quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Contran flexibiliza regra para uso da cadeirinha


 São Paulo (AE) - Meninos e meninas com menos de 10 anos de idade poderão ser levados no banco dianteiro do carro quando o banco traseiro já estiver totalmente ocupado por crianças. A autorização do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) foi publicada na segunda-feira no Diário Oficial da União e determina que, independentemente se atrás ou na frente, todas as crianças estejam nos equipamentos de proteção adequados às suas idades.

Segundo a nova legislação, crianças de até 1 ano de idade deverão ser transportadas no bebê conforto, de 1 a 4 anos em cadeirinhas, de 4 a 7 anos e meio nos assentos de elevação (boosters) e, acima dessa idade, devem estar presas pelo cinto de segurança de três pontos. Táxis, ônibus e veículos de transporte coletivo, inclusive o escolar, estão liberados. A determinação, contudo, não previa situações como a de uma família que tem, por exemplo, quatro ou mais crianças.

A resolução do órgão de trânsito agora também permite levar menores no banco da frente em dois outros casos: veículo de assento único, como caminhonetes, ou em carros fabricados antes de 1998 que só tenham cintos de segurança de dois pontos no banco traseiro. Motoristas que tenham sido multados nessas situações podem recorrer.

Também para carros mais velhos já estava valendo uma outra regra: a que determina que o booster não seja usado no banco traseiro dos veículos mais antigos. O motivo é que ele faz aumentar o risco para as crianças em caso de acidente, já que elas perdem contato com o banco e ficam com o tronco livre.

A chamada lei das cadeirinhas entrou em vigor no dia 1.º setembro. Em São Paulo, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) começou a multar na semana passada, mas a Polícia Militar só passou a registrar as infrações hoje. O valor da multa é de R$ 191,54 por criança flagrada sendo transportada irregularmente

Para o advogado Ciro Vidal, presidente da Comissão de Trânsito da seção paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP), a deliberação de hoje preenche uma lacuna existente no Código de Trânsito Brasileiro sobre esse tipo de transporte. “Quando a lei é omissa, o Contran pode legislar a respeito. E foi isso o que ocorreu”, afirma Vidal. Mas, mais do que estar de acordo com a lei, o advogado ressalta a importância da prudência do condutor. “A atenção tem de ser redobrada e deve haver o máximo possível de cautela, pois o motorista estará levando no banco da frente uma criança pequenininha. Tem de dirigir com responsabilidade e segurança”, alerta.

O capitão Paulo Sérgio Oliveira, do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran) da Polícia Militar, diz que, para decidir se um motorista deve ser multado, o agente fiscalizador levará em conta se ele zelou ou não pela segurança da (s) criança (s). “O objetivo da lei é garantir o transporte seguro”, destaca Oliveira.

Na capital, as blitze (ou blitzen) da PM para fiscalizar os equipamentos de segurança dos veículos começaram na semana passada, apenas para orientação.

A partir de quarta-feira, já com multas, serão realizadas nos períodos da manhã e da tarde, perto de escolas de educação infantil e fundamental do primeiro ciclo (até a 4ª série). “Mas, se algum carro for parado nos bloqueios que realizarmos antes dessa data e for detectada alguma irregularidade, já vamos aplicar a multa”, avisa o capitão. 




http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/contran-flexibiliza-regra-para-uso-da-cadeirinha/159125

PM é preso acusado de tentativa de assalto na praia de Jacumã


Um policial militar, identificado como Michel Morais Clementino, de 33 anos, foi preso em flagrante acusado de assaltar uma imboliária na praia de Jacumã, na cidade de Ceará-Mirim, Grande Natal. O PM, lotado no Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE), foi preso ao lado de Alex Sandro Barbosa da Silva, 48 anos, e Bruno Alves de Mendonça, que era funcionário da empresa.

Segundo os policiais militares que efetuaram a prisão, o PM Michel entrou armado na imobiliária e tentou levar R$ 6 mil da empresa. O dinheiro seria utilizado para pagar funcionários. Populares perceberam a movimentação estranha e acionaram a companhia de polícia local, que prendeu o trio em flagrante.

O crime aconteceu na noite de sexta-feira (3) e o PM Michel se encontra preso no quartel do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), onde funciona a carceragem da Polícia Militar. O caso vai ser investigado pela Delegacia de Ceará-Mirim. 


http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/pm-e-preso-acusado-de-assalto-na-praia-de-jacuma/159131

Aposentado é preso com criança de 10 anos dentro de motel

Homem de 52 anos foi preso em flagrante dentro do motel com a menina. Ele foi autuado por exploração sexual de vulnerável.
Por Thyago Macedo

Um aposentado de 52 anos foi preso na noite desta terça-feira (7) acusado de exploração sexual de vulnerável. O homem estava dentro de um motel, nas Rocas, com uma menina de apenas dez anos.

O acusado, de acordo com a polícia, foi preso em flagrante, por volta das 21h. Segundo informações do tenente Liano, da Companhia de Turismo da Polícia Militar, os próprios funcionários do motel acionaram a polícia.

“Esse homem chegou ao local com a criança e foi para um dos quartos. Só que o local estava sujo e os funcionários tiveram que entrar para limpar. Foi ai que eles viram a criança e resolveram chamar a polícia”, conta.

Quando chegaram ao local, os policiais encontraram o aposentado e a menina de dez anos dentro do quarto. Com isso, ele acabou sendo preso e conduzido à Delegacia de Plantão da Zona Sul, juntamente com a vítima e uma testemunha do motel.

Lá, o acusado negou que tenha praticado sexo com a criança. “Ele informou que estava em uma festa com um grupo de pessoas, que sugeriram ir a um motel. Só que ele não soube explicar com se separou das outras pessoas e apenas ele e a menor foram ao motel”, destaca o policial militar.

Tenente Liano informou ainda que a menina foi levada ao Instituto Técnico-Científico de Polícia, onde realizou exames de conjunção carnal. “O acusado e a própria vítima dizem que não houve nada. Mas, foi feito o exame e o resultado sai em 30 dias. Se comprovar que houve o abuso, ele então será processado por estupro”, ressalta.



http://www.nominuto.com/noticias/policia/aposentado-e-preso-com-crianca-de-10-anos-dentro-de-motel/59939/

Deprov fecha desmanche de carro que funcionava em lava-jato



De acordo com o delegado Ulisses de Souza, titular da Delegacia de Veículos, o local funcionava como oficina e tinha fachada de um lava-jato.
Por Thyago Macedo

A Delegacia Especializada em Defesa e Propriedade de Veículos (Deprov) conseguiu fechar um desmanche de carros, na manhã desta quarta-feira (8), em Parnamirim. Os policiais chegaram até o local depois de denúncias anônimas e investigação.

De acordo com o delegado Ulisses de Souza, titular da Deprov, o local funcionava como oficina e tinha fachada de um lava-jato. “Mesmo assim, conseguimos identificar que lá era uma desmanche, onde também havia adulteração de veículos”, comenta.

O desmanche de carros está localizado na rua vereador Doutor Bandeira Júnior. Ainda segundo o delegado Ulisses de Souza, o local fica próximo ao Parque de Exposição Aristófanes Fernandes.





http://www.nominuto.com/noticias/policia/deprov-fecha-desmanche-de-carro-que-funcionava-em-lava-jato/59959/

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/