sábado, 22 de janeiro de 2011

Homem é esquartejado no bairro de Igapó


Crime apresentou características de acerto de contas. Corpo estava enterrado em um manguezal há mais de uma semana.

Por Geraldo Miranda



A polícia encontrou na noite desta sexta-feira (21), o um corpo de um homem não identificado em uma área de mangue atrás do Cartório de Igapó, Zona Norte da cidade. De acordo com informações repassadas pelos policiais antes de ser enterrado o homem foi executado, decapitado e esquartejado.

Segundo o delegado Jorge Lobo, responsável pela Delegacia de Plantão da Zona Norte, a suspeita e que o corpo achado seja de um adolescente de 16 anos. Ele informou também que os policiais chegaram até o corpo após uma denúncia anônima feita a PM.

"A Polícia Militar recebeu a denúncia no começo da tarde, porém só às 18h que o corpo foi encontrado no manguezal”, explica Jorge Lobo. Ele informou também que as causas do crime e as informações da vítima ainda são desconhecidas.

“Pela característica do crime podemos dizer que foi uma execução, pois a vítima foi esquartejada e enterrada dentro de um saco há uma semana aproximadamente”, diz o delegado.

O corpo foi levado para o Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep), onde será submetido ao exame de arcada dentária para tentar identificar o rapaz. O caso será investigado pela Polícia Civil, porém até o momento ninguém compareceu ao Itep para identificar o corpo.

 http://www.nominuto.com/noticias/policia/homem-e-esquartejado-no-bairro-de-igapo/67640/

Alternativos protestam contra o aumento das passagens



Motoristas e cobrados de transportes alternativos realizam, neste momento, protesto contra o aumento do valor da tarifa de ônibus em Natal, que subirá R$ 2,00 para R$ 2.20 amanhã (22).
Emanuel AmaralTrabalhadores de transportes alternativos protestam contra o aumento da tarifa de ônibus em NatalTrabalhadores de transportes alternativos protestam contra o aumento da tarifa de ônibus em Natal
















Em carreata pelo centro da cidade, cerca de 20 micro-ônibus seguem por vias como a Av. Deodoro da Fonseca e a AV. Alexandrino de Alencar rumo à Ponte Newton Navarro, onde pretendem promover um ato público de repúdio ao aumento das passagens.

De acordo com mensangens divulgdas em carros de som no local, a categoria é contra o reajuste da tarifa por entender que tal medida "beneficia apenas os grandes empresários de transporte público da capital".

*Atualizada às 17:56 para correçãod e informações



Polícia encontra corpo de jovem decapitado e esquartejado na zona Norte

Policiais da delegacia de plantão da zona Norte, encontraram um corpo de um jovem ainda não identificado, no início da noite de ontem. O corpo estava enterrado dentro de um saco nas proximidades da ponte de Igapó, numa região de mangue. Antes de ser enterrado, o corpo foi decapitado e esquartejado.

De acordo com o delegado Jorge Lobo, o corpo aparentava ser de um jovem de aproximadamente 16 anos. A polícia chegou ao local onde o corpo estava enterrado após uma denúncia anônima. “A Polícia Militar recebeu a ligação por volta das 14h, mas encontramos o corpo somente no início da noite”, disse.

Ainda segundo o delegado, populares que moram próximo ao local onde o corpo foi encontrado, disseram que o crime aconteceu há mais de uma semana. A informação será apurada pela polícia. “Acreditamos que tenha sido isso mesmo, pois o corpo já estava em decomposição”, disse Jorge Lobo. O corpo foi levado para o Instituto Técnico Científico de Polícia (Itep) e, ainda não havia sido identificado.

O caso será investigado pela 9ª Delegacia de Polícia. A polícia já tem um suspeito. “Informações preliminares nos dão conta que um criminoso conhecido por 'Senhor' está envolvido no crime. Vamos investigar”, disse Jorge Lobo. Segundo o delegado, 'Senhor' é conhecido por dominar bocas de fumo na região. “Ainda não temos suspeita do que motivou esse crime, vamos apurar”.


http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/policia-encontra-corpo-de-jovem-decapitado-e-esquartejado-na-zona-norte/170788

Lagoas ou depósitos de lixo?


Isaac Lira e Wagner Lopes - repórteres

Os alagamentos em Natal, com casas invadidas pelas águas da chuva e ruas interditadas, costumam ser alvo de bastante reclamação por parte de moradores. Contudo, a própria população tem responsabilidade na falta de estrutura de Natal para lidar com o período chuvoso. As lagoas de captação da cidade são alvo diário de ligações de esgoto clandestina e lixo, o que contribui para os alagamentos. Uma visita a esses equipamentos é suficiente para perceber que a falta de educação dos usuários é um componente importante nos problemas ocasionados pelas chuvas.

alex fernandesEm N.  Descoberta, a população faz da Lagoa do Preá um depósito de lixo e restos de construçãoEm N. Descoberta, a população faz da Lagoa do Preá um depósito de lixo e restos de construção

















Como o inverno ainda está para chegar, as lagoas estão praticamente vazias. Esse fato dá abertura para uma observação mais completa de como esses equipamentos são tratados. Um exemplo é a Lagoa do Jacaré, no bairro de Morro Branco. Mesmo com o pouco volume de água que caiu nos últimos dias em Natal, a lagoa já acumula água.

Além da água da chuva, encontramos líquido saindo da tubulação de esgoto, que não deveria está escoando para a lagoa. No local, a equipe de reportagem  da TRIBUNA DO NORTE, encontrou duas “tubulações”, com água servida sendo despejada. Segundo moradores, são essas as famosas ligações clandestinas.

Além disso, não é difícil flagrar lixo ao redor e dentro das lagoas de captação. Na Lagoa do Preá, em Nova Descoberta, o entulho fica acumulado nas bordas da lagoa. “Liguei para a Urbana e eles não vieram ainda limpar”, afirma Salete Gomes, de 57 anos, que mora em frente ao equipamento público. “A minha casa acaba repleta de mosquitos e baratas”, complementa. Além disso, carroceiros contribuem para o descaso, jogando lixo, pneus e até colchões na lagoa do Preá, segundo moradores.

Do outro lado do rio, os moradores do Loteamento José Sarney vivem problema semelhante. Há até animais sendo criados dentro da área destinada à captação de água da chuva. “As galerias ficam entupidas e quando chove, mesmo com a lagoa funcionando, a água vem parar na frente da minha casa”, diz Aline Duarte, 19 anos.

Já nos arredores da Lagoa de São Conrado, na Zona Oeste, o problema é com invasões à área pública, além dos costumeiros lixo e esgoto. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, os prédios comerciais e residenciais localizados ao lado da Lagoa do São Conrado respondem na Justiça um processo por invasão. “A área é pública e a Semurb havia conseguido uma decisão favorável, mas que foi revista”, diz Olegário Passos, titular da Semurb, acerca da reintegração do lugar. Há oficinas, pequenas lojas, casas, mercearias e até uma sede de empresa de ônibus no local.

Segundo o secretário municipal de Obras Públicas e infraestrutura, Sueldo Medeiros, a limpeza das lagoas de captação para a chegada do inverno deve começar nas próximas semanas. A existência de lixo e das ligações clandestinas entope as galerias e cria um “lodo” no leito das lagoas de captação, diminuindo a capacidade de armazenamento. No ano passado, somente na Lagoa de São Conrado mais de 200 carradas de entulho foram retiradas, o que aumentou a profundidade em 45 centímetros. Com as galerias entupidas e as lagoas “assoreadas”, fica mais fácil a água transbordar e causar transtornos em ruas e casas.

A reportagem da TN procurou a Semopi para obter detalhes sobre a retirada de lixo das lagoas, mas até o fechamento dessa edição não houve resposta.

Plano ainda sem data para ser apresentado

O trabalho de mapeamento das áreas de risco de enchentes foi concluído na região do Vale do Açu, na última semana, e prossegue até hoje no Vale do Apodi, em uma parceria do Corpo de Bombeiros com as prefeituras e comissões municipais de Defesa Civil (Comdecs). Os dados servirão para montar o planejamento de ações preventivas.

Uma das ações já confirmadas pelo comando do Corpo de Bombeiros será a simulação de evacuação dos moradores das áreas de risco, tanto no Açu, quanto no Apodi.

Além da retirada da população, também devem ser realizados exercícios com outros objetivos, como preparar a estrutura para a distribuição de alimentos. O contato com os órgãos de meteorologia será permanente e, caso as fortes chuvas sejam confirmadas, equipes de bombeiros devem ser deslocadas imediatamente para as áreas de risco. Caso sejam identificados problemas estruturais em barragens, pontes, rodovias e rios, que possam ser minimizados com obras emergenciais, os órgãos responsáveis serão imediatamente alertados.

Assú

As medidas emergenciais a serem tomadas pela Defesa Civil do estado podem reduzir os riscos para a população do Vale do Açu, diante das possíveis enchentes, mas o prefeito do município de Assu, Ivan Lopes Júnior, reforça que medidas definitivas precisam ser adotadas. “É preciso desassorear o rio Piranhas-Açu, que até hoje não passou por uma obra dessas e está cada vez mais parecido com um prato raso, onde qualquer quantidade de água a mais transborda”, compara.

A prefeitura local já vem elaborando um plano de contingência. Como medida preventiva, o prefeito cita a retirada de 125 famílias de áreas de risco, que, com apoio do Governo Federal, ganharam novas moradias em um local mais seguro. A região do Vale do Açu foi castigada por inundações em 2008 e 2009. Os alagamentos resultaram na perda de lavouras e deixaram mais de 100 mil desabrigados, em todo o estado.

Secretário diz que plano não estava engavetado

O secretário municipal de Comunicação Social, Jean Valério, procurou a TRIBUNA DO NORTE por telefone e explicou que o Plano Municipal de Redução de Riscos, entregue à Prefeitura de Natal em outubro de 2008, foi utilizado durante todo o ano passado e em 2009 como base da estratégia do poder municipal para conviver com as chuvas do período e que, ao mesmo tempo, o Plano vem sendo atualizado durante todo esse tempo.

“Informações sobre áreas de risco mudam rapidamente e o Plano não ficou engavetado durante esses dois anos. Atualizamos as informações e agora estamos em busca dos recursos federais para dar prosseguimento às obras”, explicou Jean Valério.

O Plano Municipal de Redução de Riscos, produzido pela empresa Acquatool, lista 23 locais com risco máximo por motivos diversos, como estarem em encostas, em áreas de alagamentos ou de erosão. Isso significa que 31% das áreas de risco são prioridade por estarem sujeitas a danos maiores e imediatos. Dos 29 mil prédios ameaçados, nove mil estão localizados nessas áreas de risco máximo. Para sanar os problemas de todas essas áreas seria necessário um investimento de mais de R$ 38 milhões. Para todo o plano, seriam necessários investimentos de R$ 128 milhões para Natal.

Efetivo tem menos de 20% do número ideal

O Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte conta com um efetivo de 660 integrantes, menos de 20% do ideal. “Mesmo com essa carência de pessoal, iremos assumir a Defesa Civil”, assegura o comandante Elizeu Dantas. A estimativa feita pela corporação é que há uma necessidade de mais de 3 mil novos bombeiros.

O efetivo total necessário seria de 3.850. A ONU preconiza que, para cada mil habitantes, deva haver no mínimo um bombeiro. Apesar de a população do estado ser de 3 milhões, o cálculo de 3.850 leva em conta também a necessidade de pessoal para a área administrativa.

A imensa diferença entre o real e o ideal tornará necessária a realização de novos concursos, mas não há prazos para o lançamento das seleções, muito menos para alcançar o objetivo de chegar aos 3.850 bombeiros. No entanto, o comandante afirma que a governadora já autorizou a elaboração de um projeto de interiorização. O objetivo é fixar equipes em todos os municípios potiguares com mais de 30 mil moradores (16 de acordo com o Censo 2010).

Atualmente, há bases apenas em Natal, Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros. Por outro lado, Elizeu Dantas afirma que não há problema com equipamentos na corporação, porém o mesmo não pode ser dito com relação aos veículos. “Temos problema na manutenção de equipamentos grandes, como os carros de combate”.

Dnocs diz que manutenção de barragens só após o inverno

O trabalho de recuperação da barragem Armando Ribeiro Gonçalves, realizado Dnocs, não se estenderá aos demais reservatórios sob a responsabilidade do órgão, pelo menos no início deste ano. De acordo com o diretor técnico, João Guilherme de Souza Neto, após o período chuvoso é que será avaliada a necessidade de obras nos demais açudes, mas atualmente nenhum possui sua estrutura comprometida. “As barragens não oferecem riscos, o trabalho que fazemos, de manutenção, é apenas um trabalho de rotina”, destacou.

Dependendo das condições de cada reservatário, o Dnocs irá elaborar projetos e encaminhar ao Governo Federal a solicitação dos recursos necessários às obras, que dependerão ainda de licitação para serem executadas.

Na barragem Armando Ribeiro Gonçalves, os serviços se iniciaram no final de 2009 e incluem fechamento de erosões e a limpeza do sistema de drenagem. Segundo João Guilherme, a manutenção tem de ser realizada sempre fora do período chuvoso. Ele afirma que a estrutura da Armando Ribeiro é segura, apesar do temor criado por conta das erosões registradas na parede do reservatório, entre 2009 e 2010.

As maiores já foram fechadas e outras, estão sendo tapadas. 

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/lagoas-ou-depositos-de-lixo/170653

Tarifa de ônibus vai para R$ 2,20

O prefeito em exercício Paulinho Freire autorizou ontem o reajuste da tarifa dos ônibus em Natal. A portaria que estabelece o aumento será publicada hoje, na edição do Diário Oficial do Município. O aumento será de 10%. Com isso, a tarifa de R$ 2,00 passará para R$ 2,20. O reajuste vai entrar em vigor amanhã. A Prefeitura informou ontem que o aumento está condicionado a duas exigências feitas às concessionárias de transporte coletivo em Natal: Instalação de GPS em toda a frota de ônibus — assim, percurso, horário e freqüência das linhas de poderão ser monitorados — e a inclusão de mais 24 ônibus para atender os usuários.


adriano abreuPrefeitura autoriza reajuste de 10% nas tarifas,  dois meses e meio depois do episódio que terminou com a exoneração de Renato FernandesPrefeitura autoriza reajuste de 10% nas tarifas, dois meses e meio depois do episódio que terminou com a exoneração de Renato Fernandes
O último aumento de tarifa para o transporte urbano foi concedido em meados de 2009. Para autorizar o novo aumento, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), além dos reajustes nos insumos do petróleo e derivados e a depreciação dos veículos, levou em consideração o reajuste salarial dos rodoviários em 2010 e o novo dissídio coletivo da categoria que deverá ocorrer no próximo mês de maio. “Temos a responsabilidade de manter a sustentabilidade do sistema de transporte coletivo, estabelecendo uma tarifa justa, nem sub nem super dimensionar, compatível com custos da operação e o poder de compra dos usuários”, declarou Marco Antônio, titular da Semob.

As empresas de ônibus representadas pelo Seturn - Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município do Natal — pleiteavam, de acordo com a Prefeitura, desde outubro de 2010, um acréscimo de R$ 0,34 no valor da tarifa. O Seturn defendia e cobrava a implantação da tarifa de R$ 2,34.

O novo aumento das tarifas de ônibus é autorizado num momento em que a prefeita Micarla de  Sousa está de licença médica para se recuperar de uma cirurgia cardíaca. Com isso, coube ao prefeito em exercício, Paulinho Freire, assinar a autorização.

Em novembro do ano passado, quando a prefeita também estava afastada, houve um episódio que envolveu a discussão sobre o aumento para o serviço de transporte coletivo em Natal. A portaria para autorizar o reajuste foi enviada para ser publicada no Diário Oficial, mas o então chefe do Gabinete, Kalazans Bezerra, mandou suspender o envio da portaria. Estava no exercício do mandato de prefeito o vereador Dickson Nasser. Ao reassumir o mandato, a prefeita assegurou que não haveria reajuste, até que as empresas cumprissem um Termo de Ajustamento de Conduta. O TAC determinava a construção de 200 abrigos de passageiros, distribuição de mil cadeiras de rodas, instalação de GPS e inclusão de mais 50 novos ônibus.  Durante esse imbróglio em novembro do ano passado, o então secretário de Mobilidade Urbana, Renato Fernandes, foi exonerado.

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/tarifa-de-onibus-vai-para-r-2-20/170657

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/