Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 11, 2014

Desmonte em Rocha

Desmonte em Rocha Desmonte em Rocha: Conceitos Básicos, Passo a Passo! Amigos, os engenheiros civis geralmente não tem uma formação que aborde o tema de desmonte em rocha na faculdade. Assim, e na experiencia de obras que aprendemos as técnicas e os materiais que compõem um desmonte. Vejam abaixo alguns conceitos e tres sistemas de desmonte:

Explosivos

Explosivos
Por Luiz Molina Luz
Explosivos  são substâncias capazes, por suas reações características a elevada velocidade, de liberar repentinamente enormes pressões, acompanhadas normalmente de forte ruído e de ações mais ou menos destruidoras nos arredores. Pólvora. Foto: Fablok / Shutterstock.com As classificações dos explosivos químicos compreendem dois tipos principais: os explosivos “baixos” ou “deflagrantes” (chamados também propulsores) e os “altos” ou “detonantes”, que se dividem por sua vez em “primários” e “secundários”.

Efeitos dos explosivos

Efeitos dos explosivosOs efeitos das explosões dividem-se em: fisiológicos, térmicos e mecânicos. Os efeitos fisiológicos são os que afectam os indivíduos ao nível de olhos, tímpanos, pulmões, coração, etc. Os efeitos térmicos provêm do aumento de temperatura provocado pela libertação de energia. Os efeitos mecânicos traduzem-se na deslocação de materiais, por arrastamento ou por destruição.

Trinitrotolueno (TNT)

Trinitrotolueno (TNT)

Por Luiz Ricardo dos Santos

trinitrotolueno  (mais conhecido como TNT) é um sólido cristalino incolor ou ligeiramente amarelado que se estende até o marrom, é insolúvel em água, porém, solúvel em solventes polares tem massa molecular de 227,3 g/mol, seu ponto de fusão é de 80,7 °C , e ponto de ebulição de 240°C, é uma substância química que apresenta alta instabilidade energética e quando submetido a choques mecânicos intensos e calor excessivo, causa instantaneamente a expansão de material, o que o torna altamente explosivo, motivo este que o levou a ser usado em guerras.

Alfred Nobel e a Nitroglicerina

Alfred Nobel e a Nitroglicerina
O criador dos Prêmios NobelA pólvora, uma mistura formada por salitre, carvão e enxofre, foi o único explosivo utilizado com eficiência, desde o século IX, quando os chineses a inventaram, até o início do século XIX. Em 1838, o químico francês Theóphile Jules Pelouse preparou a nitrocelulose, um composto altamente explosivo.