Por que as calças jeans possuem aqueles pequenos rebites na costura?

de Merelyn Cerqueira 

Todos nós temos um par de calça jeans favorito, mas o que muita gente não percebe é que esse tipo de peça possui uma determinada característica que a diferencia de todas as outras, e não se trata do denim.


Os jeans são feitos de uma forma específica para que haja uma maior resistência e durabilidade. Dessa forma, para entender melhor o porquê dos rebites na ponta das costuras, primeiro precisamos conhecer um pouco a história das calças jeans.
No final de 1800, quando foram inventadas, essas peças foram originalmente concebidas para o uso de operários, em San Francisco – EUA, que precisam de calças resistentes para usar no trabalho. Dessa forma, um desses homens, chamado Jacob Davis, ficou indignado por ter de reparar constantemente a costura de seu jeans. Assim, ele teve uma brilhante ideia: Por que não usar rebites de cobre para reforçar a costura das áreas mais fracas das calças?

Sem condições financeiras para registrar uma patente, ele se virou para Levi Strauss, inventor da calça jeans e fundador da marca Levi Strauss & Co., para apresentar sua ideia. E com isso, a História foi feita. As calças receberam o rebite para reforçar a costura e estão aí até hoje em praticamente 100% das marcas do planeta.
Lifebuzz ] [ Foto: Reprodução / Lifebuzz ]

http://www.jornalciencia.com/por-que-as-calcas-jeans-possuem-aqueles-pequenos-rebites-na-costura/