quarta-feira, 26 de maio de 2010

Recebi por e-mail - Corpo de Bombeiros do RN - Reunião discute plano de ação para inauguração do "Complexo Turístico Religioso Alto de Santa Rita de Cássia" em Santa Cruz

Reunião discute plano de ação para inauguração do "Complexo Turístico Religioso Alto de Santa Rita de Cássia" em Santa Cruz
Na manhã desta quarta feira, dia 26, o Corpo de Bombeiros do RN esteve no município de Santa Cruz, localizado a 111 km da capital. Atendendo a um convite da Prefeitura Municipal, o Corpo de Bombeiros do RN participou de uma reunião estratégica para tratar da organização da festa de inauguração do Complexo Turístico Religioso Alto de Santa Rita de Cássia que já tem data determinada para acontecer, 27 de junho. Além dos bombeiros, o encontro contou com presença da Polícia Militar, Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Turismo, onde foi discutido o plano de ação que proporcionará o máximo de segurança e orientação para as pessoas que participação do evento.
O Complexo será erguido no Monte Carmelo, popularmente conhecido como Cruzeiro, onde serão construídas uma estátua da Padroeira de Santa Cruz e áreas de recepção de turistas, tais como, restaurantes, estacionamento, além de um mirante.
A estátua está em fase de conclusão com uma altura de mais de 40 metros e será a maior imagem religiosa do Brasil, maior até que a do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Este projeto visa atrair para a cidade, devotos do RN e de todo o Brasil, além de criar um ponto turístico para o município, aquecendo a economia local.
Segundo o Tenente Coronel Laurêncio de Aquino, do Corpo de Bombeiros, o Plano de Ação da Corporação será apresentado na próxima reunião prevista para semana que vem, com data a ser marcada. O Tenente Coronel já adiantou na reunião que os bombeiros estarão presentes com cerca de 60 homens, três ambulância de Resgate, uma viatura de salvamento terrestre, além de um carro de Combate à Incêndio. “Sabemos que este é um evento bastante esperado pela população e que contará com a presença de visitantes de vários locais do nosso Estado e do país, atraindo um número expressivo de turistas e devotos. Para manter a segurança de todos estaremos presente com nosso efetivo do início ao fim do evento”, disse o oficial.
Mais informações:
Aspirante Couceiro - 9924-2013 – Relações Públicas

Dica Segura - Violência ou violências?

      Quando discutimos o tema violência, logo nos vem a mente aquele tipo mais comum de violencia  que é mais aparente: a violencia física propriamente dita, ocasionada por diversos fatores da nossa práxis enquanto sociedade. Todavia, a violência, neste aspecto, é apenas uma das facetas deste termo que congloba uma gama de vertentes que se espraiam no nosso meio social.
      A par disto, existem em nossa sociedade diversas formas de violências que são disfarçadas do nosso cotidiano de diferentes formas. Coloca-se ideologicamente que a violência física é a grande vilã da sociedade, quando sabemos (alguns sabem) que ela é apenas o corolário das violências sociais silenciosamente postas a nós e, diante disso, as vezes  nem nos damos conta. O pane et circens continua fazendo efeito entre nós.
      Para ilustrar melhor, basta que vislumbremos a política injusta que se faz aos aposentados neste pais; a falta de um rede de saúde eficaz que abranja a todos sem distinção com serviços de qualidade e que não obrigue aos brasileiros desembolsaram parte de seus salários, já dilapidatoriamente mordidos pela ganancia do fisco, para garantir um pouco de saúde. Serviços estes que só enriquecerem grupos que controlam os planos de saúde neste país. E familias inteiras vivendo nos lixões das cidades? E as crianças abandonadas debaixo dos semáforos? Mais exemplos? a deficiencia na educação que coloca o Brasil no ranking dos países mais iletrados do mundo competindo em grau negativo com países muito mais pobres que o nosso (e olha que não somos pobres) pobres são as pessoas que elegemos para serem nossos representantes, que na grande maioria, só pensam nos seus interesses particulares e no máximo nos de seus apaniguados. E tem muito mais violência encoberta pelo manto ideológico da violência das grandes urbes.
    Mais ainda? Querem violência maior que o superfaturamento de obras públicas, onde um número mínimo de pessoas, geralmente as que tem interesse maior nos negócios, enriquecem sem causa cada vez mais e do dia para noite? Tudo isso em detrimento das políticas educacionais, de saúde, segurança, lazer e distribuição de rendas.
     E ainda acham pouco essas violências gratuitas para os brasileiros e assim debocham, brigando entre si, num simulacro de jogo, dizendo que projetos que trazem melhorias para os aposentados ou a paridade entre salários de categorias profissionais como a dos policiais militares, representariam um rombo para os cofres públicos. Piada de mal gosto.
     Triste quadro de violências que assolam nossa nação que vive relegada a segundo e terceiros planos. Muitas das vezes as pessoas são enganadas com falsas promessas ou pela troca de migalhas por votos, isto  por pura falta de conhecimento e senso crítico. Por falta de educação mesmo.  Porque coisa que certos agentes politicos não desejam é que o povo seja culto, ciente dos seus direitos, pois assim, inibir-se-iam as políticas enganatórias neste país.
     E depois de tudo, transferem a responsabilidade pela violência na nossa sociedade somente para os aparatos policiais. Violência esta propiciada por condutas  daquele tipo vil de agente político conquistador de poder, riqueza e fama, mas, que dela é blindado porque percebem grandes somas em numerários que podem pagar seu luxo e sua segurança. Assim fica fácil. Imputar a culpabilidade pela violência desmesurada que assola nossos centros urbanos aos setores de segurança do poder público, parece ser o modo mais fácil de mascarar a verdade. Como se sabe, com raríssimas exceções, tais aparatos de segurança trabalham com o mínimo de disponibilidade sem reconhecimento profissional, sem os equipamentos e materiais necessários a lide com os problemas de segurança causado, via de regra, por essa politica nefasta que se instalou no Brasil de alguns anos para os dias atuais.
     Mas, creio não se poder enganar uma população por muito tempo. Em algum momento, mesmo que por meios próprios, a sociedade civil organizada vai acordar, e, reivindicando seu justo direito de forma ordeira e pacífica, por meio do voto consciente, deixará de colocar para gerir nossos destinos pessoas do timbre das que ai estão hoje. E finalmente, o Brasil poderá figurar como uma potencia mundial, luz para o mundo, deixando de percurtir a violencia física, causada por outras vertentes da violencia como o consumo de  drogas, má distribuição de renda, injustiças sociais, e aquela  será controlada e poderemos viver melhor, pois as práticas honestas, administração austera e sem apadrinhamentos de quaisquer espécies, propiciarão uma sociedade mais justa, digna e igualitaria, coisa que há muito tempo esperamos.
 
http://dicassegura.blogspot.com/2010/05/violencia-ou-violencias.html

Deputados e associações de policiais fecham acordo sobre piso

Governo avaliará texto e votação da proposta pode ocorrer na próxima semana

O deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) anunciou que, em reunião na Câmara entre os líderes partidários e os representantes das associações de policiais, foi fechado um acordo em torno do texto da PEC 446/09, que disciplina a criação de um piso salarial para os policiais civis e militares e bombeiros dos estados.

Segundo ele, o líder do governo, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), levará o texto ao governo para avaliação. Na próxima terça-feira, uma nova reunião definirá se a votação ocorrerá no próprio dia ou na semana seguinte.


"Devido ao feriado (na quinta-feira, 3 de junho), pode ser que não haja quórum para votar matéria constitucional. Então, a votação ficará para a semana seguinte", previu Faria de Sá.


As associações de policiais já concordaram em retirar do texto o piso salarial provisório de R$ 3,5 mil ou R$ 7 mil (conforme o posto) que vigoraria até o estabelecimento de um piso definitivo por meio de lei federal.


Fonte:
Agência Câmara

PEC avança em Brasília e deve ser votada, mas sem valor definido para o piso

PEC avança em Brasília e deve ser votada, mas sem valor definido para o piso

Em Brasília, a PEC 300 parece dá os primeiros passos para a votação. Nesta quarta-feira (26) os militares conseguiram, após negociações com os parlamentares, a retirada do valor do piso que havia sido inserido no texto, o que para eles facilitará o processo. Conforme o sargento Wagner Simas informou de Brasília a Gazetaweb , um novo texto começou a ser elaborado para garantir ainda hoje a votação da PEC. “De toda a representatividade da categoria, a nível de Brasil, apenas três estados discordaram da retirada do valor do piso. Mas, entendemos que isso facilitará a votação e já corremos para elaborar um outro, fazendo a exclusão, para que ainda nesta noite possamos ter a PEC na pauta de votação da Câmara”- disse Wagner Simas. Antes de conseguirem a aprovação da retirada do valor do piso, as lideranças militares foram recebidas pelo senador Renan Calheiros .

Fonte:http://gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php?c=205822

Negociações podem viabilizar a votação da PEC 300




Escrito por Adriana Duarte   
A direção da Anaspra (Associação Nacional das Entidades Representativas dos Praças) entrega, neste momento (noite de 26/05), ao deputado Michel Temer, documento que estabelece o posicionamento de que a fixação de valor no texto da PEC 300 é inconstitucional, sendo necessária a retirada de sua referência. O documento foi elaborado durante reunião da diretoria da Anaspra e outras 30 entidades de classe (filiadas e não-filiadas), encerrada no início da noite de hoje, na Câmara Federal, em Brasília. Todos os presentes assinaram o documento.
No entendimento dos presentes, o entrave não é a fixação do valor do piso, R$3,5 mil, mas a origem da iniciativa da proposta, o Poder Legislativo. Neste caso, há inconstitucionalidade. De acordo com o diretor Administrativo da Aspra, sargento Heder Martins de Oliveira, coordenador Jurídico da Anaspra, presente à reunião, para se alcançar o direito ao piso salarial nacional é preciso aprovar um texto que estabeleça este direito e que conceda um prazo para sua implementação, pelo Executivo Federal, através de um projeto de lei a ser enviado ao Congresso.
“Ao insistir na aprovação da PEC 300, com fixação do valor, há o risco da mesma ser aprovada e o STJ declarar a sua inconstitucionalidade. Nesse caso o Executivo Federal ficaria desobrigado de implementar o piso.”
O documento pugna ainda pela vinculação desta negociação à retirada dos destaques, à exceção daquele que estabelece o valor do piso. “Com a proposta negociada, cria-se uma obrigação para o Poder Executivo e as negociações continuarão, inclusive com os  presidenciáveis Dilma, Serra e Marina.” 

 

CCJ aprova emenda que acaba com controle da Polícia

DENISE MADUEÑO - Agência Estado
Proposta de emenda constitucional aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara hoje acaba com o controle externo da atividade policial exercida pelo Ministério Público e cria o Conselho Nacional de Polícia. O novo órgão, formado em sua grande maioria por policiais, acumulará poderes. Será responsável por elaborar os atos que regulamentam a atividade, apurar denúncias contra os policiais e abrir processos disciplinares.
A votação na comissão teve momentos tensos. O deputado Marcelo Itagiba (PSDB-RJ), delegado da Polícia Federal e um dos principais defensores da proposta, iniciou um bate-boca com o deputado José Genoino (PT-SP). Visivelmente alterado, Itagiba se levantou da cadeira e, aos berros, em direção a Genoino, mandou o deputado, que o interrompera, "calar a boca!". Itagiba ouviu de volta: "Cala a boca, o quê!? Aqui você não é delegado, não!", reagiu Genoino. A sala estava tomada por delegados que pressionavam pela aprovação da proposta.
Contrário ao projeto, Genoino argumentou que o conselho fere o pacto federativo, porque tira o controle da Polícia hoje exercido pelos governadores. A indicação para o conselho é do presidente da República e, além disso, o relatório anual sobre a situação das polícias no País passará a ser encaminhado ao Congresso Nacional pelo presidente da República. "A Polícia não é um poder autônomo, mas comandado por um poder civil eleito pelo povo. A Polícia tem o poder do uso da arma", afirmou Genoino.
O deputado Flávio Dino (PCdoB-MA) afirmou que a proposta retira o poder hierárquico do governador sobre a Polícia, que ficará submetida apenas ao conselho. "Teremos uma instituição de Estado (Polícia) sem qualquer controle externo", afirmou Dino. Entre as consequências, o deputado aponta que o delegado ficará "senhor absoluto de todo o processo". O Conselho Nacional de Polícia, segundo o projeto, será formado por 17 integrantes, 10 deles delegados de Polícia.
O presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), César Mattar Júnior, afirmou que a mudança aumentará a impunidade de policiais infratores. Ele aponta a aprovação da proposta como uma reação à atuação do Ministério Público, que vem punindo os policiais que cometem irregularidades. "A Polícia não quer se submeter ao controle de ninguém. O controle deixará de ser externo, passará a ser interno e quem perde é a sociedade", afirmou Mattar Júnior.
O presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol), Carlos Eduardo Benito Jorge, criticou o controle externo da Polícia feito pelo Ministério Público que, segundo ele, "só apura o que tem holofote, o que tem repercussão". Ele argumentou ainda que o controle a ser exercido pelo conselho será mais abrangente porque haverá representantes da sociedade. "O fato de a maioria ser de delegado, não quer dizer que o conselho será corporativista", disse.
A proposta, do deputado Régis de Oliveira (PSC-SP), foi aprovada com o apoio do PMDB, do PSDB, do PSB, do PP e do PSC. Genoino, Dino e o deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA) tentaram adiar a votação, mas foram derrotados. "O conselho é para reprimir o abuso de delegados de Polícia", disse Oliveira. 


http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,ccj-aprova-emenda-que-acaba-com-controle-da-policia,557136,0.htm

Marina Silva - Maria Osmarina Marina Silva de Lima - Biografia

Biografia

Maria Osmarina Marina Silva de Lima nasceu no dia 8 de fevereiro de 1958 na localidade de Breu Velho, no Seringal Bagaço, no estado do Acre. Aos 16 anos foi para Rio Branco, quando se alfabetizou pelo antigo Mobral. Seu primeiro emprego foi de empregada doméstica. Aos 26 anos formou-se em História pela Universidade Federal do Acre.

Participou das Comunidades Eclesiais de Base, de movimentos de bairro e do movimento dos seringueiros. Em 84 participou da fundação da CUT no Acre. Chico Mendes foi o primeiro coordenador da entidade e Marina a vice-coordenadora.

Militou no Partido dos Trabalhadores (PT) desde a sua fundação e filiou-se ao partido em 1985.

Em 88 foi a vereadora mais votada em Rio Branco. Em 1990 foi a deputada estadual mais votada. Em 94, aos 36 anos, chegou a Brasília como a senadora mais jovem da história da República e a mais votada entre os candidatos do Acre. Dois anos depois recebeu o Prêmio Goldman de Meio Ambiente dado anualmente para ativistas ligados a ações comunitárias de proteção ao meio ambiente.

Reelegeu-se senadora em 2002, com votação quase três vezes superior à anterior. Em 2009, anunciou a sua desfiliação do PT justificando que faltaram condições políticas para fazer a questão ambiental alojar-se no coração do governo e do conjunto das políticas públicas. Atualmente é filiada ao Partido Verde.

Em 2007 recebeu o prêmio “Champions of the Earth” da ONU por sua luta para proteger a floresta amazônica — concedido a seis outras personalidades: o ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore; o príncipe Hassan Bin Talal, da Jordânia; Jacques Rogge, do Comitê Olímpico Internacional (COI); Cherif Rahmani, da Argélia; Elisea “Bebet” Gillera Gozun, das Filipinas, e Viveka Bohn, da Suécia.

Também em 2007, foi escolhida pelo jornal britânico The Guardian como uma “as 50 pessoas que podem ajudar a salvar o planeta”. Foi ministra do Meio Ambiente do governo Lula, de 2003 a maio de 2008.

Em 2008, foi homenageada em São Francisco-Califórnia com o prêmio World Rainforest Award concedido pela Rainforest Action Network (RAN), como reconhecimento pelo seu trabalho e o seu enorme compromisso para proteger a floresta tropical Amazônica. Também em 2008, foi homenageada com o prêmio Duke of Edinburg da WWF, pela sua liderança na criação do Programa de Áreas Protegidas da Amazônia Regional.

Em 2009, recebeu o prêmio Sophie da Sophie Foundation, concedido a pessoas e organizações que se destacam nas áreas ambientais e do desenvolvimento sustentável, Noruega/Oslo. Também em 2009, recebeu da Fundação Príncipe Albert II de Mônaco, o Prêmio sobre Mudança Climática (Climate Change Award), em reconhecimento à sua contribuição para projetos na área do meio ambiente, ações e iniciativas conduzidas sob a ótica do desenvolvimento sustentável.

Marina tem sua vida contada em duas biografias, as duas primeiras lançadas em 2002, uma no Brasil e outra nos Estados Unidos: “Marina Silva”, da coleção Fé e Política da Editora Salesiana; e “Marina Silva – Defendendo as Comunidades da Floresta Tropical no Brasil” (Marina Silva – Defending rainforest communities in Brazil), da coleção Mulheres Mudando o Mundo, da editora The Feminist Press, da Universidade da Cidade de Nova Iorque.


http://cabofernandodareserva.blogspot.com/2010/05/biografia.html

Jogos Policiais - By Flavio Henrique - diariodeumpm


Qualquer pessoa que já tenha entrado em uma loja de jogos eletrônicos ou entrado em uma lan house deve ter percebido que os jogos policiais e de guerras são os mais famosos e jogados. O apelo que esses jogos causam nas pessoas, que podem “vivenciar” um dia de soldado ou de policial, é imenso. Quem nunca sonhou, quando criança, em se tornar um combatente da lei e sair pela cidade prendendo criminosos e combatendo o crime? Pois é: esses jogos revivem esse sonho de dentro da gente.
Porém, após uma década de gloriosos jogos, uma visão um bocado deturpada dessas profissões foi criada. Grande parte dos jovens de hoje, que desde criança estão acostumados a filmes policiais onde todo problema é resolvido com uma saraivada de tiros bem direcionada, pensa que todo o trabalho de um policial é esse: receber um aviso de um crime, ir até o local e sair atirando para todos os lados.
Mais utópica ainda, é a visão criada sobre os soldados e combatentes. Afinal, você já viu um jogo onde o jogador perde a guerra ou morre? Pois é. Nem eu. E, novamente, a visão de guerra é muito simplificada: o soldado se junta com meia dúzia de colega, pega umas duas ou três granadas e vai invadir uma base militar ultra-secreta. Não requer prática, nem tampouco habilidade!
Qualquer semelhança não é mera coincidência.
A maior prova que os filmes e jogos são um incrível formador de opinião em relação ao exército é o famoso jogo “American Army”, produzido pelo próprio Exército dos Estados Unidos e usado para recrutar jovens, mostrando-os uma imagem perfeita e irreal dos combatentes americanos. E isso é corroborado por várias pesquisas: um estudo feito pela NCJRS (Serviço de Referência Criminal dos EUA) mostra que a diferença de aprovação do serviço policial entre os jogadores e não jogadores de video-games é de quase 20%. Essa diferença é maior do que a criada por outros fatos, como o de já ter sido assaltado ou agredido. Ou seja: jogos influenciam mais a opinião individual do que a proteção real dos policiais.
Será que, daqui a alguns anos, será só lançar alguns jogos divertidos sobre policiais aqui no Brasil e todas as reclamações sobre a segurança pública vão acabar? É para onde estamos caminhando.  Pare e reflita de uma próxima vez. Dê mais valor ao policial que está aí ao seu lado, fazendo o dever dele de protetor público, ao invés de ficar bitolado em um amontoado de pixels que aparecem em seu computador, que tal?
Luiz Soares, criador do www.luizjogos.com
O texto acima foi enviado por um leitor e não implica necessariamente a opinião dos autores do Diário de um PM. A proposta é debater sobre até que ponto jogos podem influenciar na percepção das pessoas acerca da realidade, especialmente os simuladores de combate.
Quer seu artigo publicado aqui no Diário de um PM? Envie seu texto para o diariodeumpm@gmail.com que nós publicamos (desde que o conteúdo seja autoral, inédito e não possua conteúdo ofensivo ou ilegal).
Conheça alguns jogos de polícia online e grátis também no http://www.jogos.depolicia.com/.

http://www.diariodeumpm.net/2010/05/24/jogos-policiais-a-realidade-nao-e-brincadeira/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+diariodeumpm+%28Di%C3%A1rio+de+um+Policial+Militar%29

PEC 300 - MAIS UMA SEMANA DE ENROLAÇÃO


Extraido de http://militarlegal.blogspot.com/ 

Temer cria comissão para debater texto de consenso no reajuste de policiais

JBatista
Temer e os líderes partidários discutiram as prioridades para votação pelo Plenário.
O presidente da Câmara, Michel Temer, anunciou nesta terça-feira(25), após a reunião de líderes, a criação de comissão especial formada por seis integrantes – três indicados pela liderança do governo e três pela liderança da Minoria - com o objetivo de encontrar um texto consensual para colocar em votação a PEC 300/08, que trata da remuneração dos policiais militares. A proposta já foi aprovada em primeiro turno.
A comissão, apesar de ter esse objetivo, poderá analisar outras PECs como a 308/04, que cria a Polícia Penal, e a 549/06, das carreiras policiais. A intenção é resolver as pendências relativas à área de segurança. Ainda que a composição da comissão tenha sido estabelecida em seis parlamentares, Temer informou que todas as lideranças partidárias interessadas no assunto poderão participar.
O líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), adiantou ontem que a prioridade do governo nesta semana é a votação da Medida Provisória 479/09, que reorganiza carreiras do serviço público federal.Em relação às PECs sobre piso salarial de policiais e bombeiros (300/08 e 446/09), o líder do governo disse que é contrário à inclusão, no texto constitucional, de valor de salário para qualquer categoria. Segundo ele, o valor do piso deve ser matéria de projeto de lei complementar. "Um acordo sobre esse ponto específico pode viabilizar a votação da matéria", argumentou.

Deputado faz comentários no twitter sobre reunião de líderes e Temer encerra o encontro

Isabel Braga - EXTRA
BRASÍLIA - O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), bastante irritado, encerrou há pouco reunião de líderes que tentava encontrar uma solução de votação da emenda constitucional que fixa do piso salarial dos policiais militares (PEC 300). O motivo: o deputado Capitão Assumção (PSB-ES), que participava da reunião, estava usando o Twiiter. Ao receber uma cópia dos posts, Temer viu que um deles dizia textualmente: "temer, sepultando a PEC, quer criar 1 comissão.", numa referência à proposta do presidente de criar uma comissão para tentar encontrar uma fórmula que permita finalizar a votação da PEC 300.
Irritado com o que leu, Temer pediu a palavra para criticar a atitude do deputado. Segundo líderes presentes à reunião, não eram apenas relatos da reunião, mas comentários que distorciam o que estava sendo discutido. Nos posts, Assumção faz comentários sobre o que estava defendendo cada um dos líderes que se pronunciavam sobre o tema.
- Foi um exercício da falta de educação. Ele usou o twitter para passar informações distorcidas aos policiais, usou termos inadequados. O problema não foi twittar, mas distorcer o que ocorria na reunião - comentou o líder do PSDB, João Almeida (BA).
Temer encerrou a reunião, condenando a atitude do deputado, chamando-o de "novato" e acrescentando que a atitude dele demonstrava que Assumção não tinha condições para participar da reunião de debates. No início da reunião, assessores avisaram a Temer que o deputado estaria gravando o encontro usando o celular. O presidente pediu que ele não fizesse isso.
Indagado se criaria uma regra para que os deputados não levassem celulares às reuniões, Temer afirmou:
- Pode até levar celular. É só ter a delicadeza de não gravar. Isso é coisa de araponga.
Os policiais vêm pressionando a Câmara a finalizar a votação da PEC 300, iniciada em plenário em março. Com manifestações nos corredores da Casa e pressão aos deputados. Na semana passada, eles ocuparam as galerias da Câmara e a situação ficou bastante tensa, com possibilidade inclusive de confronto físico, obrigando os líderes e o presidente em exercício, Marco Maia (PT-RS), a articular um acordo para votações. Hoje, os líderes tentavam encontrar um meio termo, quando foram surpreendidos pelo twitter de Assumção.

CABRAL ENTRA NA JUSTIÇA PARA RETIRAR DA TV AS INSERÇÕES ABAIXO


Educação vai realizar concurso público para preenchimento de 4.000 vagas

Por Agência RN
O Governo do Estado vai realizar concurso público para 4.000 vagas na rede estadual de ensino. Serão 1.500 vagas para professores polivalentes e mais 2.500 para professores de disciplinas curriculares das últimas séries do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

O Estado necessita de professores de Português, Matemática, Ciências, Cultura do RN, Educação Artística, Ensino Religioso, Inglês, Filosofia, Sociologia, Espanhol, Artes, Química, Física, História, Geografia, Biologia, Educação Física, Economia do RN, e Informática. As 2.500 vagas para professores de disciplinas contemplam a grade curricular básica das áreas de Educação Profissional.

Segundo o secretário estadual de Educação, Otávio Augusto Tavares, todo o processo de contrato para os 4.000 professores para o quadro permanente deverá estar concluído até o final deste ano.

A Secretaria de Educação também vai abrir até o final de junho processo seletivo simplificado para a contratação de professores temporários. Serão mais 4.000 vagas a serem preenchidas. Os contratos para professores temporários são de um ano e renováveis por mais um.

Centros profissionalizantes

O Governo do Estado estará dando ordem de serviço até o mês de junho para o início imediato das obras para os 10 centros de educação profissional espalhados em várias regiões do Rio Grande do Norte, como informa o secretário Otávio Augusto.

Além dos 10 centros, o governo também está iniciando as obras de reforma e ampliação de 115 escolas em todo o Estado que se tornarão unidades de ensino profissionalizante.

“As vagas que estamos abrindo na rede estadual de ensino, através de concursos, e as escolas que iremos construir ainda neste primeiro semestre, dão bem a dimensão do nosso interesse em melhorar a qualidade e o alcance do sistema estadual de ensino”, afirmou o governador Iberê Ferreira.
 
http://www.rn.gov.br/imprensa/noticias/educacao-vai-realizar-concurso-publico-para-preenchimento-de-4-000-vagas/4849/

Policiais são presos acusados de torturar soldado durante treinamento

A Polícia Civil do Mato Grosso usou como prova vídeos que mostram a morte de um soldado durante treinamento da Polícia Militar.

Eunice Ramos Cuiabá
Uma denúncia anônima feita através de vídeos serviu para um pedido de prisão de cinco PMs da Polícia Militar de Mato Grosso. Os cinco são acusados de terem organizado treinamentos brutais, que em um caso levaram à morte por afogamento de um soldado.
Os vídeos chegaram pelo correio, sem o nome do remetente. Eles mostram o momento em que a equipe tenta reanimar Abnoão Soares de Oliveira com massagem cardíaca.
Apesar do esforço, o soldado alagoano da Força Nacional de Segurança, de 34 anos, teve uma parada cardíaca e morreu.
Mais três alunos passaram mal durante o treinamento dado pela Polícia Militar de Mato Grosso para formar tripulantes de helicópteros, no mês passado, em Cuiabá. Ao lado de Abnoão, o aluno Tiago Mendes da Silva também é socorrido.
Um outro vídeo gravado no mesmo dia mostra o resgate de Luciano Frezato, do Paraná, em uma maca improvisada com um pedaço de tábua.
Para a delegada Ana Cristina Feldner - que comandou as investigações, os instrutores procederam de forma abusiva. O prazo para apnéia seria de 10 segundos e os alunos foram submetidos a caldos, quando a pessoa é mantida debaixo d’água, de até cinco minutos.
"O afogamento é um meio de tortura. Ele foi colocado realmente em condições subhumanas de suportar. Pessoas com golpes de ‘mata-leão’, com golpes de jiu-jitsu, segurando a outra até debaixo d´água, então realmente fugiu do parâmetro de qualquer treinamento", afirma a delegada.
A delegada pediu, nesta terça-feira (25), a prisão dos instrutores, os tenentes Carlos Evane Augusto e Dulcézio Barros de Oliveira - indiciados por homicídio triplamente qualificado, por motivo torpe, sem chance de defesa e por meio de tortura. Pediu ainda a prisão do sargento Moris Fidelis Pereira, do cabo Antônio Vieira de Abreu Filho e do soldado Saulo Ramos Rodrigues - indiciados por tentativa de homicídio.
Além do inquérito civil também foi instaurado um inquérito militar para apurar a morte do soldado, que ainda não foi concluído. O comandante da Polícia Militar disse que os policiais suspeitos de envolvimento com as denúncias de tortura vão continuar trabalhando normalmente até que a Justiça decida sobre os pedidos de prisão.
O secretario de Justiça e Segurança Pública do Mato Grosso, Diógenes Curado, defendeu o treinamento.
"O problema não é o treinamento em si, são os excessos. O treinamento é um treinamento de força. Há necessidade que seja feito dessa forma se não você não vai formar um policial de forma adequada", explica Curado.

http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2010/05/policiais-sao-presos-acusados-de-torturar-soldado-durante-treinamento.html

COMISSÃO APROVOU PROJETO QUE PERMITE FIANÇA PARA PORTE DE ARMA

Posted: 10 May 2010 12:35 PM PDT
A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou o Projeto de Lei 5605/09, do deputado Paes de Lira (PTC-SP), que permite o pagamento de fiança no caso de porte ilegal e disparo de arma de fogo. A proposta revoga o dispositivo do Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03) que tornou os dois crimes inafiançáveis.

O relator, deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), defendeu a proposta. Segundo ele, o estatuto deve ser atualizado, já que o Supremo Tribunal Federal declarou a inconstitucionalidade desse dispositivo.

Biscaia, no entanto, discorda sobre a posição do autor do projeto em favor do porte praticamente irrestrito de arma de fogo. Para Biscaia, é preciso manter requisitos para o porte e a venda de armas, “sob pena de se desvirtuar toda a política de desarmamento implantada pelo estatuto."

Ele afirma que seria um absurdo defender que qualquer cidadão, até mesmo os com antecedentes criminais, possa adquirir livremente armas e munições no Brasil, que registra mais homicídios que os ocorridos em conflitos armados entre países.

Apesar dessas ressalvas, o relator disse que a aprovação do projeto "não prejudica o espírito do Estatuto do Desarmamento".

Tramitação

Sujeito à apreciação conclusiva o projeto segue para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

FONTE: http://www2.camara.gov.br/

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/