Troca de mensagens sobre o jogo da balea azul

Um sinistro jogo viral tem causado alarme no mundo todo. É o jogo da Baleia Azul, disputado pelas redes sociais, que propõe desafios macabros aos adolescentes, como bater fotos assistindo a filmes de terror, automutilar-se, ficar doente e, na etapa final, cometer suicídio.

Aparentemente o fenômeno começou na Rússia, mas está se espalhando – inclusive no Brasil, como sugerem o caso da jovem de 16 anos morta no Mato Grosso e uma investigação policial em andamento na Paraíba. Na Rússia, em 2015, uma jovem de 15 anos se jogou do alto de um edifício; dias depois, uma adolescente de 14 anos se atirou na frente de um trem. Depois de investigar a causa destes e outros suicídios cometidos por jovens, a polícia ligou os fatos a um grupo que participava de um desafio com 50 missões, sendo a última delas acabar com a própria vida.

A preocupação aumentou ano passado, quando fontes diversas chegaram a divulgar, sem confirmação, 130 suicídios supostamente vinculados a comunidades online identificadas como “grupos da morte”.

Tudo na internet se espalha muito rápido, mesmo as coisas mais inacreditáveis. Neste caso não é diferente. O fenômeno ganhou visibilidade e vem se alastrando pelo mundo. Em alguns países, como Inglaterra, França e Romênia, as escolas têm feito alertas às famílias, depois que adolescentes apareceram com cortes nos braços, queimaduras e outros sinais de mutilação.

Jogos com apelos de riscos letais têm virado moda entre os adolescentes. Um exemplo é o jogo da asfixia, que gerou vítimas no Brasil. Outro é o “desafio do sal e gelo”, no qual, para serem aceitos no grupo, os adolescentes devem queimar a pele e compartilhar as imagens nas redes sociais. Embora exista há anos, o desafio voltou com força recentemente. Sem falar no “Jogo da Fada”, que incita crianças o gás do fogão de madrugada, enquanto os pais dormem.

As recomendações para as famílias são: 
  •  Monitorar o uso da internet, frequentar as redes sociais dos filhos, observar comportamentos estranhos e, sobretudo, conversar e conscientizar os adolescentes a respeito das consequências de práticas que nada têm de brincadeira. 
  • Atenção redobrada com os jovens que apresentem tendência a depressão, pois eles costumam ser especialmente atraídos por jogos como o da Baleia Azul. 
  • Também as escolas devem colocar o assunto em pauta e incorporar no currículo, cada vez mais, a educação para a valorização da vida, o respeito pela vida dos outros e o uso consciente das mídias e tecnologias.

http://g1.globo.com/educacao/blog/andrea-ramal/post/entenda-o-jogo-da-baleia-azul-e-os-riscos-envolvidos.html






Desafio da Baleia Azul: Seu filho pode ser a próxima vítima do jogo da morte
Alerta aos pais de todo Brasil, seus filhos podem se tornar vítimas do desafio da Baleia Azul. Saiba mais aqui.






O jogo conhecido como "Desafio da #Baleia Azul", neste momento pode fazer mais uma vítima fatal e infelizmente este jovem pode ser seu filho. Parece uma afirmação macabra, mas não é. Este desafio conhecido mundialmente como "Blue Whale" teve origem na Rússia, onde ele pode ter provocado cerca de 130 suicídios de adolescentes entre os anos de 2015 e 2016.

Saiba mais sobre desafio da Baleia Azul

Rapidamente o jogo do suicídio se espalhou pela Europa e já fez duas vítimas fatais no Brasil em apenas uma semana. Por isso é preciso alertar os pais sobre o perigo que suas crianças e adolescentes estão correndo, pois os cibercriminosos que estão por trás deste jogo demoníaco, são muito persuasivos e ameaçadores.

Os administradores destes grupos secretos no Facebook e no WhatsApp, se intitulam como "curadores", eles conseguem dados dos adolescentes, como por exemplo, nome completo, endereço residencial e da escola, nome dos familiares, amigos, vasculham os perfis nas redes sociais e com todas estas informações em mãos passam a ameaçar os jogadores. É dessa maneira que estes cibercriminosos conseguem impor os desafios a serem cumpridos até que no final de 50 dias os jogadores são levados a cometer suicídio.




Quais são os desafios impostos pelos "curadores" da Baleia Azul?

São muitos os desafios e todos com algum grau de perversidade, entre eles podemos destacar, automutilação onde o jogador deve se cortar e enviar fotos para o curador, assistir por horas vídeos e filmes de terror pré-definidos, fazer vídeos no alto de prédios e torres, privação de sono obrigando-os a ficar acordados durante muitas noites, etc. Uma outra exigência é que os jogadores estejam acordados as 4h20 da manhã, horário estipulado para receber os desafios que tem tempo estipulado para cumpri-los sob a ameaça de morte os amigos e familiares.

Alerta para os pais

Jogos letais como o desafio da Baleia Azul se espalham rapidamente pela #Internet e atraem especialmente adolescentes já com alguma propensão a depressão e por ser uma fase da vida onde o indivíduo é ávido por aventuras e desafios, os jovens em geral se tornam presas fáceis.

De acordo com o portal de notícias G1, cabe aos pais redobrar a atenção em relação aos filhos, os jovens envolvidos com este tipo de jogo mortal mostram sinais sutis através da mudança de comportamento.

Como a internet não tem fronteira e nem pede lincença para entrar em sua casa, seu filho pode se tornar uma vítima fatal destes cibercriminosos. Por isso estejam atentos e tomem as seguintes providências, converse com seus filhos a respeito do desafio da Baleia Azul, explique que não é um jogo e que ele é comandado por criminosos, por isso não devem aceitar convites para participar deste game. Verifique o perfis sociais de seus filhos na internet, acompanhe de perto o rendimento escolar do adolescente.

Fique de olho na mudança de comportamento do jovem, como por exemplo, insônia, tristeza, agressividade sem motivo aparente, marcas pelo corpo, reclusão, perda de apetite, crises de ansiedade, choro, acesso a filmes ou vídeos de terror com frequência, falta de convívio social, passar muitas horas conectado as redes sociais, entre outros.

Vale ressaltar que de acordo com os familiares de Maria de Fátima, de 16 anos que cometeu suicídio na terça-feira (11), no Mato Grosso e Gabriel Antônio de 19 anos, que se matou em Minas Gerais na quarta-feira (12), as vítimas apresentaram mudanças de comportamento dias antes do desafio derradeiro da Baleia Azul. #Jogo da morte







http://br.blastingnews.com/brasil/2017/04/desafio-da-baleia-azul-seu-filho-pode-ser-a-proxima-vitima-do-jogo-da-morte-001628541.html