sábado, 28 de setembro de 2013

Periodicidade química

Periodicidade química

  1. Cronologia

Cronologia


1829
Lei das Tríades de Döbereiner
1863
Parafuso telúrico de Chancourtois
1864
Lei das oitavas de Newlands
1869
Lei periódica de Mendeleev e Lothar Meyer. Classificação periódica com os elementos em ordem crescente de massas atômicas.
1913
Lei de Moseley: conceito atual de número atômico. Classificação periódica com os elementos em ordem crescente de números atômicos.

Períodos e famílias

Períodos são as sete filas horizontais da Tabela Periódica; 1o, 2o, 3o, 4o, 5o, 6o, 7o. Reúnem elementos com configurações eletrônicas diferentes, portanto, com propriedades diferentes.
Famílias ou grupos são as dezoito colunas verticais da Tabela Periódica. Reúnem elementos com configurações eletrônicas semelhantes, portanto, com propriedades semelhantes.
Elementos representativos são aqueles cujo subnível de maior energia de seus átomos é s (bloco s) ou p (bloco p).
Bloco sGrupos IA e IIA
Bloco pGrupos IIIA, IVA, VA, VIA, VIIA e 0

Elementos de transição são aqueles cujo subnível de maior energia de seus átomos é d. Constituem o bloco d, os Grupos IB, IIB, IIIB, IVB, VB, VIB, VIIB E VIIIB.
Elementos de transição interna são aqueles cujo subnível de maior energia de seus átomos é f. Constituem o bloco f, os lantanídios (Z = 59 e Z = 71) e os actinídeos (Z = 89 a Z = 103).
O átomo de um elemento localizado no enésimo (nº) período tem seus elétrons distribuídos em n níveis de energia. Exemplo: elementos do 5º período têm os elétrons de seus átomos distribuídos em 5 níveis de energia.
Principais famílias
IA
Metais alcalinos:LiNaKRbCsFr
IIA
Metais alcalino-terrosos:BeMgCaSrBaRa
IVA
Família do carbono:CSiGeSnPb
VA
Família do nitrogênio:NPAsSbBi
VIA
Calcogênios:0SSeTePo
VIIA
Halogênios:FClBrIAt
0
Gases nobres:HeNeArKrXeRn
Para os elementos representativos e dos Grupos IB e IIB, o número do grupo é o número de elétrons no último nível de energia do átomo (camada de valência).
IAIIAIBIIBIIIAIVAVAVIAVIIA0
Número de elétrons na camada de valência1212345678
s1s2s1s2s2p1s2p2s2p3s2p4s2p5s2p6


Propriedades periódicas

Propriedades periódicas - Os valores crescem e decrescem sucessivamente à medida que aumenta o número atômico. A maioria das propriedades dos elementos são periódicas.
Propriedades aperiódicas - Os valores somente crescem ou decrescem à medida que aumenta o número atômico. Exemplos:massa atômica e calor específico.
Energia de ionização é a energia necessária para arrancar um elétron de um átomo no estado gasoso.

Eletroafinidade ou afinidade eletrônica é a energia envolvida na entrada de um elétron num átomo no estado gasoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/