Delegado Marcelo Mosele informou que neste ano, efetivo da Polícia Federal será o maior da história no Rio Grande do Norte.
Saiba mais
A Polícia Federal do Rio Grande do Norte terá o maior efetivo da história trabalhando no combate ao crime eleitoral no estado. Apesar de não divulgar a quantidade de agentes, o superintendente da PF no Estado, delegado Marcelo Mosele, garante que o número será recorde e “os compradores de votos não terão chances”.
Atualmente, o Rio Grande do Norte ocupa o quarto lugar no ranking dos estados com maior incidência de crime eleitoral, perdendo apenas para Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. No entanto, levando-se em conta a proporção de eleitores entre os estados, pode-se dizer que o RN lidera as estatísticas de ocorrências durante o período de eleições.
A Polícia Federal não divulga os números, contudo, pede apoio da população na luta contra o crime eleitoral. O superintendente do órgão, delegado Marcelo Mosele, concedeu entrevista na tarde desta segunda-feira (27) e declarou: “a denúncia anônima tem importância, mas o melhor é que ela venha acompanhada de alguma prova”.
De acordo com Mosele, as facilidades tecnológicas podem ser usadas para o bem. Ele citou como exemplo os celulares que possuem câmeras ou gravadores, possibilitando ao eleitor flagrar uma compra de votos, através de áudio ou vídeo.
“Se o cidadão gravar o comprador de voto no momento da ação e, em seguida, procurar as autoridades, eles estará prestando um serviço à sociedade”, ressalta. O delegado orienta que em caso desse tipo de flagrante, a prova pode ser enviada à própria Polícia Federal ou à Justiça Eleitoral.
Os contados para denúncias via PF são o email denuncia.srrn@dpf.gov.br e o telefone3204-5500.
Foto: Divulgação / PF
Avião da PF chegou a Natal no fim de semana, trazendo reforço de Brasília.
Reforço
Para estas eleições, além do efetivo normal da Polícia Federal no Rio Grande do Norte, dezenas de agentes desembarcaram em Natal durante o fim de semana, vindos de Brasília.
Delegado Regional Executivo, Sandro Caron Morais, explicou que desde as 8h desta segunda-feira, esses policiais foram destacados para o interior do Estado, onde começam a atuar no combate ao crime eleitoral.
Eles estarão focados em delitos como compra de votos, boca de urna, propaganda irregular e transporte de eleitores. Além das denúncias, os agentes trabalham com investigações, atuando 24 horas por dia em todos os pontos do Rio Grande do Norte.
O delegado informou que no último sábado (25) dois homens foram presos na avenida Prudente de Morais por crimes eleitorais e, inclusive, desacato e desordem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário