quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Ricardo Teixeira confirma Natal como sede da Copa de 2014



Deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB) conversou com o presidente da CBF sobre a possibilidade da capital potiguar estar fora do mundial.

Por Andréia Freitas e Artur Dantas
Foto: Artur Dantas
Deputado federal acredita em orquestração contra o RN.
Saiba mais
O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira confirmou a participação da capital potiguar como uma das 12 sedes da Copa do Mundo de 2014. A notícia de que Natal estaria fora do mundial tomou conta da imprensa potiguar na tarde desta quarta-feira (27) e deixou alguns gestores bastante preocupados.

Para desmentir a informação, o deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB) reuniu a imprensa e informou que ligou agora há pouco para o presidente da CBF que confirmou a participação de Natal no Mundial.

“Natal continua sede da Copa de 2014. Não há perigo de Natal estar fora do mundial” disse Ricardo Teixeira por telefone ao deputado.

Henrique Alves declarou ainda que não sabe o motivo da informação inverídica ser divulgada. “Isto partiu de uma fonte irresponsável, uma pessoa que torce contra o Rio Grande do Norte. Ricardo Teixeira disse pra mim que Natal estar fora da Copa é risco zero”, disparou.

*Mais informações em instantes.

Policial civil é condenado por tortura



Valter Valetim responde a processo de 2001 e teve a sentença proferida pela 11ª Vara Criminal. Ele foi condenado a dois anos e quatro meses de reclusão.

Por Thyago Macedo

O policial civil Valter Valetim Bezerra Bezerra foi condenado pela 11ª Vara Criminal pelo crime tortura. Ele, juntamente com Nicolas Alexandre Vital Alves, teve uma pena estabelecida em dois anos e quatro meses de reclusão pelo crime cometido em 2001. A justiça pediu ainda que o agente seja exonerado do cargo público.

Valter Valetim está lotado atualmente na Divisão de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor). Na sentença proferida nesta semana pelo juiz Jarbas Bezerra, ficou determinado que ele poderá recorrer em liberdade, apesar de condenado ao regime fechado.

“Em atendimento ao disposto no art. 387, parágrafo único, CPP, entendo que os condenados poderão permanecer em liberdade até o trânsito em julgado da presente decisão, uma vez que assim permaneceram durante toda a instrução processual, jamais causando qualquer embaraço à elucidação dos fatos”, explicou o magistrado.

O juiz Jarbas Bezerra declarou ainda que: “após o trânsito em julgado, determino que se oficie à Secretaria de Estado de Segurança e Defesa Social, dando-lhes ciência desta decisão, a fim de que adote as providências pertinentes para que esta condenação acarrete a perda do cargo, função ou emprego público e a interdição para o seu exercício pelo dobro do prazo da pena aplicada”.

Eleitor potiguar deve ficar atento e seguir horário local



Votação no Rio Grande do Norte será das 8h às 17h e não seguirá horário de Brasília.

Por Túlio Duarte

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Vivaldo Pinheiro, alerta os potiguares para o fato de que o Rio Grande do Norte não está entre os estados que adotaram o “horário de verão”, portanto, deverá seguir o horário local neste domingo (31), quando será realizado o segundo turno das eleições.

“O eleitor votará normalmente em nosso horário e não no de Brasília”, reforça Vivaldo. A votação em todo o RN será das 8h às 17h (hora local). Mais de 2,246 milhões de potiguares estão aptos a votar para o cargo de presidente da República. 

Os candidatos são Dilma Rousseff (PT), com número 13, ou José Serra (PSDB), com número 45. Os eleitores podem ainda votar em branco ou anular o voto.

Quem votou no primeiro turno das eleições, em 3 de outubro, deve voltar às urnas neste domingo. Quem não votou no dia 3, pode votar agora.

* Com dados do TRE.

Escola promove mesa redonda entre pais e especialistas sobre a relação entre a pedofilia e a Internet

Dois terços dos crimes de pedofilia que chegam a 4ª Vara da Infância e Juventude do Estado do Rio Grande do Norte são praticados por pais ou padrastos das vítimas. Setenta por cento das crianças que sofrem o problema são meninas. Esses e outros assuntos pertinentes ao tema “pedofilia e internet” foram abordados durante uma mesa redonda com especialistas ligados às várias vertentes sobre a temática (psicológica, jurídica e tecnológica), promovidaontem (27) pelo Complexo Educacional Contemporâneo, em Potilândia, e destinada aos pais dos estudantes.


DivulgaçãoMesa redonda contou com presença de especialistas de várias vertentes
Mesa redonda contou com presença de especialistas de várias vertentes















Com o uso cada vez mais intenso da internet por parte das crianças e pré-adolescentes, a preocupação com o problema cresce na mesma velocidade da rede mundial de computadores. “Acreditamos que o trabalho em cima deste assunto tenha que ocorrer de forma preventiva, engajando todas as pessoas, já que se trata de um problema social. Precisamos de uma sociedade menos violenta e mais humana”, observou a diretora da escola, Irany Xavier.

O objetivo foi orientar os pais com medidas que podem “blindar” seus filhos para os perigos oferecidos pela internet, como a troca de informações com desconhecidos e os locais e horários de uso. Fizeram parte da mesa redonda o juiz da 4ª Vara da Infância e Juventude do Estado Dr. Sérgio Maia, o especialista em segurança de redes Ricardo Kléber e o psicólogo Herculano Campos.

Mãe de trigêmeos que cursam o quarto ano do Ensino Fundamental no Contemporâneo, Ana Carla Iório, participou do evento para conferir se as medidas que já utiliza em sua casa estão adequadas às visões dos especialistas. “Acompanho o uso da internet pelos meus filhos e creio que essa mesa redonda pode colaborar para eu constatar se o que já faço está correto. É importante também para me ajudar a complementar as atitudes que devo adotar com eles”, avalia.

 Para o psicólogo Herculano Campos, o mundo virtual é apenas mais um meio que os pedófilos usam para agir. “Vivemos em uma sociedade que estimula a sexualidade precoce e os relacionamentos superficiais e descartáveis. A internet apenas reflete este padrão social de relacionamentos, de comunicação sem empatia”, ponderou. O especialista em crimes cibernéticos Ricardo Kléber, que leciona a disciplina de Segurança de Rede, no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), em Natal, exibiu vídeos ao público presente sobre a relação pedofilia e internet e deu diversas dicas para preservar a segurança das crianças.

* Com informações da assessoria de imprensa do Colégio Contemporâneo

Sobrevivente de chacina em São Gonçalo é assassinado

Um dos sobreviventes da chacina ocorrida em São Gonçalo do Amarante — em 15 de novembro quatro jovens foram assassinados, supostamente numa ação do grupo de extermínio — foi assassinado na manhã desta quinta-feira (28), no distrito de Santo Antônio do Potengi, com quatro tiros nas costas. Rafael da Silva Câmara, 20 anos, foi assassinado próximo à residência dos pais.

Hudson HelderRafael da Silva era um dos sobreviventes da chacina em São Gonçalo do Amarante
Rafael da Silva era um dos sobreviventes da chacina em São Gonçalo do Amarante
A família de Rafael Câmara diz que a morte do filho não teria relação com a chacina ocorrida em 2009, quando quatro pessoas da mesma família foram chacinadas [o caso permanece até hoje com autoria desconhecida]. Na ocasião, o rapaz foi baleado de raspão na cabeça.

O rapaz teria falecido nos braços da irmã, segundo relatou a mãe. Mas antes de morrer teria falado à irmã quem foi o autor dos disparos. Os pais apontam quem teria assassinado Rafael, mas a Polícia Civil de São Gonçalo do Amarante investiga o caso e, por enquanto, não há indícios suficientes para apontar quem é o assassino.

“Ele já havia sido ameaçado por essa pessoa. Como era viciado, há alguns anos costumava roubar para trocar por drogas. E isso foi motivo das ameaças”, conta o pai da vítima, José Nazareno de Oliveira Câmara, 50 anos. Rafael residia no Vale Dourado, zona norte de Natal.

A polícia vai intimar aqueles que foram citados pela família, bem como os parentes de Rafael que estiveram no local do crime instantes antes. As informações quanto à autoria são desencontradas, por enquanto, mas a equipe de investigação não descarta a possibilidade de relação desse crime com a chacina do ano passado.

MEMÓRIA 

Na chacina, morreram Clécio Viana de Araújo, 17, José Cássio do Nascimento de Araújo, 20 (embalador da fábrica Guararapes), Anderson Clayton Cunha do Nascimento, 21, e Valtércio Barbosa do Nascimento, 24 (tratorista). Ficaram feridos em em estado grave — Márcio Viana de Araújo, 21, conhecido como Riquinho, e Mailton Viana de Araújo, 16. Outra vítima, Eliano Viana do Nascimento, 53, chegou a ser internado no Hospital Regional Deoclécio Marques, em Parnamirim.

À época, uma comissão de dez delegados da polícia civil, alguns deles ligados à área de inteligência e outros com funções em delegacias especializadas, foi designada para investigar a chacina de São Gonçalo do Amarante.

Agentes apreendem 36 celulares e facas no presídio de Caraúbas

Operação deflagrada no interior da unidade, nesta quinta-feira, também encontrou drogas e armas artesanais.

Por Thyago Macedo
Foto: O Vale do Apodi
Os agentes penitenciários da Cadeia Pública de Caraúbas realizaram um pente fino dentro da unidade prisional e encontraram 36 aparelhos celulares, além de 300 gramas de maconha, 200 comprimidos tarja preta, duas facas peixeira e várias armas artesanais. A ação contou com apoio da Polícia Militar.

Durante a revista, os agentes apreenderam também 35 chips de várias operadoras de telefonia e 18 carregadores de celular. A operação aconteceu no início da tarde desta quinta-feira (28), sendo coordenada pelo diretor da unidade prisional, coronel Eliause Moreira Junior.

A Cadeia Pública de Caraúbas tem hoje aproximadamente 200 internos em caráter provisório, divididos em 12 celas e em dois pavilhões. Os presos são oriundos de várias comarcas do Rio Grande do Norte. De acordo com informações dos agentes, a unidade abriga até mesmo apenados de outros países. 

Recentemente os agentes penitenciários de Caraúbas encontram considerável quantidade de drogas no telhado da cadeia e alguns celulares. O coronel Eliause Moreira está ouvindo os presos para identificar os responsáveis pelos celulares, drogas e armas.

*Com informações do Jornal O Vale do Apodi.

Jovem envolvido em vários crimes é executado em São Gonçalo



Rafael da Silva foi assassinado com quatro tiros nas costas, no fim da manhã desta quinta-feira (28). Ele era sobrevivente de uma chacina.

Por Thyago macedo
O jovem Rafael da Silva Câmara, de 18 anos, foi executado no fim da manhã desta quinta-feira (28), em São Gonçalo do Amarante. Ele caminhava pela rua quando, no distrito de Santo Antônio, quando um homem se aproximou a pé e efetuou quatro disparos de arma de fogo pelas costas da vítima.

Rafael da Silva, de acordo com o titular da Delegacia de São Gonçalo do Amarante, delegado Delmontiê Falcão, era envolvido em vários crimes naquela cidade. “Ele vinha praticando muitos assaltos, até mesmo os vizinhos ele roubava”, conta o delegado.

Com isso, uma das possibilidades para o homicídio por acerto de contas de algum desses crimes cometidos por Rafael. 

Além disso, o jovem é um sobrevivente da chacina de São Gonçalo do Amarante, em novembro do ano passado. Na ocasião, quatro homens encapuzados e fortemente armados invadiram a casa em que quatros jovens estavam e os executaram.

O corpo de Rafael foi levado ao Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) e deverá ser liberado ainda na tarde desta quinta-feira.

Agência dos Correios de Governador Dix-Sept Rosado é roubada



Dois homens chegaram numa moto branca e, armados, renderam funcionários e roubaram a agência.

Por Marília Rocha

Foto: Divulgação
A agência dos Correios do município de Governador Dix-Sept Rosado foi roubada mais uma vez na manhã desta quinta-feira (28). Desta vez, dois homens chegaram armados em uma moto branca e renderam os funcionários levando dinheiro do estabelecimento. 

De acordo com informações do coronel Welington Alves, comandante do policiamento regional I, o roubo aconteceu após as 11 horas da manhã, horário de maior movimento da agência. “Quando soubemos do roubo, acionamos toda a polícia, inclusive a federal. Agora, estamos ouvindo as testemunhas que estavam no local”, argumenta o coronel. 

O coronel é responsável pelo policiamento de 56 municípios da região e afirma ser “comum” roubos e furtos no final do mês, quando o fluxo de pessoas aumenta. 

No momento do roubo, os funcionários dos Correios faziam atendimento normal e não perceberam o movimento diferente.

PRF prende três pessoas



Prisões foram feitas no plantão desta quarta-feira (27), nos municípios de Mossoró, São José de Mipibu e Macaíba.

Por Redação, Com informações da PRF.


A Polícia Rodoviária Federal prendeu em Mossoró, no km 47 da BR 304, Carlos Alexandre Borges de Moura, de 27 anos, por tentativa de assalto. Ele tentou roubar um moto taxista utilizando um punhal. O acusado pegou uma corrida e, em seguida, anunciou o assalto. 

No percurso, a motocicleta cruzou com uma viatura PRF, tendo o seu condutor parado repentinamente e corrido em direção aos policiais, pedindo socorro. Os policiais visualizaram a ocorrência e se dirigiram até o passageiro, onde encontraram uma arma branca. Carlos Alexandre foi encaminhado à Delegacia de Furtos e Roubos de Mossoró.

Crime de trânsito
Já no município de São José de Mipibu, no km 117 da BR 101, foi preso Valdemir Tavares de Oliveira, de 34 anos. Ele conduzia um caminhão Mercedes Benz L 1620, de placa KEM 4717/PB, e se envolveu em acidente com vítima fatal, no Km 108 da BR 101, em Parnamirim. 

O referido condutor, após envolver-se em um acidente com ciclista, esperou a chegada do SAMU e depois se evadiu do local do acidente, tentando fugir à responsabilidade penal. O mesmo foi detido minutos depois. A ocorrência foi encaminhada à 1ª Delegacia de Polícia Civil, em Paranamirim.

Em Macaíba, no km 294 da BR 304, foi preso Antônio Paulo da Silva, de 31 anos, por conduzir o veículo Uno, de placas MYE 5987/RN, sob efeito de bebida alcoólica.

Um adolescente de 17 anos foi apreendido no município de Riacho da Cruz, região do Oeste Potiguar, acusado de estuprar uma menina de dois anos de idade



Um adolescente de 17 anos foi apreendido no município de Riacho da Cruz, região do Oeste Potiguar, acusado de estuprar uma menina de dois anos de idade. O crime ocorreu por volta das 13h da tarde desta quarta-feira (27).
De acordo com o sargento Gildon, da PM de Pau dos Ferros, a mãe da vítima costumava deixá-la na casa da tia do acusado. O jovem morava com esta tia na cidade de Riacho da Cruz e convivia diariamente com a criança. Ontem, a tia do jovem o deixou só com a garota e, quando chegou em casa, a encontrou ensaguentada, no quarto. Ao procurar pelo rapaz, a tia o encontrou no banheiro, tentando se esconder.
A mulher contou o que havia acontecido para a mãe da criança, que contatou a polícia. O adolescente foi apreendido e se encontra na delegacia de Pau dos Ferros. A menina foi submetida a um exame de conjunção carnal no Instituto Técnico-Científico de Polícia de Mossoró, que constatou as suspeitas sobre o estupro.
Segundo o sargento Gilon, o processo do caso já foi encaminhado ao Fórum da cidade de Portalegre e agora a polícia espera a ordem para encaminhar o adolescente ao Centro Educacional (Ceduc) de Mossoró. O promotor do município de Portalegre, Flávio Nunes da Silva, já ofereceu a denúncia ao juíz responsável pelo caso. O Ministério Público dará prosseguimento às investigações.
* Com informações do DN Online

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/