terça-feira, 5 de outubro de 2010

Seduzir Marina é prioridade de PT e PSDB

http://colunistas.yahoo.net/posts/5490.html

Samu do interior não tem estrutura


Estacionadas há mais de três meses no pátio do Complexo Tático Operacional do Batalhão de Choque, na avenida Prudente de Morais, as 24 ambulâncias entregues pelo presidente Lula no dia 09 de junho para o Governo do Estado devem esperar pelo menos até o fim do mês para estarem nas ruas do Rio Grande do Norte. As ambulâncias serão utilizadas na interiorização do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu). É preciso, antes de pôr os veículos à disposição da população, estruturar o funcionamento do SAMU no interior do Estado.

Alex FernandesVinte e quatro ambulâncias foram entregues pelo governo Federal
Vinte e quatro ambulâncias foram entregues pelo governo Federal














Até hoje apenas a Região Metropolitana de Natal é coberta pelo Samu. Desde junho, o Governo do Estado se esforça para levar o Serviço para o interior do Estado. As ambulâncias chegaram antes da infraestrutura mínima para o funcionamento do Samu. “O prazo para a entrega das ambulâncias pelo Ministério da Saúde era outro. Não podíamos deixar de receber ou iríamos perder os veículos”, diz Selma Santiago, diretora do Consórcio Intermunicipal de Saúde do RN, que irá gerir o SAMU no interior.

A expectativa do Consórcio é dar início às atividades do Samu em cidades fora da Região Metropolitana de Natal no fim de outubro. O prazo inicial era setembro, mas não pôde ser cumprido. Nesse primeiro momento, as ambulâncias irão atender uma região de 60 municípios, fixada pelo Consórcio, que vai de Macau a Baía Formosa. Trata-se de uma ampliação na área atual do Samu, restrita aos municípios da Região Metropolitana de Natal. A central de regulação, em Macaíba, será ampliada, ao mesmo tempo em que bases de apoio serão criadas em 20 dos municípios da região.

As outras duas regiões – o Estado foi dividido em três para interiorizar o Samu – ficarão sob a influência das centrais em Mossoró, englobando o Alto Oeste, e de Currais Novos, responsável pelo Seridó e arredores. Em Mossoró, já existe uma central de regulação, que também será ampliada. Já em Currais Novos, será preciso criar uma central de regulação nova. O segundo passo será dado em Mossoró e, por último, em Currais Novos. Em 53 municípios do Estado haverá bases de apoio.

Outro ponto muito importante está em andamento: a seleção e capacitação dos profissionais. Segundo cálculos de Selma Santigado, serão necessários 900 profissionais para colocar o serviço em funcionamento. Uma seleção temporária, enquanto não é feito o concurso público, está em andamento, com o edital a ser publicado nos próximos dias. “Tão ou mais importante do que ter estrutura é ter pessoal qualificado”, diz Selma Santiago.

Mesmo assim, a estrutura é motivo de preocupação. Como se sabe, os hospitais regionais do Rio Grande do Norte não estão preparados para dar conta de um grande volume de urgências. Há um déficit de médicos e equipamentos. Será necessário levar os pacientes para Natal? “Sabemos que a “ambulancioterapia” é algo institucionalizado no RN. Mas precisamos de uma estrutura mínima”, diz.

Essa estrutura mínima é avaliada como um atendimento de urgência, com mínimas condições de receber e acompanhar os pacientes, em cada um dos 53 municípios que servirão como base para o Samu ao longo do Rio Grande do Norte. Caso isso não seja possível, os hospitais natalenses continuarão abarrotados de pacientes do interior. “Esperamos diminuir significativamente o número de mortalidade e de pessoas com sequelas no interior do Estado”, encerra.

As 24 ambulâncias paradas no pátio do Complexo Tático Operacional do Batalhão de Choque são apenas uma parte das 77 a ser entregues ao Consórcio. O investimento total para a implantação do SAMU no interior é de R$ 21 milhões, dos quais R$ 13 milhões são de responsabilidade do Governo Federal e o restante do Estado.


Potiguar foragido do CE é achado morto no mato

Andrey Ricardo - Jornal de Fato

O criminoso potiguar Sílvio Souza Moreira, que era acusado de vários crimes cometidos principalmente na região Oeste do Rio Grande do Norte, foi encontrado morto no interior do Ceará na noite de sexta-feira passada. Ele havia fugido da Cadeia Pública de Quixadá, distante 250 km de Mossoró, na terça-feira, 27. No corpo do fugitivo não foram encontradas marcas de bala ou qualquer outro tipo de lesão que tivesse provocado sua morte. A suspeita é que ele tenha caído de sede ou fome.

De acordo com o inspetor Erismar Granja, da Delegacia Regional de Quixadá, o corpo de Sílvio foi encontrado por populares na localidade de Daniel Queiroz, zona rural de Quixadá. Para fugir da Cadeia Pública daquela cidade, Sílvio e mais sete criminosos roubaram um carro. Houve perseguição e eles tiveram que abandonar o veículo, segundo à pé pela mata. “Ele foi encontrado do outro lado do local que havia sido cercado na noite da fuga. Foram vários dias correndo pelo mato”, comenta o inspetor. Na primeira avaliação da perícia, não foi encontrada nenhuma perfuração.

O corpo de Sílvio foi encaminhado para o Instituto Medicina Legal (IML) de Quixeramobim, distante 46 km de Quixadá, local da fuga. A previsão é que o laudo de exame cadavérico deva ser entregue à Polícia Civil em aproximadamente 15 dias. Até lá, o que teria realmente motivado a morte de Silvio Moreira, que já foi considerado um dos mais perigosos criminosos em atuação no Rio Grande do Norte, permanece um mistério. “Sem esse laudo, fica difícil dizer algo sobre a morte dele. Vamos esperar o IML nos mandar o resultado dos exames”, diz Erismar Granja.

Além de Silvio Moreira, havia ainda um outro potiguar na fuga da Cadeia Pública de Quixadá. Trata-se do assaltante Luís Arthur de Freitas, que segundo consulta no sítio do Tribunal de Justiça do RN, possui quatro processos, todos na Comarca de Mossoró. Ele é apontado pelas autoridades cearenses como um dos mentores intelectuais da fuga. Silvio era considerado o mais perigoso dos oito que fugiram e o líder do plano ousado. Para fugir, eles renderam o diretor da cadeia com uma faca, Jaime Cezar Souza Almeida, o plano de Silvio, e ainda fugiram levando as armas dos policiais.

Dos oito, seis ainda continuam à solta. É que um deles foi preso em um cerco policial montado ainda na noite da fuga, ocasião em que o grupo se dispersou e foi obrigado a fugir à pé pelo matagal. Luís Arthur é um dos foragidos que estão sendo procurados. Ele e Silvio haviam sido presos em abril desse ano. Os dois iriam assaltar uma loja de eletroeletrônicos em Quixadá. Os dois trajavam roupas sociais para tentar não chamar a atenção e chegaram a usar os funcionários do estabelecimento como escudo na hora que os policiais chegaram. Porém, desistiram e se renderam.

Presos fazem refém e fogem de cadeia no CE

Na terça-feira passada, Sílvio Moreira e Luís Arthur aproveitaram a presença de um grupo religioso que costumava dar aulas para os detentos da Cadeia Pública de Quixadá (CE) para executarem uma fuga em massa. Os dois e os outros presos aproveitaram um momento de descuido do diretor da cadeia, que foi rendido com uma faca. Eles levaram o diretor e os membros da igreja que estava na cadeia à parte da frente, todos feitos reféns. Lá, usaram os reféns como escudo contra os policiais militares que faziam a guarda da unidade. Os PMs foram obrigados a se render para evitar uma tragédia e ainda tiveram suas armas roubadas pelo grupo. Os reféns foram soltos mais adiante e o grupo fugiu levando um carro roubado.

Homem que desapareceu após votar é encontrado em matagal no interior



Após dois dias de desaparecimento, a Polícia Militar de Currais localizou, José Assunção de Araújo, 52 anos, morador do município de Lagoa Nova, região seridó do Rio Grande do Norte. Ele desapareceu no último domingo (3), depois de sair para votar. De acordo com o soldado Trajano, José Assunção foi encontrado por volta das 9h desta terça-feira no meio do mato na região da cidade de Currais Novos. 

Leia também: 
Homem desaparece após votar em município no interior do RN 

Segundo a PM, ele estava bem fisicamente, mas aparentava cansaço, pois estava há dois dias sem tomar, nem se alimentar direito. A polícia não soube informar o motivo dele ter desaparecido, mas disse que ele aparenta estar com depressão. A equipe de reportagem do Diário de Natal tentou contato com a família de José Assunção, mas o telefone celular informado estava desligado. 
Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR com informações da repórter Fernanda Zauli

Provas virtuais do EAD começam dia 05 de outubro (amanhã).





Clique na imagem para ampliar

Essa foi a informação contida no email virtual enviado para todos; que devido a preparação das provas presenciais, as provas virtuais que estavam programadas para serem liberadas no dia 3 de outubro no ambiente virtual do EAD/SENASP; só serão disponibilizadas a partir da 4ª feira - 6 de outubro.

DICA: Para fazer a prova, é necessário:
  • Fazer a leitura e conclusão de todos os módulos; e
  • Participar de pelo menos 03 fóruns.

Polícia procura membros de quadrilha paraense




A Polícia do Rio Grande do Norte está no encalço de três assaltantes paraenses, inclusive um casal, que teria participado de um assalto ao Margherita Flat, na vila de Ponta Negra, de onde levaram quatro mil euros de dois hóspedes. Na sexta-feira da semana passada, a Polícia já havia prendido outros três membros da quadrilha, que é fugitiva do Pará:  Tiago de Souza Vilarino, 22 anos, César Bruno Peixoto Barbosa, 21, e Sandro Afonso de Souza Tavares, 22 anos, todos são foragidos de Belém (PA), onde já estão presos outros oito membros da quadrilha que  teria praticado diversos assaltos, num dos quais mataram um caseiro.
CedidaDiego Calado da Silva e uma mulher identificada como Carla ainda devem estar no RN
Diego Calado da Silva e uma mulher identificada como Carla ainda devem estar no RN

O delegado do Núcleo de Inteligência da Polícia Civil, Raimundo Rolim, disse que um dos assaltantes foragidos, Diego Calado da Silva e uma mulher identificada como Carla ainda devem estar no Rio Grande do Norte. Por ocasião da prisão de três dos seis assaltantes que teriam fugido para o RN, a Polícia achou fotos, como uma em que a mulher está segurando 800 euros. 

Rolim disse que além de matarem um caseiro, a quadrilha participou de um assalto a um flat onde estava um senador e, em Natal, chegaram a assaltar um delegado da Polícia Federal. O  modus operandi da quadrilha era assaltar pousadas e residências em Ponta Negra.
CedidaMulher identificada como carla é procurada pela polícia
Mulher identificada como carla é procurada pela polícia

Segundo Rolim, pelo menos oito vítimas já apareceram na Delegacia de Furtos e Roubos e reconheceram os paraenses presos como autores dos assaltos em Ponta Negra. “Eles fizeram, no mínimo, dez assaltos em Natal”, afirmou o delegado.
Um dos assaltantes, informou Rolim, chegou a ser preso em Natal por porte ilegal de armas, mas foi depois liberado. “Todos estavam usando documentos falsos e esperamos com a ajuda da imprensa e da população, prender todos eles”, acrescentou o delegado.

Informações para a Polícia Civil podem ser dadas pelo telefone (84) 3232.6895. O nome do denunciante será mantido em sigilo.

PV começa hoje a discutir posição para segundo turno



A cúpula do PV se reúne hoje à tarde com a candidata derrotada à Presidência da República, Marina Silva, para começar a discutir a posição do partido para o segundo turno e também debater propostas programáticas que podem ser negociadas com os candidatos José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) para um possível acordo. Apesar do assédio de tucanos e petistas, os verdes dizem que não têm pressa para definir que rumo vão tomar a partir de agora. 'Quem tem pressa são eles. E eles vão ter de assumir as nossas teses', disse o presidente do PV do Rio de Janeiro, Alfredo Sirkis. Oficialmente, Marina não terá agenda hoje. O local do encontro das lideranças não foi divulgado. O discurso oficial dentro do partido é de que os interessados no apoio do PV terão de encampar a bandeira da sustentabilidade e que ninguém em nome do partido está autorizado a declarar apoio a Dilma ou a Serra. 'O partido está coeso em torno de um processo. A posição não pode ser de uma pessoa só', afirmou Maurício Brusadin, presidente do PV paulista. O 'processo' incluirá reuniões entre a executiva do partido, consulta aos eleitores e simpatizantes da candidatura que já vêm se manifestando no site www.movmarina.com.br - em menos de 24 horas o fórum criado no site já reuniu mais de cinco mil opiniões. A expectativa é de que amanhã o PV divulgue a data de sua convenção para ouvir a militância e, em 15 dias, tenha uma posição sacramentada. 'O partido vai para uma convenção porque isso legitimará qualquer posição', defendeu o candidato derrotado do partido ao governo de São Paulo, Fábio Feldmann. 'Quanto mais transparente (for o processo), melhor será para explicar para a sociedade', completou. Euforia Nos bastidores do PV o clima é de euforia com os quase 20 milhões de votos. 'Cravamos a posição de terceira força política, (fato) que nos permite sonhar com a Presidência da República', comemorou Brusadin ontem, após a entrevista coletiva de Marina Silva no antigo comitê de campanha de Fábio Feldmann, na zona oeste de São Paulo. 'O PV de 3 de outubro é outro', afirmou Feldmann. Em nome da expressiva votação, o partido quer discutir exaustivamente o assunto para não correr o risco de perder o capital político conquistado nas urnas. 'Há uma enorme responsabilidade no trato deste volume de apoio recebido e essa responsabilidade tem de ter como principal foco a nossa diretriz, a nossa visão de futuro', comentou João Paulo Capobianco, coordenador-geral da campanha do PV à Presidência.

Fonte: 
Por DAIENE CARDOSO, estadao.com.br,in http://www.divinosilva.com/2010/10/pv-comeca-hoje-discutir-posicao-para.html

Carnaúba dos Dantas: Auxiliar de serigrafista acusa policiais de espancamento






O ouvidor geral da Polícia, Geraldo Soares Wanderley vai solicitar ao Ministério Público e à Corregedoria da Polícia Militar providências a respeito do espancamento do auxiliar de serigrafia Fernando Mendonça de Moura, 35.



Fernando deve passar por uma cirurgia hoje, no Hospital Walfredo Gurgel. Ele corre o risco de perder a visão do olho esquerdo diante do espancamento que sofreu na madrugada de sexta-feira (1), durante um comício em Carnaúba dos Dantas, região do Seridó. “Foram policiais militares que me agrediram até eu perder a consciência. Foram quatro pontos ao lado do olho”, contou a vítima.

Fernando disse que havia tomado três cervejas e se envolveu em uma discussão com outro rapaz. “A polícia foi chamada e eu corri com medo. Dois PMs me pegaram na calçada e me bateram muito”.

A vítima lembrou que apanhou tanto que o rosto ficou todo ensanguentado. “Estava nas proximidades da casa de meu pai. Um vizinho ao me ver ser espancado disse: “não façam isso. Não matem o rapaz”.

Debilitado, Fernando tem receio de perder a visão. Visivelmente abalado, chorou muito durante entrevista à Tribuna do Norte e afirmou que não tem dúvidas de que foram policiais militares que o espancaram. “Eles são lotados lá em Carnaúbas dos Dantas. Um é baixinho e usa óculos e o outro é magro e alto”, detalhou.

Sem carteira assinada, Fernando trabalha em uma serigráfica quando aparece serviço e recebe um salário mínimo quando tem trabalho. Filho de uma família simples, a vítima gastou R$ 100 em medicamentos e não será suficiente. “Ainda terei que comprar mais remédios”.

De acordo com o receituário  assinado pela médica Sônia Umberlino Mendes que atendeu à vítima na unidade hospitalar, “o paciente sofreu trauma contuso em face”. 

Geraldo Wanderley ficou indignado com o que presenciou. O rosto do rapaz estava muito inchado, apesar de já terem passados quatro dias do espancamento. “Não podemos permitir que isso ocorra. Espero que o MP instaure procedimento criminal”. 

Rádio da Bahia é atacada e ouvintes escutam o momento da invasão



O momento em que manifestantes invadem uma rádio no interior da Bahia é gravado pela própria rádio. Os locutores já haviam pedido socorro à polícia, quando a redação foi atacada. Parte da ação foi transmitida ao vivo.


O momento em que manifestantes invadem uma rádio no interior da Bahia é gravado pela própria rádio. Os locutores já haviam pedido socorro à polícia, quando a redação foi atacada. Parte da ação foi transmitida ao vivo.
Locutor 1: estão tentando invadir a rádio...
Técnico de áudio: polícia...
Técnico de áudio: oh polícia! Tem um monte de marginal aqui! Rapaz, o que é isso! Cadê essa polícia, rapaz? Cadê essa polícia?

Segundo a polícia, cem manifestantes fizeram um protesto em frente à rádio. Sete conseguiram invadir a emissora.
Os ouvintes que acompanhavam tudo ao vivo foram pra frente da emissora. Três pessoas já prestaram depoimento à polícia. Quatro estão sendo procuradas e três funcionários da rádio ficaram feridos.

Polícia Rodoviária Federal detém quatro pessoas por crimes de trânsito



Duas foram detidas em Ceará-Mirim, uma em Acari e outra em Mossoró.

Por Redação, Com informações da PRF.

A Polícia Rodoviária Federal realizou a prisão de quatro pessoas no plantão desta segunda-feira (4). Duas delas foram em Ceará Mirim, no km 159 da BR 406, onde os policiais detiveram e submeteram a Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO), Ângela Maria da Luz Campos, de 40 anos, e Francisco Canindé Bezerra, de 43 anos.

A primeira é acusada de entregar direção de veículo automotor a pessoa sem Carteira Nacional de Habilitação e o segundo de dirigir veículo automotor sem habilitação. A ocorrência foi encaminhada ao Poder Judiciário local.

Em Acari, no km 40 da BR 427, foi preso Jonas Monteiro da Silva, de 36 anos, por conduzir o caminhão VW 7.90, de placas MMO 2094/PB, sob efeito de bebidas alcoólicas. A ocorrência também foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil local.

Já em Mossoró, mais precisamente no km 49 da BR 110, foi preso Sebastião Marinho da Silva, de 58 anos. Ele também conduzia veículo automotor sob efeito de bebida alcoólica

Foragido é preso em Canguaretama



Patrício Lucas da Silva, mais conhecido como “Dondoca”, estava dentro de casa quando foi localizado pela polícia.

Por Thyago Macedo


Os policiais militares de Canguaretama conseguiram recapturar um foragido nesta terça-feira (5). Patrício Lucas da Silva, mais conhecido como “Dondoca”, estava dentro de casa quando foi localizado pela polícia.

De acordo com o capitão Walfredo, os policiais estavam em diligência à procura do acusado e receberam a informação de que Dondoca estava no bairro de Nossa Senhora da Conceição. 

“Os cabos Neto e Isaias e o soldado Roberto foram até o local e conseguiram prender Patrício Lucas dentro de uma casa”, explica o capitão Walfredo.

De acordo com o policial, “Dondoca”, que tem apenas 20 anos. É acusado de tentativa de estupro. Ele estava preso na delegacia de Canguaretama e havia fugido no dia 11 de março deste ano. Na ocasião, nove presos conseguiram escapar da unidade policial.

Justiça aceita denúncia contra Tiririca por suspeita de analfabetismo



Prova técnica aponta para uma discrepância de grafias, alega juiz.
Eleito deputado federal, palhaço tem 10 dias para apresentar defesa.

Do G1 SP
Tiririca
Tiririca chega em aeroporto de Fortaleza (Foto:
Reprodução/TV Globo)









A Justiça Eleitoral de São Paulo aceitou denúncia nesta segunda-feira (4) contra Francisco Everardo Oliveira Silva, mais conhecido como o palhaço Tiririca, eleito com 1.353.820 votos para o cargo de deputado federal - o mais votado do país - nestas eleições, pela coligação Juntos por São Paulo (PR/PT /PRB/PC do B/PT do B).
A prova técnica apresentada sobre alfabetização de Tiririca justifica o recebimento da denúncia, anteriormente rejeitada, para início da ação penal, segundo nota do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A denúncia foi oferecida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) e aceita pelo juiz da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, Aloísio Sérgio Rezende Silveira.
Em sua sentença, o juiz considera que "a prova técnica produzida pelo Instituto de Criminalística (IC) aponta para uma discrepância de grafias", o que leva a uma razoável dúvida sobre uma das "condições de elegibilidade inseridas em declaração firmada pelo acusado, no momento do pedido de registro de candidatura a deputado federal para concorrer às eleições 2010, por meio da qual afirma que sabe ler e escrever". De acordo com o TRE, Tiririca tem 10 dias para apresentar sua defesa e comprovar que sabe ler e escrever.
Além da denúncia oferecida pelo MPE na 1ª Zona Eleitoral para apuração de crime eleitoral, tramita no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo um requerimento que contesta o registro de candidatura de Tiririca. O documento ainda será analisado pelo juiz relator. Tiririca é filiado ao Partido da República (PR).
G1 tentou entrar em contato com o candidato eleito a deputado federal, mas não conseguiu localizá-lo.
A denúncia de suspeita de analfabetismo foi recebida como complementação a uma outra, recebida em 22 de setembro pelo TRE, por omissão da declaração de bens no pedido de registro e oferecida pelo MPE, baseada no art. 350 do Código Eleitoral, que prevê pena de até cinco anos de reclusão e o pagamento de 5 a 15 dias-multa por declaração falsa ou diversa da que deveria ser escrita para fins eleitorais em documento público.
O art. 350  prevê como crime eleitoral “omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, para fins eleitorais”.

Calor: bombeiros contabilizam mais de 200 ocorrências de incêndio



Neste ano, CB tem registrado aumento significativo nos incêndios em terrenos baldios na região metropolitana de Natal.

Por Thyago Macedo
Foto: Divulgação / CB/RN
O ano de 2010 tem sido de preocupação para o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte. Neste ano, foram mais de 200 ocorrências de incêndio, principalmente em terrenos baldios e lixões da região metropolitana de Natal. O número, de acordo com o órgão, ainda deverá aumentar nas próximas semanas em função do clima.

O Corpo de Bombeiros explica que o aumento considerável nas ocorrências é devido aos incêndios nas áreas de matas, sejam elas em terrenos baldios, granjas ou áreas de reserva ambiental. Só para ter uma ideia da gravidade da situação, somente no mês passado e neste mês, o 1º Grupamento de Bombeiros atendem uma média de quatro ocorrências por dia.

De acordo com o CB, o principal fator para as queimadas é o calor. Isso porque as altas temperaturas do período somadas à baixa umidade relativa do ar favorecem a desidratação das matas que se tornam combustíveis fáceis de ignição. Além disso, outro fator de risco, segundo o Corpo de Bombeiros do RN, é o acúmulo de lixo encontrado nos terrenos baldios que favorecem o surgimento de focos de incêndio.

Diante do atual quadro, os bombeiros esperam contar com ajuda da própria população para tentar amenizar a situação. Os incêndios podem ser evitados com medidas preventivas, como por exemplo, a limpeza dos terrenos baldios periodicamente.

Foto: Divulgação

Ocorrência
Nesta segunda feira, dia 5 de outubro, os bombeiros foram acionados para combater um incêndio nas margens da BR 304, no município de Parnamirim, próximo ao Rio Pitimbu. Lá, o fogo tomou grandes proporções quase atingindo uma central de gás de cozinha que fica nas proximidades. 

Na ocorrência em Parnamirim, os bombeiros utilizaram um Auto Bomba Tanque com capacidade de cinco mil litros de água, além de equipamentos específicos de incêndio florestal tais como as bombas costais que dão maior mobilidade a atuação do bombeiro no mato.

*Com informações do Corpo de Bombeiros.

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/