sábado, 28 de agosto de 2010

Dicas de Segurança no Trânsito

Use aparelhos de toca-fitas, CD e rádios de gaveta. Muitos ladrões estouram o vidro do carro ou o painel para levar os aparelhos.
À noite, em semáforos, fique atento ao retrovisor e mantenha o veículo a uma distância razoável do carro da frente. Essa providência facilitará o arranque em caso de emergência.
Não deixe o carro estacionado na rua, principalmente durante a madrugada. Procure deixá-lo próximo a locais vigiados durante todo o dia e noite.
Evite ficar sozinho em pontos de ônibus isolados, especialmente noite.
Saiba de cor a placa do seu automóvel Utilize travas de segurança e alarme no carro.
Ao descer, leve com você embrulhos, bolsas, pacotes e roupas, assim como documentos do carro.
Esteja atento a cotoveladas, empurrões ou conversas banais nos coletivos. Essas atitudes podem significar o início de um crime.
Evite namorar ou ficar conversando dentro do carro à noite.
Acostume-se a trancar as portas e não deixar as janelas abertas.
Em ônibus com poucos passageiros, sente-se próximo ao motorista.Separe o dinheiro da passagem, para não mostrá-lo na hora de pagar.









Crimes passionais assustam Pau dos Ferros



Em 5 dias, duas mulheres foram supostamente assassinadas pelos companheiros no município do Oeste

Da Gazeta do Oeste



O agricultor Francisco Maurício de Souza, mais conhecido na região onde reside como "Júnior de Cícero Gordurinha", foi preso em um matagal horas depois de ter supostamente assassinado sua companheira, com quem vivia há mais de cinco anos, a dona de casa Benta Maria França Damasceno, de 28 anos. O crime ocorreu por volta de 12h da quarta-feira no sítio Carvão, na zona rural do município de Pau dos Ferros, onde residia o casal. Foi a segunda mulher assassinada no município em cinco dias. A cidade tem pouco mais de 25 mil habitantes e fica a 417km de Natal. 



O acusado foi preso por volta das 15h30 em um matagal próximo ao local do crime. Ele ainda portava a faca utilizada no homicídio e foi levado para Delegacia de Pau dos Ferros. Peritos do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) estiveram no local e removeram o cadáver até a unidade de Mossoró.

No sábado passado, 21, a doméstica Ana Maria Ribeiro da Silva, 49 anos, foi assassinada a golpes de faca peixeira em sua residência no Conjunto Manuel Deodato. O autor do crime seria o servente Jaciguara Ferreira de Sousa, conhecido por "Bebé de Biré", também preso em flagrante por policiais militares do destacamento da cidade de Francisco Dantas/RN, sob o comando do sargento Azevedo. Ele foi encontrado, por volta das 19h do mesmo dia do crime, enquanto a PM fazia uma ronda de rotina pela cidade. 

Ao ser preso, o servente Jaciguara, de 23 anos, confessou ser o autor da morte da dona de casa, conhecida por Mariazinha. Ele disse que havia passado o dia no mato e à noite resolveu buscar comida na casa de conhecidos em Francisco Dantas/RN, quando foi surpreendido pelo sargento Azevedo e sua equipe. O suspeito, na hora da prisão, ainda se encontrava com a arma usada no crime. Ele foi autuado em flagrante e depois recolhido a uma das celas da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil. 


Dupla de mulheres é presa após furtar casa em Igapó



Durante a ação, que teve início às 02h30, elas levaram um liquidificador, três celulares e até panos de prato.
Por Débora Ramos 

A polícia militar prendeu duas mulheres na madrugada deste sábado (28). Micheline Farias, de 26 anos, e uma menor de 17 anos foram detidas após invadir a casa de uma comerciante, localizada na rua Antônio de Pádua, em Igapó, Zona Norte de Natal. Durante a ação, que teve início às 02h30, elas levaram um liquidificador, três celulares e até panos de prato.

Após o incidente, a vítima entrou em contato com a polícia. Esta, por sua vez, foi ao local e ao fazer uma ronda encontrou a dupla em uma região conhecida como Baixo da Coruja. Lá, as jovens tentavam trocar o fruto do roubo por pedras de crack. Com a chegada dos policiais, a negociação foi interrompida e as mulheres, presas.

Os traficantes que atuavam na hora da investida policial conseguiram fugir. As mulheres, que já possuem passagem na polícia por crimes relacionados à drogas, foram levadas para a Delegacia de Plantão da Zona Norte e autuadas em flagrante por furto.

Parceiro de “Senhor” é preso


Ciro Marques - repórter

Acusado de ser um dos integrantes da quadrilha que realiza assaltos a mão armada no bairro de Potengi, na zona Norte de Natal, o pescador Daniel Luís da Conceição, conhecido como Barrão, 19 anos, foi preso no início da manhã de ontem, na Operação Pig (porco, em inglês), realizada pela Delegacia Especializada em Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (Deprov). Barrão é considerado pela Polícia Civil, um dos integrantes do bando de Alexsandro Freitas de Souza, o Senhor, suspeito de ser o líder do tráfico de drogas e do crime organizado na região.

A investigação que resultou na prisão de Barrão se baseou na grande quantidade de registros de roubo de veículos ocorridos próximo à comunidade Beira-Mar, no bairro de Potengi. A partir desses dados, a Deprov começou a fazer um levantamento na região e conseguiu, na quinta-feira, a localização do acusado de roubo. “Nem preparamos um mandado de busca e apreensão porque descobrimos que ele se instalou em uma casa depois de expulsar violentamente os verdadeiros proprietários dela”, revelou o delegado titular da Deprov, Ulysses Souza.

Beira-mar

Descoberta a localização da “sede” do crime organizado na comunidade Beira-Mar, a Deprov montou a ação com o auxílio de agentes da Polícia Civil de outras delegacias especializadas - ao todo, cerca de 30 homens participaram da ação. “Durante a prisão, ele reagiu e tentou fugir mas, ironicamente, como um barrão mesmo (uma espécie de porco) acabou caindo em uma água cheia de lama e foi dominado pelos policiais”, contou o delegado.

Dentro da casa do acusado, os policiais encontraram vários objetos pertencentes às vítimas de roubos: uma moto CG-150 preta (MZB-3513), jóias (correntes, pulseiras e anéis), cartões de crédito e cédulas de identidades. Alguns desses objetos, inclusive, seriam de funcionárias de uma farmácia Pague Menos, localizada no bairro do Potengi, e que havia sido assaltada na última quarta-feira.

“Tínhamos também a informação de que ele estivesse com uma motoneta Traxx roubada, mas não a encontramos durante a operação. Provavelmente ela foi negociada durante a noite de quinta-feira e por isso não conseguimos encontrá-la”, completou o delegado Ulysses.

Líder está livre desde abril deste ano

Acusado de comandar o tráfico na comunidade Beira-Rio, o jovem Alexsandro Freitas de Souza, conhecido como “Senhor”, foi liberado no dia 6 de abril deste ano. Ele estava preso desde o dia 20 de dezembro de 2008, mas teve a seu favor um alvará de soltura assinado pelo juiz Felipe Luiz Machado Barros. O magistrado determinou que as autoridades policiais analisassem se havia mandados de prisão preventiva do acusado e, caso não houvesse, ele fosse liberado. Para surpresa da direção do presídio federal de Mossoró, onde estava “Senhor”, nada constava para manter o traficante preso.

Pela pesquisa realizada pelo Delegado da Polícia Federal e diretor da Penitenciária Federal de Mossoró, Kércio Silva Pinto, não existia nenhum mandado de prisão em aberto contra o criminoso. Há a possibilidade de que todos os mandados já expedidos contra “Senhor” tenham sido revogados.

Apesar do apelido, “Senhor” tem apenas 20 anos de idade, mas já era considerado um dos principais comandantes do comércio de drogas na região Beira Rio, em Igapó, zona Norte de Natal, quando tinha apenas 18 anos. Filho do também traficante Jailton Bastos de Souza, conhecido como Jailton Beira Rio, “Senhor” foi preso em 20 de novembro de 2008 durante a Operação Lord, que teve esse nome em referência ao apelido do criminoso e resultou na prisão de 13 pessoas.

Na ação, os policiais encontraram em poder dos criminosos 101 quilos de maconha prensada, R$ 1,9 mil em dinheiro, cinco revólveres, uma pistola 9 milímetros e uma espingarda calibre 12, além de munições, joias, celulares e um uniforme e colete da Polícia Militar, que pertenceria ao cabo Miranda, assassinado em 2007, em São Gonçalo do Amarante.

Quadrilha atua com drogas, roubos e assaltos

Daniel Luís da Conceição, o Barrão, segundo a Deprov, sempre agia com um parceiro nos crimes realizados no bairro do Potengi. E, apesar de ainda não haver a confirmação, é provável que esse companheiro seja Alexsandro Freitas de Souza, conhecido como Senhor e considerado um dos chefes do tráfico de drogas na região da comunidade Beira-Mar.

“Não há essa confirmação, mas estamos trabalhando nisso. Existe a possibilidade de que esse Barrão fosse o braço direito de Senhor”, afirmou o delegado Ulisses Souza. Caso a informação seja confirmada com o andamento das investigações, isso mostraria uma “expansão” do trabalho de Alexsandro Freitas na região que, além do tráfico de drogas, estaria comandando também roubos e assaltos. “Seria um recurso utilizado por ele para ter mais poder”, comentou o delegado.

Esse número de assaltos e roubos no Estado e, sobretudo, de motos, como era a especialidade de Barrão, já foi retratado na edição de ontem da TRIBUNA DO NORTE. Na matéria intitulada “Registro de roubos mostra preferência por motos”, foram apresentados os números de boletins de ocorrência feitos na Deprov referentes a furtos e roubos de veículos no Rio Grande do Norte. Em menos de nove meses, já são mais de 1.452 os registros, uma média de seis por dia. 
 
 
http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/parceiro-de-senhor-e-preso/158217

Inscrição na UFRN termina amanhã


 
Amanhã é o último dia para se inscrever no Vestibular 2011 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. As inscrições devem ser feitas até as 23h59 deste domingo no site da Comissão Permanente de Vestibular (www.comperve.ufrn.br). Até o final da manhã de ontem, mais de 25 mil pessoas já estavam inscritas. A expectativa da Comperve é que o número de candidatos inscritos superem os 27 mil do Vestibular do ano passado. Este ano, o Vestibular está oferecendo 6.139 vagas - 77 a mais do que em 2009 - para os cursos da UFRN. Além disso, são mais 245 vagas  através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para os seguintes cursos: Geofísica, bacharelado em Engenharia de Software, Engenharia Florestal, Engenharia Agronômica e Zootecnia.

“Os candidatos que vão disputar as vagas pelo Enem não precisam fazer a inscrição no Processo Seletivo regular. Mas nada impede que esses candidatos concorram também as vagas do vestibular tradicional, aí sim, eles precisam fazer a inscrição”, explicou a presidente da Comperve, Betânia Leite.

De acordo com o edital (www. comperve.ufrn.br), cada candidato terá direito apenas uma inscrição. Ele poderá optar por, no máximo, dois cursos (1ª e 2ª opções) de uma mesma área. Assim como nos anos anteriores, é preciso ter Cadastro de Pessoal Física (CPF) e documento de identificação (ver BOX) e preencher todos os campos do Formulário de Inscrição.

Para realizar a inscrição, a Comperve dá as seguintes orientações: acessar o site, no qual estarão disponíveis o Edital do Vestibular 2011 e o Formulário de Inscrição; preencher integralmente o Formulário de Inscrição de acordo com as instruções constantes nele; enviar eletronicamente o Formulário com uma foto recente, para documento, tamanho 3x4, em arquivo digital formato jpeg; imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU), no caso de candidato pagante e o Comprovante de Inscrição, no caso de candidato isento; e efetuar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 30 de agosto de 2010, no local indicado na GRU.

O valor da taxa de inscrição cobrada é de R$100,00 para os candidatos pagantes. O candidato selecionado como isento do pagamento da taxa deverá fazer sua inscrição no período e horário conforme determina o edital do processo seletivo.

Os candidatos pagantes devem guardar o Comprovante de Pagamento até a data da validação de sua inscrição. Aqueles que são isentos devem guardar o Comprovante de Inscrição.

A presidente da Comperve,  alerta que as inscrições cujas fotos não estejam de acordo com o que  foi solicitado pelo edital, não serão validadas. Mas será aberto um período para reenviar as fotos.

Alunos da rede pública têm tratamento diferenciado

Como vem acontecendo nos últimos anos, os alunos da rede pública de ensino poderão se beneficiar do Argumento de Inclusão, definido como um fator multiplicativo, no valor de 1,1 igual para todos os cursos.

De acordo com o edital do vestibular, para ser beneficiado pelo Argumento de Inclusão, o candidato deverá, entre outro requisitos, ter cursado, com aprovação, os três últimos anos do ensino fundamental e todo o ensino médio na Rede Pública; ter concluído o ensino médio ou estar concluindo em 2010, na Rede Pública; ter entregue, todos e de uma só vez, no período de 24 de setembro a 15 de outubro de 2010.

“O A.I. é um dos processos inclusivos mais justos, pois permite que os candidatos que não estudaram em uma escola de qualidade concorram em pé de igualdade com aqueles que tiveram melhores oportunidades. No ano passado, 26 alunos oriundos de escola pública foram aprovados no vestibular para Medicina. Fato que nunca tinha acontecido”, disse a presidente da Comperve, Betânia Leite. Todos os alunos de escola pública  aprovados na primeira fase e tiverem suas provas subjetivas corrigidas poderão acrescer 10% ao seu argumento final.

Os locais de provas serão divulgados no dia 9 de novembro, no site da Comperve. As provas serão aplicadas no período de 28 a 30 de novembro de 2010 nos municípios de Natal, Mossoró, Caicó, Currais Novos e Santa Cruz e abrangerá os conhecimentos comuns às diversas formas de escolarização do ensino médio. Terão duração de quatro horas e meia.

No primeiro dia  de inscrição serão aplicadas as provas objetivas das seguintes disciplinas: Língua Estrangeira, Química, Física, Biologia e Matemática. Ao todo, o estudante responderá a 60 questões. No segundo, serão 48 questões objetivas de Português, Literatura, História e Geografia e mais a Redação.  No último dia é a vez das provas discursivas. Serão 12 questões (quatro por disciplina) de acordo com a área do curso escolhida pelo candidato.

O candidato com necessidades especiais que precisa de condições diferenciadas para realizar as provas deverá entregar ou enviar um requerimento (em duas vias), especificando o tratamento diferenciado adequado, acompanhado de atestado médico com a descrição de sua necessidade.

A documentação deverá ser entregue na sede da Comperve, nos dias úteis do período de 26 de julho a 30 de agosto de 2010, no horário das 7h30 às 11h30 ou das 13h30 às 17h30min ou enviados por Correios com Aviso de Recebimento. O candidato será avaliado por uma junta médica da UFRN, nos dias úteis do período de 21 a 24 de setembro de 2010. 


http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/inscricao-na-ufrn-termina-amanha/158238

Jovens são detidos e população ameaça PMs



Um fato curioso ocorreu no fim da tarde de ontem, 27, no Passo da Pátria. Um homem e dois adolescentes foram apreendidos com drogas e, após abordagem da polícia, moradores tentaram impedir que a viatura deixasse o local. O desempregado Carlos Wagner Sales Alves, 18 anos, um adolescente de 15 anos e outro de 16 anos foram levados à delegacia de Plantão da Zona Sul portando 27 pedras de crack, um revólver calibre 38, seis munições intactas e uma usada, dinheiro e uma pequena quantidade de maconha. Para isso foram necessárias seis viaturas da Polícia Militar.

Uma viatura da Ronda Escolar passava pela localidade quando os policiais observaram três jovens caminhando em atitude suspeita. Antes que a abordagem fosse realizada, um dos jovens correu em direção ao Rio Potengi. Enquanto Carlos Wagner e o menor de 15 anos foram abordados por alguns policiais, que encontraram a arma com o primeiro, outros PMs perseguiram o adolescente de 16 anos dentro do rio utilizando uma canoa e conseguiram prendê-lo quase na metade do caminho para a Zona Norte.

Depois que os PMs colocaram os três na viatura, a população tentou impedir a saída do carro da polícia. Os moradores atiraram pedras contra o carro e contra os policiais, que precisaram atirar para o alto para afastar as pessoas que tentavam retirar os três do carro. Os policiais foram obrigados a pedir reforço e só conseguiram deixar o local depois da chegada de mais cinco viaturas.


http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/jovens-sao-detidos-e-populacao-ameaca-pms/158212

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/