sábado, 2 de outubro de 2010

In Memoriam - Soldado do Bope morre afogado


O soldado do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) Carlos Alberto do Nascimento, 38, faleceu na manhã de hoje, durante um treinamento em uma lagoa de Extremoz. O soldado e outros 14 policiais estavam treinando “por conta própria” para um curso que será realizado pela Força Nacional de Segurança Pública. O soldado Alberto como era conhecido pelos colegas havia trabalhado durante toda a noite e decidiu ir com os amigos para o treinamento. De acordo com informações do comandante da corporação major Marcus Vinícius, os treinamentos estavam sendo realizados pelos policiais, rotineiramente, e  o que aconteceu com o soldado foi uma fatalidade. “Eles treinam de farda e com coturno. A lagoa não é funda. Acreditamos que ele possa ter passado mal”.

Aldair DantasCompanheiros do soldado Carlos Alberto do Nascimento estiveram no Hospital Santa CatarinaCompanheiros do soldado Carlos Alberto do Nascimento estiveram no Hospital Santa Catarina





















Assim que os colegas do  policial perceberam que ele não estava bem, socorreram Alberto. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado. O soldado foi socorrido para o Hospital Santa Catarina, mas chegou sem vida. O corpo foi encaminhado para o necrotério da unidade hospitalar. Alguns parentes da vítima estiveram no local. Abalados, preferiram não falar sobre a morte prematura do policial.

Segundo Marcus Vinícius, Alberto era considerado um policial exemplar. “Ele vai fazer muita falta”.
O soldado entrou para a Polícia Militar em 1997. “Ele estava no Bope há cinco anos”, disse o cosmandante.
Carlos Alberto era casado e deixa cinco filhos.

http://novo.tribunadonorte.com.br/noticia/soldado-do-bope-morre-afogado/161333

 

 

Votar pela Polícia ou pela Segurança?


Autor: Danillo Ferreira
Quando nós, policiais, falamos em eleições, nos interessa logo saber as propostas dos candidatos para a questão salarial e algo um tanto genérico que chamamos de “condições de trabalho”. Essa natural obsessão por saber o que se fará, diretamente, para a mudança de nossas vidas – algo que ocorre também em outras carreiras públicas – nos faz cometer um erro estratégico enorme, no que diz respeito ao alcance daqueles objetivos. Minha tese é: devemos cobrar e votar pela segurança pública, e não APENAS pela polícia, dado que somos uma parte do problema a ser resolvido, uma das essenciais, mas apenas uma parte.
Confesso que fico um tanto invejoso das intervenções que algumas organizações de classe fazem em questões de alta repercussão, como a Ordem dos Advogados do Brasil. A OAB certamente é um ícone de entidade que, para além dos interesses meramente classistas, entendeu que pode e deve ter um papel fundamental nas discussões locais e nacionais que se referem a direito e justiça. A Ordem é respeitada e tem poder de voto e veto em questões cruciais que definem a trajetória do país.
Ressalvadas as características administrativas próprias da OAB, sua história e composição, me pergunto por que os policiais brasileiros não possuem entidades com tamanho gabarito e credibilidade. Longe de mim defender a criação duma Ordem dos Policiais Brasileiros – somos muitos, exercendo funções distintas, e com peculiaridades que variam de acordo com a instituição a que pertencemos. Por ora, defendo entidades locais fortes, opinativas, preocupadas com a segurança pública, mas sempre traçando as perspectivas de intervenção pautadas na visão policial que representa.
Tomemos como exemplo a Proposta de Emenda Constitucional de número 300, a PEC 300. Trata-se de uma medida que agrada todos os policiais brasileiros, mas não conseguimos angariar suficiente apoio e mobilização do público não-policial. Sim, existem as questões políticas, as definições “editoriais” da mídia etc. Mas pensemos o quanto nossa causa sensibiliza a sociedade. A princípio, aumento salarial não passa de mera ambição capitalista aos olhos do leigo – seja para que classe for.
Se tivéssemos organizações fortes, opinativas e críticas em todos os aspectos que envolvam a segurança pública, de modo que a sociedade as percebessem desse modo, o respeito à causa policial seria outro. Ou alguma associação policial discute seriamente a relação entre Direitos Humanos e atividade policial, por exemplo? Qual organização superou o discurso classista, de modo que não fôssemos vistos apenas como interessados em ganhos particulares, isolados dum projeto consistente de mudança da segurança pública?
Talvez esse seja um problema maior do que imaginamos, um problema do próprio sindicalismo, existente em todas as classes trabalhadoras – e aí nos vemos num complexo labirinto. Porém, acredito que individualmente, através do voto, podemos cobrar de nossos candidatos uma segurança pública melhor, convencendo nossos amigos e parentes que para isso não podemos ter policiais se desdobrando em “bicos”, muitas vezes degradantes e arriscados. Precisamos de policiais motivados, tendo condições dignas para exercer seu ofício, com seus direitos respeitados, um pressuposto básico para o respeito aos demais cidadãos. Seria um bom início para convencer a todos que uma política de segurança eficiente no Brasil passa por alguns benefícios à classe policial.
PS: Este post é ilustrado com uma montagem feita na pintura “Operários”, de Tarsila do Amaral.
Especial Eleições 2010 e Segurança
O Especial Eleições 2010 e Segurança, é um espaço onde analisaremos as práticas políticas, as promessas, as propostas e as tendências no campo da segurança pública para o próximo pleito eleitoral. Naturalmente, sem discutir candidatos nem partidos, mas sempre focando nas idéias. Participe!


 http://abordagempolicial.com/2010/04/votar-pela-policia-ou-pela-seguranca/

Inscrições para educação supeiror à distância

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), através da Comissão Permanente do Vestibular (COMPERVE), abre as inscrições para o processo seletivo para Educação Superior a Distância, curso de bacharelado em Administração Pública, no período de oito a 25 de outubro. Estão sendo oferecidas 420 vagas e os interessados podem se inscrever exclusivamente via internet pelo site da COMPERVE (www.comperve.ufrn.br). O Vestibular a Distância está aberto para os portadores de certificado de conclusão do ensino médio ou curso equivalente.

 As vagas serão distribuídas em polos espalhados nos seguintes municípios: Caicó (50), Grossos (50), Luís Gomes (50), Macau (50), Martins (50), Natal (60), Nova Cruz (60) e Parnamirim (50), que totalizam 420 vagas. Para os polos de Caicó e Natal, 50% das vagas serão reservadas para servidores públicos federais, estaduais e municipais.

Os candidatos deverão se inscrever através do site e, logo após, deverão preencher integralmente o formulário de inscrição e enviar eletronicamente o formulário de inscrição com uma foto 3x4 em formato JPG. Por fim, devem imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) e efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 30. As inscrições só poderão ser feitas até o dia 26 de outubro no local indicado na GRU.  A partir do dia três de novembro, o candidato poderá acessar o portal da COMPERVE e consultar a validação de sua inscrição.

 As provas serão realizadas no dia 14 de dezembro. Para ter acesso aos locais, o candidato deverá apresentar o documento original de identificação utilizado no ato de sua inscrição. Os concorrentes que chegarem após as 8h não terão acesso ao local de realização das avaliações e estarão eliminados do processo seletivo. O edital já está disponível no site da Comperve.

Plano
A CAURN está lançando, a partir deste mês até 30 de novembro, uma promoção com redução de carência destinada a servidores e dependentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A iniciativa visa a aumentar o número de servidores a aderirem ao plano de assistência à saúde conveniado à UFRN.

A CAURN ainda destaca que os servidores que aderirem ao plano precisam comprovar a participação em planos de saúde nos últimos 12 meses da data do requerimento. O plano é sem carência para urgência e emergência, consultas e exames simples e de média complexidade; carência de 180 dias para procedimentos de alta complexidade; de 300 dias para procedimentos como parto, fonoaudiologia, terapia ocupacional e para menores de 14 anos, serviços de psicomotricidade, psicoterapia individual ou grupal e nutrição.

Serviço

Outras informação pelo telefone 3311- 3665 com Eliana  ou Luciana e através do site www.caurn.com.br.


http://novo.tribunadonorte.com.br/noticia/inscricoes-para-educacao-supeiror-a-distancia/161238

RN terá sete mil PMs nas ruas


Ciro Marques e Carla França - Repórteres

As eleições 2010 começaram ontem para a Polícia Militar do Rio Grande do Norte, com a divisão e o embarque das tropas para os municípios do interior. Segundo o Comando-Geral da PM, amanhã, cada um dos 1.532 locais de votação do Estado terá a segurança garantida por, pelo menos, dois policiais militares obrigando, assim, a participação de todo o efetivo da PM, que é de, aproximadamente, 10 mil homens.

adriano abreuReforço de 800 homens saíram ontem do Quartel da Polícia Militar rumo ao interior do Rio Grande do Norte para trabalhar durantes as eleições desse domingoReforço de 800 homens saíram ontem do Quartel da Polícia Militar rumo ao interior do Rio Grande do Norte para trabalhar durantes as eleições desse domingo
Na manhã de ontem, saiu do Quartel da PM o reforço de 800 homens para o interior do Estado. Lá, eles serão responsáveis por 1.020 locais de votação. Na Grande Natal, serão 512 locais, totalizando 6.905 seções eleitorais em todo o Rio Grande do Norte. “Só o efetivo local será capaz de garantir a segurança na Região Metropolitana da Capital, em Mossoró e em Caicó. Nas demais cidades, estamos enviando um reforço para evitar problemas e garantir o cumprimento da Lei Seca”, afirmou o comandante-geral da PM, o coronel Araújo Silva.

O comandante-geral lembra ainda que o reforço enviado para o interior é de policiais militares que fariam serviço administrativo, que estão nas escolas e que estão lotados em alguns batalhões e que, portanto, o deslocamento não vai interferir na garantia da segurança na capital. “Amanhã (hoje), quando chegarem as urnas eleitorais, nosso trabalho já começa. Mesmo com as tropas federais, a Justiça Eleitoral nos confiou a segurança das urnas. Deveremos descansar só ao final do domingo, depois das festas locais e depois que todo o material for entregue à Justiça”, garantiu o coronel Araújo.

A obrigação de entregar o material, ou seja, os disquetes das urnas eleitorais, à Justiça Eleitoral, será cumprida pela Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam). Os Batalhões de Operações Policiais Especiais (Bope) e o Policial de Choque (BPChoque) também terão funções extras nestas eleições. O primeiro será deslocado para os presídios, onde farão a segurança externa dos locais. Já o BPChoque circulará pela Grande Natal, fazendo um reforço no patrulhamento da Região Metropolitana.

Antes do embarque das tropas para o interior, o coronel Araújo lembrou aos policiais militares que, durante o domingo, “autoridade competente será o juiz eleitoral” e que, também, é preciso “agir com uma grande tolerância, para não ser um obstáculo para os eleitores e sim um facilitador para a votação”.

Sobre a preparação dos policiais militares para o pleito de amanhã, o comandante-geral contou que os oficiais participaram de uma palestra na Justiça Eleitoral e, por isso, estão bem preparados para o trabalho. “Lá estiveram quase 300 oficiais. Eles ainda receberam uma cartilha com tudo o que é permitido e o que é negado no dia da votação”, acrescentou o coronel.

O dia da votação, inclusive, não será um dia, exclusivamente, de trabalho para todos os policiais. “Todos terão direito de votar. Estão liberados, basta acertar com os demais colegas um horário tranquilo para ir até o local de votação e exercer o seu papel democrático”, lembrou Araújo Silva.

Um serviço tranquilo, inclusive,   é o que espera alguns dos policiais militares que viajaram para o interior do Estado nessas eleições. “Estou indo para Areia Branca e lá a expectativa é que tudo ocorra tranquilamente. Nessas cidades, o clima eleitoral não chega a ser muito acirrado”, comentou o soldado da PM Romildo Gregório Primo, da cavalaria.

Rodoviária espera 8 mil passageiros

O Terminal Rodoviário da Cidade da Esperança espera receber cerca de oito mil passageiros durante todo o dia de hoje. Esse é o segundo maior fluxo do ano, perde apenas para o período do Carnaval. E para suprir a demanda, foram colocados 80 carros extras, totalizando 29 veículos para o fim de semana. A movimentação começou na tarde de ontem, mas é a partir de hoje que será intensificado. A administração do Terminal Rodoviário pede que os usuários  comprem as passagens com antecedência para que não haja problemas na hora do embarque.

“Muita gente vai circular por aqui no final de semana, além disso o terminal está em reforma. O ideal é que os passageiros já cheguem para viajar com a passagem comprada.  O que evita, por exemplo, dele esperar horas pelo próximo ônibus”, disse o gerente do Terminal Rodoviário, Rodrigo Wanderley. Entre os destinos mais procurados estão: Mossoró, Caicó e Currais Novos. A empresa Nordeste, responsável pelos destinos de Mossoró, Apodi, Angicos e Lajes vai funcionar das 4h30 da manhã a 00h de domingo.

E para aqueles que estarão fora do domicílio eleitoral, um posto de justificativa de votos será montado na Rodoviária. Ele ficará na sala do Juizado de Menores e funcionará das 8h às 17h.

Foi o que aconteceu com Maria de Lourdes da Silva, 47 anos. Ela chegou à rodoviária por volta das 15h de ontem, mas só conseguiu passagem para às 18h. O jeito foi esperar. “Se a rodoviária tivesse o mínimo de conforto não seria tão ruim esperar. Mas não tem nem cadeira para a gente sentar, os banheiros estão em péssimas condições”, reclamou Maria de Lourdes.

Rodovias

A Polícia Rodoviária Federal vai colocar equipe extra. O efetivo de 42 policiais por turno de serviço vai reforçar a fiscalização nos locais e horários de maior fluxo de veículos, a fim de inibir as ultrapassagens indevidas, excesso de velocidade, desatenção de condutores, embriaguez ao volante e outras infrações. Segundo o chefe do setor de comunicação da PRF, inspetor Roberto Cabral, as estradas do RN estão em boas condições. As BRs 405 e 406 são exceções. Para quem vai viajar hoje a dica é manter atenção durante a viagem e conferir os equipamentos de segurança dos veículos. “A gente orienta que o motorista saia de casa cedo para evitar correria nas estradas. Muitos podem voltar de viagem na segunda-feira bem cedo para evitar trânsito”, disse Cabral. A  PRF estará atenta quanto ao porte ilegal de armas, o tráfico de drogas e crimes eleitorais.

Comércio

Quem pretende ir ao comércio  deve ficar atento porque em virtude da Eleição e do feriado do Dia Estadual à Memória dos Protomártires de Uruaçu e Cunhaú, haverá alteração no domingo.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal informa que os estabelecimentos que ficarem abertos respeitarão a cláusula da Convenção Coletiva do Trabalho 2009/2011. As redes de supermercados funcionarão normalmente, enquanto que as lojas do Alecrim, Centro e Zona Norte de Natal estarão fechadas.

No Midway Mall, a praça de alimentação abre a partir do meio-dia às 22h, enquanto que as demais lojas das 13h às 21h. Os dos shoppings Cidade Jardim e Via Direta permanecem fechados neste domingo.  Já as feiras livres do domingo -Quintas, Cidade da Esperança, Lagoa Seca, Mãe Luiza, Nova Natal, Gramoré, Nova República e Pirangi foram transferidas para hoje também em virtude da eleição.

Policiais recebem R$ 200 por trabalho nas eleições

Cada um dos policiais deslocados para o interior do Estado receberá no salário mensal um acréscimo de R$ 200 pelos dois dias de trabalho (no sábado e no domingo). O valor, no entanto, deixou alguns policiais desconfiados e até um pouco insatisfeitos. “Nas eleições passadas, recebemos R$ 220 pelos dias de trabalho e, agora, deveríamos receber R$ 300”, contou um dos soldados da PM que viajou ontem para o interior – ele pediu para não ter o nome divulgado.

No entanto, esse é um pensamento equivocado, acredita o coronel Araújo Silva, comandante-geral da PM. “Nas últimas eleições, o valor da diária era de R$ 20, agora estamos pagando R$ 50. No entanto, essa diária das eleições não é extra. Os policiais estariam de serviço nesse dia e estão recebendo um valor a mais por isso. Estamos pagando R$ 200 já como um valor a mais, porque a diária de viagem é de R$ 150”, explica o coronel Araújo Silva.

O deslocamento das tropas para o interior do Estado, por sinal, representa um investimento do Governo Estadual e da Justiça Eleitoral. “O Governo será o responsável pelo pagamento da alimentação, da hospedagem, do deslocamento e de parte da diária de serviço. A Justiça ficará com a outra parte da diária”, garantiu o coronel.

“Lei Seca”

A Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) do Rio Grande do Norte divulgou a portaria que rege a “Lei Seca” e a atuação da segurança pública para o próximo dia 3 de outubro no estado. A portaria, assinada pelo secretário Cristóvam Praxedes, determina já em seu primeiro artigo a proibição de venda e consumo de qualquer tipo de bebidas alcoólicas em local público, entre as 6h e 18h do domingo.

Para o coronel Araújo Silva, comandante-geral da PM, a decisão é importante para evitar “distúrbios” nas eleições. “A ‘Lei Seca’ contribui para a Ordem Pública. Um exemplo disso é nos estádios, onde depois que foi proibida a venda de bebidas alcoólicas, diminuiu o registro de violência”, comentou. A portaria do secretário Cristóvam Praxedes determina que todo o aparato da segurança pública do RN (Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Itep) funcione em regime de plantão e prontidão durante todo o período eleitoral.


http://novo.tribunadonorte.com.br/noticia/rn-tera-sete-mil-pms-nas-ruas/161235

PM apreende carregamento com 349 quilos de maconha


Droga foi encontrada por policiais do 4º Batalhão da Polícia Militar, no loteamento Boa Esperança, na Zona Norte de Natal.

Por Thyago Macedo

Os policiais do 4º Batalhão da Polícia Militar conseguiram realizar uma grande apreensão de drogas na tarde deste sábado (2). Inicialmente, a polícia havia informado que eram aproximadamente 200 quilos de maconha, que estavam em um caminhão.

A droga, de acordo com oficiais da PM, estava no loteamento Boa Esperança, no bairro Lagoa Azul, na Zona Norte de Natal. Neste momento, os policiais do 4º BPM estão fazendo o transporte da maconha.

Após ser pesada pelos peritos do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep), constatou-se que o total de maconha era de 349 quilos, embaladas em sacos plásticos.

A Polícia Militar ainda está em diligências para tentar localizar os proprietários da droga. Com isso, ainda não foi informado a origem e o destino do carregamento de maconha. De acordo com o Comando do Policiamento Metropolitando, este é a maior apreensão do ano.

*Atualizada às 18h50 para acréscimo de informações.


http://www.nominuto.com/noticias/policia/pm-apreende-carregamento-com-349-quilos-de-maconha/61502/

Polícia prende acusado de receptar objetos roubados de salão de beleza


Roubo aconteceu na quarta-feira (29), no bairro Pajuçara, zona norte de Natal.

Por Isabela Santos

Anderson Pereira de Aquino Paiva, 19 anos, foi preso nesta sexta-feira (1º), no bairro Pajuçara, zona norte de Natal, acusado de ser receptor de equipamentos roubados de um salão de beleza. Ele foi encontrado com um celular roubado da proprietária do estabelecimento.

Em sua residência, no mesmo bairro, foram encontrados diversos objetos que pertenciam ao salão. No guarda-roupa do acusado encontravam-se uma bolsa feminina, três escovas profissionais de cabelo, secador e prancha para cabelo, tesoura profissional, jogo de maquiagem completo, alicate de unhas e pincéis para maquiagem e para pintura.

“Ele disse que pegou do ladrão, mas como não tem provas e são muitos os pertences, foi indiciado por receptação”, disse o delegado Jorge Lobo, da Delegacia de Plantão da Zona Norte.

A vítima reconheceu o aparelho de celular, levando a equipe de Polícia Militar à casa do suspeito, onde foram encontrados os demais objetos. Ela disse ainda que R$ 600 foram levados do salão havia dois dias.


http://www.nominuto.com/noticias/policia/policia-prende-acusado-de-receptar-objetos-roubados-de-salao-de-beleza/61468/

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/