sexta-feira, 16 de julho de 2010

Natal tem média de 12 agressões por dia contra mulher

De janeiro até hoje, foram registrados 2.532 casos, o que reforça estimativa nacional de que a cada 15 segundos uma mulher é atacada no Brasil.

Por Thyago Macedo
Foto: Vlademir Alexandre

Somente na Delegacia da Mulher da Zona Norte da capital, foram feitos 760 BOs.
Os casos de agressões contra mulheres aumentaram em Natal. De acordo com dados da Polícia Civil, a capital do Rio Grande do Norte tem uma média de 12,8 registros por dia. De janeiro até esta sexta-feira (16), foram contabilizados 2.532 casos, o que reforça a estimativa nacional de que a cada 15 segundos uma mulher é atacada no Brasil.


A conclusão é da organização não governamental Centro pelo Direito à Moradia contra Despejos (Cohre), que divulgou estudo hoje apontando que uma em cada quatro brasileiras sofre com violência doméstica.


O relatório destaca também que as vítimas de violência doméstica se submetem aos maus-tratos porque não dispõem de condições financeiras para sobreviver sem a ajuda dos companheiros. Durante a pesquisa, 24% das entrevistadas no Brasil disseram que, apesar das agressões, não se separam.




Tal situação é observada em Natal devido à desproporcionalidade entre a quantidade de boletins registrados para os inquéritos instaurados. Somente na Delegacia da Mulher da Zona Norte da capital, foram feitos 760 BOs, destes apenas 168 casos se transformaram em processos.


Na Delegacia da Mulher da zona Sul, por exemplo, os dados do ano de 2009 revelam que somente 15% dos registros passaram a ser inquéritos policiais. De acordo com as duas delegacias, a maioria dos casos registrados, cerca de 90%, é de lesão corporal de natureza leve ou ameaças.


A explicação para o aumento na quantidade de agressões, de acordo com a polícia, é a difusão da Lei Maria da Penha, que trouxe mais segurança para as vítimas. Com isso, elas têm perdido o medo de procurar uma delegacia e relatar os maus-tratos. Mesmo assim, muitas das vítimas não querem que seus maridos, companheiros ou filhos sejam presos.

De acordo com a Ong Cohre, no Brasil, 70% das vítimas de violência foram agredidas dentro de casa e, em 40% dos casos, houve lesões graves. O estudo indica também que a maior parte das vítimas não exerce atividades profissionais fora de casa. A Ong informa ainda que esses problemas são mais comuns entre as mulheres pobres.


http://www.nominuto.com/noticias/policia/natal-tem-media-de-12-agressoes-por-dia-contra-mulher/56724/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/