quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Armamento e tiro

In: http://dc707.4shared.com/doc/9dnkJK_c/preview.html

APRESENTAÇÃO



São armas semi-automáticas, ou seja, aproveitam a força expansiva dos gases, para o seu carregamento, dependendo cada tiro do acionamento da tecla do gatilho, porparte do atirador. Possui um raiamento formado por seis raias orientadas à direita (6D). Todas se apresentam com o percussor flutuante. O acabamento das pistolas fabricadasem aço carbono é em grande parte oxidada. As pistolas nos calibres 9mm, .380 ACP e .40 S&W, podem ser fabricadas, também, em aço inoxidável.



DISPOSITIVOS DE SEGURANÇA




Visando evitar disparos acidentais, foram adicionadas modificações em peças e no dispositivo de segurança das Pistolas Taurus, a seguir descrito:

1
)
 A trava do percussor fica permanentemente bloqueando o percussor, impedindo o seu deslocamento à frente, o que poderia ocasionar tiros acidentais, caso ocorresse umaqueda da arma;
(Figura 01 – Catálogo Forjas Taurus)

2
)
 A trava do percussor somente é liberada no estágio do acionamento do gatilho, permitindo que o percussor desloque-se à frente, tão logo receba a energia proveniente doimpacto do cão. A liberação se faz através da cadeia de movimentos constituída pelo gatilho, tirante do gatilho, impulsor da trava do percussor e trava do percussor.
(Figura 02 – Catálogo Forjas Taurus)

3
)
 O registro de segurança ao ser acionado para cima, trava simultaneamente o cão e a armadilha. Foi projetado para permitir o uso ambidestro e possibilita uma rápidapassagem da posição de segurança para a de disparo;
(Figura 03 – Catálogo Forjas Taurus)

4
)
 Quando um cartucho está alojado na câmara, a extremidade do extrator fica saliente, revelando uma marca vermelha. Assim é possível controlar visualmente ou pelo tato, aexistência de cartucho na câmara, sem necessidade de recuar o ferrolho.
(Figura 04 – Catálogo Forjas Taurus)

5) Desarmador do Cão - ao mover a tecla de segurança para baixo, o cão desconectará o tirante do gatilho, então a conexão entre o gatilho e a armadilha será interrompida. Omovimento de avanço do cão será parado pelo retém do cão.
(
Figura 05 – Catálogo Forjas Taurus)


FUNCIONAMENTO



Objetivando o correto funcionamento das Pistolas Taurus, observe as seguintes instruções:
1
) Comprima, com o polegar, o botão do retém do carregador, localizado próximo ao guarda-mato e retire o carregador;
(Figura 06 – Catálogo Forjas Taurus)

2
) Com uma das mãos segure o carregador e com a outra introduza os cartuchos um a um, pressionando-os para baixo e para trás. Uma vez municiado, introduza o carregador na pistola (alimente) até que fique preso pelo retém do carregador.
(Figura 07 – Catálogo Forjas Taurus)

3
) Segure a pistola com uma das mãos, mantendo o dedo longe do gatilho. Com a outra mão puxe o ferrolho para trás até o batente, soltando-o a seguir. O ferrolho irá então para frente, impulsionado pela mola recuperadora, introduzindo um cartucho na câmara.
(Figura 08 – Catálogo Forjas Taurus)

4
) A pistola está engatilhada e pronta para disparar, através do acionamento do gatilho. Após o disparo, o ferrolho, impulsionado pela pressão dos gases, retrocederá para expulsar o estojo e carregar um novo cartucho. Novamente a pistola estará pronta para disparar. Após a detonação do último cartucho, o ferrolho ficará recuado e imobilizado pela ação do retém do ferrolho sobre o mesmo. Para que volte a sua posição normal, pressione para baixo o retém do ferrolho localizado na zona imediatamente acima da placa do punho.
(Figura 09 – Catálogo Forjas Taurus)
5
)
 Em caso de interrupção dos tiros antes do último cartucho ser disparado, desengatilhe a arma e coloque-a na condição travada, bastando acionar o registro de segurança paracima. Para desengatilhar a pistola mantenha-a empunhada, sem o dedo no gatilho e destrave-a. Com o polegar e o indicador da outra mão segure firmemente o cão. Em seguidaacione o gatilho e deixe o cão avançar lentamente até o seu batente. No caso das pistolas que dispõem da função desarmador do cão, para desengatilhar, é necessário tãosomente pressionar o registro de segurança para baixo. Para reiniciar os disparos, basta acionar o gatilho, pois, as Pistolas Taurus são dotadas de mecanismo de disparo deação dupla.
(Figura 10 – Catálogo Forjas Taurus)


6) Para descarregar a pistola, retire o carregador e puxe o ferrolho até o seu batente para extração do cartucho que se encontra na câmara. Em seguida, libere o ferrolho, até que volte à sua posição de repouso. Sempre que o atirador tiver a intenção de desengatilhar e/ou descarregar a pistola, deverá apontar o cano sempre para uma direção segura e preferencialmente para o solo.

DESMONTAGEM E MONTAGEM


A) Desmontagem - para efetuar a desmontagem da pistola, devem-se efetuar as operações a seguir indicadas:

1
) Premer o botão localizado próximo ao guarda-mato e retirar o carregador, assegurando-se que não existe cartucho na câmara.
(Figura 11 – Catálogo Forjas Taurus)

2
) Com o dedo indicador da mão esquerda, premer o botão do retém da alavanca de desmontagem e ao mesmo tempo, com o dedo polegar, girar a alavanca, no sentido horário.
(Figura 12 – Catálogo Forjas Taurus)
3
) Deslizar o grupo ferrolho / cano para frente até liberá-lo da armação.
(Figura 13 – Catálogo Forjas Taurus)

4. Comprimir levemente a guia da mola recuperadora com sua respectiva mola, levantando o conjunto e retirando-o cuidadosamente.

(Figura 14 – Catálogo Forjas Taurus)

5. Comprimir o mergulhador do bloco de trancamento (somente nas PT 92 AF, PT 99 AF, PT 100 e PT 101).

(Figura 15 – Catálogo Forjas Taurus)

6. Retirar o grupo cano / bloco de trancamento do ferrolho.


(Figura 16 – Catálogo Forjas Taurus)


B) Montagem - Para proceder à montagem, fazer de forma inversa à desmontagem:

1. O impulsor da trava do percussor deve estar abaixado no momento de montar o ferrolho na armação.

(Figura 17 – Catálogo Forjas Taurus)

2. Antes de girar a alavanca de desmontagem, o ferrolho deve estar perfeitamente alinhado com a parte posterior da armação.
(Figura 18 – Catálogo Forjas Taurus)
ADAPTAÇÃO DAS PISTOLAS PARA USO DOS CANHOTOS




As Pistolas Taurus podem ser adaptadas para o uso por canhotos, mediante os procedimentos a seguir:

1. Com um saca-pino pressionar o botão serrilhado do retém do carregador e, ao mesmo tempo, desenroscar o retém do carregador.

(Figura 19 – Catálogo Forjas Taurus)

2. Remontar o conjunto com o botão voltado para o lado direito da arma.

(Figura 20 – Catálogo Forjas Taurus)


NÚMERO DE SÉRIE EM PISTOLAS TAURUS


A partir do mês de outubro de 1987, as Pistolas Taurus foram dotadas com numeração de série alfanumérica composta por três letras e cinco algarismos. Foi adotado para as pistolas o mesmo sistema de numeração que será usado nos revólveres, sendo que a letra inicial indicará o calibre, a segunda letra o ano de fabricação e a terceira letra o mês de fabricação da cada pistola.

As letras que indicarão os calibres são os seguintes:

Cal. 22 L.R. -------------- A
Cal. 6,35mm ------------- D
Cal. 7,65mm ------------- F
Cal. 9mm ----------------- T (com exceção das Forças Armadas Brasileira)
Cal. 380 ACP ------------ K
Cal. 40 S&W ------------- S
Cal. 45 ACP -------------- N

Critério para correspondência de ano e mês:

ANO
MÊS
A - 1981 M – 1993
A – JANEIRO
B - 1982 N – 1994
B – FEVEREIRO
C - 1983 O – 1995
C – MARÇO
D - 1984 P – 1996
D – ABRIL
E - 1985 Q – 1997
E – MAIO
F - 1986 R – 1998
F – JUNHO
G - 1987 S – 1999
G – JULHO
H - 1988 T – 2000
H – AGOSTO
I - 1989 U – 2001
I  SETEMBRO
J - 1990 V – 2002
J – OUTUBRO
K – 1991
K – NOVEMBRO
L – 1992
L – DEZEMBRO




As letras indicativas do ano e mês de fabricação são idênticas às usadas na numeração dos revólveres. Atualmente, as Pistolas Taurus têm o seu número de série gravado a laser, com exceção do modelo PT 22, que é produzida nos Estados Unidos, na qual a gravação é manual.



PROCEDIMENTOS QUE O USUÁRIO DEVERÁ ADOTAR VISANDOINSPECIONAR A PISTOLA ANTES DE EFETUAR CAUTELA EM SALADE ARMAS








Considerando que poucas são as Unidades Operacionais que dispõem de mecânico de armas servindo na sala de meios, prejudicando dessa forma a aplicação damanutenção preventiva e corretiva, abordaremos a seguir, alguns procedimentos básicos, porém vitais, que o PM deverá observar, no momento em que estiver efetuando a cautelade uma pistola em sua Unidade, haja vista, que a rotina no desempenho das atividades policiais, bem como, o desconhecimento desses procedimentos, tem colaborado para avulnerabilidade do PM, caso a arma escolhida para o serviço não esteja em plenas condições de funcionamento. Vale ressaltar que, esses cuidados devem ser constantes, ouseja, o PM deverá repeti-los a cada turno de serviço, tendo em vista que essas armas são utilizadas por diversos policiais, em períodos contínuos.









PISTOLAS TAURUS - Cal. .380 - 9mm - .40
(Procedimentos básicos visando a inspeção do armamento)


 PASSO: retirar o carregador da pistola
Procedimento: segurando a pistola com a mão forte, deverá acionar o retém do carregador com o dedo polegar da referida mão, aparando-o com a outra.
Finalidade: verificar se a arma encontrava-se alimentada.

 PASSO: proceder à abertura da pistola, mantendo-a aberta.
Procedimento: segurando a pistola com a mão forte, deverá com a outra mão abraçar o ferrolho pela parte serrilhada deste, trazendo-o completamente a retaguarda e, emseguida, com o dedo polegar da mão forte deverá acionar o retém do ferrolho de baixo para cima, mantendo desta forma a arma aberta.
Finalidade: verificar se a pistola encontrava-se com cartucho na câmara, ou seja, carregada.

 PASSO: Verificar a desobstrução do cano da pistola.
Procedimento: estando a arma ainda aberta, deverá observar o interior do cano, constatando a inexistência de projétil ou de qualquer corpo estranho.
Finalidade: certificar a inexistência de corpo estranho no interior do cano.

 PASSO: Proceder ao fechamento da pistola.
Procedimento: segurando a pistola com a mão forte, deverá acionar com o dedo polegar desta o retém do ferrolho de cima para baixo, permitindo desta forma, o avanço doferrolho.
Finalidade: fazer com que a pistola permaneça fechada e na ação simples

 PASSO: Testar as condições de funcionamento do desarmador do cão
Procedimento: deverá acionar para baixo a tecla de segurança, cuja função é caracterizada como desarmador do cão, utilizando para tanto o dedo polegar, momento em quecertificará se o cão estacionou diretamente na trava de queda (pequeno intervalo existente entre o cão em relação ao fundo do percussor);
Finalidade: verificar se o desarmador do cão ao ser acionado está parando diretamente na trava de queda.


(Figura 21 – Catálogo Forjas Taurus)

 PASSO: Testar as condições de funcionamento do registro de segurança.
Procedimento: inicialmente o usuário deverá acionar para cima a tecla de segurança, mantendo a partir deste momento a pistola travada e, em seguida, deverá acionar a tecla dogatilho a fim de confirmar o bloqueio da ação da tecla do gatilho, onde este não lhe é permitido chegar ao final do seu curso. Para tanto, a arma deverá estar fechada, travada edescarregada, momento em que o usuário acionará o gatilho, certificando se o mesmo atingirá o seu curso total, ou seja, se haverá o disparo em seco mesmo nas condições emque a arma se encontra;
Finalidade: verificar se o mecanismo de segurança da pistola está perfeito.

(Figura 22 – Catálogo Forjas Taurus)

 PASSO: Proceder à desmontagem da pistola.
Procedimento: segurando a pistola com a mão direita, o usuário deverá com o dedo indicador desta, acionar o retém da alavanca de desmontagem, o qual está localizado dolado direito da arma, no sentido da direita para a esquerda, onde em ato contínuo, acionará a asa da alavanca de desmontagem para baixo, a qual está localizada no lado opostodo seu retém. Ao final desse procedimento, o usuário notará que o conjunto ferrolho/cano/haste e mola recuperadora deslizará para frente, momento em que deverá separá-lo daarmação da pistola. De posse do conjunto, pressionará a mola recuperadora, através da sua haste, retirando-os obliquamente. Também de forma obliqua separará o cano doferrolho.
Finalidade: dar prosseguimento aos demais procedimentos de inspeção.

 PASSO: Verificar as condições gerais do ejetor.
Procedimento: segurando a armação da pistola com a mão forte, observar atentamente o perfeito estado físico do ejetor, certificando a sua existência, que não se encontraquebrado, gasto ou empenado.
Finalidade: certificar se o ejetor encontra-se em perfeitas condições de uso.
(Figura 23 – Catálogo Forjas Taurus)

 PASSO: Verificar as condições gerais do impulsor da trava do percussor.
Procedimento: segurando a armação da pistola com a mão forte, observar atentamente o perfeito estado físico do impulsor da trava do percussor, certificando a sua existência,que não se encontra quebrado, gasto ou empenado. Em seguida, deverá acionar a tecla do gatilho, a fim de constatar a elevação do impulsor da trava do percussor.
Finalidade: certificar se o impulsor da trava do percussor encontra-se em perfeitas condições de uso.

(Figura 24 – Catálogo Forjas Taurus)
10º PASSO: Verificar as condições gerais da trava do percussor.
Procedimento: de posse do ferrolho e utilizando-se de um bocal de uma caneta, deverá pressionar o fundo do percussor, a fim de constatar que não houve o afloramento domesmo, haja vista que, a função da trava do percussor é manter o percussor permanentemente bloqueado, até que aja o acionamento da tecla do gatilho.
Finalidade: certificar se a trava do percussor encontra-se em perfeitas condições de uso.

(Figura 25 – Catálogo Forjas Taurus)

11º PASSO: Verificar as condições gerais do percussor.
Procedimento: de posse do ferrolho, deverá com o dedo polegar pressionar o fundo da trava do percussor e, utilizando-se de um bocal de uma caneta, deverá pressionar o fundodo percussor, a fim de constatar o seu perfeito estado, mobilidade e o devido afloramento.
Finalidade: certificar se o percussor encontra-se em perfeitas condições de uso.

(Figura 26 – Catálogo Forjas Taurus)

12º PASSO: Verificar se o transportador do carregador está atingindo a altura ideal.
Procedimento: segurando a armação da pistola com a mão forte, o usuário deverá introduzir corretamente o carregador desmuniciado em seu alojamento.
Finalidade: certificar se os lábios do carregador não estão amassados, ou seja, impedindo que o transportador atinja a sua altura ideal, de modo a proporcionar a ocorrência defalha no carregamento.

(Figura 27 – Catálogo Forjas Taurus)
13º PASSO: Finalmente, proceder à montagem da pistola.
Procedimento: o usuário deverá seguir a ordem inversa da desmontagem, atentando para o momento da colocação do ferrolho na arma, momento em que certificará se oimpulsor da trava do percussor está totalmente voltado para baixo, evitando dessa forma que o mesmo seja quebrado ou empenado, no momento em que o ferrolho estiverdeslizando para trás. Ao perceber que a extremidade do ferrolho estiver alinhada com a parte final das guias da armação, o usuário deverá trazer de volta a asa da alavanca dedesmontagem para a sua posição inicial.
Finalidade: mantê-la pronta para uso.























Modelos de Pistolas Taurus























































































































CAP PM GIFFONI – (71) 8851.5526 – capitaogiffoni@gmail.com Página 39

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/