Conheça o glossário do tráfico
Tráfico tem estrutura semelhante à de uma empresa
Marcelo Bastos e Mário Hugo MonkenCom a ajuda de fontes da polícia, o R7 preparou uma lista com os principais "funcionários" das favelas cariocas.
Açougueiro: especialista em corte de carne, esquarteja os corpos de desafetos mortos pelo tráfico, que são jogados em rios, aos porcos ou queimados. Presente em poucas comunidades.
Armeiro: tem conhecimento técnico sobre armas e é o responsável pela manutenção de fuzis, metralhadoras e pistolas. Na maioria das vezes, ex-militares são recrutados para esta função.
Dono do morro: homens que dão as ordens nas favelas sob seu controle.
Endolação: consiste em embalar as drogas para a venda. Os homens que fazem esse serviço têm mais tempo trabalhando para o tráfico, mas que não conseguiram ser “promovidos”. Geralmente são os escolhidos são os mais velhos por que não têm mais condições físicas de correr da polícia.
Fiel: trabalha eventualmente para o tráfico, basicamente com a função de esconder armas e drogas em casa, por não ter ligação direta com o negócio. Podem ser acionados a qualquer momento.
Funcionários da boca: para a venda de cada tipo de droga existe um gerente. Ex: gerente do pó de dez, gerente do pó de cinco, entre outros. Todos prestam contas ao gerente da boca.
Gerentes de boca de fumo: administram as bocas de fumo, que são pontos de venda de drogas.
Gerentes-gerais ou frentes: homens de confianças dos donos.
Matuto: responsável por abastecer com grandes quantidades de armas e drogas as favelas cariocas. Geralmente pegam o material na fronteira com o Paraguai e levam até o Rio.
Olheiros, fogueteiros ou radinhos: são os que têm a função de vigilância. Eles usam morteiros e rádios de comunicação para avisar da chegada da polícia ou de traficantes rivais.
Portador: cargo normalmente ocupado por mulheres, que, na condição de visitantes de presos, transmitem informações entre quem está na cadeia e quem está na favela.
Químico: presente em poucas favelas, somente naquelas em que há refinarias de cocaína, onde ele transforma a pasta base em cocaína em pó pronta para a venda.
Soldados: responsáveis pela segurança da favela.
Tias: mulheres mais velhas, em sua maioria parentes de presos, que escondem o dinheiro da quadrilha.
Vapor: quem vende a droga diretamente para os usuários. Este é o cargo mais cobiçado pelos mais jovens porque, a partir dele, os criminosos passam a receber por comissão, de acordo com a venda.
http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/conheca-o-glossario-do-trafico-20111222.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário