Um vídeo de um treinamento militar do Pelotão de Operações Especiais da Aeronáutica no Pará mostra agressões a pauladas e chibatadas dos instrutores contra os soldados. Os eventos ocorreram há um ano no Comando Aéreo Regional em Belém e foram divulgados na manhã desta quinta-feira no Bom Dia Brasil.
Confira a reportagem e o vídeo do Bom Dia Brasil:
O treinamento no pelotão de operações especiais da Aeronáutica, a tropa de elite das Forças Armadas, tem imagens fortes, violência, xingamentos e humilhação. O vídeo foi gravado ano passado em Belém, mas só divulgado agora.
As agressões começam já no primeiro exercício. A demora para guardar a mochila é punida com pauladas nas costas, tapas no rosto e batidas na perna.
O treinamento vira uma sessão de agressões. Em outro momento, o instrutor passa orientações. “O ajuste aqui, senhores, é entre os senhores mesmo. É lambada da moda mesmo, é para quebrar no pau”, disse um militar.
São três minutos de chibatadas. Depois do exercício, um soldado se contorce de dor e mal consegue ficar em pé.
As imagens do curso de formação do pelotão de operações especiais da Aeronáutica foram gravadas no comando aéreo regional em Belém. O vídeo revela que a preparação dos soldados da Aeronáutica era feita por policiais militares da Ronda Tática Metropolitana, que atua em situações como assaltos e sequestros.
O comando da Aeronáutica não quis dar entrevista. Em Nota, informou que é comum a participação de instrutores da Marinha, do Exército e também da Polícia Militar nos cursos de formação.
A Aeronáutica reconhece que houve abuso no treinamento e determinou a abertura de um inquérito militar para investigar o caso.
Fonte: G1
“Existem alguns instrutores da Polícia Militar que desejam e fazem certas atitudes que não existem mais nas forças armadas, e quando chegam a dar instruções neste ambiente querem praticar os seus anseios, que foi bastante minimizado, mas ainda acontece dentro da Polícia Militar, minimizado devido a divulgações publicas e até mesmo através de confronto entre o subordinado e o superior, que ao chegar ao no comando é repreendido por estas atitudes. Mas temos a certeza que um dia isso irá acabar, e sermos tratados como seres humanos”. CABO HERONIDES
Nenhum comentário:
Postar um comentário