sexta-feira, 9 de julho de 2010

POLICIAIS SÃO CAPACITADOS NO RONDA ESCOLAR E NO PROERD


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Foi realizada hoje, 09, no auditório da Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte - FARN, a solenidade de conclusão dos Cursos de capacitação de 60 Policias do Ronda Escolar Comunitária e 30 Policias no curso dos novos instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD.

A CIPRED conta atualmente com um efetivo de 160 Policiais Militares, atuando na Prevenção às Drogas e Uso da Violência no Estado, onde 60 Policiais fazem parte do pelotão do Ronda e 100 fazem parte do pelotão do PROERD.

O curso com carga horária de 120 h/a e participação de vários especialistas no Estado que puderam contribuir e compartilhar as suas experiências na formação do grupo. Os profissionais que participaram da formação também estiveram presentes no evento para receberem as homenagens da turma.

Neste 2º semestre, a Companhia terá atuação principalmente na rede pública de ensino e a previsão para atendimento é de 50 mil alunos no Estado.

Em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e Cultura, a companhia recebeu uma sede dentro do CAIC, onde já se encontra em funcionamento para atendimento a comunidade escolar e a população.

As instituições que tenham interesse em implantar o PROERD e o Ronda, deverão encaminhar o ofício no Quartel do Comando Geral da PM, na Avenida Rodrigues Alves, sem número, Tirol, 59.020-200, Natal /RN, em nome do Comandante Geral da Polícia Militar do RN, coronel Francisco Araújo.

PARTICIPAÇÃO DA EQUIPE DE CAPACITAÇÃO DO PROERD RN NO ESTADO DE MATO GROSSO

De 12 a 16 de julho, a equipe de capacitação do PROERD, estará na cidade de Cuiabá/MT, compartilhando no seminário e nos cursos que serão realizados, as boas práticas do desenvolvimento do programa no Estado.

O Rio Grande do Norte encaminhará 08 Policiais Militares para participação no evento.

Novos invasores de favela devem ser retirados



Adriano AbreuBarracos erguidos na favela 
Via Sul terão que ser destruídosBarracos erguidos na favela Via Sul terão que ser destruídos
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O juiz Luiz Alberto Dantas Filho, da 5ª Vara da Fazenda Pública de Natal, atendeu ao pedido da Ministério Público Estadual e determinou a retirada dos novos invasores do terreno público localizado no Parque das Colinas, bairro da Candelária, zona sul da capital ("favela via sul"), no prazo de 15 dias, por mandado a ser cumprido pelo Oficial de Justiça, com o auxílio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB) e o apoio operacional da Polícia Militar do Estado.

Ao ajuizar a Ação Civil Pública, a Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente informou que a Associação dos Moradores do Parque das Colinas provocou o Ministério Público, informando que catadores de lixo invadiram um trecho da Rua Francisco Luciano de Oliveira, no cruzamento da Rua Professor Sandoval Cavalcante de Albuquerque, em Natal, causando transtornos à comunidade e ao meio ambiente com o acúmulo de lixo, surgimento de ratos e presença frequente de animais soltos.

Notificada, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB) esclareceu já haver expedido 22 intimações e respectivos autos de infrações, estando no aguardo dos prazos de defesa pelos invasores. Em seguida, a Promotoria realizou audiência para discutir o assunto com os representantes da associação, da SEMURB e da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência social (SEMTAS), quando ficou convencionada a adoção das medidas necessárias à retirada das pessoas do local invadido, denominado "favela via sul", com a consequente construção de casas populares para abrigar as famílias que ocupavam ilegalmente àquela área pública.

No entanto, como nenhuma providência concreta foi efetivada, o Ministério Público achou por bem provocar o Judiciário, buscando a prestação jurisdicional com a finalidade de resolver o problema, na defesa do interesse público e da preservação do meio ambiente que está sendo agredido pela ação humana dos transgressores.

A retirada dos invasores dos espaços públicos da favela "via sul" já havia sido determinada anteriormente, para ser cumprida pela SEMURB e pela SEMTAS, no prazo de 60 dias, efetuando a demolição dos barracos e qualquer tipo de construção irregular ali existente, para que o espaço público ficasse totalmente livre e desimpedido para sua destinação legal, se necessário com o uso da força pública. Porém, a decisão foi suspensa logo depois e revogada pelo Tribunal de Justiça, que atendeu recurso do Município de Natal que contestava o pedido do Ministério Público.

Consta nos autos, que o Ministério Público e o Município de Natal realizaram acordo extrajudicial, o que resultou na retirada dos invasores da "favela via sul" e no assentamento das 45 famílias no Conjunto Habitacional Planalto I, no bairro Planalto, em Natal, construído pelo Município, fato ocorrido ano passado, mantendo o espaço livre e desocupado, além do compromisso de apresentar projeto de urbanização do local, oportunidade em que pediram a homologação do pacto e a consequente extinção do feito com resolução de mérito.

Mas a Procuradoria Geral do Município informou ao Juízo que alguns dos antigos ocupantes da extinta "favela via sul" estavam retornando ao local desocupado e edificando nova "favela", mesmo tendo recebido casas no conjunto habitacional Planalto I, e, por este motivo, solicitou medida judicial no sentido de coibir imediatamente tal ilegalidade, inclusive com a requisição da força policial para evitar o agravamento de nova invasão do espaço público, com evidente degradação do meio ambiente.

Decisão judicial
Para o juiz, em situações como esta, é dever do poder público municipal coibir a ocupação irregular do bem público, adotar política de desenvolvimento urbano e oferecer o meio ambiente ecologicamente equilibrado em prol da coletividade presente e futura, conforme preceitos contidos na Constituição Federal (arts. 182 e 255) e na Lei federal nº 10.257/2001 (Estatuto da Cidade).

Segundo ele, os autos comprovam que efetivamente ocorreu a ocupação irregular do terreno público praticada por invasores, mesmo se tratando de pessoas carentes e desassistidas pelo poder estatal, que aos poucos ali se fixaram e criaram uma favela chamada "via sul", onde catadores juntavam lixo recolhido pela cidade, transformando àquele espaço em local insalubre e agressivo ao meio ambiente, como bem enfatizou a Promotoria de Justiça na petição inicial, especialmente porque a região é considerada Zona de Proteção Ambiental (ZPA), protegida pela Lei municipal nº 4.664/1995, tornando ônus para a Administração municipal apurar a infração ambiental e aplicar as sanções previstas na Lei federal nº 9.605/1998.

“Ao apoderar-se do imóvel público (leito de ruas), bem de uso comum do povo, os invasores praticam o crime de esbulho possessório, previsto no artigo 161, inciso II, do Código Penal, e continuando no local onde constroem moradias (mesmo barracos) e prosseguem utilizando irregularmente o terreno, o delito é permanente enquanto durar a conduta ilícita”, entendeu o magistrado.
 
 
http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/novos-invasores-de-favela-devem-ser-retirados/153767

Policial potiguar fica em primeiro lugar em curso para tripulante operacional no Mato Grosso



O potiguar Tibério Vinícius, agente de Polícia Civil ficou em primeiro lugar no Curso de Tripulante Operacional Multimissão, que é encerrado hoje em Mato Grosso. Além da colocação, o Tibério se tornou o primeiro policial civil do RN a se tornar tripulante operacional.

O curso durou dois meses e meio e teve o objetivo de capacitar os profissionais para atuar em aeronaves de resgate, busca e salvamento, além de combate a incêndio e ocorrências policiais.

Tibério é lotado no Centro Integrado de Operações Aéreas do Rio Grande do Norte (Ceiopaer/RN). O diretor do Ceiopaer, o tenente Djalma Romulado Galvão, elogiou o desempenho do agente.  “Confiamos essa missão a ele. Ele mostrou sua competência e disciplina, honrando o nome da sua instituição e do nosso Estado. Esperamos que sirva de exemplo aos demais companheiros para que sempre busquem o aperfeiçoamento profissional e o crescimento de espírito”, disse

Tibério chega em Natal neste sábado e será recebido pelos amigos e familiares no Hangar do Estado, sede do Ceiopaer.

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/policial-potiguar-fica-em-primeiro-lugar-em-curso-para-tripulante-operacional-no-mato-grosso/153786

Acidente na zona Norte deixa cinco policiais feridos

Sinistro aconteceu em frente ao Norte Shopping, estrada da Redinha. Um homem está preso às ferragens.

Por Artur Dantas

De acordo com a oficial do Comando da policia Rodoviária Estadual (CPRE), oficial Marina, o veículo particular Siena seguia no sentido Redinha-Igapó quando colidiu em uma F-4000 que fazia o retorno em frente ao Norte Shopping.

Na colisão, um passageiro ficou preso às ferragens e os outros ocupantes foram retirados. Os cinco seguiram para ao Pronto Socorro Clóvis Sarinho e um para o Hospital Santa Catarina. De acordo com a tenente, o estado de saúde dos ocupante é bom.

http://www.nominuto.com/noticias/policia/acidente-na-zona-norte-deixa-cinco-policiais-feridos/56334/

Copa do Mundo FIFA de 2002

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA_de_2002

Copa do Mundo FIFA de 2002
2002 FIFA 월드컵 한국/일본
2002 FIFAワールドカップ 韓国/日本
Dados
Participantes 32 (196 nas Eliminatórias)


Anfitrião  Coreia do Sul e  Japão
Período 31 de Maio30 de Junho
Gol(o)s 161 (média de 2,5 por partida)
Jogos
Média gols por partida
Campeão Brasil Brasil - 5º Título
Vice-campeão Bandeira da 
Alemanha Alemanha


Melhor marcador Brasil Ronaldo (8)


Público 2.705.197 (média de 42.268 por partida)
Média pessoas por partida







Premiações
Melhor jogador Alemanha Oliver Kahn
Melhor treinador {{{melhortreinador}}}
Melhor árbitro {{{melhorárbitro}}}
◄◄ França França 1998   Soccerball.svg   Alemanha 2006 Alemanha ►►
Copa do Mundo FIFA de 2002 (português brasileiro) ou Campeonato do Mundo de Futebol da FIFA de 2010 (português europeu) reuniu 32 equipes entre os dias 31 de Maio e 30 de Junho. O BrasilAlemanha na final. conquistou pela quinta vez o título mundial, depois de derrotar a
Foi a primeira vez que dois países sediaram unidos o evento, a primeira vez que três seleções - França, Japão e Coreia do Sul - estavam classificadas automaticamente e a primeira vez que uma edição da Copa não aconteceu na Europa ou nas Américas. Foi um avanço do continente Asiático.
Foi a Copa das grandes surpresas e decepções. Do lado das surpresas contaram-se o Senegal (1 a 0 contra a França, 1 a 1 com a Dinamarca, 3 a 3 com o Uruguai, sendo eliminado só nas quartas-de-final pela Turquia, outra surpresa). Os turcos venderam caro a derrota para o Brasil, ficaram em 2º no grupo e perderam de novo para o Brasil, nas semifinais, por um 1 a 0. A Turquia pode queixar-se de um calendário de jogos mal feito, em parte devido ao fato do campeonato se disputar em dois países, dado que as equipes que se enfrentam na fase de grupos não devem voltar a jogar uma contra a outra, exceto na final. Na disputa do 3º lugar, a Turquia ganhou por 3 a 2 da Coreia do Sul, outra grande surpresa, ainda que beneficiada por jogar em casa. A Coreia ganhou da Polônia, Portugal, Itália, eliminou a Espanha e ficou em 4º lugar no Mundial.
Do lado das decepções estão a França, Argentina, Itália e Portugal. A França, favorita ao título, foi eliminada logo na 1ª fase, com 1 empate, 2 derrotas e nenhum gol marcado.
A Argentina caiu no chamado "Grupo da Morte". Após ter vencido a Nigéria por 1 a 0, perdeu para a Inglaterra por 1 a 0 e sucumbiu diante da Suécia num empate em 1 a 1. A Itália se classificou no seu grupo no saldo de gols, mas foi eliminada nas oitavas-de-final pela Coreia do Sul. Curiosamente em 1966, a Itália foi eliminada pela Coreia do Norte. Portugal perdeu surpreendentemente para os Estados Unidos por 3 a 2, pareceu recompor-se com uma vitória sobre a Polônia, e perdeu por 1 a 0 para a Coreia do Sul.
Brasil e Alemanha, os dois gigantes das Copas, chegaram a 2002 desacreditados por todos. No entanto, jogaram a final entre si. A Alemanha ganhou da Arábia Saudita por 8 a 0, Camarões 2 a 0, empatou 1 a 1 com a Irlanda, e depois venceu seus outros jogos todos por 1 a 0 até à final. O destaque alemão foi o goleiro Oliver Kahn, que só levou 3 gols durante o torneio.
O Brasil fez a seguinte campanha: 2 a 1 com a Turquia, 4 a 0 com a China, 5 a 2 com a Costa Rica, 2 a 0 frente à Bélgica, 2 a 1 sobre a Inglaterra, e 1 a 0 frente à Turquia. Na final, o Brasil ganhou por 2 a 0 da Alemanha. O Brasil chegou ao pentacampeonato, inédito, e igualou a Alemanha em número de finais consecutivas, três.
Na final o Brasil entrou em campo com a seguinte equipe: Marcos; Lúcio, Roque Júnior e Edmílson; Roberto Carlos, Gilberto Silva, Kléberson, Cafu (Capitão) e Ronaldinho Gaúcho; Rivaldo e Ronaldo.
Ronaldo foi o grande nome da Copa, pois todos duvidavam de sua capacidade física de disputar o mundial, devido a 2 anos de inatividade por causa de suas cirurgias no joelho. Os 3 R's brilharam: Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho e Rivaldo. O técnico do Brasil foi Luiz Felipe Scolari.

Sedes

Flag of South Korea (bordered).svg Coreia do Sul

Daegu Seul Busan Incheon Ulsan
Daegu World Cup Stadium Seul Sang-am Stadium Busan Asiad Stadium Incheon Munhak Stadium Munsu Stadium
Capacidade: 68.014 Capacidade: 63.961 Capacidade: 55.982 Capacidade: 52.179 Capacidade: 43.550
DaeguStadium.jpg Seoul World Cup Stadium.jpg Busanasiasutadium.jpg Munhak Incheon.JPG Ulsan 20030717 1.JPG
Suwon Gwangju Jeonju Seogwipo Daejeon
Big Bird Stadium Gwangju World Cup Stadium Jeonju Castle Jeju World Cup Stadium Purple Arena
Capacidade: 43.188 Capacidade: 42.880 Capacidade: 42.391 Capacidade: 42.256 Capacidade: 40.407
Big Bird night match.jpg GWANGJU-W1.jpg Polish football fans - Korea 2002 FIFA World 
Cup.jpg Jeju World Cup Stadium.JPG Daejeon World Cup Stadium from outside.jpg

Japão Japão

Yokohama Saitama Shizuoka Osaka Miyagi
Estádio Internacional Estádio Saitama 2002 Estádio Shizuoka Ecopa Estádio Nagai Estádio Miyagi
Capacidade: 70.000 Capacidade: 63.000 Capacidade: 50.600 Capacidade: 50.000 Capacidade: 49.000
ISY Stand.jpg Saitama Stadium 1.jpg ShizuokastadiumekopaAugust2006.JPG Nagai stadium in Osaka.jpg MiyagiStadium2007-4-29.jpg
Oita Niigata Sapporo Ibaraki Kobe
Estádio Big Eye Estádio Big Swan Sapporo Dome Estádio Kashima Estádio Kobe Wing
Capacidade: 43.000 Capacidade: 42.300 Capacidade: 42.000 Capacidade: 42.000 Capacidade: 42.000
Ōita Stadium with its roof closed.jpg BigSwan nightscene.jpg SapporoDome2004-2.jpg Kashimastadium.jpg KobeWingStadium.jpg

Qualificação

Mapa segundo os resultados da Copa do Mundo de 2002.
Um total de 199 equipes tentaram a sua sorte para se classificar para o FIFA World Cup, processo que começou em 1999. A França, que estava defendendo o título de campeões do Mundial de 1998, e os co-anfitriões do Mundial 2002, Coreia do Sul e Japão, classicaram-se automaticamente e não jogaram os jogos de classificação (sendo esta a última vez que os campeões se classificaram automaticamente).
Foram concedidos 13 lugares por equipas da UEFA, cinco pelas equipas da CAF, quatro pelas equipas da CONMEBOL, quatro pelas equipas da CONCACAF, quatro pelas equipas da AFC. Os últimos dois lugares eram disputados por play-offs entre AFC e UEFA e entre CONMEBOL e OFC.

Árbitros

África
Ásia
Europa
América do Norte, Central e Caribe
Oceânia
América do Sul

Potes

Pote A Pote B Pote C Pote D
Flag of Argentina.svg Argentina
Brasil Brasil
Bandeira da França França
Bandeira da 
Alemanha Alemanha
Flag of Italy.svg Itália
Flag of Japan.svg Japão
Flag of South Korea.svg Coreia do Sul
Flag of Spain.svg Espanha
Flag of Belgium (civil).svg Bélgica
Bandeira da Croácia Croácia
Flag of Denmark.svg Dinamarca
Flag of England.svg Inglaterra
Flag of Ireland.svg Irlanda
Flag of Poland.svg Polónia ou Polônia
Flag of Portugal.svg Portugal
Flag of Russia.svg Rússia
Flag of Slovenia.svg Eslovénia
Flag of Sweden.svg Suécia
Flag of Turkey.svg Turquia
Flag of the People's Republic of China.svg China
Flag of Ecuador.svg Equador
Flag of Paraguay.svg Paraguai
Flag of Saudi Arabia.svg Arábia Saudita
Flag of Uruguay.svg Uruguai
Flag of Cameroon.svg Camarões
Flag of Costa Rica.svg Costa Rica
Flag of Mexico.svg México
Flag of Nigeria.svg Nigéria
Flag of Senegal.svg Senegal
Bandeira da 
África do Sul África do Sul
Flag of Tunisia.svg Tunísia
Flag of the United States.svg Estados Unidos

Primeira Fase

Os times participantes dos grupos A, B, C e D jogaram na Coreia do Sul. Os times participantes dos grupos E, F, G e H jogaram no Japão.

Grupo A

Time Pts J V E D GF GC SG
Flag of Denmark.svg Dinamarca 7 3 2 1 0 5 2 3
Flag of Senegal.svg Senegal 5 3 1 2 0 5 4 1
Flag of Uruguay.svg Uruguai 2 3 0 2 1 4 5 -1
Bandeira da França França 1 3 0 1 2 0 3 -3
31 de Maio de 2002
20:30
Bandeira da França França 0 – 1 Flag of Senegal.svg Senegal Estádio Sang-am de Seul, Seul
Público:
62,561
Árbitro:
Ali Bujsaim (EAU)

  (Report) Bouba Diop 30'

1 de Junho de 2002
18:00
Flag of Uruguay.svg Uruguai 1 – 2 Flag of Denmark.svg Dinamarca Munsu Cup Stadium, Ulsan
Público:
30,157
Árbitro:
Saad Mane (Kuwait)

Rodríguez 47' (Report) Tomasson 45' 83'

6 de Junho de 2002
15:30
Flag of Denmark.svg Dinamarca 1 – 1 Flag of Senegal.svg Senegal Daegu World Cup Stadium, Daegu
Público:
43,500
Árbitro:
Carlos Batres (Guatemala)

Tomasson (pen) 16' (Report) Diao 52'

6 de Junho de 2002
15:30
Bandeira da França França 0 – 0 Flag of Uruguay.svg Uruguai Estádio Busan Asiad, Busan
Público:
38,289
Árbitro:
Felipe Ramos (México)


(Report)


11 de Junho de 2002
15:30
Flag of Denmark.svg Dinamarca 2 – 0 Bandeira da França França Estádio Munhak de Incheon, Incheon
Público:
48,100
Árbitro:
Vítor Melo Pereira (Portugal)

Rommedahl 22'
Tomasson
67'
(Report)


11 de Junho de 2002
15:30
Flag of Senegal.svg Senegal 3 – 3 Flag of Uruguay.svg Uruguai Big Bird Stadium, Suwon
Público:
33,681
Árbitro:
Jan Wegereef (Países Baixos)

Fadiga (pen) 22'
Bouba Diop
26' 38'
(Report) Moralees 47'
Forlán
69'
Recoba
(pen) 88'

Grupo B

Time Pts J V E D GF GC SG
Flag of Spain.svg Espanha 9 3 3 0 0 9 4 5
Flag of Paraguay.svg Paraguai 4 3 1 1 1 6 6 0
Bandeira da 
África do Sul África do Sul 4 3 1 1 1 5 5 0
Flag of Slovenia.svg Eslovénia 0 3 0 0 3 2 7 -5
2 de Junho de 2002
16:30
Flag of Paraguay.svg Paraguai 2 – 2 Bandeira da 
África do Sul África do Sul Estádio Busan Asiad, Busan
Público:
25,186
Árbitro:
Ľuboš Micheľ (Eslováquia)

Santa Cruz 39'
Arce
39'
(Report) T. Mokoena 63'
Fortune
(pen) 90+1'


2 de Junho de 2002
20:30
Flag of Spain.svg Espanha 3 – 1 Flag of Slovenia.svg Eslovênia Gwangju World Cup Stadium, Gwangju
Público:
28,598
Árbitro:
Mohamed Guezzaz (Marrocos)

Raúl 44'
Valerón
74'
Hierro
87' (pen)
(Report) Cimirotič 82'

7 de Junho de 2002
18:00
Flag of Spain.svg Espanha 3 – 1 Flag of Paraguay.svg Paraguai Jeonju World Cup Stadium, Jeonju
Público:
24,000
Árbitro:
Gamal Al-Ghandour (Egito)

Morientes 53' 69'
Hierro
(pen) 83'
(Report) Puyol (g.c.) 10'

8 de Junho de 2002
15:30
Bandeira da 
África do Sul África do Sul 1 – 0 Flag of Slovenia.svg Eslovénia Daegu World Cup Stadium, Daegu
Público:
47,226
Árbitro:
Ángel Sánchez (Argentina)

Nomvethe 4' (Report)


12 de Junho de 2002
20:30
Bandeira da 
África do Sul África do Sul 2 – 3 Flag of Spain.svg Espanha Daejeon World Cup Stadium, Daejeon
Público:
31,024
Árbitro:
Saad Mane (Kuwait)

McCarthy 31'
Radebe
53'
(Report) Raúl 4' 56'
Mendieta
45+1'


12 de Junho de 2002
20:30
Flag of Slovenia.svg Eslovénia 1 – 3 Flag of Paraguay.svg Paraguai Jeju World Cup Stadium, Seogwipo
Público:
30,176
Árbitro:
Felipe Ramos (México)

Ačimovič 45+1' (Report) Cuevas 65' 84'
Campos
73'

Grupo C

Time Pts J V E D GF GC SG
Brasil Brasil 9 3 3 0 0 11 3 8
Flag of Turkey.svg Turquia 4 3 1 1 1 5 3 2
Flag of Costa Rica.svg Costa Rica 4 3 1 1 1 5 6 -1
Flag of the People's Republic of China.svg China 0 3 0 0 3 0 9 -9
3 de Junho de 2002
18:00
Brasil Brasil 2 – 1 Flag of Turkey.svg Turquia Munsu Cup Stadium, Ulsan
Público:
33,842
Árbitro:
Kim Young-Joo (Coreia do Sul)

Ronaldo 50'
Rivaldo
(pen) 87'
(Report) Şaş 45+2'

4 de Junho de 2002
15:30
Flag of the People's Republic of China.svg China 0 – 2 Flag of Costa Rica.svg Costa Rica Gwangju World Cup Stadium, Gwangju
Público:
27,217
Árbitro:
Kyros Vassaras (Grécia)


(Report) Gómez 61'
Wright
65'


8 de Junho de 2002
20:30
Brasil Brasil 4 – 0 Flag of the People's Republic of China.svg China Jeju World Cup Stadium, Seogwipo
Público:
36,750
Árbitro:
Anders Frisk (Suécia)

Roberto Carlos 15'
Rivaldo
32'
Ronaldinho
(pen) 45'
Ronaldo
55'
(Report)


9 de Junho de 2002
18:00
Flag of Costa Rica.svg Costa Rica 1 – 1 Flag of Turkey.svg Turquia Incheon Munhak Stadium, Incheon
Público:
42,299
Árbitro:
Coffi Codjia (Benin)

Parks 86' (Report) Emre 56'

13 de Junho de 2002
15:30
Flag of Costa Rica.svg Costa Rica 2 – 5 Brasil Brasil Suwon World Cup Stadium, Suwon
Público:
38,524
Árbitro:
Gamal Al-Ghandour (Egito)

Wanchope 39'
Gómez
56'
(Report) Ronaldo 10' 13'
Edmílson
38'
Rivaldo
62'
Júnior
64'


13 de Junho de 2002
15:30
Flag of Turkey.svg Turquia 3 – 0 Flag of the People's Republic of China.svg China Seoul World Cup Stadium, Seul
Público:
43,605
Árbitro:
Óscar Ruiz (Colômbia)

Şaş 6'
Korkmaz
9'
Davala
95'
(Report)

Grupo D

Time Pts J V E D GF GC SG
Flag of South Korea.svg Coreia do Sul 7 3 2 1 0 4 1 3
Flag of the United States.svg Estados Unidos 4 3 1 1 1 5 6 -1
Flag of Portugal.svg Portugal 3 3 1 0 2 6 4 2
Flag of Poland.svg Polónia 3 3 1 0 2 3 7 -4
4 de Junho de 2002
20:30
Flag of South Korea.svg Coreia do Sul 2 – 0 Flag of Poland.svg Polónia Asiad Main Stadium, Busan
Público:
48,760
Árbitro:
Óscar Ruiz (Colômbia)

Hwang Sun-Hong 26'
Yoo Sang-Chul
53'
(Report)


5 de Junho de 2002
18:00
Flag of the United States.svg Estados Unidos 3 – 2 Flag of Portugal.svg Portugal Suwon World Cup Stadium, Suwon
Público:
37,306
Árbitro:
Byron Moreno (Equador)

O'Brien 4'
Jorge Costa
(g.c.) 30'
McBride
36'
(Report) Beto 39'
Agoos
g.c. 71'


10 de Junho de 2002
15:30
Flag of South Korea.svg Coreia do Sul 1 – 1 Flag of the United States.svg Estados Unidos Daegu World Cup Stadium, Daegu
Público:
60,778
Árbitro:
Urs Meier (Suíça)

Ahn Jung-Hwan 78' (Report) Mathis 24'

10 de Junho de 2002
20:30
Flag of Portugal.svg Portugal 4 – 0 Flag of Poland.svg Polónia Jeonju World Cup Stadium, Jeonju
Público:
31,000
Árbitro:
Hugh Dallas (Escócia)

Pauleta 14' 65' 77'
Rui Costa
88'
(Report)


14 de Junho de 2002
20:30
Flag of Portugal.svg Portugal 0 – 1 Flag of South Korea.svg Coreia do Sul Munhak Stadium, Incheon
Público:
50,239
Árbitro:
Ángel Sánchez (Argentina)


(Report) Park Ji-Sung 70'

14 de Junho de 2002
20:30
Flag of Poland.svg Polónia 3 – 1 Flag of the United States.svg Estados Unidos Daejeon World Cup Stadium, Daejeon
Público:
26,482
Árbitro:
Lu Jun (China)

Olisadebe 3'
Kryszałowicz
5'
Marcin Żewłakow
66'
(Report) Donovan 83'

Grupo E

Time Pts J V E D GF GC SG
Bandeira da 
Alemanha Alemanha 7 3 2 1 0 11 1 10
Flag of Ireland.svg Irlanda 5 3 1 2 0 5 2 3
Flag of Cameroon.svg Camarões 4 3 1 1 1 2 3 -1
Flag of Saudi Arabia.svg Arábia Saudita 0 3 0 0 3 0 12 -12
1 de Junho de 2002
15:30
Flag of Ireland.svg Irlanda 1 – 1 Flag of Cameroon.svg Camarões Niigata Stadium, Niigata
Público:
33,679
Árbitro:
Toru Kamikawa (Japão)

Holland 52' (Report) M'Boma 39'

1 de Junho de 2002
20:30
Bandeira da 
Alemanha Alemanha 8 – 0 Flag of Saudi Arabia.svg Arábia Saudita Sapporo Dome, Sapporo
Público:
32,218
Árbitro:
Ubaldo Aquino (Paraguai)

Klose 20' 25' 70'
Ballack
40'
Jancker
45+1'
Linke
73'
Bierhoff
84'
Schneider
90+1'
(Report)


5 de Junho de 2002
20:30
Bandeira da 
Alemanha Alemanha 1 – 1 Flag of Ireland.svg Irlanda Kashima Stadium, Kashima
Público:
35,854
Árbitro:
Kim Milton Nielsen (Dinamarca)

Klose 19' (Report) Robbie Keane 90+2'

6 de Junho de 2002
18:00
Flag of Cameroon.svg Camarões 1 – 0 Flag of Saudi Arabia.svg Arábia Saudita Saitama Stadium, Saitama
Público:
52,328
Árbitro:
Terje Hauge (Noruega)

Eto'o 66' (Report)


11 de Junho de 2002
20:30
Flag of Cameroon.svg Camarões 0 – 2 Bandeira da 
Alemanha Alemanha Shizuoka Stadium, Fukuroi
Público:
47,085
Árbitro:
Antonio López Nieto (Espanha)


(Report) Bode 50'
Klose
79'


11 de Junho de 2002
20:30
Flag of Saudi Arabia.svg Arábia Saudita 0 – 3 Flag of Ireland.svg Irlanda International Stadium Yokohama, Yokohama
Público:
65,320
Árbitro:
Falla N'Doye (Senegal)


(Report) Robbie Keane 7'
Breen
61'
Duff
87'

Grupo F

Time Pts J V E D GF GC SG
Flag of Sweden.svg Suécia 5 3 1 2 0 4 3 1
Flag of England.svg Inglaterra 5 3 1 2 0 2 1 1
Flag of Argentina.svg Argentina 4 3 1 1 1 2 2 0
Flag of Nigeria.svg Nigéria 1 3 0 1 2 1 3 -2
2 de junho de 2002
14:30
Flag of Argentina.svg Argentina 1 – 0 Flag of Nigeria.svg Nigéria Kashima Stadium, Kashima
Público:
34,050
Árbitro:
Gilles Veissière (França)

Batistuta 63' (Report)  

2 de junho de 2002
18:30
Flag of England.svg Inglaterra 1 – 1 Flag of Sweden.svg Suécia Saitama Stadium, Saitama
Público:
52,721
Árbitro:
Carlos Simon (Brasil)

Campbell 24' (Report) Alexandersson 59'

7 de junho de 2002
15:30
Flag of Sweden.svg Suécia 2 – 1 Flag of Nigeria.svg Nigéria Kobe Wing Stadium, Kobe
Público:
36,194
Árbitro:
René Ortube (Bolivia)

Larsson 35' 63' (pen) (Report) Aghahowa 27'

7 de junho de 2002
20:30
Flag of Argentina.svg Argentina 0 – 1 Flag of England.svg Inglaterra Sapporo Dome, Sapporo
Público:
35,927
Árbitro:
Pierluigi Collina (Itália)

  (Report) Beckham 44' (pen)

12 de junho de 2002
15:30
Flag of Sweden.svg Suécia 1 – 1 Flag of Argentina.svg Argentina Miyagi Stadium, Rifu
Público:
45,777
Árbitro:
Ali Bujsaim (EAU)

A. Svensson 59' (Report) Crespo 88'

12 de junho de 2002
15:30
Flag of Nigeria.svg Nigéria 0 – 0 Flag of England.svg Inglaterra Nagai Stadium, Osaka
Público:
44,864
Árbitro:
Brian Hall (Estados Unidos)

  (Report)  

Grupo G

Time Pts J V E D GF GC SG
Flag of Mexico.svg México 7 3 2 1 0 4 2 2
Flag of Italy.svg Itália 4 3 1 1 1 4 3 1
Bandeira da Croácia Croácia 3 3 1 0 2 2 3 -1
Flag of Ecuador.svg Equador 3 3 1 0 2 2 4 -2
3 de junho de 2002
15:30
Bandeira da Croácia Croácia 0 – 1 Flag of Mexico.svg México Niigata Stadium, Niigata
Público:
32,239
Árbitro:
Lu Jun (China)


(Report) Blanco 60' (pen)

3 de junho de 2002
20:30
Flag of Italy.svg Itália 2 – 0 Flag of Ecuador.svg Equador Sapporo Dome, Sapporo
Público:
31,081
Árbitro:
Brian Hall (Estados Unidos)

Vieri 7' 27' (Report)  

8 de junho de 2002
18:00
Flag of Italy.svg Itália 1 – 2 Bandeira da Croácia Croácia Kashima Stadium, Kashima
Público:
36,472
Árbitro:
Graham Poll (Inglaterra)

Vieri 55' (Report) Olić 73'
Rapaić
76'


9 de junho de 2002
15:30
Flag of Mexico.svg México 2 – 1 Flag of Ecuador.svg Equador Miyagi Stadium, Rifu
Público:
45,610
Árbitro:
Mourad Daami (Tunísia)

Borgetti 28'
Torrado
57'
(Report) Delgado 5'

13 de junho de 2002
20:30
Flag of Mexico.svg México 1 – 1 Flag of Italy.svg Itália Ōita Stadium, Ōita
Público:
39,291
Árbitro:
Carlos SimonBrasil) (

Borgetti 34' (Report) del Piero 85'

13 de junho de 2002
20:30
Flag of Ecuador.svg Equador 1 – 0 Bandeira da Croácia Croácia International Stadium Yokohama, Yokohama
Público:
65,862
Árbitro:
William Mattus (Costa Rica)

Méndez 48' (Report)  

Grupo H

Time Pts J V E D GF GC SG
Flag of Japan.svg Japão 7 3 2 1 0 5 2 3
Flag of Belgium (civil).svg Bélgica 5 3 1 2 0 6 5 1
Flag of Russia.svg Rússia 3 3 1 0 2 4 4 0
Flag of Tunisia.svg Tunísia 1 3 0 1 2 1 5 -4
4 de junho de 2002
18:00
Flag of Japan.svg Japão 2 – 2 Flag of Belgium (civil).svg Bélgica Saitama Stadium, Saitama
Público:
55,256
Árbitro:
William Matrus (Costa Rica)

Suzuki 59'
Inamoto
67'
(Report) Wilmots 57'
van der Heyden
75'


5 de junho de 2002
15:30
Flag of Russia.svg Rússia 2 – 0 Flag of Tunisia.svg Tunísia Kobe Wing Stadium, Kobe
Público:
30,957
Árbitro:
Peter Prendergast (Jamaica)

Titov 59'
Karpin
64' (pen)
(Report)  

9 de junho de 2002
20:30
Flag of Japan.svg Japão 1 – 0 Flag of Russia.svg Rússia International Stadium Yokohama, Yokohama
Público:
66,108
Árbitro:
Markus Merk (Alemanha)

Inamoto 51' (Report)  

10 de junho de 2002
18:00
Flag of Tunisia.svg Tunísia 1 – 1 Flag of Belgium (civil).svg Bélgica Ōita Stadium, Ōita
Público:
39,700
Árbitro:
Mark Shield (Austrália)

Bouzaiene 17' (Report) Wilmots 13'

14 de junho de 2002
15:30
Flag of Tunisia.svg Tunísia 0 – 2 Flag of Japan.svg Japão Nagai Stadium, Osaka
Público:
45,213
Árbitro:
Gilles Veissière (França)

  (Report) Morishima 48'
H. Nakata
75'


14 de junho de 2002
15:30
Flag of Belgium (civil).svg Bélgica 3 – 2 Flag of Russia.svg Rússia Shizuoka Stadium, Fukuroi
Público:
46,640
Árbitro:
Kim Milton Nielsen (Dinamarca)

Walem 7'
Sonck
78'
Wilmots
82'
(Report) Beschastnykh 52'
Sychov
88'

Geral

  • Países que ganharam todos os jogos da primeira fase:

Fases seguintes



oitavas-de-final
quartas-de-final
semifinais
final










                                   


  15 junho - Seogwipo    
   
   


E AlemanhaCamarõesArábia SauditaRepública da Irlanda  Bandeira da 
Alemanha Alemanha  1

  21 junho - Ulsan

B EspanhaParaguaiÁfrica do SulEslovénia  Flag of Paraguay.svg Paraguai  0  

   Bandeira da 
Alemanha Alemanha  1


17 junho - Jeonju

   Flag of the United States.svg Estados Unidos  0  

G MéxicoItáliaCroácia.Equador  Flag of Mexico.svg México  0

 
25 junho - Seoul

D Coreia do Sul.Estados UnidosPortugalPolónia  Flag of the United States.svg Estados Unidos  2  

   Bandeira da 
Alemanha Alemanha  1


16 junho - Suwon

   Flag of South Korea.svg Coreia do Sul  0  

B EspanhaParaguaiÁfrica do SulEslovénia  Flag of Spain.svg Espanha(d.p.)  1(3)

  22 junho - Gwangju

E AlemanhaCamarõesArábia SauditaRepública da Irlanda  Flag of Ireland.svg Irlanda  1(2)  

   Flag of Spain.svg Espanha  0(3)


18 junho - Daejeon

   Flag of South Korea.svg Coreia do Sul (d.p.)  0(5)  

D Coreia do Sul.Estados UnidosPortugalPolónia  Flag of South Korea.svg Coreia do Sul (pro)  2

 
30 junho - Yokohama

G MéxicoItáliaCroácia.Equador  Flag of Italy.svg Itália  1  

   Bandeira da 
Alemanha Alemanha  0


15 junho - Niigata

   Brasil Brasil  2

A DinamarcaSenegalUruguaiFrança  Flag of Denmark.svg Dinamarca  0

  21 junho- Shizuoka

F SuéciaInglaterraArgentinaNigéria  Flag of England.svg Inglaterra  3  

   Flag of England.svg Inglaterra  1


17 junho - Kobe

   Brasil Brasil  2  

C BrasilTurquiaCosta RicaRepública Popular da China  Brasil Brasil  2

 
26 junho - Saitama

H JapãoBelgica.TunísiaRússia  Flag of Belgium (civil).svg Bélgica  0  

   Brasil Brasil  1


16 junho - Oita

   Flag of Turkey.svg Turquia  0   disputa de 3º lugar

F SuéciaInglaterraArgentinaNigéria  Flag of Sweden.svg Suécia  1

  22 junho- Osaka
29 junho - Daegu

A DinamarcaSenegalUruguaiFrança  Flag of Senegal.svg Senegal(pro)  2  

   Flag of Senegal.svg Senegal  0  Flag of South Korea.svg Coreia do Sul  2


18 junho - Miyagi

   Flag of Turkey.svg Turquia(pro)  1    Flag of Turkey.svg Turquia  3

H JapãoBelgica.TunísiaRússia  Flag of Japan.svg Japão  0

 


C BrasilTurquiaCosta RicaRepública Popular da China  Flag of Turkey.svg Turquia  1  

 
Entre parênteses está destacado o resultado da disputa de pênaltis.

[editar] Oitavas-de-final

Partidas na Coreia do Sul
15 de Junho de 2002 Bandeira da 
Alemanha Alemanha 1 – 0 Flag of Paraguay.svg Paraguai Jeju World Cup Stadium, Seogwipo
15:30 Neuville Gol 
marcado aos 88 minutos de jogo 88' (Relatório)   Público: 25,176
Árbitro:
Carlos BatresGuatemala) (

16 de Junho de 2002 Flag of Spain.svg Espanha 1 – 1 (pro.) Flag of Ireland.svg Irlanda Suwon World Cup Stadium, Suwon
20:30 Morientes Gol 
marcado aos 8 minutos de jogo 8' (Relatório) Robbie Keane Gol 
marcado aos 90 minutos de jogo 90' (pen.) Público: 38,926
Árbitro:
Anders FriskSuécia) (
    Penalidades  
Hierro Convertido
Baraja
Convertido
Juanfran
Erro (saved)
Valerón
Erro
Mendieta
Convertido
3 – 2 Convertido Robbie Keane
Erro
Holland
Erro (saved)
Connolly
Erro (saved)
Kilbane
Convertido
Finnan
 

17 de Junho de 2002 Flag of Mexico.svg México 0 – 2 Flag of the United States.svg Estados Unidos Jeonju World Cup Stadium, Jeonju
15:30   (Relatório) McBride Gol 
marcado aos 8 minutos de jogo 8'
Donovan
Gol 
marcado aos 65 minutos de jogo 65'
Público: 36,380
Árbitro:
Vitor Melo PereiraPortugal) (

18 de Junho de 2002 Flag of South Korea.svg Coreia do Sul 2 – 1 (pro.) Flag of Italy.svg Itália Daejeon World Cup Stadium, Daejeon
20:30 Seol Ki-Hyun Gol 
marcado aos 88 minutos de jogo 88'
Ahn Jung-Hwan
Gol de ouro marcado a 117 minutos de jogo 117'
(Relatório) Vieri Gol 
marcado aos 18 minutos de jogo 18' Público: 38,588
Árbitro:
Byron MorenoEquador) (

Partidas no Japão
15 de Junho de 2002 Flag of Denmark.svg Dinamarca 0 – 3 Flag of England.svg Inglaterra Niigata Stadium, Niigata
20:30   (Relatório) Ferdinand Gol 
marcado aos 5 minutos de jogo 5'
Owen
Gol 
marcado aos 22 minutos de jogo 22'
Heskey
Gol 
marcado aos 44 minutos de jogo 44'
Público: 40,582
Árbitro:
Markus MerkAlemanha) (

16 de Junho de 2002 Flag of Sweden.svg Suécia 1 – 2 (pro.) Flag of Senegal.svg Senegal Ōita Stadium, Ōita
15:30 Larsson Gol 
marcado aos 11 minutos de jogo 11' (Relatório) H. Camara Gol 
marcado aos 37 minutos de jogo 37' Gol de ouro marcado a 104 minutos de jogo 104' Público: 39,747
Árbitro:
Ubaldo AquinoParaguai) (

17 de Junho de 2002 Brasil Brasil 2 – 0 Flag of Belgium (civil).svg Bélgica Kobe Wing Stadium, Kobe
20:30 Rivaldo Gol 
marcado aos 67 minutos de jogo 67'
Ronaldo
Gol 
marcado aos 87 minutos de jogo 87'
(Relatório)   Público: 40,440
Árbitro:
Peter PrendergastJamaica) (

18 de Junho de 2002 Flag of Japan.svg Japão 0 – 1 Flag of Turkey.svg Turquia Miyagi Stadium, Rifu
15:30   (Relatório) Davala Gol 
marcado aos 12 minutos de jogo 12' Público: 45,666
Árbitro:
Pierluigi CollinaItália) (

Quartas-de-final

Partidas na Coreia do Sul
21 de Junho de 2002 Bandeira da 
Alemanha Alemanha 1 – 0 Flag of the United States.svg Estados Unidos Munsu Cup Stadium, Ulsan
20:30 Ballack Gol 
marcado aos 39 minutos de jogo 39' (Relatório)   Público: 37,337
Árbitro:
Hugh DallasEscócia) (

22 de Junho de 2002 Flag of Spain.svg Espanha 0 – 0 (pro.) Flag of South Korea.svg Coreia do Sul Gwangju World Cup Stadium, Gwangju
15:30   (Relatório)   Público: 42,114
Árbitro:
Gamal GhandourEgito) (
    Penalidades  
Hierro Convertido
Baraja
Convertido
Xavi Hernández
Convertido
Joaquín
Erro (saved)
3 – 5 Convertido Hwang Sun-Hong
Convertido
Park Ji-Sung
Convertido
Seol Ki-Hyeon
Convertido
Ahn Jung-Hwan
Convertido
Hong Myung-Bo
 

Partidas no Japão
21 de Junho de 2002 Flag of England.svg Inglaterra 1 – 2 Brasil Brasil Shizuoka Stadium, Fukuroi
15:30 Owen Gol 
marcado aos 23 minutos de jogo 23' (Relatório) Rivaldo Gol
 marcado aos 45+2 minutos de jogo 45+2'
Ronaldinho
Gol 
marcado aos 50 minutos de jogo 50'
Público: 47,436
Árbitro:
Felipe Ramos RizoMéxico) (

22 de Junho de 2002 Flag of Senegal.svg Senegal 0 – 1 (pro.) Flag of Turkey.svg Turquia Nagai Stadium, Osaka
20:30   (Relatório) Mansız Gol de ouro marcado a 94 minutos de jogo 94' Público: 44,233
Árbitro:
Oscar RuizColômbia) (

Semifinais

Partida na Coreia do Sul
25 de Junho de 2002 Bandeira da 
Alemanha Alemanha 1 – 0 Flag of South Korea.svg Coreia do Sul Seoul World Cup Stadium, Seul
20:30 Ballack Gol 
marcado aos 75 minutos de jogo 75' (Relatório)   Público: 65,256
Árbitro:
Urs Meier (Suíça)

Partida no Japão
26 de Junho de 2002 Brasil Brasil 1 – 0 Flag of Turkey.svg Turquia Saitama Stadium, Saitama
20:30 Ronaldo Gol 
marcado aos 49 minutos de jogo 49' (Relatório)   Público: 61,058
Árbitro:
Kim Milton NielsenDinamarca) (

Disputa de 3º Lugar

29 de Junho de 2002 Flag of South Korea.svg Coreia do Sul 2 – 3 Flag of Turkey.svg Turquia Daegu World Cup Stadium, Daegu
20:00 Lee Eul-Yong Gol 
marcado aos 9 minutos de jogo 9'
Song Chong-Guk
Gol
 marcado aos 90+3 minutos de jogo 90+3'
(Relatório) Sükür Gol 
marcado aos 1 minutos de jogo 1'
Mansız
Gol 
marcado aos 13 minutos de jogo 13' Gol 
marcado aos 32 minutos de jogo 32'
Público: 63,483
Árbitro:
Saad ManeKuwait) (

Final

30 de Junho de 2002 Bandeira da 
Alemanha Alemanha 0 – 2 Brasil Brasil International Stadium Yokohama, Yokohama
18:00   (Relatório) Ronaldo Gol 
marcado aos 67 minutos de jogo 67' Gol 
marcado aos 79 minutos de jogo 79' Público: 69,029
Árbitro:
Pierluigi CollinaItália) (
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time

Alemanha
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time

Brasil

Seleções

Televisão

No Brasil

A Rede Globo transmitiu todos os jogos da Copa com vários narradores, e todos os dias a jornalistaFátima Bernardes apresentou o Jornal Nacional direto da concentração da seleção brasileira. O canal a cabo SporTV também transmitiu o torneio. Mesmo com o horário pouco sugestivo, com partidas até durante a madrugada, os jogos tiveram bons índices de audiência, o que indica que boa parte do povo brasileiro acompanhou assiduamente os jogos.

Classificação final

Finalistas

Campeão Brasil Brasil
Vice-Campeão AlemanhaAlemanha
3° lugar Turquia Turquia
4° lugar Coreia do Sul Coreia do Sul

Eliminados nas quartas-de-final

5°. Flag of Spain.svg Espanha 11 pontos
6°. Flag of England.svg Inglaterra 8 pontos
7°. Flag of Senegal.svg Senegal 8 pontos
8°. Flag of the United States.svg Estados Unidos 7 pontos

 Eliminados nas oitavas-de-final

9°. Flag of Japan.svg Japão 7 pontos
10°. Flag of Denmark.svg Dinamarca 7 pontos
11°. Flag of Mexico.svg México 7 pontos
12°. Flag of Ireland.svg Irlanda 5 pontos
13°. Flag of Belgium (civil).svg Bélgica 5 pontos
14°. Flag of Sweden.svg Suécia 5 pontos
15°. Flag of Italy.svg Itália 4 pontos
16°. Flag of Paraguay.svg Paraguai 4 pontos

 Eliminados na fase de grupos

17°. Bandeira da 
África do Sul África do Sul 4 pontos
18°. Flag of Argentina.svg Argentina 4 pontos
19°. Flag of Costa Rica.svg Costa Rica 4 pontos
20°. Flag of Portugal.svg Portugal 3 pontos
21°. Flag of Russia.svg Rússia 3 pontos
22°. Flag of Cameroon.svg Camarões 3 pontos
23°. Bandeira da Croácia Croácia 3 pontos
24°. Flag of Ecuador.svg Equador 3 pontos
25°. Flag of Poland.svg Polónia 3 pontos
26°. Flag of Uruguay.svg Uruguai 2 pontos
27°. Flag of Nigeria.svg Nigéria 1 ponto
28°. Bandeira da França França 1 ponto
29°. Flag of Tunisia.svg Tunísia 1 ponto
30°. Flag of Slovenia.svg Eslovénia 0 ponto
31°. Flag of the People's Republic of China.svg China 0 ponto
32°. Flag of Saudi Arabia.svg Arábia Saudita 0 ponto

Premiações

Campeão da Copa do Mundo FIFA de 2002
Brazil.
Brasil

Quinto Título

Individuais

Prêmio FIFA Chuteira de Ouro (artilheiro): Prêmio FIFA Bola de Ouro (melhor jogador): Prêmio FIFA Yashin (melhor goleiro) Troféu FIFA Fair Play (time menos faltoso): Time mais divertido:
Brasil Ronaldo Alemanha Oliver Kahn Alemanha Oliver Kahn Flag of Belgium (civil).svg Bélgica Flag of South Korea.svg Coreia do Sul

Seleção da Copa

Goleiros Defensores Meias Atacantes
Alemanha Oliver Kahn
Turquia Rüstü Reçber
Brasil Marcos
Brasil Roberto Carlos
Inglaterra Sol Campbell
Espanha Fernando Hierro
Coreia do Sul Hong Myung-Bo
Turquia Alpay Özalan
Brasil Rivaldo
Brasil Ronaldinho Gaúcho
Alemanha Michael Ballack
Coreia do Sul Yoo Sang-Chul
Brasil Ronaldo
Alemanha Miroslav Klose
Senegal El Hadji Diouf
Turquia Hasan Sas

Curiosidades




Artilharia

158 gols marcados. Média de 2,45 gols por partida. Ver Anexo:Lista de Artilheiros da Copa do Mundo de 2002

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/