Neste ano, CB tem registrado aumento significativo nos incêndios em terrenos baldios na região metropolitana de Natal.
O ano de 2010 tem sido de preocupação para o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte. Neste ano, foram mais de 200 ocorrências de incêndio, principalmente em terrenos baldios e lixões da região metropolitana de Natal. O número, de acordo com o órgão, ainda deverá aumentar nas próximas semanas em função do clima.
O Corpo de Bombeiros explica que o aumento considerável nas ocorrências é devido aos incêndios nas áreas de matas, sejam elas em terrenos baldios, granjas ou áreas de reserva ambiental. Só para ter uma ideia da gravidade da situação, somente no mês passado e neste mês, o 1º Grupamento de Bombeiros atendem uma média de quatro ocorrências por dia.
De acordo com o CB, o principal fator para as queimadas é o calor. Isso porque as altas temperaturas do período somadas à baixa umidade relativa do ar favorecem a desidratação das matas que se tornam combustíveis fáceis de ignição. Além disso, outro fator de risco, segundo o Corpo de Bombeiros do RN, é o acúmulo de lixo encontrado nos terrenos baldios que favorecem o surgimento de focos de incêndio.
Diante do atual quadro, os bombeiros esperam contar com ajuda da própria população para tentar amenizar a situação. Os incêndios podem ser evitados com medidas preventivas, como por exemplo, a limpeza dos terrenos baldios periodicamente.
Foto: Divulgação
Ocorrência
Nesta segunda feira, dia 5 de outubro, os bombeiros foram acionados para combater um incêndio nas margens da BR 304, no município de Parnamirim, próximo ao Rio Pitimbu. Lá, o fogo tomou grandes proporções quase atingindo uma central de gás de cozinha que fica nas proximidades.
Na ocorrência em Parnamirim, os bombeiros utilizaram um Auto Bomba Tanque com capacidade de cinco mil litros de água, além de equipamentos específicos de incêndio florestal tais como as bombas costais que dão maior mobilidade a atuação do bombeiro no mato.
*Com informações do Corpo de Bombeiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário