Risco de vida
Perigo nas abordagens
Sua vida corre risco
Quem não teve o dissabor de ser abordado quando passeia com sua Motocicleta?
A abordagem, porquanto seja discutida a sua legalidade, por si só poderia ser entendida pelo cidadão como procedimento inerente à segurança pública, entretanto o próprio cidadão não tem a menor noção da sua exposição ao perigo iminente.
Alguns fatores contribuem para o risco e é nesse ponto que as autoridades relevam a vida do cidadão ao patamar da descartabilidade, senão vejamos:
1 – O policial que aborda, por mais treinado que seja, também é um ser humano, portanto, falível;
2 – Esse mesmo policial, por ser um ser humano, também tem seus receios, seus medos;
3 – Para o policial que aborda, todo Motociclista é um bandido em potencial;
4 – A prática nas abordagens é apontar a arma de fogo para o abordado, mesmo com o dedo indicador fora do gatilho (forma de segurança que na maioria das vezes é descuidado);
5 – O armamento utilizado é um mecanismo e, como tal, é passível de defeitos, sem contar com o nervosismo e o stress natural do policial.
Ora, em treinamento, e quem entende do assunto sabe muito bem, a “posição sul” é a forma mais segura em uma abordagem, tanto para o policial quanto para o abordado. Na prática, a “posição sul” favorece a mesma rapidez para o disparo consciente, mas não oferece o risco do disparo acidental ou precipitado.
Imaginemos que ao sermos abordados o polícia aponte sua arma de fogo para nós como gesto intimidatório e coercitivo.
E se houver um disparo acidental?
Você morre e o polícia continuará matando mais cidadãos.
Acessem o link e vejam o risco que corremos, pois a arma mostrada no vídeo é a mesma utilizada pela polícia nas abordagens. Trata-se de uma FAMAE MT 40 projetada pela indústria chilena FAMAE em 1996 e produzida no Brasil pela Taurus.
Observem no vídeo que trata-se de uma instrução de tiro onde o instrutor, muito competente, mantém o cano da arma em direção segura e seu dedo indicador está todo o tempo fora do gatilho. Observem também que a arma está com a trava de segurança acionada.
Clique aqui (liquem o som)
Nenhum comentário:
Postar um comentário