Notícias da PMRN (3): o policial dá o sangue pela sociedade
Seguindo a programação do Movimento Polícia Legal (MPL) no Rio Grande do Norte, hoje ocorre durante todo o dia em frente à sede da Associação de Cabos e Soldado-PMRN a coleta de sangue dos voluntários (na maioria policiais militares), através do apoio do Hemonorte e seu posto móvel. A ação, intitulada de “A POLÍCIA DOA O SANGUE A SOCIEDADE“, fora anunciada durante a assembleia, ganhou força no Orkut e nos blogues afins. Cabo Heronides e Guerreiros do RN.
Conforme já escrevi anteriormente, a busca por doadores de sangue é algo comum nas organizações militares. Mas dessa vez a iniciativa vai além do gesto de caridade, ela tem valor simbólico. A escolha da data não foi por acaso. 25 de agosto é o dia do soldado, nada mais apropriado do que comemorá-lo fazendo o que se espera de um milico: ajudando a sociedade. Além disso, o ato serve para uma analogia óbvia. Sempre se diz que o policial dá o sangue pela sociedade e agora essa afirmação ganha um sentido literal. E por fim, o principal objetivo da campanha: a demonstração de que a categoria tem buscado outras maneiras mais produtivas e benéficas para a população de chamar a atenção para suas reivindicações sem apelar para medidas drásticas como uma paralisação.
Eu sou um doador de sangue e como já estava apto para doar novamente não tive dúvidas em passar hoje pela manhã na ACS e deixar minha contribuição. Alguns estão fazendo pela primeira vez e espero que de muitas outras. Independente do motivo, sou um incentivador desse gesto humanitário. Só não vou mentir, dói um pouco (quase nada). Afinal é uma agulha que perfura o seu braço.
Voltando ao calendário do Movimento Polícia Legal, um breve histórico e agendamento de ações.
Segunda (ontem), 24 de agosto: distribuição de panfletos em um dos pontos mais movimentados da capital.
Terça (hoje), 25 de agosto: doação de sangue em frente a sede da ACS-PMRN.
Quarta (amanhã), 26 de agosto: a partir das 14 horas um ato público em frente a Assembleia Legislativa através do comparecimento de policiais FARDADOS E DESARMADOS, com a intensão de ser recebido pelo Presidente da AL, deputado Robinson Faria (PMN), e solicitar apoio nas negociações com o Governo.
De 27 a 30 de agosto: participação na Conferência Nacional de Segurança Pública (CONSEG), defendendo a desmilitarização da polícia e a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 300.
Até o dia 06 de setembro: campanha de arrecadação de alimentos “FOME GERA VIOLÊNCIA“, para no dia seguinte serem distribuídos para entidades de apoio aos idosos, crianças vítimas de violência e em alguns bairros escolhidos por representantes de conselhos comunitários (provavelmente os lugares mais críticos).
Dia 07 de setembro: ato público a ser realizado pelos policias que estiverem no período de folga.
Dia 10 de setembro: uma nova assembleia geral para definir os novos rumos do movimento, de acordo com o posicionamento do Governo.
Abaixo um video (mal gravado, eu sei) com reportagem do programa Patrulha Policial sobre o movimento.
OBS.: Trancrição Ipsi litteris *
Ipsis litteris é uma expressão de origem latina que significa "pelas mesmas letras", "literalmente" ou "com as mesmas palavras". Utiliza-se para indicar que um texto foi transcrito fielmente ao original. Pode-se também utilizar uma expressão de mesmo significado, ipsis verbis, que quer dizer "pelas mesmas palavras", "textualmente".
Nenhum comentário:
Postar um comentário