovo-alvaro.html

Em 2 dias, mais chuva que o triplo do previsto para o mês

Cratera provoca interdição na BR-101. Capital teve vários alagamentos. Também houve danos no interior
Maiara Felipe / Lamonier Araújo / Fernanda Zauli / Cíntia Braga

A cena é repetitiva, mas a cada chuva em Natal, as mesmas áreas são alagadas, resultado, na maioria das vezes, do acúmulo de lixo nas galerias pluviais. A força da água somada à sujeira fez transbordar as lagoas de captação inundando ruas e casas. É assim a situação de bairros como Cidade Satélite, Nova Parnamirim, Pirangi, Jiqui, Candelária, Ribeira, e parte da Zona Norte de Natal. Além das inundações, os 150mm de chuva que caíram no final de semana na capital abriram uma cratera na Rua Trairí, parte do asfalto da BR-101 cedeu, no sentido Parnamirim Natal, assoreando o Rio Pitimbu, e a força da chuva ainda alagou o Teatro Alberto Maranhão. Também houve pelo menos uma morte, registrada no Alecrim (leia matéria na página 9). Os estragos não resumiram-se à capital. Em Tangará, um homem foi arrastado por 10km pela enxurrada, mas sobreviveu (leia na página 10).

Buraco cobriu grande parte da rodovia no sentido Parnamirim - Natal Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press
No sábado e domingo, choveu o triplo do que estava sendo esperado para todo o mês de janeiro, que era de 58mm. De acordo com o metereologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) Gilmar Bistrot, a previsão é de que, nos próximos dias, o tempo continue nublado em toda cidade com a presença de pancadas de chuva no decorrer do dia.

De acordo com o metereologista da Emparn, a forte intensidade de chuvas é resultado da presença das ondas de convergência intertropical que têm provocado a chegada de grandes nuvens de chuvas do oceano, para o nosso estado. Em Natal, a previsão é que ocorra uma mínima de 23 graus e máxima de 28. Já no interior do estado, os termômetros podem alcançar a mínima de 26 e a máxima de 33.

O dia de ontem começou com um engarrafamento de pelo menos 8km na BR-101, no sentido Parnamirim - Natal, na altura do retorno para o bairro Cidade Satélite. Durante a madrugada parte do asfalto cedeu e assoreou o fluxo do Rio Pitimbu. A situação no local é de risco, visto que a pista permanece com rachaduras e a expectativa é de chuva para os próximos dias. Nooutro lado cresce a vazão do rio para os lados. Segundo o coronel do Exército, Paulo Sérgio, para a execução das obras nesse trecho será necessário interditar a pista toda. Para isso, um desvio será criado, o que possibilitará aos motoristas deslocarem-se nos dois sentido usando apenas a via Natal - Parnamirim.

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), as obras de recuperação da BR 101 devem durar de 10 a 15 dias, se não chover neste período. Os trabalhos foram iniciados com a construção do desvio onde o condutor passará para a outra pista, que será mão dupla. O Exército será o responsável pela execução das obras e na tarde de ontem eles já conseguiram desobstruir o curso do Rio Pitimbu, afastando o risco de inundação no local. Durante todo o período de obras a pista da BR-101 sentido Parnamirim-Natal ficará interditada e o tráfego será em mão dupla na outra pista. O Inspetor Galvão, da Polícia Rodoviária Federal, que organizava o trânsito no local, indicou duas rotas alternativas para os motoristas: a estrada de Cajupiranga que liga Pium à Maria Lacerda, e a BR 226 que liga Macaíba ao bairro de Felipe Camarão. 

http://www.diariodenatal.com.br/2011/01/25/cidades1_0.php

Dois açudes no Trairi já estão sangrando




O DNOCS divulgou nesta terça-feira (25) mais um balanço da capacidade dos reservatórios do estado gerenciados pela instituição. Dos maiores, dois já estão com 100% da capacidade: o de Tangará e de Santa Cruz do Trairi.


No Seridó, o açude Gargalheiras, em Acari, está com 52,89% da capacidade, enquanto o Itans, em Caicó, já atingiu 50,42% e o de Cruzeta está com 51,48% da capacidade.

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em Assu, está com 66,9% e, no Alto Oeste, a de Pau dos Ferros já atingiu 43,39% da capacidade máxima.

Com os passar dos dias a tendência é que outros reservatórios comecem a sangrar.

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/dois-acudes-no-trairi-ja-estao-sangrando/171040

Desabrigados de Jucurutu ainda estão com situação indefinida


As pessoas que tiveram suas casas invadidas pelas águas em Jucurutu, na madrugada desta terça-feira (25), ainda não tiveram a situação solucionada. Como a chuva continua na cidade, as águas, que atibgiram 1,5m nas casas, não desceram o suficiente e 89 famílias estão desalojadas. De acordo com a secretária de Assistência Social do município, Ioneide Queiroz, 337 pessoas foram cadastradas pela Prefeitura como desabrigadas e quase todas estão na casa de parentes.
Cedida/BombeirosConjunto do Dnocs, em Jucurutu, foi o ponto mais alagado da cidadeConjunto do Dnocs, em Jucurutu, foi o ponto mais alagado da cidade

Na tarde desta terça-feira, membros da Prefeitura, Defesa Civil do Estado, Ministério Público e DNOCS discutem a melhor forma de contornar a situação na localidade alagada, conhecida como Conjunto do Dnocs. A água se acumula porque há diques de proteção impedindo que a água das chuvas escoe para o rio Piranhas-Açu, que abastece a barragem Armando Ribeiro Gonçalves. As cinco bombas instaladas no local para impedir o acúmulo e jogar a o excesso d'água para o leito do rio não estariam sendo suficientes.

"As bombas não têm a manutenção diária e não suportam a quantidade de água que precisam puxar. Só nessa noite choveu 176,3mm, na média, em Jucurutu. Não há como evitar o alagamento dessa maneira", disse Ioneide Queiroz, que é mulher do prefeito Júnior Queiroz.

Segundo a secretária, as escolas no município estão servindo de abrigo para as poucas pessoas que não foram para casas de parentes em regiões mais altas da cidade e também para guardar os móveis e eletrodomésticos das pessoas que conseguiram salvar durante a enchente.

A governadora Rosalba Ciarlini sobrevoou a área para avaliar a situação e na quarta-feira (26) pela manhã fará novo sobrevoo na região.

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/desabrigados-de-jucurutu-ainda-estao-com-situacao-indefinida/171038

Caern retira 10 toneladas de lixo por dia da rede coletora de esgotos de Natal


Um volume de 10 toneladas de lixo é retirado diariamente da rede de esgotos sanitários, em Natal, problema que se agrava no período de chuvas quando o lixo entope bueiros, impede o pleno funcionamento das Estações Elevatórias e provoca transbordamentos de esgotos por toda a cidade. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) registra cerca de duzentas ocorrências em dias chuvosos e, em 80% dos casos, os transbordamentos ocorrem por causa de violação irregular da rede de esgotos, para o escoamento da água de chuva, ou pela obstrução da rede desde fraldas até copo de liquidificador, garrafas plásticas e outros tipos de lixo.

Divulgação/CaernCaern indentifica lixo nas tubulações durante as manutenções diárias na rede de esgotoCaern indentifica lixo nas tubulações durante as manutenções diárias na rede de esgoto
De acordo com o gerente da Regional Natal Sul, Lamarcos Teixeira, diariamente a Caern realiza serviços de manutenção da rede de esgotos, retirando lixo das tubulações. Na segunda-feira (24), a equipe de manutenção da Companhia retirou nada menos que cinco toneladas de lixo da Estação Elevatória de Esgotos (EEE) Engenheira Waldelin Campos, ao lado da Lagoa de São Conrado, no bairro de Dix-Sept Rosado, que recebe também esgotos de Nova Cidade, Cidade Nova e Cidade da Esperança. A área é um tradicional ponto de alagamentos.

“A Caern investe R$ 1,2 milhão por mês em serviços de manutenção da rede e poderia gastar a metade se as pessoas utilizassem a rede coletora de esgotos da maneira adequada”, destaca Lamarcos. O gerente volta a solicitar a colaboração da população, no sentido de se conscientizar e não desviar a água acumulada da chuva para a ‘caixa de reunião’, pois o equipamento, geralmente implantado nos quintais, destina-se, exclusivamente, a receber o esgoto doméstico. Outra ação comum e igualmente danosa é a violação dos poços de visita para permitir o escoamento da água de chuva e lixo, algo comum em áreas da cidade como a orla marítima, Rocas, Quintas, Bairro Nordeste e Tirol.

Com o aumento indevido do volume, a rede coletora de esgotos não suporta, ocasionando o transbordamento, na via pública, dos poços de visita (equipamentos com tampa de ferro fundido) e o retorno dos esgotos para as residências e para as lagoas de captação da água pluviais, com ocorre na Lagoa de São Conrado. Segundo o gerente da Caern, a combinação água de chuva mais lixo na tubulação é fatal para aumentar os registros de obstruções da rede de esgotamento sanitário em toda Natal.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Caern

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/caern-retira-10-toneladas-de-lixo-por-dia-da-rede-coletora-de-esgotos-de-natal/171021

Defesa civil volta a receber chamadas pelo 199


A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) informa a população de Natal que a Defesa Civil já voltou a receber chamadas sobre os transtornos causados pela chuva através do telefone 199.


Na madrugada de segunda-feira (24) uma carreta derrubou cabos de telefonia da Telemar desativando temporariamente o número 199 da Defesa Civil de Natal. De imediato a Semdes acionou a Companhia para realizar os reparos e restabelecer a comunicação com a população, serviço que já foi concluído.

Fonte: Assessoria de Imprensa da PMN

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/defesa-civil-volta-a-receber-chamadas-pelo-199/171017

Preparado físico do Santa Cruz recebe alta hoje


O preparador físico do time de futebol do Santa Cruz, a 120 quilômetros da capital, receberá alta ainda hoje do hospital Promater, onde se recupera. Edson José de Barros Filho, de 43 anos, fraturou uma costela e teve diversas escoriações pelo corpo após o carro em que dirigia ser levado por forte correnteza na BR-226, em Tangará, na madrugada de ontem. O profissional que há menos de um menos trabalha na cidade do interior agora irá se recuperar em casa por um período de, no mínimo, 25 dias.
Júnior SantosPreparador físico comemorou o fato de ter saído vivo do acidentePreparador físico comemorou o fato de ter saído vivo do acidente

Hoje pela manhã, Edson já se recuperava dos cortes sofridos na cabeça e dos cortes pelo corpo, causados por espinhos e arames farpados que encontrou no caminho.
saiba mais

* Preparador físico do Santa Cruz é encontrado em sítio em Tangará


A orientação médica é que ele passe 25 dias em repouso para poder retornar ao trabalho em Santa Cruz. O preparador trabalhou a vida toda com futebol, tendo sido inclusive jogador por quinze anos. 

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/preparado-fisico-do-santa-cruz-recebe-alta-hoje/171012

Ninguém tem sossego nas praias do litoral do RN




A TRIBUNA DO NORTE visitou, domingo (16),  algumas praias do litoral potiguar. A equipe de reportagem observou que, mesmo com a chamada “Operação Verão”, acontecem muitas irregularidades no trânsito de veículos na terra e no mar. No domingo passado (23), a TRIBUNA DO NORTE voltou a algumas praias e constatou: o problema continua.

júnior santosTrânsito de veículo é intenso durante todo o final de semanaTrânsito de veículo é intenso durante todo o final de semana
Em Barra de Maxaranguape, uma placa adverte que é “proibido carros na orla”. O aviso é ignorado por vários motoristas. Jogar futebol à beira da praia ou simplesmente praticar uma caminhadas, vira atividade perigosa. Muitos dos carros ou motos passam em alta velocidade. O médico Jedy Vieira há quarenta anos veraneia na praia. Ele afirma que não existe fiscalização, o que, segundo ele, facilita a desordem na orla. “Hoje mesmo já vi quadriciclo, motos e carros passando por aqui. É um absurdo. Quando venho com os filhos, tenho que fazer uma espécie de barreira com pedras em volta das crianças para ter alguma proteção”, reclama.

Na praia de Muriú, o problema se repetia. Lá, a quantidade de carros “off road” passeando na beira da praia impressionava. Além dos carros, motos e quadriciclos atrapalhavam a vida dos banhistas. A TRIBUNA DO NORTE flagrou, inclusive, uma criança pilotando um quadriciclo.

O casal Fábio Morais e Niedja da Silva passeava com o filho pequeno. Ao ver a quantidade de veículos na orla, a contadora se assustou. “Fiquei impressionada com isso. É a primeira vez que venho aqui e não sabia que era assim. É preciso ter cuidado, especialmente com as crianças”, disse. “O pior é que esses motoristas, além de estarem fazendo algo errado, ainda dirigem em alta velocidade. Cadê a fiscalização?”, questionou Fábio.

A cena de desrespeito às leis se repetiu em Jacumã. Na praia, também há uma placa de advertência sobre a proibição do tráfego de veículos na orla. Assim como em Barra de Maxaranguape, em Jacumã o aviso não é levado a sério. Muitos carros, de diversos modelos, trafegavam na orla. “É sempre assim. Os carros passam rápido. Não sei como ainda não teve um acidente grave”, disse a empresária Patrícia Galvão. A empresária reclama também da falta de policiais na praia. “Esse ano está um caos. Não tem policiamento. Fui assaltado no início do mês, levaram meu carro. Não apareceu nenhum policial”.

A TRIBUNA DO NORTE ainda visitou as praias de Caraúbas e Pitangui. Nessas, durante o tempo que permaneceu nas mesmas, a equipe não flagrou nenhuma irregularidade. Em todas as praias, a equipe também não viu nenhum policial, seja da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros ou fiscais da Capitania dos Portos.

Movimento fraco na Lagoa da Cotia após acidente

Uma semana após o acidente envolvendo um jet ski que vitimou a turista Maria Marques Cordeiro, de 47 anos, o clima na manhã do último domingo, na Lagoa da Cotia, em Rio do Fogo – local do desastre –, era de tranquilidade. Comparando com outros domingos, o movimento foi considerado fraco. “As pessoas ficam com medo de voltar. Desde o dia do ocorrido, o número de visitantes caiu bastante”, disse Jebson Fernandes, proprietário de um bar localizado às margens da lagoa.

 Segundo ele, a Capitania dos Portos esteve na lagoa na semana após o acidente. “Deixaram um número de telefone comigo e disseram que, se aparecesse alguém de jet-ski ou lancha, era para avisar a eles”, relata.

Os poucos banhistas, a maioria crianças, que aproveitavam as águas calmas da lagoa não mostravam preocupação com o acidente. “Sempre venho aqui e é tranquilo. Mas acho que falta uma fiscalização maior”, disse a estudante Aline Dantas.

Piloto do jet-ski conta sua versão em depoimento

O delegado Getúlio Torres, titular da DP de Ceará-Mirim e que preside o inquérito que investiga o acidente fatal de uma turista na Lagoa da Cotia, em Rio do Fogo, está próximo de finalizar a investigação. Ontem o delegado ouviu testemunhas e o próprio Wagner Miguel de Araújo Galvão, que é apontado como responsável pelo acidente do dia 15 deste mês que matou Maria Marques Cordeiro, 47 anos. A expectativa do delegado é enviar o inquérito para a Justiça já nos primeiros dias da próxima semana.

Wagner Miguel afirmou que sabia da distância mínima para os banhistas, recomendada pela Capitania dos Portos, mas que estava guiando o jet-ski abaixo dos 200 metros recomendados. Além disso, o empresário manteve a versão de que a corda que carregava a boia desamarrou do jet-ski. Wagner Miguel pode ser denunciado por homicídio doloso, por ter assumido o risco pilotando a máquina tão próximo aos banhistas.

http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylc=X3oDMTB1a2x0anY5BF9TAzIxMTU1MDA0NDMEc2VjA3BlZXBfZQRzbGsDcQ--?qid=20110125113602AA7svOS

Em cinco meses, 406 PMs cedidos


Pesquisa feita pela TRIBUNA DO NORTE em boletins gerais do Comando da Polícia Militar revelou o que significa a possibilidade legal que a corporação tem de atender solicitações e colocar militares à disposição de outras repartições públicas. No período de agosto de 2010 a 18 de janeiro deste ano, ao qual o jornal teve acesso, foram 406 militares cedidos (número parcial), entre praças e suboficiais. Para se ter uma ideia do que as cessões podem representar em perdas no contingente para as ações de segurança, o numero é suficiente, para triplicar o efetivo da PM nas cinco cidades do Agreste  onde há insuficiência de policiais, mostradas na edição de domingo da TN.

Em Serrinha, Santo Antônio, Pedro Velho, São José do Campestre e Montanhas –municípios que foram alvos recentes da quadrilha que explode caixas eletrônicos de bancos – o contingente é de 41 PMs. Apenas com os militares à disposição do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (132, pelo levantamento feito nos boletins do período citado) seria possível triplicar o policiamento ostensivo nestas cidades. Longe do policiamento das ruas, os cedidos prestam serviços a instituições de áreas tão diversas quanto a Igreja Católica e a Associação de Cabos e Soldados da própria PM.

O segundo maior contingente de cedidos está no Gabinete Civil da governadoria. Lá são 117 PMs. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) tem 31 Pmsà disposição. Na Procuradoria Geral de Justiça estão outros 28 policiais. Na Corregedoria Geral da Secretária de Segurança Pública e Defesa Social são 21 PMs cedidos. E na Corregedoria Auxiliar da Sesed mais 13. A grande maioria está em serviços burocraticos e, somando tudo, são 93 PMs em setores da Sesed.

No Tribunal de Contas do Estado estão 12.  Já na Capelaria Militar são seis. A Associação de Cabos e Soldados conta com quatro. Na 7ª Brigada de Infantaria Motorizada mais quatro, igual numero na Justiça Federalo. A Coordenadoria da Defesa dos Direitos da Mulher e das Minorias (Codimm) há três e outras instituições tem pelo menos um PM à disposição. Da lista, constam o Tribunal Regional Eleitoral, a Defensoria Pública do Estado, a Associação de Subtenentes e Sargentos da PM, o Hospital Regional de Mossoró, a Paróquia Militar Cristo Rei, a Arquidiocese de Natal, a Assessoria de Comunicação Social do governo,a Central de Notificação, Captação e Distribuição de órgãos, o  Detran, a secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos, entre outros.

Na Assembléia Legislativa há  também policiais militares cedidos, mas o Comando Geral da PM não tinha o número exato do quantitativo. As comparações são inevitáveis. A 2ªCompanhia de Polícia de São Gonçalo do Amarante, região metropolitana da capital possui um efetivo de 80 homens para atender uma população de mais de 87 mil habitantes. Isso significa que o número cedido de policiais aos órgãos daria para atender, pelo menos, cinco cidades do porte de São Gonçalo do Amarante.

Outro detalhe é o número de policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). Hoje, são 85 PMs de elite no Estado, porém, este número terá que aumentar, pelo menos, em 50% até o ano de 2014 já que o RN é um dos Estados sedes da Copa do Mundo.

A TRIBUNA DO NORTE obteve a informação que em janeiro de 2010, quando o comando era do então coronel Marcondes Pinheiro, os números de policiais cedidos à órgão da administração pública  chegava a quase mil policiais.  

“Temos PMs espalhados por várias comarcas”

No Tribunal de Justiça do Estado a reportagem da TRIBUNA DO NORTE encontrou, ontem, poucos policiais militares trabalhando. De acordo com informações de um funcionário do órgão em cada andar deveria estar, pelo menos, um policial. No primeiro andar do prédio, ontem à tarde, não havia nenhum PM, mas nos dois outros andares do prédio foi encontrado um PM.

No anexo do TJ, no Gabinete Militar, a reportagem encontrou dois policiais. Lá foi dito que trabalham no GM por dia, um policial no estacionamento, quatro no Tribunal e cinco policiais no Gabinete Militar, sendo dois no setor administrativo.

A tenente-coronel Angélica Fernandes, que responde pela chefia do gabinete disse que o número de policiais disponibilizados para o TJ não é considerado alto. “Temos pouco efetivo. Se fosse possível requisitaria mais, pois trabalhamos com dificuldade”.

A tenente-coronel afirmou ainda que o órgão tem legalmente, 70 praças e outros oficiais e que este número não representa apenas a capital, mas todo o RN. Ela lembra que há um convênio de colaboração técnica entre o poder judiciário e o executivo. Onde o executivo cede os servidores para fazer a segurança. “A lei complementar de número 242/2002 criou dentro da organização judiciária o Gabinete Militar que funciona  no Tribunal. Temos policiais espalhados por várias comarcas”.

Angélica enfatiza que os PMs também fazem a segurança externa. “Quando alguém nos pede socorro. Atendemos a ocorrência. Nós fazemos segurança pública”. No Estado inteiro e nem conseguimos cobrir todo o RN”.

Centro Administrativo  tem batalhão com 117 militares

No Gabinete Civil do Governo do Estado, o secretário da pasta, Paulo de Tarso informou que o número de policiais militares disponibilizados para o órgão está dentro da normalidade. Tarso explicou que há um pelotão da PM aquartelado no Papódromo e que é atrelado ao Centro Administrativo. “Eles são responsáveis por toda esta área (do Centro Administrativo). Pela segurança e pelas honras militares. Esse é o padrão”.

Fotos: Aldair DantasNa Governadoria foi criado um batalhão com 117 policiaisNa Governadoria foi criado um batalhão com 117 policiais



















O secretário lembrou que a Presidência da República também trabalha desta forma. “Imagine o Centro Administrativo à noite sem policiamento?”.  

A TRIBUNA DO NORTE encontrou pouquíssimos policiais militares fazendo a ronda ostensiva no Centro Administrativo. Duas viaturas do Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque) faziam o patrulhamento na área.   

Muitos dos policiais que são cedidos estavam lotados no 4ºBatalhão da Polícia Militar na zona Norte que foi desmembrado formando a Companhia de Guarda.

O Gabinete Civil conta com 117 policiais. São sub-tenentes, sargentos, cabos e muitos soldados.

O Rio Grande do Norte possui pouco mais de dez mil policiais militares na corporação.

PM não tinha controle sobre policiais cedidos

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva afirmou que está dando publicidade a todos os atos que a Polícia Militar realiza e que as portarias estão publicadas no site da entidade. O coronel revelou que, assim que assumiu o cargo, muitos dos policiais que estão alencados, hoje, nas portarias estavam em repartições que o comando não tinha controle (de onde realmente os policiais  trabalhavam). Araújo tomou posse no comando geral da PM em abril do ano passado e de lá para cá, por meio de portarias conseguiu identificar onde estavam os PMs e devolver muitos deles aos  destacamentos, companhias e batalhões da PM. A diretoria pessoal do comando, por exemplo, sabe exatamente onde os policiais militares cumprem o expediente.

Quanto ao número de policiais no Gabinete Civil, o comandante disse que a segurança do governo, a residência oficial da governadora, o Centro Administrativo e todas as outras atividades de segurança são de responsabilidade dos policiais que estão à disposição do órgão.

Araújo enfatizou que após ter assumido o cargo o número de policiais à disposição foi significadamente reduzido. “Ainda vamos reduzir muito mais”.

Sobre o Tribunal de Justiça, o comandante explicou que ajustou a relação dos cedidos e tem controle de todos os profissionais.  “Coloquei todos em uma única portaria para saber onde estão. Eles não estão à disposição do prédio e sim do poder judiciário. São mais de 60 comarcas no RN”.

Araújo lembrou que em Natal há três fóruns, o Tribunal de Justiça, os  juizados especiais e a Escola de Magistratura. Questionado se a maioria dos PMs cedidos pertenciam ao 4ºBatalhão da Polícia Militar sediado na zona Norte de Natal, o comandante destacou que separou do 4º Batalhão a Companhia de Polícia da Guarda. “Hoje o 4º tem um policiamento próprio do Batalhão”.

Sobre a Secretária de Segurança Pública que também apresenta um número significativo de policiais militares, o comandante enfatizou que há PMs que estão à disposição do serviço de inteligência do órgão. “Somos uma policia integrada”.

Quanto aos policiais que estão à serviço das igrejas, o comandante explicou que é um procedimento normal.  Site da Polícia Militar: www.pm.rn.gov.br

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/em-cinco-meses-406-pms-cedidos/170979

Criança de um ano é baleada durante execução na Zona Oeste


Bebê estava nos braços do pai, Leonardo da Silva, quando ele foi morto com vários tiros, na noite desta segunda-feira.

Por Thyago Macedo


Uma criança de apenas um ano foi vítima da criminalidade, na noite desta segunda-feira (24). O bebê foi baleado durante uma execução no Leningrado, Zona Oeste de Natal. A vítima do homicídio foi o próprio pai da criança.

De acordo com a Polícia Militar, Leonardo da Silva estava na calçada de casa, por volta das 20h, quando os criminosos chegaram. Pelo menos quatro homens em uma caminhonete se aproximaram e começaram a atirar contra a vítima.

No momento do crime, Leonardo estava com o filho nos braços. A criança de um ano foi baleada na perna, mas foi socorrida e passa bem. Já o pai foi atingido por vários disparos e acabou morrendo.

Ainda segundo informações da polícia, o crime deve ter sido motivado por acerto de contas referente ao tráfico de drogas. Logo após o homicídio, os policiais foram ao local.

No entanto, a lei do silêncio impera na região e os moradores não quiseram passar informações sobre os assassinos. A polícia ainda realizou diligências, mas não localizou nenhum suspeito.

http://www.nominuto.com/noticias/policia/crianca-de-um-ano-e-baleada-durante-execucao-na-zona-oeste/67786/

Policia prende trio de assaltantes na Redinha


Homens estavam em carro proveniente de roubo, com armas e um colete a prova de balas e foi encaminhado para a Delegacia de Plantão da ZN.

Por Geraldo Miranda


A Polícia Militar acaba de prender um trio dentro de um Citroen C4 roubado, com armas de grosso calibre e um colete a prova de balas. O trio foi capturado na Redinha, zona Norte de Natal, nas proximidades do hotel atlântico IV.

De acordo com informações passada pelo comandante geral da PM do Rio Grande do Norte, coronel Araújo Silva, o carro em que os sujeitos foram encontrados era proveniente de um roubo.

A PM suspeita também que os três indivíduos estivessem se preparando para praticar um assalto pela quantidade de armas encontradas no veículo. O trio foi encaminhado para a Delegacia de Plantão da Zona Norte para ser identificado e serem tomadas as medidas cabíveis.
http://www.nominuto.com/noticias/policia/policia-prende-trio-de-assaltantes-na-redinha/67765/

Preparador físico é encontrado com vida após ser levado por enxurrada


Edson Barros foi arrastado por quase 15 quilômetros, mas foi restagado e levado ao hospital de Santa Cruz.

Por Thyago Macedo


O preparador físico do Santa Cruz, que teve o carro arrastado por uma enxurrada, na madrugada desta segunda-feira (24), foi encontrado com vida após passar várias horas desaparecido. Edson Barros passava pela BR 226, em Tangará, quando a força das águas empurrou o carro em que ele estava.

Outras duas pessoas, de acordo com a PRF, foram resgatadas logo após o acidente. A partir daí, a Polícia Rodoviária, juntamente com os bombeiros, passaram a tentar resgatar Edson Barros.

Desde o início da manhã, eles faziam buscas na área, inclusive, com apoio dos moradores da região. Por volta das 9h, o preparador físico foi localizado. Ele havia sido arrastado por quase 15 quilômetros.

Ainda de acordo com a polícia, Edson Barros foi socorrido e encaminhado ao hospital de Santa Cruz, onde está sendo tratado.

O acidente na BR 226 aconteceu após parte da ponte, no Km 94, ceder. Além de Edson, o fisioterapeuta do Santa Cruz, Pablo Miranda, também foi arrastado pela forte correnteza, sendo salvo minutos depois.
 
 
http://www.nominuto.com/noticias/policia/preparador-fisico-e-encontrado-com-vida-apos-ser-levado-por-enxurrada/67735/

Carro é levado por enxurrada e uma pessoa está desaparecida


De acordo com a PRF, três pessoas estavam no veículo e duas foram resgatadas. Ponte desabou, na BR226, e o trecho está interditado.

Por Thyago Macedo


A chuva também caiu forte no município de Tangará, na madrugada desta segunda-feira (24), e provocou estragos. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, uma pessoa está desaparecida, após um carro ter sido levado pela força das águas.

O inspetor Roberto Cabral informou que, por volta da meia noite, parte de uma ponte no Km 94, da BR226, cedeu. Com isso, o trecho foi totalmente interditado e não há fluxo de veículos nessa parte da rodovia federal.

Segundo informações da PRF, durante esses alagamentos em vários pontos da BR226, um veículo tipo Fiat Uno foi levado por um rio sem nome. Três pessoas estavam no carro.

“Duas dessas pessoas foram resgatadas e uma terceira pessoa está desaparecida”, revela inspetor Cabral, chefe do Núcleo de Comunicação da PRF.

Os bombeiros e a Defesa Civil já foram acionados para auxiliar nas buscas pela pessoa desaparecida. Além de Tangará, as chuvas também destruíram parte da BR101, entre Parnamirim e Natal.

http://www.nominuto.com/noticias/policia/carro-e-levado-por-enxurrada-e-uma-pessoa-esta-desaparecida/67726/

Justiça nega pedido da TIM e determina que venda de chips por terceiros caracteriza descumprimento da decisão


A venda de chips da operadora TIM por lojas terceirizadas, ainda que os chips tenham sido repassados pela empresa antes da proibição definida pela Justiça para efetivação de novas habilitações e linhas, configura descumprimento da determinação judicial. A decisão foi do Juiz Federal Hallison Rêgo Bezerra.

Ele negou o pedido feito pela TIM que tentou argumentar o fato de “não caracterizar descumprimento da decisão judicial” chips comercializados por terceiros. “Nesse passo, viola a decisão de antecipação de tutela a habilitação e/ou ativação de novas linhas, ainda que originadas da revenda por terceiros de ‘chips’ da operadora de telefonia TIM, na medida em que tais ‘chips’ precisam ser habilitados/ativados pela demandada, a fim de que o consumidor tenha acesso ao serviço oferecido”, escreveu o Juiz Federal Hallison Bezerra na decisão.

Ele destacou ainda que habilitar novas linhas da operadora TIM, ainda que seja por terceiros, não só contraria a decisão como também “implica flagrante lesão ao direito dos consumidores, que pagarão por um produto do qual não poderão fazer uso a contento”. O Juiz Federal chamou atenção que um dos argumentos da decisão que proibiu a operadora de comercializar novas habilitações foi o aumento exacerbado de clientes em descompasso com o planejamento prévio e adequado na infraestrutura da rede.

“Dessa forma, impossível se permitir novas habilitações e/ou ativações de linhas da TIM, mesmo que provenientes de revenda de ‘chips’ feita por terceiros, até que a ré comprove estar cumprindo as determinações presentes na decisão retro”, analisou o Juiz Federal.

Fonte: Assessoria de comunicação da Justiça Federal
http://aabpsantacruzrn.blogspot.com/

Bombeiros atuam em áreas alagadas do município de Jucurutu


As chuvas dos últimos dias resultaram no alagamento de dezenas de casas em Jucurutu, na região Seridó do Rio Grande do Norte. Por volta das 22 horas desta segunda feira, 25, a Central de Gerenciamento de Emergência e Defesa Civil, do 3º Sub Grupamento do Corpo de Bombeiros, em Caicó, recebeu vários pedidos de socorro da população daquela cidade.

 Segundo informações do Tenente Alcione Araújo, do Corpo de Bombeiros, as águas subiram até 1,5 metros dentro das residências devido ao Rio Piranhas, que transbordou durante a madrugada, e os moradores precisaram deixar as casas. “A nossa ação em Jucurutu está voltada para a retirada de pessoas das áreas de risco bem como dos seus bens. Cerca de 500 pessoas estão desalojadas. Não há feridos em função da enchente”, disse o Tenente.

De acordo com a Central de Gerenciamento de Emergência e Defesa Civil da Instituição, o Conjunto do Dnocs foi o mais atingido pelas chuvas por está em uma localidade a um nível mais baixo do que o restante da cidade e, por isso, há os recorrentes alagamentos.

Para reforçar as ações em Caicó e nas cidades vizinhas, o Coronel Elizeu Lisboa Dantas, Comandante Geral do CBMRN, encaminhou para a região uma equipe de apoio formada por militares do Grupamento de Busca e Salvamento da capital, com viaturas e embarcação. Além disso, o Tenente Coronel Josenildo Acioli, da Defesa Civil Estadual, também foi deslocado para o município, juntamente com técnicos da Corporação, para vistoriar as áreas de risco e levantar a real situação da região.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros
           Tenente BM Couceiro
 
http://abm-rn.blogspot.com/2011/01/bombeiros-atuam-em-areas-alagadas-do.html

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/