quarta-feira, 25 de setembro de 2013

ENEM - Cortina de Ferro e Cordão Sanitário (Guerra Fria)

Cortina de Ferro é uma expressão usada para designar o domínio da extinta URSS sobre os países do leste da Europa. Tal nome surgiu de um discurso do primeiro-ministro britânico Wiston Churchill, proferido a 5 de março de 1946 no Westminster College, na cidade de Fulton, Missouri, nos Estados Unidos.Afirmava Churchill em seu famoso discurso que “…uma cortina de ferro desceu sobre a Europa…”, dando a entender que havia sido estabelecida uma severa divisão político-ideológica entre os regimes autoritários comunistas e os sistemas liberais capitalistas, com a imagem do bloco socialista pintada como a vilã da contenda.
A URSS, vencida as potências do eixo, era agora a principal inimiga da coligação anglo-saxônica, defensora dos valores da sociedade ocidental contemporânea.
 Coexistência Pacífica. consistia em um tipo de  relacionamento entre nações ou grupos, caracterizada pela concordância de ambas as partes em não perturbar nenhuma delas, a paz interna da outra. Originou-se a expressão da necessidade de coexistência do bloco comunista e as nações ocidentais, capitalistas. Não se deve confundir coexistência com convivência, que pressupõe, além da coexistência propriamente dita, a união de esforços para a criação de um mundo melhor. Na coexistência, toleram-se as nações umas às outras; na convivência, cooperam ativamente umas com as outras.Durante a Guerra FRIA, os EUA e a URSS passaram por esse período depois da morte de Stalin até a diplomacia triangular na década de 1970.

CORDÃO SANITÁRIO - Para pacificar a região da Indochina , uma conferência de paz realizada em Genebra, em julho de 54, celebrou a divisão provisória do Vietnã pelo paralelo 17 e a independência do Laos e do Cambodja. Ho Chi Min passou a chefe de Estado do Vietnã do Norte, enquanto no Vietnã do Sul o primeiro-ministro Ngô Dinh Diem destituiu o imperador Bao Dai, proclamando a República. Os Estados Unidos, decididos a consolidar sua esfera de influência na Ásia do Pacífico, assinaram acordos de proteção com Japão, Filipinas, Coréia do Sul e Taiwan, além de formar um pacto militar com a Austrália e a Nova Zelândia. Os americanos criaram ainda a Organização do Tratado do Sudeste Asiático, integrado pelo Vietnã do Sul, o Laos e o Cambodja, além da França e da Grã-Bretanha. Essa série de acordos ficou conhecida como "cordão sanitário", uma tentativa de conter a expansão comunista na região.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/