terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Major PM é preso durante operação com carro roubado em Macau


Policiais Civis detiveram oficial na tarde desta terça-feira (15) em trabalho para desarticular esquema de carros roubados e clonados naquela região do RN.

Por David Freire e Victor Lyra


O comandante do Batalhão da Polícia Militar, em Macau, major Divanaldo Marques Duarte, foi preso agora à tarde sob acusação de recepção dolosa em operação da Polícia Civil.

Segundo informações do delegado Delmontiê Falcão, titular da Delegacia Especializada em Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (Deprov), a prisão ocorreu às 16h após a polícia descobrir que major era proprietário de um carro roubado.

Outros dois policiais também foram detidos, mas liberados pelo delegado. "No meu entendimento, vimos que o caso deles não seria necessária a prisão. Eles vão responder por portaria", informou. Delmontiê informou que desde a semana passada vinham investigando carros roubados e clonados na região de Macau, distante 181 quilômetros de Natal.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Araújo Silva, já designou um oficial para ir a Macau acompanhar todo o procedimento e trazer o major para Natal. Delmontiê informou que o comandante do Batalhão será autuado por receptação dolosa.

O delegado se mostrou decepcionado com a atitude do militar. "Não se concebe uma pessoa como ele comprar um carro apenas olhando a placa", comentou. Ele informou que ontem foram apreendidos cinco carros roubados e nesta terça-feira mais dois veículos. "Tudo aqui na região de Macau, Assu, Guamaré e Pendências", disse.

*Matéria atualizada às 16h55 para atualização de informações

http://www.nominuto.com/noticias/policia/major-pm-e-preso-durante-operacao-com-carro-roubado-em-macau/69040/ 


Advogado rebate suspeitas contra major

Publicação: 16 de Fevereiro de 2011 às 12:00

Marco Carvalho - Repórter

Para Luís Claúdio Melo, o major Duarte não se encaixa no crime de receptação de produto roubado. Delegado de Macau o prendeu ontem por andar com veículo de placas clonadas. Oficial está preso no quartel da PM em Natal

O advogado Luís Cláudio Melo, responsável pela defesa do major Divanaldo Marques Duarte, rebateu as suspeitas contra o seu cliente de que ele receptou um produto roubado. Segundo o advogado, o major não sabia da ocorrência de roubo que constava no veículo em que andava e que o adquiriu a preço de mercado. Ontem, Luís aguardava resposta do juiz da comarca de Macau sobre o pedido de relaxamento de prisão do oficial. O major foi detido na tarde da última terça-feira depois de uma investigação da Delegacia Especializada em Defesa de Cargas e Veículos (Deprov) em conjunto com a delegacia de Macau, onde era comandante do batalhão.

Para o advogado Luís, o major não se encaixa no artigo 180, que descreve o crime de receptação. “Ele não sabia dos antecedentes criminais da pessoa que o vendeu o veículo. Ele desconhecia que o carro era advindo de roubo e, por fim, o adquiriu por um preço considerado de mercado. Por isso, acredito no relaxamento da prisão do meu cliente”, declarou Luís em entrevista à TRIBUNA DO NORTE.

Ainda segundo o advogado, o major teria conferido as placas do carro, mas como são clonadas, nada foi apontado no sistema. “Das 48 parcelas no valor de 849,45, apenas 16 foram quitadas. Sendo o major responsável pelo restante do pagamento  em uma negociação que envolveu um outro carro do oficial”, esclareceu.

O major Duarte teria dado em troca um veículo modelo Fox de ano de fabricação 2006, para arcar com as 32 parcelas restantes do veículo Cross Fox, ano 2008.

Contradição

A reportagem da TRIBUNA DO NORTE procurou o delegado Demontiê Falcão, titular da Deprov e responsável pela investigação que culminou com a prisão do oficial. Ele é cético quanto aos argumentos utilizados pelo advogado e os rebate em alguns pontos. “O carro já estava quitado e com sete chamados indicado o seu roubo. Como um oficial da PM não checou isso antes da compra?”, indagou o delegado.

Para Demontiê, o advogado não deve estar discutindo publicamente o assunto e sim se resolver com a justiça. “A justiça decidirá as responsabilidades de cada um. Esse advogado está falando besteira”.

Até o final da manhã, não havia decisão da comarca de Macau sobre o pedido de relaxamento de prisão do major Duarte.

O Comandante Geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, o coronel Francisco Araújo, esclareceu que o major está detido no quartel da corporação em Natal e está a disposição da justiça. “Ainda na terça-feira, ele foi afastado das funções. Agora será instaurado inquérito militar para investigar o seu comportamento e conduta à frente do batalhão de Macau”, declarou.

O caso

O comandante do Batalhão da Polícia Militar de Macau, (região Salineira do RN) Divanaldo Marques Duarte, foi detido na tarde de terça-feira, no local de trabalho. O major foi preso sob acusação de receptação dolosa. Ele estava com um veículo roubado – um CrossFox com placas frias MXO-9566. A informação foi repassada pelo titular da Delegacia Especializada em Defesa de Cargas e Veículos (Deprov) Demontiê Falcão. De acordo com o delegado, a placa original do carro é KJF-0622. Consta no Boletim de Ocorrência que o automóvel foi roubado no dia 2 de dezembro de 2009, na avenida das Alagoas, no bairro de Neópolis em Natal. “O major disse que ao comprar o carro chegou a “puxar” a ficha do veículo e não constava roubo. Não acreditamos na versão dele. Há três meses, o major utilizava o Crossfox”, frisou o delegado que pretende apreender outros veículos provenientes de roubos e que foram levados para a região. 

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/advogado-rebate-suspeitas-contra-major/172964

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/