quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Telecentros atenderam cerca de 6 mil pessoas em 2010



Quem não tem computador em casa, nem oportunidade de frequentar uma lan house sabe o quanto é difícil ficar excluído do mundo digital. Especialmente para esses cidadãos, a Prefeitura do Natal oferece há um ano os Telecentros Comunitários, onde as comunidades mais carentes podem se beneficiar de serviços como conexão a internet para realizar pesquisas, cursos presenciais e on-line. Os Telecentros são unidades descentralizadas da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, e são destaque nacional pelo número de pessoas que acessam os computadores e pelos cursos de inclusão digital gratuitos.


Para se ter uma ideia do potencial de alcance das unidades, desde a inauguração dos Telecentros, em janeiro de 2010, até hoje, mais de 5 mil pessoas já foram incluídas ao mundo digital. “Esse volume de natalenses circulando nas unidades dos Telecentros representou 50.079 acessos nos computadores. Ficamos satisfeitos em saber que essa é mais uma conquista da Semtas em prol dos cidadãos que mais precisam”, declara o secretário da Semtas, Alcedo Borges.

Além do acesso livre à internet, os Telecentros também são espaços para a realização de qualificação profissional, por meio do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). “De janeiro a dezembro de 2010, já realizamos vários cursos de 'ABC da Informática' com conteúdo relacionado a inclusão digital, com carga horária de 32h, certificado de conclusão e apostila didática. Este curso tem como público-alvo quem tem dificuldade ou nunca usou um computador, e abrangeu nossas sete unidades. Já formamos 727 alunos e agora estamos com 243 concluintes. A procura por esse curso é tão grande que temos um cadastro de reserva de 148 pessoas”, ressalta o secretário da Semtas.


O curso é muito procurado por famílias e principalmente por idosos, que lotam os Telecentros. “Temos turmas formadas somente com o público da terceira idade”, declara Jaqueline Ramalho Maia, coordenadora geral dos Telecentros. Régia Silveira é uma das alunas idosas do curso 'ABC da Informática'. “Estou tendo o primeiro contato com a informática. Antes eu só sabia entrar na Rede Social Orkut. Esse curso está sendo muito bem ministrado pelos orientadores. Eles têm toda paciência em ensinar os recursos mais básicos e em caso de dúvida existe toda a assistência para que possamos compreender melhor. Já percebi que aqui aprendemos a usar a internet para o bem, como ela deve ser usada”, conta a aposentado. “A lan house dá oportunidade de crescimento tanto no processo de inclusão ao mundo da informática, como de capacitação profissional. Temos alunos que já foram inseridos no mercado de trabalho, por causa do certificado do ABC da Informática”, afirma a coordenadora.

As sete unidades de Telecentros foram estrategicamente distribuídas nas quatro regiões administrativas da cidade para facilitar o acesso do cidadão à internet. Os Telecentros estão em Cidade Nova, Guarapes, Lagoa Seca, Mãe Luiza, Neópolis, Panatis e Ribeira (Funcarte). “Cada um deles é equipado com 11 computadores conectados à Internet em banda larga, funcionando nos turnos manhã e tarde, de segunda a sexta”, explica a coordenadora do Telecentros no município, Jaqueline Ramalho. A coordenadora conta ainda as novidades para o ano de 2011. “Iremos oferecer mais um curso para a população: o Curso de Operador de Micro. A previsão é comece em todas as unidades a partir do mês de abril. O curso será direcionado para o mercado de trabalho e será um complemento para o 'ABC da Informática”, afirma Jaqueline Ramalho. A Semtas irá ainda inaugurar mais 20 unidades de Telecentros neste ano, sendo 10 somente no primeiro semestre.

Saiba onde fica o Telecentro Comunitário mais perto de sua casa:

. Bombeiros – Avenida Alexandrino de Alencar, 908, Lagoa Seca.
. Instituto Norteriograndense de Cidadania – Avenida das Alagoas, 544, Neópolis.
. Oscip - Gente Feliz – Trav. Getúlio Vargas, 452, Cidade Nova.
. CRAS - Guarapes – Rua Novo Guarapes, s/n, Guarapes.
. ProJovem – Avenida Maranguape, 1221, Panatis.
. Oscip Afim – Rua João XXIII, 1573, Mãe Luiza.
. Funcarte - Telecentro da Biblioteca Municipal Professor Esmeraldo Siqueira. Avenida Câmara Cascudo, 434, Ribeira.

Fonte: Assessoria de Imprensa da PMN

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/telecentros-atenderam-cerca-de-6-mil-pessoas-em-2010/169484

LICITAÇÕES DE ARMAS E EQUIPAMENTOS


Há algum tempo venho observando que a aquisição de armamentos, munições e equipamentos, por parte das instituições policiais estaduais, através de seus respectivos certames licitatórios, na grande maioria das ocasiões (pelo menos aqui no Ceará) não tem atendido de forma satisfatória às necessidades técnicas e operacionais das corporações.


Por ocasião dessas aquisições, com base em brechas e pontos obscuros das características técnicas especificadas nos editais, os objetos que são entregues distanciam-se muito daqueles originalmente demandados, tudo isso pelo simples fato de não haver uma preocupação em designar profissionais tecnicamente qualificados para realizarem um acompanhamento mais direto dos processos licitatórios, principalmente no que se refere à elaboração do edital e à análise e devida aprovação das amostras apresentadas.
Cito alguns exemplos:
  • Aquisições de coletes balísticos em níveis de proteção não adequados aos tipos de atividades operacionais aos quais vão ser submetidos.
  • A velha insistência na aquisição de tonfas em detrimento de equipamentos mais práticos e modernos, tais como os bastões retráteis (mais leves, práticos e menos agressivos visualmente).
  • A compra de armas na forma standard, quando há disponível no mercado diversos acessórios complementares específicos para melhorarem seus desempenhos.


Com a aproximação da realização da Copa do Mundo de Futebol em 2014, haverá um grande investimento na aquisição de armas e equipamentos para a modernização dos arsenais policiais (principalmente equipamentos de baixa letalidade), portanto fica a sugestão para que as autoridades responsáveis indiquem policiais especialistas nestes produtos para o acompanhamento de todo o processo de aquisição, se não quiserem ter dissabores irrevogáveis. Os mais indicados são os instrutores de tiro policial com  larga experiência operacional.

Sargento Lago: Quem é o Capitão Mano do blog?


Estava ainda em São Paulo quando vi pela primeira vez o blog do Capitão Mano, daqui de Sergipe.
Com textos articulados e protestando contra tudo que entendesse ser contrário aos interesses da categoria policial militar, o blog logo ficou conhecido e começaram chover comentários, com o mesmo anonimato do dono, logo, imagine, ninguém era poupado.
Entender a condição anônima do autor, ou autores, do blog é fácil. Embora haja a liberdade de expressão, garantida pela constituição brasileira, na caserna sabemos que não é bem assim que funciona. Eu fiz uma citação na música “Boca Aberta” do CD Profissão Coragem, sobre este problema: “ Porque aqui a gente fala o que pensa, mas não está acostumado a pensar pra falar, por isso sempre rola uma cabeça e botam logo outra no lugar”. Claro que nesse “pensar”, não me refiro a falta de avaliação do conteúdo, mas ao aborrecimento que ele possa trazer.
O documentário que faço não vai entrar no mérito das questões políticas locais, o foco será meramente institucional, para mostrar o que cada PM tem de melhor, mas estando em Aracaju, curioso que sou, comecei perguntar para todos policiais que tive acesso se sabiam quem era o Mano, mas todos ficaram com um ponto de interrogação no ar. Uns chutaram um nome, mas logo em seguida dizia que também poderia ser outra pessoa e assim foi aumentando a minha agonia em desvendar esse mistério. Afinal, quem seria e com quais interesses mantinha um blog de denúncias?
Ao saber que a PM sergipana tinha elegido um deputado, e por coincidência, ou não, também capitão, pensei: descobri.
Mantive contato com Chris Brotas, assessora de imprensa do deputado estadual eleito capitão Samuel, e solicitei que agendasse um encontro com ele. O motivo explícito seria entrevistar o primeiro representante da corporação na Assembléia Legislativa. Mas, claro, segredei minha curiosidade, já que todos me garantiram que a identidade do blogueiro é preservada com todas as sutilezas possíveis.
Encontrei-me com o deputado em um restaurante da cidade. Com ele estavam alguns assessores, inclusive policiais. Logo após o almoço, nos afastamos para fazer a entrevista e, meia hora de conversa depois, perguntei: Deputado, o senhor que é o capitão Mano? Ele, objetivamente, me respondeu: Não, não sou eu.
Algumas mesas mais adiante, coincidentemente, se reuniam também cerca de dez policiais militares de uma unidade específica, num almoço de confraternização. Eu já estava guardando meu equipamento pra ir embora quando alguém me tocou ao ombro e ao virar-me vi que era o garçom, que, sem dizer-me nada, me entregou um bilhete. Rapidamente abri e vi que estava escrito o endereço do e-mail do Capitão Mano. Perguntei-lhe quem lhe entregara tal bilhete e me falou que foi uma pessoa que havia acabado de sair e que não conhecia. Olhei para todos presentes para ver se sentia falta de alguém, mas não foi possível descobrir.
Logo que cheguei ao local que estou hospedado redigi um e-mail para ele.
- Prezado capitão Mano, acompanho seu trabalho há tempos e gostaria de poder conversar com o senhor. Sei da sua condição de anonimato, mas garanto-lhe que não tenho interesse em desvendar sua identidade, apenas saber como nasceu a idéia, ou o que motivou a criação do blog.
Após falar um pouco sobre quem eu era e o que fazia no estado, me despedi dizendo que aguardava ansioso.
Passei o dia todo na expectativa de uma resposta, mas ela não veio.
No dia seguinte acordei e fui conferir a caixa de mensagens e também não tinha nenhuma vinda dele.
No início da noite, já meio sem esperança, estava escrevendo esse texto quando vi o anúncio de uma nova mensagem. Era o capitão Mano, que sinistramente escreveu: “Estamos sabendo que vc está aqui em Aracaju. Diga qual o hotel e o horário em que vc poderá nos receber que verificaremos se poderemos comparecer. Capitão Mano”.
Com um misto de satisfação e aflito pelo clima de suspense que ficou no ar, enviei-lhe o meu endereço e disse que o horário estava flexível, exatamente para não haver possibilidade de ele dizer que não tinha espaço em sua agenda.
Já se passaram dois dias e ainda não recebi nenhum comunicado.

http://sargentolago.blogspot.com/2011/01/quem-e-o-capitao-mano-do-blog.html

TEXTO DA PEC300 ESTA PRONTO E PODE SER VOTADO EM 2011


Bessa: subcomissão foi
criada para discutir
mudanças na Lei de
Execução Penal.

Em 2010, a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou 37 propostas e rejeitou outras três. Também foram realizadas seis audiências públicas para discutir temas como o consumo de drogas e o voto de presos provisórios.
Embora não tenha sido analisada pela comissão, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 300/08, que estabelece um piso salarial para policiais e bombeiros nos estados, foi, na opinião do presidente do colegiado, deputado Laerte Bessa (PSC-DF), o marco no debate legislativo sobre segurança pública. O texto foi um dos que teve maior mobilização para aprovação na Câmara em 2010.
A proposta já foi aprovada em primeiro turno pelo Plenário e está pronta para ser votada em segundo turno. "Vamos fazer pressão pela votação", disse Bessa. O parlamentar ressalta que a PEC 300 é uma forma de valorizar esses profissionais em todo o País.
Entre os projetos aprovados pela comissão, Bessa destaca a proposta que concede licença para que policiais e bombeiros militares se afastem temporariamente de suas atividades para exercer mandato eletivo em associação profissional. A medida está prevista no substitutivo do deputado Capitão Assumção (PSB-ES) ao Projeto de Lei 5433/09. O relator acrescentou a possibilidade de licença para representantes de entidades que, em virtude do reduzido número de policiais e bombeiros no estado, não consigam reunir 500 integrantes.
Lei de Execução Penal
Bessa lembrou ainda que a comissão reuniu esforços para discutir possíveis mudanças na Lei de Execução Penal (
7.210/84). Nesse sentido, foi criada uma subcomissão para avaliar projetos de alteração da lei, um dos maiores problemas do sistema prisional brasileiro, segundo o deputado.
O parlamentar argumenta que muitos presidiários aproveitam brechas da lei para cometer crimes durante os indultos de Natal e Páscoa. "Conseguimos votar alguns projetos que aumentam a pena e diminuem os saidões e as liberdades condicionais dos presos mais nocivos à sociedade", citou.
Crack
Outra atividade ressaltada pelo presidente foi a audiência pública, feita em parceria com o Conselho Nacional Antidrogas, que discutiu o consumo de drogas no Brasil, principalmente o crack. "Temos de tomar uma posição urgentemente: não podemos deixar nossas crianças largadas em praças públicas, à mercê do crack e outras drogas", disse Bessa. Da audiência, surgiram projetos que serão analisados pela comissão em 2011.

Origem: Site: Policiais e Bombeiros do Brasil. via cabo Fernando

Governo proíbe tiro de advertência para Força Nacional, PF e PRF

Governo proíbe tiro de advertência para Força Nacional, PF e PRF

O Ministério da Justiça e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República editaram uma portaria interministerial com novas diretrizes sobre uso da força e de armas de fogo por parte das polícias da União, compostas pela Força Nacional de Segurança, Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e agentes penitenciários federais. A medida entrou em vigor nesta segunda-feira (3), quando foi publicada no Diário Oficial da União. O objetivo é tentar reduzir o número de mortes em ações policiais.
Gás de pimenta também foi comprado para policiais militares e guardas municipaisGás de pimenta também é indicado para Polícia Militar
e Guarda Municipal (Foto: Divulgação/
Ministério da Justiça)
O documento não vale para as corporações estaduais e municipais, como as polícias civil e militar e as guardas civis. Segundo Isabel Figueiredo, assessora do Ministério da Justiça e integrante do grupo de trabalho que redigiu o texto da portaria, estas unidades de polícia receberam a sugestão de implementar as diretrizes. "As próprias forças policiais têm dúvidas sobre os tipos de armas a serem usados em determinadas situações inesperadas, que fazem parte da rotina deles. Quanto mais normatização do uso de arma, mais seguro o policial se sente."
Ministério da Justiça comprou gás de pimenta para uso policial nos estadosBastão Tonfa pode ser usado em vários tipos de
ações policiais (Foto: Divulgação/ Ministério da Justiça)
Entre as principais mudanças na conduta policial está a proibição do tiro de advertência e de atirar contra pessoas que esteja em fuga e desarmada, mesmo que esteja de posse de arma de menor potencial de risco. O disparo de arma contra veículos que tenham furado um bloqueio policial está proibido. O ato de apontar arma durante uma abordagem deve ser criteriosa.
Atirar contra uma pessoa só será autorizado em caso de legítima defesa própria ou de terceiros. De acordo com o texto da portaria, o uso da força deverá obedecer aos princípios da legalidade, necessidade, proporcionalidade, moderação e conveniência.
Para isso, o uso de armas não-letais como gás de pimenta, bastões Tonfa, coletes à prova de bala e pistolas Taser (que emitem ondas T, semelhantes às ondas cerebrais) serão incentivadas no país.
Intercâmbio federal, estadual e municipal"Representantes das polícias da União e de agentes de segurança dos municípios e dos estados participaram das consulta do grupo de trabalho realizado em um ano de pesquisa. Quatorze estados participaram da confecção do texto da diretriz. O que é importante é que o governo Federal não pode, por portaria, disciplinar os entes federados ou trazer uma obrigação para as polícias do estados e para as guardas municipais por meio de uma portaria. Isso só pode ser feito por força de uma lei", disse Isabel.
"O que a portaria traz, em seu artigo 3º, mecanismos para estimular e monitorar iniciativas que tenham o objetivo de implementar essas diretrizes. Como o texto foi feito com base na oitiva das polícias dos estados e das forças municipais, o Ministério da Justiça já percebe uma iniciativa de adesão desses agentes de segurança", afirmou a assessora do ministério. " A adesão dos estados e municípios pode ocorrer, sem obrigatoriedade, e isso será bem aceito", disse Isabel.
Padrão internacional
O texto foi baseado no Código de Conduta para Funcionários Responsáveis pela Aplicação das Leis, adotado pela Organização das Nações Unidas (ONU), de 1979, e também nos princípios do uso da força e de arma de fogo na prevenção do crime e tratamento de delinquentes, adotado no Congresso das Nações Unidas em Havana, em Cuba, em 1999.
A diretriz ainda obriga o agente de segurança pública a portar dois instrumentos de menor poder ofensivo e equipamentos de proteção, mesmo que não esteja portando arma de fogo. O texto também trata da conduta das forças de segurança caso seus próprios agentes ou terceiros sejam feridos. "A redução da letalidade em ações policiais é uma preocupação não só das polícias do Brasil, isso é uma realidade no mundo todo. Há uma preocupação não só com a letalidade dos civis, mas como dos agentes de segurança", disse Isabel.
Para adequação das corporações, foi estipulado prazo de 90 dias para as polícias da União atualizarem os procedimentos operacionais e os processos de formação e treinamento. Além disso, elas terão 60 dias para normatizar e disciplinar o uso da força dos agentes. O monitoramento da letalidade será obrigatório. A portaria ainda estipulou prazo de 60 dias para que as corporações proponham medidas para implementação das diretrizes.

Fonte: G1.via Cerco e Bloqueio

O sucesso da segurança depende da educação

Criminalidade urbana no Brasil


A Criminalidade Urbana campeia em nosso país. Nos Estados esse problema deverá ser o maior “calo” dos Governadores eleitos. A Segurança Publica sempre foi um bom “mote” em períodos eleitorais.

Os índices aumentaram de forma assustadora superando todo e qualquer planejamento na área de segurança publica. Todo mundo diz que tem uma formula e nada dá resultado positivo.

O que se vê é um querendo copiar do outro um projeto que acha que “pode” dar certo mas não quer atribuir o credito para quem o fez .

Alguns querem colocar suas assinaturas embaixo de projetos alheios ,como se tivesse sido o “pai da criança”, só que aquilo que é bom para um determinado Estado pode não servir para um outro.

Não é por falta de Projetos.

Os programas de televisão estão sempre debatendo sobre esse problema e afirmado sobre a fragilidade “do Poder da Autoridade”.

Estão mostrando Policiais “morrendo por medo”. Não por medo dos bandidos mas por medo da legislação , a qual , do jeito que está, tem fortalecido os bandidos.
Hoje em dia os bandidos estão cada vez mais jovens. Uns culpam o ECA (Estatuto da criança e do adolescente) outros a fragilidade daqueles que tem o”poder da autoridade” e não o exercem em defesa dos trabalhos dos policiais.

Os policiais em sua grande maioria preferem se acomodar e apenas receber seus salários por medo de terem seus nomes expostos ao escracho publico por ter “matado um bandido ou o machucado por ter esse resistido a prisão. O Policial passa a ser considerado o bandido e o bandido passa ser o “coitado”; o “trabalhador agredido ou morto”.

Vimos recentemente o caso de um policial de São Paulo que saiu em busca de uma declaração em uma empresa que havia trabalhado , para viabilizar sua aposentadoria e ao chegar em sua moto foi assaltado e morto por um bandido.

O Bandido com a arma na mão, rendeu o policial, deu uma coronhada nele e exigiu a chave da moto. Ao se virar para sair com a moto roubada o bandido poderia ser morto mas o policial com certeza, com medo de matar o bandido e ter seu nome exposto nas manchetes dos jornais, responder a Processo Administrativo e criminais,, prisão, er toda sua vida profissional e pessoal destruída por ter matado um bandido, preferiu tentar prender o assaltante vivo e foi alvejado e morto com vários tiros. Pronto, acabou. Não se fala mais no problema.

Se fosse o contrario, até hoje estaria na mídia o problema do policial que matou um “trabalhador”!
O CPP (Código de Processo Penal) tem artigo especifico sobre o tema “ Estrito cumprimento do dever legal”; sobre a “legitima defesa putativa”,mas,tudo isso entra para o campo da hermenêutica e é aí que o “bicho pega”.

Com a legislação vigente é necessário caracterizar se o bandido armado queria mesmo matar o policial; se o bandido reagiu; se o bandido tem antecedentes; se a arma do bandido era de verdade; se o bandido era mesmo um bandido ou se era apenas uma pegadinha,dessas feitas por alguns desses programas de televisão.

Toda essa burocracia processual exigida pelo CPP tem levado os policiais a refletir sobre o enfrentamento à bandidagem.

Ninguém está aqui defendendo o extermínio, ou a execução sumaria de bandidos, mas, a uma reflexão sobre esse momento em que estamos vivendo de uma verdadeira guerra e de mudanças no CPP.

Como exemplo podemos citar casos reais:

- vários bandidos fortemente armados ostensivamente que chegam em cidades pacatas e afrontam tudo e todos praticam vários assaltos e às vezes levam até policias como reféns.

- Um bandido armado ostensivamente como ocorreu nesse caso de São Paulo e que o Policial foi executado por ele.

Se a Criminalidade é o problema maior do nosso país, é preciso regras claras e uma definição.: Queremos fortalecer o Policial ou o bandido!?

O momento é propicio para se reverter esse quadro negro.

Não é possível, não cabe na cabeça de alguém que o Policial ao se deparar com um elemento armado, tem que primeiro perguntar se ele é um bandido, se vai assaltar, se vai seqüestrar ou se matar alguém ou ele(policial)mesmo.!

Se queremos combater a criminalidade , diminuir os índices de homicídios, primeiro é necessário que o Governo Federal entre de “corpo e alma no problema” e que cada Estado procure os melhores projetos respeitando suas peculiaridades .

Uns com UPPs , outros com Projetos de Policia Comunitária; Projetos de Policia Cidadã, integrando em cada Distrito,em cada bairro, em cada Município as duas Policias como define claramente a Constituição Federal e, todas as Estaduais.

Nos Estados onde não existe essa integração (obrigatoriamente física) com, cada uma das policias (Civil e Militar) cumprindo seu papel Institucional,respeitando as competências Constitucionais(que são freios e contra pesos para não haver o abuso de autoridade) os índices de violência,principalmente os de Homicídios estão altíssimos.

Não é admissível que nos dias de hoje, que se admita que a população não saiba diferenciar quem é o bandido e quem é a policia, quando os dois estão frente a frente ARMADOS.

A legislação brasileira é muito clara com relação ao porte e uso de armas e não admite que , sem autorização dos órgãos competentes, alguém apareça em público ostentando arma de fogo!

Para esse caso é muito simples. Se alguém está armado e está claro que não é policial ou cidadão autorizado a portar arma , a presunção legal deveria ser que se trata de um bandido , e neste particular o CPP ainda não evoluiu !

Quando ocorre um confronto entre o Policial e o BANDIDO armado a AÇÃO DO POLICIAL deveria estar textualmente prevista , de forma EXPLICITA,sem depender da “hermenêutica” e, o Ato Discricionário da Autoridade Policial e , por conseqüência de seus agentes em campo , muito mais fácil de ser exercido, caracterizando o “EXTRITO CUMPRIMENTO DO DEVER LEGAL”.

Para isso é necessário aproveitarmos esse momento de conclusão dos Trabalhos Legislativos sobre o novo CPP para deixarmos bem claro e definido esse tema.

Com uma simples roupagem no que já existe, estaremos fortalecendo a atividade Policial e restabelecendo o Poder da Autoridade na atividade de ponta dos Profissionais da área de segurança publica.

Sem mudanças na legislação continuaremos “enxugando gelo” e vendo os bons policiais se escondendo das atividades de rua para não terem que fazer enfrentamentos com a bandidagem e se tornarem mais uma vitima , como aquele policial que por medo de tudo isso já citado optou por morrer a matar o bandido.


http://noticiadacaserna.blogspot.com/2011/01/criminalidade-urbana-no-brasil.html

Inspeção veicular representa negócio de R$ 81,6 milhões

Faturamento supera os R$ 80 milhões


Ricardo Araújo - repórter


Somente no primeiro ano de funcionamento, a empresa Inspar, ganhadora da licitação aberta pelo  Governo do Estado em 2010 para a realização dos serviços de inspeção veicular, arrecadará mais de R$ 81,6 milhões. Deste montante, nenhum centavo será repassado ao Estado. “Tudo o que for arrecadado será para custear o que foi investido inicialmente”, ressalta o diretor técnico da empresa, Jailson Costa.

 Além disso, este valor não inclui os veículos que precisarem ter sua inspeção refeita. Caso o automóvel apresente alguma falha técnica durante o teste, seu proprietário será orientado a realizar a manutenção e posteriormente retornar à empresa inspetora para um novo teste. A reinspeção custará 30% do valor inicial (R$ 68,90) e o proprietário terá de pagar mais R$ 20,67.

 A partir da próxima segunda-feira, os proprietários de automóveis cujas placas terminam com os numerais 1 e 2, deverão estar prontos para a realização dos testes que medirão o índice de emissão de gases poluentes. No Estado, de acordo com levantamento realizado pelo Detran/RN, baseado nos cadastros do órgão até o dia 31 de dezembro de 2010, cerca de 717.105 veículos passarão pela inspeção, que deverá ser feita em um dos 15 centros construídos em todo o Estado. Para receber o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV), cada proprietário pagará, além de todas as despesas anuais (IPVA, Seguro Obrigatório, e multas, se existirem) a cifra de R$ 113,90 referente ao teste e selo eletrônico. 

 A obrigatoriedade da inspeção veicular foi imposta pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), no dia 25 de novembro de 2009. A partir da data, todas as unidades federativas tinham até dois anos para se adequarem e darem início ao sistema de inspeção de suas frotas. No Rio Grande do Norte, o processo licitatório para escolha da empresa responsável pela prestação dos serviços de inspeção começou no início de 2010 e foi concluído em março do mesmo ano, quando foi escolhido o consórcio de empresas Inspar.

 Ele é composto por duas empresas do Rio Grande do Norte (Inspetrans e GO Desenvolvimento de Negócios) e uma de São Paulo  (NEEL Brasil Tecnologia), que foram responsáveis pela elaboração das propostas técnicas e de valores apresentadas ao Detran. Além disso, todo o custeio com a construção dos centros e treinamento de recursos humanos, ficou a cargo da vencedora do certame.

 Os valores cobrados tanto pelo teste quanto pelo selo eletrônico, foram aprovados pela comissão de licitação do Detran estadual, amparado por seus técnicos administrativos (advogados e contadores). Pelo inspeção, o proprietário do veículo deverá pagar R$ 68,90. Pelo selo eletrônico, que é um chip com todas as informações sobre os índices de emissão de gases poluentes pelo automóvel, pagará mais R$ 45. O chip tem a validade de cinco anos, de acordo com informação do diretor técnico da Inspar, Jailson Costa.

 “O valor da nossa inspeção foi feito baseado nos custos de maquinário, pessoal e infraestrutura das nossas unidades. Tudo foi aprovado pelo Detran”, afirma Jailson. O diretor técnico não soube precisar o montante investido na construção dos 15 centros de inspeção pelo Rio Grande do Norte. Comentou apenas que tinha sido um investimento da ordem de milhões de reais. 

 “Tudo o que for arrecadado será para custear o que foi investido inicialmente”, ressalta Jailson. Ele comenta que todos os estados brasileiros cobram pelas inspeções e que os custos são feitos de acordo com a frota e com o que é gasto durante os procedimentos.  Em São Paulo, por exemplo, o valor pago pelo proprietário de um automóvel será de R$ 62,10. os donos de carros a gás no Rio Grande do Norte, pagarão apenas pelo selo eletrônico, visto que, já realizam a inspeção periodicamente.   

 Questionado sobre o desenvolvimento de projetos ambientais, visto que o objetivo dos testes é controlar a emissão de poluentes, o diretor confirmou que, no momento, a empresa estuda a viabilidade da criação de um projeto de educação ambiental. Ressalta, porém, que não será a curto prazo.

 De acordo com o coordenador de Fiscalização e Educação do Detran/RN, Ferdinando Tavares, o órgão não receberá nenhum repasse de verbas pela Inspar. “Todo o valor da inspeção e do chip ficarão com a empresa. Nada virá para o Estado”, afirma. Somente o centro de inspeção da Inspar na Avenida Cap. Mor Gouveia, na Cidade da Esperança, tem a capacidade de inspecionar até mil veículos por dia.

Como efetuar o pagamento da inspeção

A empresa Inspar trabalha em parceria com o Detran/RN através de um programa de informática. Todos os veículos cujo aniversário de taxas é em janeiro, são  informados ao órgão inspetor. Anexo aos documentos de IPVA, CRLV e Seguro Obrigatório, seguirá um boleto para pagamento da taxa da inspeção (que vale por um ano) e o custo do selo eletrônico (que vale por cinco anos).

 O proprietário deverá efetuar o pagamento do boleto da inspeção e três dias depois agendar, via telefone ou e-mail, a realização dos testes. Em janeiro e fevereiro, as centrais receberão os veículos com finais de placas 1 e 2. Apenas as unidades de Natal iniciarão os testes na segunda-feira. Os demais centros de inspeção terão suas portas abertas ao público somente no dia 31 de janeiro.

Os veículos do RN que circulam em outros estados deverão procurar a Inspar para realizar a inspeção, de acordo com o vencimento das taxas. Veículos de outros estados que circulam no  RN devem ser inspecionados em seu estado de origem.

 O procurador jurídico do Detran, Marcus Vinícius, alerta que quem não comparecer às centrais de inspeção para submeter o veículo ao teste estará na ilegalidade e pode ter o veículo retido. “O licenciamento do veículo, em 2011, só será entregue  mediante aprovação do teste, e o condutor que trafegar sem os  documentos  estará sujeito a multa e guincho”.

Serviço

Contato Inspar: 0800 084 2121

Site: www.inspar.net.br

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/faturamento-supera-os-r-80-milhoes/169332

Adolescente é assassinado no conjunto Vale Dourado

O adolescente Paolo Iasly Leandro da Silva Capistrano, de 16 anos, foi assassinado na noite de ontem (5) na zona Norte de Natal. Para a Polícia Militar, devido as circunstâncias do crime, tudo aponta para acerto de contas. Familiares informaram que Paolo seria parente do vereador Franklin Capistrano.

Marco CarvalhoA avenida Boa Sorte fica em frente a cigarreira Amigo NetoA avenida Boa Sorte fica em frente a cigarreira Amigo Neto

















Segundo informações dadas pelo aspirante Avelino, do 4º Batalhão na zona Norte, eram 20h quando dois homens em uma motocicleta abordaram Paolo na avenida Boa Sorte, conjunto Vale Dourado. Disparos de arma de fogo fizeram com que o jovem morresse na hora.

O corpo do está sendo velado na Capela Nosso Senhor do Bonfim no conjunto Santa Catarina e o sepultamento está marcado para às 16h no cemitério do Alecrim.

A PM continua em diligências já que os autores do crime utilizaram a motocicleta para fugir rapidamente.

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/adolescente-e-assassinado-no-conjunto-vale-dourado/169460

Plutão/Hades: Acusado de 19 homicídios é preso no Alecrim


Marco Carvalho - repórter


O ex-policial militar Ronaldo José dos Santos Oliveira, de 42 anos, foi preso pela Polícia Civil na manhã de ontem no bairro do Alecrim, zona Leste da capital. Com 19 mandados de prisão, por 19 homicídios e tentativas de homicídios em Pernambuco e mais cinco estados, ele trabalhava com nome falso em uma loja de refrigeração na avenida Presidente Bandeira. A prisão foi realizada por agentes da capital, com informações vindas do estado pernambucano.

Segundo o delegado Atanázio Gomes, titular da Delegacia de Furtos e Roubos (Defur), eram 8h da manhã quando os agentes o abordaram e prenderam, sem que Ronaldo apresentasse resistência. O preso recebia quantias de dinheiro para matar pessoas, fazendo da pistolagem profissão.

Há dois meses em Natal, ele trabalhava com o nome de Romero Santana Cavalcante e inclusive tinha carteira de trabalho assinada. “Há 19 mandados de prisão contra ele vindo de estados como Roraima, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Mato Grosso. Ronaldo trabalhava como pistoleiro e o primeiro crime registrado foi 1995, sendo o mais recente em novembro de 2009”, afirmou o delegado Atanázio.

Por três dias, a polícia civil do RN realizava diligências em busca do endereço exato de “Roni”, como era conhecido. “Ontem encontramos ele e montamos a operação hoje pela manhã, que transcorreu sem maiores problemas”, disse o titular da Defur.

De acordo com o delegado Erivaldo Guerra, da 24ª Delegacia do Varadouro – região metropolitana de Recife -, Ronaldo começou cedo na “profissão”. “Desde os 18 anos, quando ingressou na Polícia Militar, ele começou a se envolver com crimes. Há 15 anos, ele desertou da corporação, pois já existe mandado contra ele”, afirmou Erivaldo.

O procedimento agora é realizar os exames de corpo de delito, para aí ele ser transferido para uma das unidades prisionais do RN. “Enquanto ele não é levado para Pernambuco, será mantido em um dos nossos presídios, cuja identificação não será revelada por questão de segurança”, esclareceu Atanázio Gomes.

A preocupação do delegado é justificável. Em novembro do ano passado, Ronaldo foi preso na Paraíba pela primeira vez e levado à delegacia. No mesmo dia, os comparsas atacaram o local e o libertaram.

Quadrilha

Segundo o delegado pernambucano Erivaldo Guerra, Ronaldo pertencia a quadrilha de Jorge Grampão, um famoso bandido de Recife.

Em 2002, a Polícia Civil de Minas Gerais prendeu Jorge Luiz Guimarães da Costa, o Jorge Grampão. O bandido, que também é ex-policial, tornou-se conhecido na década de 1990 por liderar uma onda de assaltos a agências bancárias na Região Metropolitana do Recife. “Nos próximos meses, Jorge pode ser libertado por ter cumprido parte da pena”, disse Erivaldo.

O delegado Atanázio também esclareceu alguns dos casos nos quais o pistoleiro Ronaldo estava envolvido. “O advogado pernambucano Alberto Avelar Diniz Filho, em 1995, uma criança de quatro anos, morta por engano em Recife e também o filho do dono do Hospital Santa Teresinha (Antigo Hospital Neuro - Recife), identificado como Ian Pester Júnior, estudante de Medicina de 25 anos, e da namorada dele, no ano de 1992; constam na lista do preso”.

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/acusado-de-19-homicidios-e-preso-no-alecrim/169419

Governo: Rosalba paga atrasados este mês

Marcelo Hollanda - repórter

Ao empossar ontem no final da manhã o novo secretário estadual da Saúde, o urologista Domício Arruda Câmara, a governadora Rosalba Ciarlini anunciou as duas  prioridades da pasta nesse começo de gestão.

adriano abreuRosalba Ciarlini e Domício Arruda durante posse do secretárioRosalba Ciarlini e Domício Arruda durante posse do secretário
Saldar, até o final deste mês, os R$ 3,180 milhões equivalentes a três meses atrasados junto às cooperativas médicas e buscar, em caráter de urgência, uma solução para o Samu Metropolitano, cujos serviços se encontram paralisados. Rosalba antecipou que mandará pagar a conta com as cooperativas em duas parcelas – a primeira entre os dias 15 e 20 próximos e a segunda parcela no final deste mês.

Das três cooperativas médicas que tem dívidas a receber com o governo do Estado, apenas o presidente da Coopanest (anestesistas) Madson Vidal não estava presente. Ouvido mais tarde pela TRIBUNA, Vidal disse estar recebendo a informação do pagamento atrasado, anunciado  pela governadora, naquele momento. “Você está me dando essa notícia em primeira mão”, afirmou.

Madson Vidal disse não ter sido convidado para a posse de Domício Arruda, mas não descartando a presença de outros anestesistas. Agora, ele pretende convocar uma assembléia para tirar uma posição dos associados da Coopanest.

Já o representante da Clínica de Neurocirurgia do RN, Luciano Araújo, recebeu bem o anúncio da governadora. Explicou que, por aconselhamento jurídico e por se tratar de uma especialidade vital e da qual muitas outras dependem, os neurocirurgiões não poderiam entrar em greve antes de vencido completamente o terceiro mês de inadimplência por parte do estado, responsável por 60% da dívida – os restantes 40% das responsabilidade da Prefeitura de Natal.

“Seja como for, por se tratar de um apelo de colegas médicos (referia-se ao novo secretário de Saúde e à própria governadora, ambos médicos) vamos prestar toda a nossa colaboração”, garantiu.

O presidente da Cooperativa Médica do RN,  Fernando Pinto, por seu lado, garantiu que o novo secretário pode contar com toda a colaboração do corpo de associados da Coopmed para superar o momento de crise.

Já sobre como pretende resolver os problemas do Samu Metropolitano, que tem 30 ambulâncias paradas por falta de regularização junto ao Detran/RN e médicos insuficientes para cobrir a escala de serviço, a governadora não forneceu detalhes.

“Nós estamos chegando agora, mas posso afirmar que a situação é preta”, voltou a afirmar a governadora eleita, num pronunciamento que se seguiu ao do empossado, Domício Arruda.

Posse

Durante seu discurso de posse, Arruda disse que pretende trazer bom humor a seu ambiente de trabalho na secretaria. Em sua fala, a governadora Rosalba emendou que será muita bem vinda essa contribuição, já que “com a situação atual a gente tem que rir para não chorar”.

Falando para um platéia de médicos, profissionais de saúde, parlamentares e prefeitos, Rosalba Ciarlini voltou ao tema central dos pronunciamentos anteriores desde que assumiu – os problemas financeiros deixados pela administração anterior.

Entre as mais pesadas acusações – que ela prometeu encaminhar para a Justiça – está um saque de R$ 30 milhões dos recursos enviados para a Sesap pelo Ministério da Saúde (o chamado fundo a fundo) para saldar, entre outras coisas, a folha de pagamento da Sesap no apagar das luzes da administração tampão de Iberê Ferreira de Souza.

No pequeno auditório da Governadoria, com pouco mais de 90 lugares e muita gente de pé, estava o ex-secretário estadual de Saúde, George Antunes. Ouvido pela TN  para explicar o saque dos recursos do fundo a fundo, Antunes foi econômico. “Isto tem a ver com a Secretaria de Planejamento, o governador Iberê pediu ao Ministério da Saúde para liberar os recursos para o pagamento da folha e é só o que posso informar”, declarou.

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/rosalba-paga-atrasados-este-mes/169414

Moradores pedem poda na Justiça




Apesar do consenso em torno da necessidade de se podar o maior cajueiro do mundo, nenhum ente público se apresentou ainda para cortar a árvore gigante, que avança sobre a RN-63 e atrapalha o tráfego de pedestres e carros de Pirangi (curiosamente, o centro comercial adjacente continua intacto) em pleno veraneio. Doze moradores das proximidades temem que suas casas sejam invadidas pelos galhos que não param de crescer e entraram com  uma ação judicial contra o Idema, a Datanorte, a Prefeitura de Parnamirim, Associação dos Comerciantes e Departamento de Estradas e Rodagens (DER/RN), no início de dezembro. Eles foram citados e preparam as defesas.

junior santosA árvore conhecida como o maior cajueiro do mundo não para de crescer e avança pela rodovia. Moradores da área querem a podaA árvore conhecida como o maior cajueiro do mundo não para de crescer e avança pela rodovia. Moradores da área querem a poda
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTEDMVsXk_s4qWJ4UOUhOADowl6u6w69ZXk3omECP0WNaok6IgR_A

Desde que um dos maiores pontos turísticos do Litoral Sul virou Unidade de Conservação Ambiental (UCA) e ficou sob a responsabilidade do município, em 2000, Ministério Público, Idema e prefeitura discutem de quem é, afinal, a responsabilidade de frear a anomalia. O Ministério Público pediu um parecer ao Idema, que fez uma “análise técnica” e disse que parecer não faz, pois isso deveria ser de responsabilidade municipal. Já a prefeitura afirma que não possui corpo técnico suficiente para  fazer parecer ou poda. O Procurador Geral do Município, Fábio Pinheiro, reuniu as afirmações e está encaminhando uma lei para a Câmara Municipal de Parnamirim.  Aparentemente, todos concordam que o cajueiro  volte a ser administrado pelo Estado. Os vereadores devem votar a mudança em fevereiro.

A análise do Idema mostra que, apesar de essa não ser a melhor época para a poda – o cajueiro está em fase de floração e não de crescimento -, ela poderia ser feita desde que em módulos e com os instrumentos adequados. Serrote e motosserra devem ser preferidos ao machado, por exemplo. A proposta é que se divida aquela parte que se derrama sobre a pista no sentido Pirangi-Natal em três setores, e os corte obedecendo um intervalo de 20 dias, para monitoramento da reação do cajueiro. Como aquela árvore nunca foi podada sistematicamente, não se sabe como ela reage aos cortes.

Aquela parte da copa corresponde a 1,5% do todo e tem aproximadamente 150 m². O cajueiro possui 8,5 Km² de extensão. O Idema também sugeriu o uso de fungicida natural. “O fundamental é que se monte uma equipe técnica e que tome todos os cuidados de engenharia florestal”, explicou Leonardo Tinôco. A secretária de Parnamirim, Ana Michele de Faria Cabral (Meio Ambiente), afastou a possibilidade de a prefeitura serrar os galhos problemáticos.

A prefeitura de Parnamirim enviou  um ofício se colocando à disposição para “assessorar a equipe técnica designada pela prefeitura para emitir o parecer”. “Ela pode enviar comunicação afirmando que não tem capacidade técnica”, disse Leonardo Tinôco, diretor técnico do Idema. “Não podemos nos meter em uma algo que é de responsabilidade do município”. 

A secretária de Meio Ambiente, Ana Michele, acredita na intervenção positiva do MP. “Temos que conversar com os órgãos envolvidos para chegarmos a um consenso. Esse é um assunto polêmico”. A promotora de Parnamirim, Beatriz Azevedo, está em recesso e não foi localizada pela reportagem. Ela volta ao trabalho amanhã.

A TRIBUNA DO NORTE conversou com representantes da Associação dos Vendedores e Artesãos do Cajueiro e a Associação dos Moradores de Pirangi do Norte (Amopin), todos contra a poda. “O cajueiro só traz problema para o trânsito, mas o maior problema do trânsito é gerado pelos restaurantes, que não têm estacionamento. O DER deveria ter feito um desvio e não fez”, disse Francisco Cardoso, presidente da Amopin. “Se o Idema der sinal verde, nós vamos procurar a nossa assessoria jurídica e decidir o que faremos”.

Cansados do lento passo da burocracia administrativa, os doze moradores que têm casas na RN-63 entraram com uma liminar pedindo a poda imediata do cajueiro,  que foi indeferida pela juiza Ana Carolina. Ela alegou falta de embasamento técnico. “Nós estamos alegando o direito de propriedade e o direito de vizinhança. Aquelas casas não podem ser invadidas pela árvore”, disse José Wilson, advogado dos moradores. “Estão querendo prejudicar os moradores em favor do lucro de alguns. Vão querer tirar a minha casa para ele poder crescer?”, exagerou o médico Milton Fonseca.

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/moradores-pedem-poda-na-justica/169421

Loja do Natal Shopping sofre tentativa de assalto


A loja Swatch no Natal Shopping sofreu uma tentativa de assalto nessa quarta-feira (05) por volta das 20h00, na qual um homem armado chegou a render uma funcionário, entretanto uma cliente ao perceber o movimento saiu em busca de socorro, sentindo-se intimidado o assaltante saiu antes de terminar a ação.


Ele conseguiu fugir, mas segundo funcionários, as câmeras do shopping gravaram sua fuga.

As imagens serão usadas pela polícia para a indetificação do fugitivo.

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/loja-do-natal-shopping-sofre-tentativa-de-assalto/169424

Saúde: Pagamento pode sair hoje

Pagamento pode ser definido hoje



A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) vai receber a classe médica na manhã de hoje, por ocasião da posse no Salão Nobre da Governadora, do secretário estadual de Saúde Pública, Domício Arruda, o qual informou que deve apresentar até a próxima segunda-feira, dia 10, um calendário para pagamento dos serviços prestados pela Cooperativas de Médicos (Coopmed) e de Anestesiologistas (Coopanest).
emanuel amaralDomício Arruda toma posse e já discute solução para impasseDomício Arruda toma posse e já discute solução para impasse
Domício Arruda falou por telefone com a TRIBUNA DO NORTE,  no começo da noite de ontem, e explicou que pode ocorrer desse calendário ser divulgado às 11:30 de hoje, após a sua posse na Sesap. “Mas, não é uma obrigação”, chegou a resumir ele, pelo fato de quem tem até o dia 10 para apresentar um calendário, pois na mesma data, à noite, os médicos se reúnem em assembléia geral para avaliar a paralisação dos serviços prestados à área de saúde do Estado.

Arruda disse que o calendário ainda não foi elaborado, mas  confirmou que apresentou os dados ao secretário estadual do Planejamento, Francisco Obery Rodrigues Júnior, o qual é responsável pela área financeira do governo e deve dar a palavra final sobre a disponibilidade de recursos para pagamento dos débitos junto as duas cooperativas.

A expectativa do secretário, que se reuniu no início da tarde de ontem com a governadora Rosalba Ciarlini, é de que já possa ser apresentado um calendário de pagamento dos repasses  que estão atrasados há mais de 90 dias. A apresentação do calendário é uma das exigências da Coopmed para decidir pelo possível retorno aos atendimentos e, dependendo das informações transmitidas, pode também pode resultar em mudanças no movimento iniciado pela Coopanest.

“A governadora deixou claro que resolver essa questão é uma prioridade ”, afirmou Domício Arruda, logo após a reunião com Rosalba. Ele complementou explicando que “o que ficou faltando foi uma data de como seria pago os atrasados e é isso que vamos ver em uma reunião com o secretário de Planejamento. Amanhã (hoje) traremos as lideranças médicas para minha posse oficial e ela quer conversar com eles.”

Os médicos de 36 especialidades que atendem através da Coopmed e os anestesiologistas da Coopanest paralisaram o atendimento às cirurgias eletivas desde a última semana de 2010, mas continuam atendendo as urgências e emergências. Os neurocirurgiões que trabalham através da Clineuro no HWG, Tarcísio Maia e Deoclécio Marques, e que também enfrentam atrasos de mais de 90 dias, decidiram não parar.

início

Primeiras medidas na secretaria de saúde

Antes mesmo de assumir oficialmente, o secretário colheu informações a respeito dos problemas mais “agudos” da pasta, incluindo os pagamentos atrasados às cooperativas médicas e participou de uma assembleia da Coopmed ainda na noite de segunda-feira. Ele se reuniu com a governadora no segundo dia e marcou reuniões para tratar da questão financeira com a Seplan e uma reunião interna da Sesap com o objetivo de discutir a estruturação do Samu por todo o estado, já que 24 ambulâncias do programa estão paradas, à espera de serviço.

Cooperativas mantêm paralisações

O presidente da Coopmed, Fernando Pinto, esclareceu ontem que após a assembleia realizada na noite de segunda-feira, com a participação de Domício Arruda, ficou decidido a retomada dos serviços de plantão no Centro de Reabilitação Pós-operatório (CRO) do hospital Walfredo Gurgel, bem como na ortopedia do Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim.

“A paralisação na média e alta complexidade não mudou em nada. Retomamos esses dois serviços porque foi pago parte dos atrasados e nos dois casos ficou pendente apenas novembro (nos demais o atraso é desde setembro).” Ele alertou que nos próximos dias será fechada a planilha de valores referentes a dezembro e, se não houver pagamento dos atrasados, a dívida total do governo do estado passará de R$ 1,7 milhão para mais de R$ 2,3 milhões.

Com relação à dívida da Prefeitura do Natal para com a Coopmed, que chegou a R$ 1,6 milhão, Fernando Pinto esclareceu que R$ 470 mil já foram pagos no final de dezembro e que outra parcela estava para ser quitada ainda no dia de ontem, ficando a última para a próxima terça-feira, dia 11. Do governo do estado, a cooperativa espera receber uma proposta de calendário de pagamento até no máximo segunda-feira, data na qual já está marcada uma nova assembleia para definir o andamento da paralisação.

“Sabemos que a nova gestão teve um curto espaço de tempo para solucionar o problema, mas se houver uma resposta antes de segunda-feira, rapidamente convocaremos uma assembleia extraordinária para analisá-la. De forma alguma interessa à classe médica essa paralisação, mas queremos pelo menos uma garantia de que vamos receber os atrasados”, enfatizou o presidente da Coopmed.

Os anestesiologistas da Coopanest, que não recebem desde outubro, paralisaram os atendimentos no último dia 30 e agora só vêm participando de procedimentos de urgência e emergência, ou cirurgias eletivas cuja não realização representem riscos aos pacientes. O presidente da cooperativa, Madson Vidal,  anunciou que se não houver uma solução, o contrato com a Prefeitura do Natal e o governo do estado pode ser rescindido no final do mês.

Os neurocirurgiões que atendem no Walfredo Gurgel, Tarcísio Maia e Deoclécio Marques, e que também não recebem há mais de 90 dias, decidiram por não paralisar as atividades, também como forma de dar um crédito à nova gestão estadual.

Procura-se assassino do Cabo PMES Ventura


Ontem, 5 de janeiro, num clima de comoção e tristeza, foi enterrado no cemitério do caju, em Campos - RJ o Cabo Carlos Luiz VENTURA da Silva, do 9° BPM (Cachoeiro de Itapemirim - ES), brutalmente assassinado por um grupo de assaltantes no balneário de Guarapari - ES, na última segunda-feira.

Lenilton Carlos Silva Soares, suspeito de ter assassinado o Cabo Ventura, continua foragido.
 


Sete pessoas são baleadas em uma lan house na capital mineira


Dois homens são suspeitos de executar os disparos.
Segundo a PM, um dos feridos está em estado grave.

Do G1 MG
Sete pessoas foram baleadas dentro de uma lan house na noite desta quarta-feira (5), no bairro 1º de Maio, na região Norte de Belo Horizonte. De acordo com as primeiras informações da Polícia Militar, um dos feridos está em estado grave.
Ainda segundo a PM, as causas do crime são desconhecidas, mas podem estar relacionadas com tráfico de drogas ou gangues rivais. A polícia faz buscas por dois suspeitos de executar os disparos.
O ferido em estado grave, de acordo com a polícia, foi levado para o Hospital João XXIII.

http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2011/01/sete-pessoas-sao-baleadas-em-uma-lan-house-na-capital-mineira.html

Guarapari/Cachoeiro: Policial militar reage a assalto e é morto

BLOG CABO NIVANDO
A vítima, que atuava no Departamento de Trânsito do 9º Batalhão, em Cachoeiro de Itapemirim, estava de férias com a família

O cabo da Polícia Militar Carlos Luiz Ventura da Silva, 40 anos, foi assassinado durante um assalto em um restaurante, localizado no centro de Guarapari na noite de segunda-feira. O militar estava acompanhado da esposa, Ana Cristina Ventura e o filho de 14 anos. A família curtia férias no balneário.

Carlos era lotado no Departamento de Trânsito do 9º Batalhão, em Cachoeiro de Itapemirim, mas residia com os familiares no município de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. O crime aconteceu por volta das 20h30 e causou correria e tumulto no local.

Segundo informações policiais, o militar jantava com a esposa e o filho, quando Ricardo Santana dos Santos, 26 anos, e Wilk dos Santos Fontes, 20 anos, que estavam armados, invadiram o local. Eles chegaram ao restaurante em uma Moto CG Titan e abordaram o policial.

De acordo com a polícia, os acusados pediram que Carlos Luiz entregasse o cordão que usava e todos os pertences. O militar tentou sacar a arma, mas um dos bandidos percebeu e atirou contra a cabeça da vítima. O militar chegou a ser socorrido e encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Ipiranga, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu antes mesmo de dar entrada na unidade.

Depois o crime, os acusados fugiram do local a pé. A polícia montou um cerco e 40 minutos após o latrocínio (roubo seguido de morte), eles foram localizados e presos. Um terceiro envolvido, identificado como Leandro Marques Martins, 31 anos, continua foragido. As buscas continuam.

O corpo de Carlos Luiz foi encaminhado ao Departamento Médico Legal (DML) de Vitória e levado para Campos dos Goytacazes, onde foi sepultado 
 
http://noticiadacaserna.blogspot.com/2011/01/guaraparicachoeiro-policial-militar.html

Dilma puxa orelha de general


Bronca. O general José Elito de
Carvalho Siqueira recebeu o primeiro
"puxão de orelha" de Dilma
Ditadura.Presidente repreendeu ministro do Gabinete de Segurança por defender posições da ditadura

José Elito Siqueira disse que sumiço de presos políticos não é vergonha para país

Origem: Jornal O Tempo

Brasília. A presidente Dilma Rousseff repreendeu, ontem, o general José Elito de Carvalho Siqueira, ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), por dizer em entrevista, na segunda-feira, que não é motivo de vergonha para o país o desaparecimento de presos políticos durante a ditadura militar (1964- 1985). Foi o primeiro "puxão de orelha" de um ministro do novo governo.

Escolhido para comandar os seguranças e arapongas do governo, José Elito pediu desculpas a Dilma pela declaração polêmica, segundo fontes do Planalto. Ao longo do dia, ele já tinha recebido recados de assessores de que Dilma não gostou do comentário sobre as vítimas do regime militar. Ao ser recebido, à noite, pela presidente, ele chegou a jogar a culpa na imprensa, afirmando que sua declaração foi "mal interpretada". A presidente aceitou a desculpa.
Torturada na época da ditadura, Dilma fez um discurso, no dia da posse, em que afirmou não ter ressentimentos e rancores. Antes mesmo de assumir, ela chamou os comandantes das Forças Armadas para dizer que não haveria "revanchismo" e pedir que não houvesse por parte dos militares "glorificação" do golpe de 31 de março de 1964, que derrubou o presidente João Goulart e implantou uma ditadura de 21 anos no país.

Desde a distensão política, no final dos anos 1970, famílias de adversários da ditadura e entidades de direitos humanos cobram do Estado brasileiro a localização dos restos mortais de 138 vítimas da repressão consideradas "desaparecidas políticas".

Comissão da Verdade. No mesmo dia em que o general José Elito de Carvalho Siqueira minimizou o desaparecimento dos presos políticos, a petista gaúcha Maria do Rosário assumiu a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República deixando claro que vai trabalhar pela criação da Comissão da Verdade para apurar os crimes cometidos durante a ditadura militar.

Apesar do discurso duro, Maria do Rosário tentou mostrar que o atual momento é de diálogo e sem espaço para revanches. Nos últimos anos, o tema tem sido motivo de embates entre a pasta dos Direitos Humanos e a da Justiça, criando problemas políticos para o governo Lula.
Sobre a abertura de arquivos das Forças Armadas, Maria do Rosário disse que isso faz parte de um amplo debate, sem contradições ou desavenças. "Hoje, no governo, não temos qualquer contradição entre setores dos Direitos Humanos e das Forças Armadas. Somos parte de um mesmo projeto nacional de democracia", afirmou.
 
http://cabofernandodareserva.blogspot.com/2011/01/dilma-puxa-orelha-de-general.html

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/