domingo, 21 de fevereiro de 2010

Dignidade para policiais militares e bombeiros

Escrito por: Daniel Messac

O policial militar exerce um papel de extrema relevância e indispensabilidade para a vida numa sociedade civilizada e democrática. É ele quem zela, diligentemente, pela segurança pública. Pelo sagrado direito de ir e vir do cidadão honesto e trabalhador. Dele não ser molestado, de não ser saqueado e de ter respeitada a sua integridade física e moral.

No cumprimento dos seus compromissos, missões, tarefas e funções elencadas pela Lei Maior do país, de exercer o policiamento ostensivo e preservar a ordem pública, o policial militar enfrenta diariamente elevado risco de morte. Ele está presente nas mais diversas e inusitadas situações para defender e servir o cidadão de bem e proteger a sociedade.

Constam nos registros da PM diversos casos até de realização de partos. Tivemos um caso, por exemplo, com componentes da RP 2466. Eles foram informados pela 16º CIPM, que no Jardim Boa Esperança, em Aparecida, havia uma mulher em trabalho de parto. Chegando ao local se deparam com Liliane Pereira, em estado de desespero, pois já estava em trabalho de parto, com a cabeça da criança aparecendo.

Os policiais utilizando os conhecimentos adquiridos no curso de formação tentaram manter a calma de todos. Colocaram Liliane na viatura para conduzi-la até um hospital, mas como a placenta já havia rompido e Liliane estava sangrado muito, resolveram parar e fazer o parto ali mesmo dentro da viatura.

Entretanto, muita gente se esquece ou ignora que, boa parte dos membros dessa mesma corporação, que tantos benefícios presta à população, não têm sequer a segurança de que seus filhos vão almoçar e jantar todos os dias. São heróis que derramam o próprio sangue para defender a sociedade. Os únicos profissionais que arriscam as suas vidas para preservar outros. Porém, não são devidamente reconhecidos nem valorizados neste país.

Como exigir preparo, empenho e dedicação daquele que está nas ruas enfrentando bandidos bem armados e perigosos, carregando nos ombros o peso da responsabilidade de proteger a população sem salário e condições de trabalho decentes?

Da mesma forma, o bombeiro militar é um profissional fundamental para a sociedade. Atua numa infinidade de situações complexas e emergenciais como: combate a incêndios florestais, urbanos e industriais; resgate em grande ângulo; emergência médica; salvamento aquático; desencarceramento em acidentes rodoviários e ferroviários; intervenção em incidentes elétricos, hidráulicos, com matérias perigosas e redes de gás; corte de árvores em risco iminente de queda e captura de animais correndo ou oferecendo risco.

Todos se emocionam ao assistirem na TV a um bombeiro enfrentando o fogo ou salvando uma vida numa correnteza. Mas poucos se dão conta do tamanho daquele sacrifício ou se preocupam como vive aquele pai de família.

Mas vale refletirmos sobre o questionamento do pensador e escritor Paulo Roberto Avelino de Oliveira: como é possível acreditar em sonhos quando não nos dão a possibilidade de viver com dignidade no presente?

Uma grande esperança para a conquista de uma vida mais digna para esses servidores públicos está na PEC 300/08, que define para todo o Brasil um piso salarial de policiais militares e bombeiros em torno de R$ 4,5 mil, bem como a equiparação salarial com os policiais e bombeiros do Distrito Federal, os mais bem remunerados do País. A proposta passou pelas comissões e já foi encaminhada ao plenário, onde passará por dois turnos de votação.

A remuneração decente é a melhor forma de acabar com os bicos de policiais e bombeiros e garantir a esses profissionais honrados o direito de se capacitar e ficar mais tempo com a família.

Daniel Messac é deputado estadual (PSDB), filósofo e teólogo (dmessac@hotmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/