22 de fevereiro de 2011
Blog a favor do meio ambiente !
Corrente das Guianas: A corrente das Guianas surge a partir da divisão dacorrente Sul Equatorial, quando esta encontra a costa brasileira, deslocando-se no sentido leste-oeste. Dessa divisão, surgem dois ramos: a corrente do Brasil (sentido sul), e a corrente das Guianas (sentido noroeste), dirigindo-se ao Caribe. A corrente das Guianas é uma corrente de águas não profundas. É uma corrente quente, pois se origina de áreas equatoriais, e possui águas com temperaturas mais elevadas. É formada pelos ventos que sopram do Oceano Atlântico Sul, deslocando-se perto da costa brasileira. Durante sua formação inicial é chamada de "corrente Norte do Brasil", pois suas características e conseqüências de seu deslocamento são muito semelhantes às da corrente do Brasil, como por exemplo, a característica de transportar nutrientes e calor em todo o seu trajeto, e a conseqüência de regular o habitat marinho, levando comida aos peixes.
Corrente do Brasil: A Corrente do Brasil é uma corrente oceânica quente do Oceano Atlântico Sul cujo movimento é paralelo à costa leste da América do Sul. Após cruzar a altura do Rio da Prata encontra-se com a Corrente das Malvinas, uma corrente fria, ao sul do paralelo 45.
Corrente de Falklands: A Corrente das Malvinas ou Corrente das Falklands é uma corrente oceânica do tipo fria, proveniente das Malvinas, banha toda costa Argentina, Uruguai, Sul e Sudeste (durante uma parte do ano) do Brasil, sua influência na precipitação pluviométrica e clima vão até 18° s de latitude. Favorece a pesca no Estado de Santa Catarina, e nesta corrente também ocorre as rotas dos pinguins que durante o verão passeiam por essa corrente e só voltam para o seu lugar de origem no inverno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário