Enem Digital Não Será Testado Com Treineiros Neste Ano


O Edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano previa a possibilidade de aplicação de uma versão digital das provas para candidatos treineiros, que são aqueles menores de 18 anos que ainda não concluíram nem irão concluir esta etapa escolar em 2015.
No entanto, de acordo com informações da revista Exame Abril, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) confirmou que oEnem online ainda não será testado este ano.

Para quem não se recorda ou não está por dentro do assunto, no primeiro semestre o então ministro da educação Cid Gomes manifestou interesse em tornar a prova do exame nacional informatizada, de forma que fosse aplicada em datas diferentes, em locais credenciados pelo MEC que oferecessem computadores e internet. Cada candidato faria uma prova única, com questões diferenciadas e escolhidas aleatoriamente a partir do banco de dados do governo.
A intenção inicial do ministro naquele momento era tentar providenciar a prova digitalizada já para 2015, o que o levou inclusive a realizar uma chamada pública solicitando sugestões/opiniões dos cidadãos sobre o Enem virtual. O plano, entretanto, foi descartada e o edital fixou a possibilidade de experimentar a versão online com os treineiros (confira a matéria).
Após a saída precoce de Cid Gomes do ministério da educação, em março, o assunto não foi mais mencionado e nenhuma informação a respeito do andamento dos estudos foi divulgada.
Quanto a possível realização ou teste do Enem digital em 2016, o Inep não revelou detalhes sobre os planos para a novidade.
Fonte: Exame
ESTUDE COM OS MELHORES MATERIAIS PARA O ENEM:
Baixe gratuitamente o e-Book: Manual Para o Enem 2015