Pular para o conteúdo principal

Você Quer Ser um Policial?


Você Quer Ser um Policial?

Geverson Aparicio FerrariGeverson Aparicio Ferrari
sargentoferrari@yahoo.com.br
www.miradotira.blogspot.com



Um grande número de jovens nos procuram a fim de saber quando a Polícia Militar do Rio Grande do Sul publicara edital para abertura de novas vagas para a carreira de Militar Estadual.

Este grande interesse da sociedade em buscar trabalho junto às Polícias Militares nos deixa feliz e mais uma vez orgulhoso de fazermos parte desta corporação. Percebemos, com isso, que a sociedade está mudando e contrariando a tendência de outras gerações que enxergavam no policial um inimigo, ou uma figura bruta e arbitrária. Essa aproximação tem relação direta na transformação do conceito de polícia que se deve em muito ao novo papel da policia em relação ao cidadão, aos novos cursos de formação de policia, ao perfil do novo policial, e a legislação brasileira, especialmente a Constituição Federal Brasileira e seu artigo 5º.

De outro lado, nos preoculpa os interesses destes mesmos jovens em procurar trabalho junto a Polícia Militar. Assim, neste novo conceito de polícia não estariam buscando simplesmente pelo emprego estável? Ou pelo poder de polícia que a farda e a investidura policial, conseqüentemente trás consigo? Ou ainda, impelidos pela falta de oportunidade não estariam vendo na Policia Militar uma forma de colocação, mesmo que provisória? 

Para superar estes pontos deve, o cidadão, antes de buscar emprego público como Policial Militar, atentar para as dificuldades inerentes a função, quais sejam: faça chuva ou sol o policial militar deve estar atento aos acontecimentos a sua volta, superando com isso as dificuldades climáticas, mais que isso, o confronto com delinqüentes de todos os tipos é sempre iminente, podendo resultar lesões corporais, invalidez permanentes, ou até mesmo a morte em combate. 

Ainda, ter em mente que a Polícia é uma instituição militar, por tanto seus integrantes estarão sujeitos à hierarquia e disciplina, reguladas por legislação própria. Unido a isso, o baixo salário.

Com o descrito acima, fica claro que para ser um Policial Militar, o cidadão precisa antes, trazer junto a si a vocação para tal. 

Percebe-se facilmente a vocação pelo espírito de renúncia, pela empatia com o público, pelo desejo latente de prestar serviço nas fileiras da Polícia Militar, pelo desejo de representar a corporação, mesmo sabendo dos baixos ganhos e de saber que ninguém enriquece sendo um policial. Estes, com certeza, serão policiais dispostos para o serviço, capazes de suportar frustrações sem com isso prejudicar seu trabalho ou repassar para o cidadão seus problemas particulares de forma violenta. Sujeito a acatar a hierarquia e a disciplina de forma plena e esperada. Em fim, amar sua profissão e valoriza-la como tal.

A reflexão por parte dos jovens que almejam uma vaga na corporação se faz necessário. Pois caso não seja ele vocacionado, com certeza terá problemas graves quase irremediáveis, que podem iniciar com mero desinteresse pelo serviço, com desleixo e com conseqüentes despreparo e desatenção. Ainda, evoluindo para indisciplina em relação a seus superiores e desrespeitos para com seus pares, por fim, terminado com ações violentas, desnecessárias, em corrupção policial e outras arbitrariedades.

Se você quer ser um policial, tenha em mente estes aspectos e lembre-se, ninguém vai lhe buscar em casa, você optou por ser um agentes de segurança pública, deve estar ciente das dificuldades e barreiras impostas pela profissões em questão.E saber, acima de tudo, que o policial deve ser um exemplo de moralidade, dignidade, honestidade e que deve portar-se sempre, sendo o que a sociedade espera: um defensor de seus direitos, agindo de forma técnica e qualificada.
Bacharel em Direito, Pós-Graduando em Segurança Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, primeiro Sargento da Brigada Militar-RS, apresentador do Programa Comunitário Plantão Policial da Rádio Equipe 87.9FM, colunista do Jornal Líder do Vale, palestrante e estudante sobre a Violência Urbana suas Causas e Consequências e sobre Direitos Humanos.
http://www.artigos.com/artigos/sociais/sociedade/voce-quer-ser-um-policial?-3981/artigo/

Postagens mais visitadas deste blog

Canções para TFM

DEMÔNIOS CAMUFLADOS DEMÔNIOS CAMUFLADOS VÃO SAIR DA ESCURIDÃO,
SENTINELA ENSANGUENTADO VAI ROLANDO PELO CHÃO,
E PERGUNTEM DE ONDE VENHO, VENHO DA ESCURIDÃO,
TRAGO A MORTE, O DESESPERO E A TOTAL DESTRUIÇÃO.
ARMADILHAS CAMUFLADAS, ACIONADORES DE TRAÇÃO,
QUEM VIER ATRAS DE MIM SÓ VAI OUVIR A EXPLOSÃO(CABUM)
SANGUE FRIO EM MINHAS VEIAS CONGELOU MEU CORAÇÃO
NÓS GOSTAMOS DE EXPLOSIVOS NOSSO LEMA É VIBRAÇÃO.
QUEM ÉS TU? QUEM ÉS TU?
QUE DESCE DO CÉU!
COM ASAS DE PRATA POR SOBE O BRASIL!
GUERREIRO ALADO, QUE NÃO SENTE DOR!
PARAQUEDISTA, COMANF, MERGULHADOR!
A SUA MISSÃO É DESTRUIR
A TROPA INIMIGA QUE TENTA INVADIR

CORRIDINHA MIXURUCA CORRIDINHA MIXURUCA,
QUE NÃO DÁ NEM PARA CANÇAR.
NESSE PASSO, NESSE PASSO,
VOLTA AO MUNDO EU VOU DAR.
NESSE PASSO, NESSE PASSO
TODOS JUNTOS VÃO CHEGAR.
E SE ALGUÉM NÃO AGUENTAR,
EU VOU TER QUE ARRASTAR.
E SE O ARRASTO ME MATAR, PODES CRER TU VAI FICA
VAI FICAR NA MÃO DE OUTRO – ATÉ EU ME RECUPERAR.
POIS NESSE PASSO, NESSE PASSO,
MESMO MORTO VOU TE BUSCAR.




SALTITANDO, SALTI…

Canções Militares para o TFM.

Essas canções são usadas durante o Treinamento Físico Militar nas Forças Armadas, das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares.
Demônios Camuflados Demônios camuflados vão sair da escuridão,
sentinela ensanguentado vai rolando pelo chão,
e perguntem de onde venho, venho da escuridão,
trago a morte, o desespero e a total destruição.
Armadilhas camufladas, acionadores de tração,
Quem vier atras de mim só vai ouvir a explosão(Cabum)
Sangue frio em minhas veias congelou meu coração
Nós gostamos de explosivos nosso lema é vibração.
Quem és Tu? Quem és tu?
Que desce do céu!
Com asas de prata por sobe o Brasil!
Guerreiro alado, que não sente dor!
Paraquedista, Comanf, Mergulhador!
A sua missão é destruir
A tropa inimiga que tenta invadir

Corridinha Mixuruca Corridinha mixuruca,
que não dá nem para cançar.
Nesse passo, nesse passo,
Volta ao mundo eu vou dar.
Nesse passo, nesse passo
Todos juntos vão chegar.
E se alguém não aguentar,
Eu vou ter que arrastar.
E se o arrasto me matar, podes c…

Termodinâmica

Termodinâmica