terça-feira, 19 de maio de 2020

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - PARA O CONCURSO DE ADMISSÃO AO CFO

ANEXO I - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - CONFORME EDITAIS ANTERIORES

I - LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA

O ensino de leitura e de produção de textos não deve ficar resumido a uma prática que tenha início e fim em si mesma. Para haver um trabalho, objetivando o desenvolvimento de competência em leitura e escrita, é preciso discutir com os alunos, considerando os tópicos conteudísticos e formais para o tipo de texto que se pretende desenvolver. Ler e escrever bem implica em trabalhar e investir no texto, que é produzido considerando leitores e contextos específicos.
No que se refere ao ensino de gramática, deve-se permitir que o aluno perceba a linguagem como parte integrante de sua vida, tanto na escola quanto nas suas atividades cotidianas. A linguagem é instrumento indispensável para a aquisição do conhecimento em quaisquer áreas do saber e para a participação dos indivíduos nas mais diversas situações sociais de interlocução. Nesse contexto, os estudos gramaticais devem ser vistos como facilitadores de acesso a esses conhecimentos sobre a(s) linguagem(ns) e seu(s) uso(s) nas práticas sociais.
Quanto à literatura, sugere-se que o ensino não seja limitado à listagem de datas, autores e principais obras, pois a literatura não existe fora dos textos, que apresentam tanto a caracterização de uma época historicamente determinada, em que foram escritos, quanto a visão particularizada de seus autores.

I – COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO –
1. Linguagem (modalidade oral e escrita), língua e fala;
2. Elementos da comunicação e funções da linguagem;
3. Variação lingüistica.

II – LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS –
1. Modos de organização textual:
1.1. Texto narrativo;
1.2. Texto descritivo;
1.3. Texto dissertativo-argumentativo;
2. Texto, contexto e interlocução;
3. Gêneros textuais;
4. A construção dos efeitos do sentido:
4.1. A ambigüidade problemática e a ambigüidade com efeito de sentido (ambivalência);
4.2. Recursos sintáticos, semânticos e estilísticos: figuras de linguagem, informações implícitas (pressuposto e subentendido), sinonímia, antonímia, polissemia, campo semântico, hiponímia, e hiperonímia;
5. Discurso direto, indireto e indireto livre.

III – CONTEÚDOS GRAMATICAIS APLICADOS AO TEXTO –
1. Fonética e fonologia:
1.1. Letra e fonema;
1.2. Encontros consonantais, encontros vocálicos e dígrafos;
1.3. Divisão silábica
1.4. Ortografia;
1.5. Acentuação gráfica.
2. Morfologia:
2.1. Estrutura e formação das palavas;
3. Sintaxe: o estudo das relações entre as palavras;
3.1 Morfossintaxe: as classes de palavras e suas funções sintáticas no texto (termos essenciais, acessórios, integrantes e o vocativo);
3.2. Sintaxe de concordância verbal e nominal;
3.3. Sintaxe de regência nominal e verbal;
4. Análise sintática do período composto – orações subordinadas e coordenadas;
5. A pontuação como um dos recursos responsáveis pela clareza e organização do texto;
6. Estudo da crase;
7. Colocação pronominal;
8. Gramática de uso.

IV – LITERATURA BRASILEIRA –
1. Aspectos teóricos da literatura:
1.1. A linguagem literária; 1.2. Gêneros literários;
1.3. Recursos estilísticos: figuras de linguagem;
2. Escolas literárias:
Literatura Informativa;
Barroco (Gregório de Matos e Antônio Vieira);
Arcadismo (Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga);
Romantismo (José de Alencar, Joaquim Manuel de Macedo,
Bernardo Guimarães e Visconde de Taunay);
As gerações poéticas do Romantismo (indianismo, ultra-romântica e social) e principais representantes;
Realismo e Naturalismo (a prosa de Machado de Assis e de Aluísio de Azevedo);
Parnasianismo e Simbolismo (os poetas Olavo Bilac e Cruz e Souza);
Pré-Modernismo (Euclides da Cunha, Lima Barreto, Augusto dos Anjos e Monteiro Lobato); Modernismo:
Características estético-ideológicas; A semana de Arte Moderna; A prosa de Vanguarda (Macunaíma de Mário de Andrade);
poesia de Manoel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade;
O romance social da década de 30 (Graciliano Ramos e José Lins do Rego);
Tendências contemporâneas (João Cabral de Melo Neto, Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Cecília Meireles e Vinícius de Morais).

IV – REDAÇÃO – A Prova de Redação constará de uma produção textual de caráter dissertativo-argumentativo baseada em um tema proposto. Para o desenvolvimento do tema na Prova de Redação, deverão ser considerados os seguintes aspectos: relação com o tema proposto, ordenação lógica das idéias, consistência argumentativa, adequação vocabular e fidelidade ao registro culto da Língua Portuguesa.


II - LÍNGUA INGLESA

A prova de Língua Inglesa abordará, prioritariamente, aspectos relacionados à leitura e à compreensão de texto, em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, que enfatiza, como objetivo primordial, favorecer a competência do usuário da língua para a leitura de texto em Inglês ao longo da vivência, considerando que a maioria das publicações impressas ou virtuais estão disponíveis nessa língua de comunicação internacional. Nessa perspectiva os tópicos gramaticais do programa constituem-se apenas suporte para a orientação do(a) candidato(a) quanto à compreensão textual. A gramática deverá ser explorada de forma contextualizada enquanto elemento de construção da coesão textual.

1) Articles;
2) Nouns;
3) Adjectives;
4) Verbs: mood, tense and voice;
5) Pronouns;
6) Numbers,
7) Interrogative words;
8) The Genitive Case;
9) Question tags;
10) Adverbs;
11) Prepositions;
12) Conjunctions;
13) Reported Speech;
14) Prefixes and suffixes;
15) Coordinate and subordinate clauses.


III - LÍNGUA FRANCESA

A prova de Língua Francesa abordará, prioritariamente, aspectos relacionados à leitura e à compreensão de texto, em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Nesta perspectiva, os tópicos gramaticais do programa constituem-se apenas suporte para a orientação do(a) candidato(a) quanto à compreensão textual.

1) L’ article défini et indéfini;
2) Le nom;
3) Les Adjectifs;
4) Les pronoms: personnels, possessifs;
5) Les nombres;
6) Les verbes;
7) L’ indicatif; Present passé composé; L’ impératif affirmatif;
8) Les adverbes;
9) Le structure de la phrase interrogative et négative;
10) La phrase interrogative avec “Qu’est-ce que”;
11) Les prépositions;
12) Le pluriel des noms et adjectifs;
13) Le genre des noms;
14) Les conjunctions.


IV - LÍNGUA ESPANHOLA

A prova de Língua Espanhola abordará, prioritariamente, aspectos relacionados à leitura e à compreensão de texto, em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, uma vez que eles enfatizam, como objetivo primordial do Ensino de Línguas Estrangeiras, favorecer o desenvolvimento da habilidade lingüística de leitura, a fim de que o usuário da língua seja capaz de ler textos em espanhol, proporcionando-lhe, assim, acesso às informações de forma globalizada. Sendo assim, a gramática deverá ser abordada de forma contextualizada enquanto elemento de construção da coesão textual. Nesta perspectiva, os tópicos gramaticais do programa constituem-se apenas suporte para a orientação do(a) candidato(a) quanto à compreensão textual.

Artículos determinantes e indeterminantes (géneros y número), contractos, neutro, reglas de eufonía;
2) Sustantivos: género e número, formas y uso;
3) Acentuacion;
4) Pronombres; Personales demostrativos, posesivos, indefinidos, relativos, interrogativos y exclamativos;
5) Tiempos Verbales: simples, compuestos y perífrasis;
6) Verbos especiales: ser, estar y haber;
7) Preposiciones;
8) Adjetivos: género, número y grado comparativo;
9) Adverbios: lugar, tiempo, modo, cantidad, duda, afirmación y negación;
10) Uso de muy y mucho;
11) Numerales: ordinales y cardinales;
12) Uso de donde/ dónde, adonde/ adónde y de donde/ de dónde;
13) Apócope;
14) Divergencias Léxicas.


V - HISTÓRIA

HISTORIA GERAL: A Pré-História e a Antigüidade,
l) A Origem do Homem e o Processo Civilizatório;
2) A Formação dos Estados Teocráticos do Oriente Próximo;
3) Desenvolvimento da Polis Grega; 4) A Formação da Sociedade Oligárquica Romana.
A IDADE MÉDIA:
l) O Império Bizantino;
A Expansão dos Árabes Muçulmanos;
Os Reinos Bárbaros;
O Feudalismo e a Igreja; As Cruzadas;
A Guerra dos Cem Anos; Vida e Cultura na Idade Média.
A IDADE MODERNA:
l) Crise e Reorganização do Mundo Feudal - Os Estados Absolutistas e a Permanência dos Privilégios Aristocráticos - Mercantilismo e Colonização Européia nas Américas - Origens do Pensamento Moderno: Humanismo e Renascimento - Reforma Religiosa e Formação da Ética Capitalista. A Crise do Antigo Regime - A Revolução Inglesa e o Prelúdio do Liberalismo - O Iluminismo: Pensamento e Política do Mundo Burguês - Estados Unidos: A Conquista da Liberdade na América do Norte.
IDADE CONTEMPORÂNEA:
l) A Revolução Industrial;
2) A Revolução Francesa:
3) Era Napoleônica: Propagação dos Ideais da Revolução Francesa;
4) A Contra Revolução: O Congresso de Viena e a Santa Aliança;
5) Movimentos Sociais e a Comuna de Paris;
6) Formação dos Estados Alemão e Italiano:
7) Guerra da Secessão e o Novo Papel dos Estados Unidos da América:
8) O Neocolonialismo e a Partilha da África e da Ásia pelas Potências Coloniais;
9) A Primeira Guerra Mundial;
10) A Revolução Russa:
11) A Crise Econômica de 1929;
12) O Nazismo e o Fascismo;
13) A Segunda Guerra Mundial;
14) Reconstrução da Europa;
15) ONU; 16) Guerra Fria.
17) A Hegemonia Americana e o Socialismo na União Soviética;
18) A Descolonização: África e Ásia:
19) A Queda do Muro de Berlim;
20) Tendências do Mundo Atual: Nacionalismo e Globalização.
HISTORIA DO BRASIL: O Brasil Pré-Cabraliano e a Época Colonial,
l) As Sociedades Ameríndias;
2) A Expansão Ultramarina e a Colonização Portuguesa no Brasil: O Processo de Conquista e a Resistência Indígena - Evolução da Administração Colonial - Organização da Estrutura Agrária e Escravidão - A Sociedade Patriarcal;
3) Evolução e Crise do Sistema Colonial no Brasil: A Crise Açucareira e a Distribuição Espacial das Atividades Econômicas - A Produção Aurífera e a
Dinamização da Economia Colonial - Exploração Metropolitana e Revoltas Coloniais - Prosperidade Colonial e Desenvolvimento Artístico-Cultural.
A ÉPOCA IMPERIAL:
l) Os Movimentos Nativistas e a Independência do Brasil: Fatures Sócio-Econômicos e Políticos;
2) O Primeiro Reinado: Das Guerras Internas ao Reconhecimento Externo: a Constituinte de 1823; A Constituição de 1824;
3) A Confederação do Equador;
4)0 Fim do Primeiro Reinado:
5)0 Período Regencial de 1831 a 1840: Revoltas Populares e Movimentos Separatistas;
6) Segundo Reinado: Consolidação do Regime Monárquico, Guerra do Paraguai. Economia Cafeeira e Abolição;
7) Movimento Republicano e a Proclamação da República.
A ÉPOCA REPUBLICANA:
l) A Política Oligárquica na Primeira República: Urbanização, Industrialização e Movimentos Sociais - As Dissidências Oligárquicas e a "Revolução de 1930; O Brasil pós-30: Estado de Compromisso: - Planejamento Econômico - O Estado Novo e a Organização Autoritária do Poder -Trabalhismo e Populismo na Política Brasileira - O Desenvolvimento e a Presença do Capital Estrangeiro n» Brasil - A Crise do Populismo e o Golpe de 1964 Movimentos Artísticos-Culturais nos Anos 60-70;
3)0 Estado Autoritário Pós-64: - Repressão Política e Resistência aos Governos Militares - O Capitalismo Monopolista e o Estado Burocrático Brasileiro;
4) A Redemocratização e a Nova República: - Abertura Política e a Constituição de 1988;
5) De Sarney a Collor; 6) O Brasil Atual: Questões Políticas, Econômicas e Sociais.
HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO NORTE:
l) A Conquista Territorial Portuguesa e a Resistência Potiguar;
2) Nordeste Holandês: Economia Açucareira e Pecuária Norte-Riograndense;
3) Interiorização da Colonização Portuguesa e a Guerra dos Bárbaros:
4) Repercussões dos Movimentos Emancipatórios do Século XIX no Rio Grande do Norte;
5) Formação das Oligarquias: A agroindústria Açucareira e a Cotonicultura;
6) Participação do Rio Grande do Norte no Movimento Republicano;
7) A Revolução de 1930 e o Reordenamento da Política Oligárquica:
8) Demandas Sociais e a Intentona Comunista de 1935;
9) Segunda Guerra Mundial: Presença Norte-Americana e Repercussões Sócio-Culturais;
10) O Populismo e o Surgimento das"Novas Oligarquias";
11)0 Rio Grande do Norte Atual: Questões Políticas. Sociais e Econômicas.

VI - GEOGRAFIA

CARTOGRAFIA: Paralelos e meridianos - Coordenadas geográficas e pontos cardeais - Fusos horários - Escala cartográfica - Projeção cartográfica - Tipos de mapas - Posição geográfica do Brasil.
GEOGRAFIA FÍSICA: Eras geológicas - O interior da Terra - Tectônica de placas - Formação das rochas - Tipos de estruturas geológicas - Estrutura geológica do Brasil - Fatores internos e externos de formação do relevo - Relevo continental e submarino- Classificação do relevo brasileiro - Formação do solo - Tipos desolo quanto à origem e à estrutura - Elementos e fatores do clima - Classificações climáticas - Tipos de clima - Clima brasileiro - Rios e bacias hidrográficas - Bacias hidrográficas brasileiras - Oceanos e mares - O litoral brasileiro - Fisionomia da vegetação - Formações vegetais no Brasil e no mundo.
GEOGRAFIA HUMANA: Modelos de desenvolvimento econômico - A Globalização e a nova ordem mundial: megablocos econômicos - A industrialização e seus reflexos sobre o processo de urbanização dos países desenvolvidos e subdesenvolvidos - População brasileira: estrutura, dinâmica, composição étnica e distribuição geográfica – O processo de regionalização no Brasil: a divisão oficial e a divisão geo-econômica - Planejamento e desigualdades regionais no Brasil - Recursos energéticos - Agricultura e questão agrária no Brasil - Degradação do meio ambiente - A questão ambiental no Brasil.




I - LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA

O ensino de leitura e de produção de textos não deve ficar resumido a uma prática que tenha início e fim em si mesma. Para haver um trabalho, objetivando o desenvolvimento de competência em leitura e escrita, é preciso discutir com os alunos, considerando os tópicos conteudísticos e formais para o tipo de texto que se pretende desenvolver. Ler e escrever bem implica em trabalhar e investir no texto, que é produzido considerando leitores e contextos específicos.

No que se refere ao ensino de gramática, deve-se permitir que o aluno perceba a linguagem como parte integrante de sua vida, tanto na escola quanto nas suas atividades cotidianas. A linguagem é instrumento indispensável para a aquisição do conhecimento em quaisquer áreas do saber e para a participação dos indivíduos nas mais diversas situações sociais de interlocução. Nesse contexto, os estudos gramaticais devem ser vistos como facilitadores de acesso a esses conhecimentos sobre a(s) linguagem(ns) e seu(s) uso(s) nas práticas sociais.
Quanto à literatura, sugere-se que o ensino não seja limitado à listagem de datas, autores e principais obras, pois a literatura não existe fora dos textos, que apresentam tanto a caracterização de uma época historicamente determinada, em que foram escritos, quanto a visão particularizada de seus autores.

I – COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO –
1. Linguagem (modalidade oral e escrita), língua e fala;
2. Elementos da comunicação e funções da linguagem;
3. Variação lingüistica.

II – LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS –
1. Modos de organização textual:
1.1. Texto narrativo;
1.2. Texto descritivo;
1.3. Texto dissertativo-argumentativo;
2. Texto, contexto e interlocução;
3. Gêneros textuais;
4. A construção dos efeitos do sentido:
4.1. A ambigüidade problemática e a ambigüidade com efeito de sentido (ambivalência);
4.2. Recursos sintáticos, semânticos e estilísticos: figuras de linguagem, informações implícitas (pressuposto e subentendido), sinonímia, antonímia, polissemia, campo semântico, hiponímia, e hiperonímia;
5. Discurso direto, indireto e indireto livre.

III – CONTEÚDOS GRAMATICAIS APLICADOS AO TEXTO –
1. Fonética e fonologia:
1.1. Letra e fonema;
1.2. Encontros consonantais, encontros vocálicos e dígrafos;
1.3. Divisão silábica
1.4. Ortografia;
1.5. Acentuação gráfica.
2. Morfologia:
2.1. Estrutura e formação das palavas;
3. Sintaxe: o estudo das relações entre as palavras;
3.1 Morfossintaxe: as classes de palavras e suas funções sintáticas no texto (termos essenciais, acessórios, integrantes e o vocativo);
3.2. Sintaxe de concordância verbal e nominal;
3.3. Sintaxe de regência nominal e verbal;
4. Análise sintática do período composto – orações subordinadas e coordenadas;
5. A pontuação como um dos recursos responsáveis pela clareza e organização do texto;
6. Estudo da crase;
7. Colocação pronominal;
8. Gramática de uso.

IV – LITERATURA BRASILEIRA –
1. Aspectos teóricos da literatura:
1.1. A linguagem literária;
1.2. Gêneros literários;
1.3. Recursos estilísticos: figuras de linguagem;
2. Escolas literárias:
Literatura Informativa;
Barroco (Gregório de Matos e Antônio Vieira);
Arcadismo (Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga);
Romantismo (José de Alencar, Joaquim Manuel de Macedo, Bernardo Guimarães e Visconde de Taunay);
As gerações poéticas do Romantismo (indianismo, ultra-romântica e social) e principais representantes;
Realismo e Naturalismo (a prosa de Machado de Assis e de Aluísio de Azevedo);
Parnasianismo e Simbolismo (os poetas Olavo Bilac e Cruz e Souza);
Pré-Modernismo (Euclides da Cunha, Lima Barreto, Augusto dos Anjos e Monteiro Lobato); Modernismo: Características estético-ideológicas;
A semana de Arte Moderna;
A prosa de Vanguarda (Macunaíma de Mário de Andrade);
poesia de Manoel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade;
O romance social da década de 30 (Graciliano Ramos e José Lins do Rego);
Tendências contemporâneas (João Cabral de Melo Neto, Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Cecília Meireles e Vinícius de Morais).

IV – REDAÇÃO – A Prova de Redação constará de uma produção textual de caráter dissertativo-argumentativo baseada em um tema proposto. Para o desenvolvimento do tema na Prova de Redação, deverão ser considerados os seguintes aspectos: relação com o tema proposto, ordenação lógica das idéias, consistência argumentativa, adequação vocabular e fidelidade ao registro culto da Língua Portuguesa.


II - LÍNGUA INGLESA

A prova de Língua Inglesa abordará, prioritariamente, aspectos relacionados à leitura e à compreensão de texto, em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, que enfatiza, como objetivo primordial, favorecer a competência do usuário da língua para a leitura de texto em Inglês ao longo da vivência, considerando que a maioria das publicações impressas ou virtuais estão disponíveis nessa língua de comunicação internacional. Nessa perspectiva os tópicos gramaticais do programa constituem-se apenas suporte para a orientação do(a) candidato(a) quanto à compreensão textual. A gramática deverá ser explorada de forma contextualizada enquanto elemento de construção da coesão textual.

1) Articles;
2) Nouns;
3) Adjectives;
4) Verbs: mood, tense and voice;
5) Pronouns;
6) Numbers,
7) Interrogative words;
8) The Genitive Case;
9) Question tags;
10) Adverbs;
11) Prepositions;
12) Conjunctions;
13) Reported Speech;
14) Prefixes and suffixes;
15) Coordinate and subordinate clauses.


III - LÍNGUA FRANCESA

A prova de Língua Francesa abordará, prioritariamente, aspectos relacionados à leitura e à compreensão de texto, em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Nesta perspectiva, os tópicos gramaticais do programa constituem-se apenas suporte para a orientação do(a) candidato(a) quanto à compreensão textual.

1) L’ article défini et indéfini;
2) Le nom;
3) Les Adjectifs;
4) Les pronoms: personnels, possessifs;
5) Les nombres;
6) Les verbes;
7) L’ indicatif; Present passé composé; L’ impératif affirmatif;
8) Les adverbes;
9) Le structure de la phrase interrogative et négative;
10) La phrase interrogative avec “Qu’est-ce que”;
11) Les prépositions;
12) Le pluriel des noms et adjectifs;
13) Le genre des noms;
14) Les conjunctions.


IV - LÍNGUA ESPANHOLA

A prova de Língua Espanhola abordará, prioritariamente, aspectos relacionados à leitura e à compreensão de texto, em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, uma vez que eles enfatizam, como objetivo primordial do Ensino de Línguas Estrangeiras, favorecer o desenvolvimento da habilidade lingüística de leitura, a fim de que o usuário da língua seja capaz de ler textos em espanhol, proporcionando-lhe, assim, acesso às informações de forma globalizada. Sendo assim, a gramática deverá ser abordada de forma contextualizada enquanto elemento de construção da coesão textual. Nesta perspectiva, os tópicos gramaticais do programa constituem-se apenas suporte para a orientação do(a) candidato(a) quanto à compreensão textual.

1)Artículos determinantes e indeterminantes (géneros y número), contractos, neutro, reglas de eufonía;
2) Sustantivos: género e número, formas y uso;
3) Acentuacion;
4) Pronombres; Personales demostrativos, posesivos, indefinidos, relativos, interrogativos y exclamativos;
5) Tiempos Verbales: simples, compuestos y perífrasis;
6) Verbos especiales: ser, estar y haber;
7) Preposiciones;
8) Adjetivos: género, número y grado comparativo;
9) Adverbios: lugar, tiempo, modo, cantidad, duda, afirmación y negación;
10) Uso de muy y mucho;
11) Numerales: ordinales y cardinales;
12) Uso de donde/ dónde, adonde/ adónde y de donde/ de dónde;
13) Apócope;
14) Divergencias Léxicas.


V - HISTÓRIA

HISTORIA GERAL: A Pré-História e a Antigüidade,
l) A Origem do Homem e o Processo Civilizatório;
2) A Formação dos Estados Teocráticos do Oriente Próximo;
3) Desenvolvimento da Polis Grega;
4) A Formação da Sociedade Oligárquica Romana.
A IDADE MÉDIA:
l) O Império Bizantino; A Expansão dos Árabes Muçulmanos; Os Reinos Bárbaros; O Feudalismo e a Igreja; As Cruzadas; A Guerra dos Cem Anos; Vida e Cultura na Idade Média.
A IDADE MODERNA: l
) Crise e Reorganização do Mundo Feudal - Os Estados Absolutistas e a Permanência dos Privilégios Aristocráticos - Mercantilismo e Colonização Européia nas Américas - Origens do Pensamento Moderno: Humanismo e Renascimento - Reforma Religiosa e Formação da Ética Capitalista. A Crise do Antigo Regime - A Revolução Inglesa e o Prelúdio do Liberalismo - O Iluminismo: Pensamento e Política do Mundo Burguês - Estados Unidos: A Conquista da Liberdade na América do Norte.
IDADE CONTEMPORÂNEA:
l) A Revolução Industrial;
2) A Revolução Francesa:
3) Era Napoleônica: Propagação dos Ideais da Revolução Francesa;
4) A Contra Revolução: O
Congresso de Viena e a Santa Aliança;
5) Movimentos Sociais e a Comuna de Paris;
6) Formação dos Estados Alemão e Italiano:
7) Guerra da Secessão e o Novo Papel dos Estados Unidos da América:
8) O Neocolonialismo e a Partilha da África e da Ásia pelas Potências Coloniais;
9) A Primeira Guerra Mundial;
10) A Revolução Russa:
11) A Crise Econômica de 1929;
12) O Nazismo e o Fascismo;
13) A Segunda Guerra Mundial;
14) Reconstrução da Europa;
15) ONU; 16) Guerra Fria.
17) A Hegemonia Americana e o Socialismo na União Soviética;
18) A Descolonização: África e Ásia:
19) A Queda do Muro de Berlim;
20) Tendências do Mundo Atual: Nacionalismo e Globalização.
HISTORIA DO BRASIL:
O Brasil Pré-Cabraliano e a Época Colonial,
l) As Sociedades Ameríndias;
2) A Expansão Ultramarina e a Colonização Portuguesa no Brasil: O Processo de Conquista e a Resistência Indígena - Evolução da Administração Colonial - Organização da Estrutura Agrária e Escravidão - A Sociedade Patriarcal;
3) Evolução e Crise do Sistema Colonial no Brasil: A Crise Açucareira e a Distribuição Espacial das Atividades Econômicas - A Produção Aurífera e a Dinamização da Economia Colonial - Exploração Metropolitana e Revoltas Coloniais - Prosperidade Colonial e Desenvolvimento Artístico-Cultural.
A ÉPOCA IMPERIAL:
l) Os Movimentos Nativistas e a Independência do Brasil: Fatures Sócio-Econômicos e Políticos; 2) O Primeiro Reinado: Das Guerras Internas ao Reconhecimento Externo: a Constituinte de 1823; A Constituição de 1824;
3) A Confederação do Equador;
4)0 Fim do Primeiro Reinado:
5)0 Período Regencial de 1831 a 1840: Revoltas Populares e Movimentos Separatistas;
6) Segundo Reinado: Consolidação do Regime Monárquico, Guerra do Paraguai. Economia Cafeeira e Abolição;
7) Movimento Republicano e a Proclamação da República.
A ÉPOCA REPUBLICANA:
l) A Política Oligárquica na Primeira República: Urbanização, Industrialização e Movimentos Sociais - As Dissidências Oligárquicas e a "Revolução de 1930; O Brasil pós-30: Estado de Compromisso: - Planejamento Econômico -
2)O Estado Novo e a Organização Autoritária do Poder -Trabalhismo e Populismo na Política Brasileira - O Desenvolvimento e a Presença do Capital Estrangeiro n» Brasil - A Crise do Populismo e o Golpe de 1964 Movimentos Artísticos-Culturais nos Anos 60-70;
3)0 Estado Autoritário Pós-64: - Repressão Política e Resistência aos Governos Militares - O Capitalismo Monopolista e o Estado Burocrático Brasileiro;
4) A Redemocratização e a Nova República: - Abertura Política e a Constituição de 1988;
5) De Sarney a Collor; 6) O Brasil Atual: Questões Políticas, Econômicas e Sociais.
HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO NORTE:
l) A Conquista Territorial Portuguesa e a Resistência Potiguar;
2) Nordeste Holandês: Economia Açucareira e Pecuária Norte-Riograndense;
3) Interiorização da Colonização Portuguesa e a Guerra dos Bárbaros:
4) Repercussões dos Movimentos Emancipatórios do Século XIX no Rio Grande do Norte;
5) Formação das Oligarquias: A agroindústria Açucareira e a Cotonicultura;
6) Participação do Rio Grande do Norte no Movimento Republicano;
7) A Revolução de 1930 e o Reordenamento da Política Oligárquica:
8) Demandas Sociais e a Intentona Comunista de 1935;
9) Segunda Guerra Mundial: Presença Norte-Americana e Repercussões Sócio-Culturais;
10) O Populismo e o Surgimento das"Novas Oligarquias";
11)0 Rio Grande do Norte Atual: Questões Políticas. Sociais e Econômicas.

VI - GEOGRAFIA

CARTOGRAFIA:
Paralelos e meridianos - Coordenadas geográficas e pontos cardeais - Fusos horários - Escala cartográfica - Projeção cartográfica - Tipos de mapas - Posição geográfica do Brasil.
GEOGRAFIA FÍSICA: Eras geológicas - O interior da Terra - Tectônica de placas - Formação das rochas - Tipos de estruturas geológicas - Estrutura geológica do Brasil - Fatores internos e externos de formação do relevo - Relevo continental e submarino- Classificação do relevo brasileiro - Formação do solo - Tipos desolo quanto à origem e à estrutura - Elementos e fatores do clima - Classificações climáticas - Tipos de clima - Clima brasileiro - Rios e bacias hidrográficas - Bacias hidrográficas brasileiras - Oceanos e mares - O litoral brasileiro - Fisionomia da vegetação - Formações vegetais no Brasil e no mundo.
GEOGRAFIA HUMANA: Modelos de desenvolvimento econômico - A Globalização e a nova ordem mundial: megablocos econômicos - A industrialização e seus reflexos sobre o processo de urbanização dos países desenvolvidos e subdesenvolvidos - População brasileira: estrutura, dinâmica, composição étnica e distribuição geográfica – O processo de regionalização no Brasil: a divisão oficial e a divisão geo-econômica - Planejamento e desigualdades regionais no Brasil - Recursos energéticos - Agricultura e questão agrária no Brasil - Degradação do meio ambiente - A questão ambiental no Brasil.


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COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/