sexta-feira, 11 de novembro de 2016

INSTRUÇÃO COM O “FUZIL” MD97 IMBEL PARA O GIRO

INSTRUÇÃO COM O “FUZIL” MD97 IMBEL PARA O GIRO




 

Terminou no dia 04 de fevereiro, a instrução para a habilitação no uso do “fuzil” da IMBEL MD97 para o GIRO (Grupo e Intervenção Rápida e Ostensiva) da PMGO.
GIRO com as
GIRO com os “fuzis” MD 97 IMBEL.
Perceba que quando me refiro ao MD97 como fuzil coloco entre aspas. Isso porque ele na verdade não é um fuzil, mas sim uma carabina. Todas as armas que possuem o regime de tiro automático (rajada), quando são enviadas para as Polícias Militares (PPMM) para serem usadas na lida operacional, são convertidas para o sistema semiautomático. Apenas as Forças Armadas, teoricamente, são autorizadas a utilizarem  armas de fogo com regime automático.
Pelo fato de não possuir o regime de tiro automático e também pelo tamanho do cano ser menor do que o dos fuzis e ainda por serem mais compactos, o MD97 que as PPMM trabalham não é um fuzil de assalto, mas sim uma carabina, mesmo calçando a munição 5,56x45mm ou .223 Remington.
Infelizmente o Exército Brasileiros ainda controla as armas que as PPMM usam, restringindo bastante as nossas escolhas. Não podemos sequer escolher a marca da arma para trabalharmos. Os únicos fabricantes de armas nacionais são a TAURUS e a IMBEL. Ruim e menos ruim respectivamente, por isso trabalho com a pistola menos ruim, uma IMBEL .40.
MD97 IMBEL e XM15 Bushmaster.
MD97 IMBEL e XM15 Bushmaster.
Utilizamos também na instrução “fuzis” XM15 Bushmater e “inconscientemente” os PPMM sempre escolhiam o XM15 para atirar, mesmo tendo a falsa fama de serem descartáveis.
Como de costume o MD97 deixou à desejar, proporcionando um show de panes. Até ao ponto dos parafusos do zarelho do cano se soltarem e as bandoleiras saírem, fazendo que a a arma caísse ao chão. O mesmo não aconteceu com o XM15, que funcionou normalmente.
Antes da instrução os PPMM fizeram a manutenção do armamento.
DSC09807
Junto com o Capitão Joneval começamos a instrução com disparos de assimilação a 15 metros, fazendo exercícios de recarga emergencial. Após, fizemos tiro com empunhadura fraca e exercícios de manejo e então passamos para os disparos em Tiro Duplo a 25 metros, que é o tipo de tiro usados pelas forças policiais. Decidimos por essa distâncias para os disparos considerando o tipo de serviço que o GIRO realiza nas ruas da Capital Goiana.
Linha de tiro.
Linha de tiro.
O GIRO é um grupamento de policiamento especializado, que trabalha com armamento diferenciado, treinamento específico para a missão de alto risco, conduzindo motos modelos ON-OFF ROAD de 660cc, com o objetivo de combater os crimes cometidos com o uso de motocicleta. O GIRO da PMGO foi o primeiro no país e fazer um policiamento de auto risco em motocicletas.
Várias PPMM de todos os Brasil já se habilitaram em nossos curso de especialização e, inspirando-se em nossa modalidade de policiamento, fizeram grupamentos semelhantes.  Alguns possuem inclusive o mesmo nome, GIRO. Atualmente tenho o prazer de ser o Subcomandante desta tão renomada unidade especializada.
Equipes saindo para o serviço.
Equipes saindo para o serviço.
O GIRO era uma companhia do BPMChoque da PMGO, mas com o sucesso de policiamento de auto risco realizado pelo Grupamento surgiu a necessidade de sua emancipação. Hoje o GIRO é uma Companhia Independente. Na foto vemos uma equipe patrulhando, ainda com o uniforme camuflado urbano, característico do BPMChoque.
Equipe em patrulhamento.
Equipe em patrulhamento.
Fizemos também os exercício de tiro em movimento. Tento em minhas instruções, procedê-las de forma a se aproximarem o máximo possível da realidade. O tiro em movimento é algo que pode possivelmente acontecer em confrontos armados e é um tipo de tiro muito difícil de se operar, exigindo para seu êxito um deslocamento muito estável e, dependendo da distância, uma visada contínua pelo aparelho de visada (mira).

Passada a parte inicial, partimos para a habilitação propriamente dita. Um exercício com atiradores na Posição Torre, usando Tiro Duplo e uma recarga obrigatória. A habilitação é conseguida com o aproveitamento mínimo dos disparos e critérios pré definidos como, dedo fora do gatilho, resolução de panes, normas de segurança, controle do cano, acertos dos disparos, procedimentos de recarga e manejo, dentre outros que são observados e apontados em uma súmula de tiro. Esse procedimento acaba com a velha subjetividade das provas de tiro. Ao final os alunos, se concordarem, assinam a Súmula de Tiro.
Linha de tiro do segundo dia.
Linha de tiro do segundo dia.

Nesse vídeo temos os instrutores fazendo a demonstração do exercício:


Após os devidos esclarecimentos passamos para a prova de habilitação. Como a frente podemos ver.


Esse foi apenas mais um treinamento dos diversos que um grupo especializado como o GIRO precisa ter. Socorrismo, pilotagem de alto risco, noções de mecânica, adentramento e progressão tática e vários outros.
Se gostaram de nossa publicação, indique-a para os amigos. COMPARTILHA E CURTE.
TKS!!!

https://1911armasdefogo.com/2013/02/13/instrucao-com-o-fuzil-md97-imbel/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/