domingo, 8 de agosto de 2010

Blogueiros tentam salvar imagem

Ciro Marques - Repórter

Uma maneira fácil de interação em um mundo sem fronteiras como é a internet. É dessa forma que o blog pode ser classificado nos dias de hoje, se tornando uma ferramenta imprescindível para o fluxo de informação e a divulgação de pontos de vista. Ferramenta essa que foi descoberta e está sendo cada vez mais popular entre os membros que compõem a tropa armada, sobretudo os policiais militares, que inseridos em uma corporação de forte hierarquia, encontram nos blogs a liberdade para divulgação de ideias e informações.

Notícias policiais, reclamações, debates, dicas e direitos, que muitas vezes não se podem falar dentro dos batalhões, são abertamente discutidos nos blogs policiais, em uma onda que começou anteriormente no restante do país, mas que chegou ao Estado há pouco mais de um ano. E um dos primeiros a ser criados, o blog “Guerreiros do RN” (www.gueirreirosdorn.blogspot.com), fundado em 29 de março de 2009, não foge desses assuntos e também não se limita, apenas, ao trabalho da PM. “Nós começamos com o simples intuito de mostrar ações e imagens dos serviços prestados por policiais militares, civis, bombeiros e agentes penitenciários e guardas municipais em seu dia-a-dia. Mostrar uma luta diária e as dificuldades enfrentadas, e não apenas os erros policiais”, explica o PM Nizário Maximus, responsável pelo blog.

A linha de divulgação de matérias positivas para a PM também é seguida pelo blog “Por Trás das Grades” (www.portrasdasgrades.blogspot.com). “Fundado” em agosto de 2009, ele divulga e repercute matérias e assuntos sobre a segurança pública da cidade de Apodi, a 357 quilômetros de Natal. “Conseguimos, em pouco tempo, aumentar a credibilidade das polícias Civil e Militar na sociedade de Apodi. Além disso, o blog permitiu uma maior interação entre policiais e a população. Através das denúncias no blog, já conseguimos prender traficantes, pedófilos, homicidas, desbaratar quadrilhas, recuperar veículos roubados”, afirmou capitão PM Carvalho, responsável pelo endereço virtual, e lotado no Batalhão de Apodi.

Além de aumentar a interação entre sociedade e polícia, o “Por Trás das Grades” também leva as ações da segurança pública de Apodi para todo o mundo, através da internet. Fato que está se repetindo na pequena Paraná, a 439 quilômetros de Natal. Com apenas mil habitantes, a cidade também já tem uma policia militar informatizada através do Blog “Nosso Paraná RN” (www.nossoparanarn.blogspot.com). “Busco mostrar o lado policial das notícias e também conscientizar as pessoas que a segurança pública não é feita apenas pela PM. São muitas as instituições que a forma e cada uma tem sua parcela de responsabilidade”, explica o PM Gilvan Alves de Melo, responsável pelo blog.

Diferente dos outros, no entanto, que nasceram com a intenção exclusivamente de falar sobre polícia e defender a instituições, o blog Nosso Paraná nasceu com um cunho político. “O blog foi criado em resposta ao site criado pelo prefeito da época, que colocava apenas os pontos positivos da cidade e, simplesmente, não retratava os aspectos negativos, o que ainda precisava ser corrigido. Decidi, então, criar um endereço virtual onde pudesse ser retratado os problemas e as dificuldades da nossa cidade”, explicou o PM Gilvan Alves.

Assim como o blog do PM Gilvan Alves, o “Blog da Glaucia”, da soldado Glaucia Paiva, também aborda outros assuntos e não ficam apenas no universo da PM – apesar da maioria das notícias serem relacionadas a segurança pública. “Entre outros aspectos, a intenção do blog é deixar o policial militar bem informado, por isso, são postadas matérias de outros veículos de comunicação, como outros blogs policiais, notícias do Superior Tribunal Justiça, Supremo Tribunal Federal, da Câmara dos Deputados, do Senado. Para a minha surpresa, meu blog cresceu muito e é visto também por delegados, agentes penitenciários, guardas municipais. Já temos uma média de mil visitas diárias”, afirmou a PM Glaucia.

Blogs denunciam abusos

Nem só de proteção a instituição Polícia Militar trabalham os blogs de PMs no Estado. Em alguns casos, os endereços eletrônicos são, na verdade, locais seguros para a defesa e a denúncia de agressões morais sofridas pelos militares.

“O contato de um coronel com sua tropa geralmente é escasso e distante, mas os blogs policiais, o twitter e outras plataformas de interação têm possibilitado que coronéis sejam criticados em seus posicionamentos por soldados e, até, alunos policiais, com o respeito comum e necessário para qualquer discussão democrática”, afirma o cabo da PM, Heronides Mangabeira, criador, em 2009, do blog “Cabo Heronides”, um dos mais populares no meio virtual e conhecido pelas discussões em torno da segurança pública que provoca.

“Policiais civis e militares, que comumente não se relacionam além do contato frio num registro de ocorrência na delegacia, podem no blog discutir temas como unificação das polícias. Claro que isso não é suficiente para chegarmos às soluções que a Segurança Pública exige, mas estamos falando de um espaço de interação inédito, que vai além dos conselhos e reuniões onde apenas os altos escalões podem opinar”, comenta o cabo Heronides.

No blog Cabo Heronides, além de discussões, são tratados também temas como a luta e conquistas do policial militar em relação não somente ao trabalho do dia a dia, no que diz respeito à Segurança Pública, mas sim aos direitos e deveres de um trabalhador.
 
 
http://tribunadonorte.com.br/noticia/blogueiros-tentam-salvar-imagem/156308

A Arte de ser policial

Ser Policial é Engraçado.
Sabem, ser policial é bastante estranho. Somos maltratados, pisoteados, empurrados com a barriga pelo Governo, humilhados perante a sociedade devido à nossa condição financeira, caçados pelas ONGs de direitos humanos(??), criticados veementemente por toda a sociedade, sua mulher lhe critica por se dedicar “a essa merda de polícia”, seus familiares o questionam para pedir demissão… e dá um desânimo gigantesco.
Mas em pensar fazer um concurso desses da vida, tipo auxiliar no Ministério Público ou da Justiça, para ganhar mais de R$ 4.000,00 com nível de 2º grau, condições de trabalho, respeito, etc… não, não é isso que queremos. Não queremos ficar enfurnados em escritórios 4 horas por dia e ser tratados como boys…
Largar a Polícia é difícil para quem se encontra com a vocação. Parece porém que não vem restando muita escolha: têm-se que optar entre ser Policial ou dar condições financeiras decentes para sua família… um grande dilema hein.

Mandamentos do PM

Coisas que não te ensinam nos cursos de Formação de Sd, Sgt e Oficiais:

01- Não terás vida pessoal, familiar ou sentimental ;
02- Tua sanidade mental será posta em cheque antes que completes cinco anos de trabalho ;

03- Terás gastrite, se tiveres sorte. Se for como os demais, terás úlcera

04- Teus cabelos ficarão brancos antes do resto da população. Se te sobrarem cabelos ;

05- Não terás feriados, fins de semana ou qualquer outro tipo de folga ;

06- Dormir será considerado período de folga, logo, não dormirás ;

07- Happy hours serão excelentes oportunidades de ter algum tipo de contato com outras pessoas na mesma condição ;

08- Ficarás com hérnia de disco, mas antes sentirás muita dor nos costa, sentiras lombalgia e  enxaqueca ou algo que doa muito;

09- Terás sonhos (pesadelos???) com o seu Chefe ou Cmt... E, não raro, resolverás problemas de trabalho neste período ;

10- A garrafa de café será tua melhor colega de trabalho ;

11- Trabalho será teu assunto preferido. Talvez o único ;

12- Exibirás olheiras como troféus de guerra ;

13- A cafeína não te fará mais efeito ;

14- E, inexplicavelmente, gostarás de tudo isso...

PMs faziam parte de quadrilha que roubou viatura para assaltar banco



A polícia prendeu parte de uma quadrilha que assaltou uma agência bancária em Ibirarema, a 381 km de São Paulo, nesta sexta-feira. O bando invadiu a delegacia da cidade, rendeu todos os policiais no local, roubou uma viatura e um dos bandidosainda vestiu a farda de um PM. Pelo menos dez pessoas participaram da ação. Na madrugada deste sábado, foram presos cinco bandidos, depois de uma perseguição na Rodovia Raposo Tavares, na altura da cidade de Palmital. A polícia descobriu que pelo menos dois policiais militares faziam parte do bando. Um deles foi preso.

- Nós descobrimos que um policial militar de Palmital deu cobertura para os bandidos fugirem. Ele dirigiu o carro em que os assaltantes fugiram - disse o delegado Luiz Fernando Quintero, delegado seccional de Assis.

Entre os detidos está um menor de 17 anos. A polícia procura o restante do bando.

Depois de invadir a delegacia, algemar e trancar os policiais no banheiro, metade do bando seguiu para uma agência bancária que fica no centro da cidade. Como estavam com o carro da polícia, eles estacionaram em frente do banco, sem levantar suspeitas. Fortemente armados, os assaltantes renderam os funcionários e clientes e trancaram todos numa sala. Eles levaram todo o dinheiro do cofre.

Os bandidos colocaram os sacos com dinheiro no porta malas do carro e saíram apontando as armas para os pedestres. Com medo, ninguém saiu de dentro do banco. A outra metade dos bandidos estava em outro veículo, que havia sido roubado em Tarumã. Para despistar a polícia, eles abandonaram este automóvel e pegaram outro. A parte da quadrilha que roubou a viatura, voltou à delegacia para devolvê-la.

O banco não tinha câmeras nem porta giratória. Mas os bandidos foram flagrados pelas câmeras da delegacia.

Com o criminosos presos nesta madrugada, foram encontrados R$ 200 mil roubados do banco, além de uma espingarda, munição e celulares. Trinta policiais participaram da captura.

Da Agência O Globo

LEI DA IMPUNIDADE - É direito abandonar o local ao se envolver em acidente.


Envolver-se em acidente de trânsito e abandonar o local não é crime. Bruna Cavalcanti e Monique Oliveira

Cabe à 8ª Câmara do Tribunal de Justiça de São Paulo, ao seu Órgão Especial e ao advogado Roberto Podval o mérito de reafirmarem no País uma das mais consagradas normas constitucionais: o direito de não se autoincriminar.

Trata-se de um acidente com vítima fatal na rodovia Régis Bittencourt: ao ultrapassar um caminhão, o motorista de um carro chocou-se com uma moto na faixa esquerda da estrada e o motociclista morreu. O motorista abandonou o local para, segundo ele, procurar um posto da polícia e foi denunciado por “homicídio não intencional, omissão de socorro e abandono de local”.

Podval alegou que o motorista não estava obrigado a ficar no local, justamente porque tem o direito de não produzir provas que o incriminem.

Por unanimidade, a 8ª Câmara aceitou a argumentação.

Ficou assim determinada pela Justiça a inconstitucionalidade do artigo 305 do Código de Trânsito Brasileiro que considera crime “afastar-se do local de um acidente para fugir à responsabilidade penal ou cível”.

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA
- Só no Brasil a pessoa que fugir do local do acidente, não prestar socorro e sonegar informações à polícia e justiça é premiado pela lei e pela tolerância do Poder Judiciário.


A FALÊNCIA DO SISTEMA DE SEGURANÇA PÚBLICA


VOCÊ QUER SABER POR QUE NÃO FUNCIONA OS APARELHOS DE SEGURANÇA PÚBLICA NO BRASIL?

QUER SABER OS MOTIVOS DA INSEGURANÇA NAS RUAS?

QUER SABER DE QUEM É A CULPA PELA IMPUNIDADE QUE FOMENTA A CRIMINALIDADE NO BRASIL?

Faça contato conosco para uma palestra gratuíta de uma hora e meia onde mostraremos os motivos da inoperância da segurança pública no Brasil

SUMÁRIO

A Constituição Federal -

Ordem Pública e Segurança Pública - significados

Instrumentos e Processos na Preservação da Ordem Pública

As Salvaguardas Jurídicas

Brasil – Estado e Governo

Insegurança e Impunidade

Níveis de Criminalidade

Conclusão - Visões 


http://blogdainseguranca.blogspot.com/2010/08/falencia-do-sistema-de-seguranca.html

Lula preocupado com prejuízo eleitoral e Sérgio Cabral xingando menino d...

Lula preocupado com prejuízo eleitoral e Sérgio Cabral xingando menino d...

 

 

Policiais militares e bombeiros poderão ter isenção de IPVA e taxa de licenciamento



 
 
 
 
 
SP - Está para ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 504/2010, que isenta os policiais e bombeiros da Polícia Militar do pagamento de IPVA e da taxa de licenciamento de até dois veículos de sua propriedade.
Quanto à possíveis questionamentos quanto à constitucionalidade do projeto, o autor, deputado Waldir Agnello (PTB), assegura que não há vício de iniciativa, pois o objeto da propositura não se encontra entre as matérias de competência exclusiva do Poder Executivo.
No mérito da propositura, o deputado destaca que o deslocamento em veículo próprio confere maior segurança ao policial ou bombeiro militar no seu dia a dia. “Não raro, militares são alvo de marginais, dentro dos coletivos, em razão da identificação dos mesmos pelo uso de fardas”, explicou.
Agnello apresentou ainda estatísticas da Polícia Militar, recentemente publicadas na grande imprensa, que dão conta de que a chance de um PM ser morto fora do horário de serviço é quatro vezes maior do que quando em atividade policial. No ano de 2009, 66 policiais foram mortos.
 
http://renataaspra.blogspot.com/2010/08/oliciais-militares-e-bombeiros-poderao.html

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/