sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Mãe aponta PM como responsável por desaparecimento do filho



Jarbas Souza, 21, desapareceu em 20 de junho, no Planalto. Testemunhas contam que ele foi espancado e levado em uma viatura da polícia.

Por Thyago Macedo
Foto: Reprodução/Thyago Macedo
Jarbas desapareceu em junho.
A maior dor para uma mãe é saber que seu filho está morto. Apesar de alimentar a esperança de encontrar Jarbas Souza da Silva, de 21 anos, com vida, a mãe dele acredita que o jovem foi assassinado. Maria Eunice de Souza conta que o filho desapareceu no dia 20 de junho deste ano, quando foi abordado por policiais militares, espancado e desde então não foi mais visto.

“Ele saiu de casa por volta de 22h dizendo que ia à casa da namorada. Quando chegou próximo a rua Marcos Augusto, foi abordado por dois carros da Polícia Militar. Depois disso, foi espancado colocado na viatura já desmaiado”, relata.

A versão apresentada por Maria Eunice foi contada por testemunhas oculares da suposta abordagem policial. Inclusive, ela cita nome de testemunha, que terá a identidade preservada por questões de segurança.

“Meu filho não costumava sair sem dar notícia. No dia seguinte ao desaparecimento procurei por ele, mas não sabia o que tinha acontecido. Seis dias depois, o rapaz veio me contar que ele tinha sido levado por policiais”.

De acordo com Maria Eunice, tão logo tomou conhecimento da denúncia, ela procurou a delegacia para saber se o filho estava preso. “Me mandaram ir na movimentação de preso e não constava nada. Depois, fui ao Itep e nos hospitais e também não encontrei meu filho”.

Foto: Thyago Macedo
Maria Eunice lamenta, mas sabe que filho deve estar morto.
Maria Eunice revela que chegou a pensar em desistir de procurar pelo filho, mas foi orientada a pedir ajuda ao delegado Maurílio Pinto de Medeiros, titular da Delegacia de Capturas. Lá, ela registrou um Boletim de Ocorrência. A mãe de Jarbas Souza também procurou a Corregedoria da Polícia e registrou o Boletim, de número 384/10.

Corpo encontrado
“Ontem eu fui ao Itep novamente e me disseram que no dia 22 de junho foi encontrado um corpo em um matagal do Guarapes, que por coincidência fica próximo onde a gente mora”, disse Maria Eunice. Ela conversou com alguns peritos e as características desse corpo são semelhantes ao do seu filho.

“Acontece que esse corpo foi enterrado como indigente e me disseram que as fotografias da perícia não foram encontradas. Eu questionei e me pediram para voltar na próxima segunda-feira [25] que eles iam me mostrar as fotos”.

A mãe lembra que Jarbas tinha várias tatuagens pelo corpo, como na barriga, na perna direita, na mão direita. Por trás do braço direito, ele tinha escrito o nome da mãe. Maria Eunice informou que o filho saiu de casa apenas com a roupa do corpo e em uma bicicleta, que até hoje não foi localizada.

Passado e vício
Em conversa com o portal Nominuto.com, Maria Eunice reconheceu que o filho era viciado em maconha. Ela também confirmou que aos 17 anos, o jovem havia sido detido por participação no sequestro da filha do ex-vereador Sid Fonseca.

Ela ressaltou, no entanto, que quando adolescente Jarbas se envolveu com Elma Rúbia Martin, acusada de planejar o sequestro. De acordo com a mãe, ela teria induzido o filho a dirigir o carro durante o crime. “Meu filho cumpriu um ano e sete meses no Ceduc, mas teve um bom comportamento e desde que saiu nunca mais teve problema com a polícia”, declara.

A reportagem procurou o comando do 9º Batalhão da Polícia Militar, responsável pelo patrulhamento no Planalto, na tarde desta quinta-feira (21). O comandante da unidade, coronel Sáiro, prometeu receber a equipe na manhã desta sexta-feira e disse que a PM está disponível para esclarecer qualquer denúncia sobre a corporação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/