sábado, 28 de agosto de 2010

Parceiro de “Senhor” é preso


Ciro Marques - repórter

Acusado de ser um dos integrantes da quadrilha que realiza assaltos a mão armada no bairro de Potengi, na zona Norte de Natal, o pescador Daniel Luís da Conceição, conhecido como Barrão, 19 anos, foi preso no início da manhã de ontem, na Operação Pig (porco, em inglês), realizada pela Delegacia Especializada em Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (Deprov). Barrão é considerado pela Polícia Civil, um dos integrantes do bando de Alexsandro Freitas de Souza, o Senhor, suspeito de ser o líder do tráfico de drogas e do crime organizado na região.

A investigação que resultou na prisão de Barrão se baseou na grande quantidade de registros de roubo de veículos ocorridos próximo à comunidade Beira-Mar, no bairro de Potengi. A partir desses dados, a Deprov começou a fazer um levantamento na região e conseguiu, na quinta-feira, a localização do acusado de roubo. “Nem preparamos um mandado de busca e apreensão porque descobrimos que ele se instalou em uma casa depois de expulsar violentamente os verdadeiros proprietários dela”, revelou o delegado titular da Deprov, Ulysses Souza.

Beira-mar

Descoberta a localização da “sede” do crime organizado na comunidade Beira-Mar, a Deprov montou a ação com o auxílio de agentes da Polícia Civil de outras delegacias especializadas - ao todo, cerca de 30 homens participaram da ação. “Durante a prisão, ele reagiu e tentou fugir mas, ironicamente, como um barrão mesmo (uma espécie de porco) acabou caindo em uma água cheia de lama e foi dominado pelos policiais”, contou o delegado.

Dentro da casa do acusado, os policiais encontraram vários objetos pertencentes às vítimas de roubos: uma moto CG-150 preta (MZB-3513), jóias (correntes, pulseiras e anéis), cartões de crédito e cédulas de identidades. Alguns desses objetos, inclusive, seriam de funcionárias de uma farmácia Pague Menos, localizada no bairro do Potengi, e que havia sido assaltada na última quarta-feira.

“Tínhamos também a informação de que ele estivesse com uma motoneta Traxx roubada, mas não a encontramos durante a operação. Provavelmente ela foi negociada durante a noite de quinta-feira e por isso não conseguimos encontrá-la”, completou o delegado Ulysses.

Líder está livre desde abril deste ano

Acusado de comandar o tráfico na comunidade Beira-Rio, o jovem Alexsandro Freitas de Souza, conhecido como “Senhor”, foi liberado no dia 6 de abril deste ano. Ele estava preso desde o dia 20 de dezembro de 2008, mas teve a seu favor um alvará de soltura assinado pelo juiz Felipe Luiz Machado Barros. O magistrado determinou que as autoridades policiais analisassem se havia mandados de prisão preventiva do acusado e, caso não houvesse, ele fosse liberado. Para surpresa da direção do presídio federal de Mossoró, onde estava “Senhor”, nada constava para manter o traficante preso.

Pela pesquisa realizada pelo Delegado da Polícia Federal e diretor da Penitenciária Federal de Mossoró, Kércio Silva Pinto, não existia nenhum mandado de prisão em aberto contra o criminoso. Há a possibilidade de que todos os mandados já expedidos contra “Senhor” tenham sido revogados.

Apesar do apelido, “Senhor” tem apenas 20 anos de idade, mas já era considerado um dos principais comandantes do comércio de drogas na região Beira Rio, em Igapó, zona Norte de Natal, quando tinha apenas 18 anos. Filho do também traficante Jailton Bastos de Souza, conhecido como Jailton Beira Rio, “Senhor” foi preso em 20 de novembro de 2008 durante a Operação Lord, que teve esse nome em referência ao apelido do criminoso e resultou na prisão de 13 pessoas.

Na ação, os policiais encontraram em poder dos criminosos 101 quilos de maconha prensada, R$ 1,9 mil em dinheiro, cinco revólveres, uma pistola 9 milímetros e uma espingarda calibre 12, além de munições, joias, celulares e um uniforme e colete da Polícia Militar, que pertenceria ao cabo Miranda, assassinado em 2007, em São Gonçalo do Amarante.

Quadrilha atua com drogas, roubos e assaltos

Daniel Luís da Conceição, o Barrão, segundo a Deprov, sempre agia com um parceiro nos crimes realizados no bairro do Potengi. E, apesar de ainda não haver a confirmação, é provável que esse companheiro seja Alexsandro Freitas de Souza, conhecido como Senhor e considerado um dos chefes do tráfico de drogas na região da comunidade Beira-Mar.

“Não há essa confirmação, mas estamos trabalhando nisso. Existe a possibilidade de que esse Barrão fosse o braço direito de Senhor”, afirmou o delegado Ulisses Souza. Caso a informação seja confirmada com o andamento das investigações, isso mostraria uma “expansão” do trabalho de Alexsandro Freitas na região que, além do tráfico de drogas, estaria comandando também roubos e assaltos. “Seria um recurso utilizado por ele para ter mais poder”, comentou o delegado.

Esse número de assaltos e roubos no Estado e, sobretudo, de motos, como era a especialidade de Barrão, já foi retratado na edição de ontem da TRIBUNA DO NORTE. Na matéria intitulada “Registro de roubos mostra preferência por motos”, foram apresentados os números de boletins de ocorrência feitos na Deprov referentes a furtos e roubos de veículos no Rio Grande do Norte. Em menos de nove meses, já são mais de 1.452 os registros, uma média de seis por dia. 
 
 
http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/parceiro-de-senhor-e-preso/158217

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/