quinta-feira, 22 de abril de 2010

Estilingue gigante tipo catapulta (nostálgica)

Estilingue gigante tipo catapulta deveria arremessar drogas, celulares e armas para dentro de presídio em São Paulo

Policiais militares apreenderam na terça-feira (20/04) em Avaré-SP, cidade a 249 quilômetros da capital, uma espécie de catapulta ou estilingue gigante (foto acima), feita de ferro e madeira, com aproximadamente um metro e meio de comprimento. A polícia acredita que ela fosse utilizada para arremessar aparelhos celulares, drogas e armas para dentro da penitenciária (foto acima). O equipamento estava no horto florestal e chamou a atenção de um morador que caminhava no parque. A "engenhoca" vai ser encaminhada à perícia. Ninguém foi preso.
Fonte: O Globo

In Memorian (Morto em Acidente Fatal no dia 21/04/2002)

BR - Bombeiros - Como proceder na Operação Tolerância Zero



Muitos colegas tem questionado como proceder na promoção da Tolerância Zero. Visto que para os policiais se torna mais fácil, pois seu serviço é muito mais ostensivo que os dos bombeiros.

Seguem as orientações para os bombeiros:

1 - Só sair do quartel de posse de todos os materiais de segurança individual (individual mesmo) e coletivo. De imediato, se for constatada ausência de algum material deve ser repassado imediatamente aos superior, para que o mesmo se pronuncie se declara inoperante a viatura, ou se assume o risco de colocar a viatura na rua sem os devidos materiais. Se o superior ordenar a operância da viatura, solicite esta ordem por escrito.

2 - Fazer uma checagem geral na viatura e não sair se: estiver com os pneus carecas, estiver com a documentação irregular ou qualquer outro problema que eseja contra a lei (Código Nacional de Trânsito) ou que coloque a segurança de seus componentes em risco;

3 - Somente assuma o serviço para conduzir a viatura se for devidamente habilitado. Nada de precários quebrando galho sem ter a carteira com a categoria correspondente;

4 - Atender todas e quaisquer tipos de ocorrências que disser respeito ao CBM. No local colete todas as informações de todos os envolvidos no sinistro para o devido preenchimento dos quesitos, que de preferência, devem ser redigidos do local. Em caso de irregularidades, emitir as devidas notificações ou multas *;

4 - Averiguar todos os prédios de sua área, verificando a validade dos extintores e equipamento de segurança e se for o caso aplicar as devidas multas *;

5 - Averiguar todos os depósitos de gás, apreendendo os botijões irregulares e conduzindo-os juntamente com o proprietário as autoridades competentes *.

Enfim tanto o PM quanto o BM, deverão cumprir a lei na íntegra, não deixando passar nada em branco, tudo deverá ser encerrado nas delegacias e se alguma delas não quiser receber as ocorrências, pois também a Polícia Civil esta programando uma greve geral para o dia 23/04, nesse caso o militar deverá se for o caso chamar a imprensa ao local, confeccionar o RO, arrolar testemunhas e liberar o agente caso houver, encerrando a ocorrência na porta da DP.

Não tenham medo de cumprir o "TOLERÂNCIA ZERO", pois não estarão fazendo nada de errado, estarão apenas cuprindo a lei na íntegra o que normalmente não ocorre hoje em dia. Lembrem-se, ninguém é obrigado a seguir ordens ilegais. Se seu superior te pressionar a assumir o serviço de qualquer maneira, solicite a ordem por escrito, ou pegue testemunhas de que ele está dando a ordem.

* Se em seu estado as multas ou notificações forem de competência exclusiva do pessoal administrativo, redija parte dirigida à seção competente, informando da(s) irregularidade(s) do(s) estabelecimento(s) e guarde uma cópia com o recibo.

Texto reeditado e baseado no artigo do blog do Cabo Fernando.



Texto original do site Bombeiros do Brasil.
 
 
http://bombeirosdobrasil.blogspot.com/2010/04/br-bombeiros-como-proceder-na-operacao.html 

BR - Bombeiros - Modelos de parte para a operação tolerância zero

BR - Bombeiros - Modelos de parte para a operação tolerância zero


Modelo 1 - Condutor inabilitado:


Informo a V.Sª que não possuo as qualificações necessárias exigidas pelo Código Nacional de Trânsito (Lei 9.503/97) para conduzir/operar viaturas de emergência, faz se necessário também que eu seja habilitado e constando em minha CNH o curso de habilitação em viaturas de emergência no ART 145 do CTB, e ser aprovado em curso especializado e treinamento de prática veicular em situação de risco, nos termos da normatização do CONTRAN. Condições estas que me impedem de assumir o serviço de motorista da guarnição ........ sem oferecer riscos à mesma e à terceiros.



Modelo 2 - Viatura danificada:

Informo a V.Sª que durante a conferência de material realizada nesta data ___/___/___ foi constatado que a viatura apresenta as seguintes avarias: a) ..... b) ..... c) .......   Informo ainda que os defeitos apresentados impossibilitam a operação da viatura tanto por oferecer riscos às vidas dos componentes da guarnição e de terceiros, como por contrariar o que exige o Código Nacional de Trânsito (Lei 9.503/97). 


Modelo 3 - Irregularidades em estabelecimentos:

Informo a V.Sª que durante vistoria realizada  no dia _____ no estabelecimento da empresa Blablablá LTDA, restou constatato que a mesma não possuía os seguintes documentos necessários para seu regular funcionamento: a) ..... b) ..... c) .......   Informo ainda, que  no local era evidente a ausência de aparelhos extintores. Solicito que seja realizada a fiscalização do estabelecimento da referida empresa para que sejam cumpridos os todos os preceitos legais e normativos.


Obs.: Todos estes modelos devem respeitar as normas de redação oficial. Sempre se dirigindo ao superior como V.Sª. Não esqueça de preencher corretamente o cabeçalho conforme seu estado e corporação. Ao final assine. Sempre guarde uma cópia do documento protocolada.


Clique aqui para ler mais dicas da Operação Tolerância Zero. 


Postagem original do site Bombeiros do Brasil, com a colaboração do Sgt BM Valdelei.
 
http://bombeirosdobrasil.blogspot.com/2010/04/br-bombeiros-modelos-de-parte-para.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+BombeirosdoBrasil+%28Bombeiros+do+Brasil%29&utm_content=Yahoo!+Mail 

Marinha do Brasil abre inscrições

Tribuna do Norte

Publicação: 22 de Abril de 2010 às 00:00
Termina na segunda-feira, dia 26, o período de inscrição para quatro processos seletivos para o preenchimento de vagas no quadro de oficiais da Marinha do Brasil. As vagas são para capelão naval, engenheiro, fuzileiro naval e quadro técnico do corpo auxiliar da marinha.

A taxa é de R$ 62,00. As

inscrições podem no endereço www.ensino.mar.mil.br, no link “inscrições online. Em Natal, o interessado poderá procurar o Serviço de Recrutamento Distrital, no Alecrim, telefone 3216-3440. A partir desta terça, estarão abertas as inscrições do processo seletivo para ingresso no corpo de saúde da Marinha.

Perseguição policial a moto causa acidente com sete veículos na Dutra

Motociclista fugiu da PM porque estava sem carteira de motorista.
Duas pessoas ficaram feridas; motociclista não tinha passagem pela polícia.

Do Bom Dia São Paulo
 
Um motociclista que tentou fugir de uma blitz da Polícia Militar causou um acidente envolvendo sete veículos na Rodovia Presidente Dutra no início da madrugada desta quinta-feira (22). Ele foi perseguido por cerca de 10 km e tentou escapar da fiscalização por que estava sem carteira de motorista.
Em alta velocidade, a moto que fugia da polícia bateu em um carro e depois foi atingida pelo carro da PM que vinha logo atrás. Em seguida, três caminhões e uma moto se envolveram na batida. O trânsito chegou a ficar interrompido na Dutra na região de Guarulhos, na Grande São Paulo.
A perseguição começou na Avenida Aricanduva, na Zona Leste da capital paulista. Os dois ocupantes da moto não obedeceram a uma sinalização da polícia para encostar, porque a moto não tinha placas. A perseguição continuou pela Rodovia Fernão Dias e só terminou na Dutra.
Os dois rapazes que estavam na moto foram levados para o Hospital Geral de Guarulhos. Um deles está em coma. O outro também ficou muito ferido, mas está fora de perigo. O motociclista que conduzia a moto não tinha passagem pela polícia. Ele foi autuado pela falta de habilitação e por direção perigosa.

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/04/perseguicao-policial-moto-causa-acidente-com-sete-veiculos-na-dutra.html

Novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral toma posse hoje

Ricardo Lewandowski vai substituir o ministro Ayres Brito, que ocupa o cargo desde maio de 2008.

Agência Brasil
Divulgação
O novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, toma posse hoje (22) às 19h, em cerimônia com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele vai substituir o ministro Ayres Brito, que ocupa o cargo desde maio de 2008.

Lewandowski entrou no Supremo Tribunal Federal (STF) em março de 2006, como ministro substituto, mas tornou-se membro efetivo com a renúncia de Eros Grau em maio de 2009. Antes do STF, ele foi juiz do Tribunal de Alçada Criminal de São Paulo e desembargador do Tribunal de Justiça do estado (TJ/SP).

Também toma posse, como vice-presidente do TSE, a ministra Cármen Lúcia. Ela chegou ao STF em junho de 2006 e se tornou ministra substituta do TSE em abril de 2008. Cármen iniciou carreira jurídica como procuradora de Minas Gerais, tendo sido procuradora-geral do estado no governo Itamar Franco.

O presidente do STF, Gilmar Mendes, e o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, participam da solenidade.

 http://www.nominuto.com/noticias/brasil/novo-presidente-do-tribunal-superior-eleitoral-toma-posse-hoje/51391/

Nominuto: Polícia prende trio de estelionatários em Santa Cruz

De acordo com informações da polícia, a operação que resultou na prisão do bando foi resultado de uma investigação de dois meses.

Por Redação
Policiais militares do município de Santa Cruz prenderam na tarde de ontem (20), por volta das 14h, três homens acusados de praticar vários crimes de estelionato na cidade. Os detidos foram identificados como Eudes de Souza, Sérgio Fernandes de Oliveira e Abraão; este último sendo apontado como líder da quadrilha.

De acordo com informações do tenente Costa Neto, a operação que resultou na prisão do bando foi resultado de uma investigação de dois meses, realizada em conjunto entre as polícias militar e civil.

“O trio agia nas imediações das agencias bancárias pegando documentos de identidade de pessoas inocentes para fazer empréstimos consignados. No momento da prisão, foram apreendidos também vários documentos falsos, e vários cartões de crédito”, informou.

Os acusados se encontram presos na 9ª Delegacia Regional de Polícia de Santa Cruz e vão responder pelos crimes de estelionato e falsificação ideológica.


http://www.nominuto.com/noticias/policia/policia-prende-trio-de-estelionatarios-em-santa-cruz/51374/

Nominuto: Paulista é assassinado dentro de casa de praia em Santa Rita

Alexsandro Rossi estava acompanhado por duas mulheres e um homem. Até o momento, ninguém foi preso.

Por Thyago Macedo

De acordo com a Delegacia de Plantão da zona Norte, Alexsandro estava na casa de praia, localizada em Santa Rita, juntamente com duas mulheres e outro homem. Por volta de 13h, os policiais foram acionados para a ocorrência de homicídio.

Como o paulista estava acompanhado de outras três pessoas, elas serão as primeiras a serem ouvidos pela polícia. A Plantão zona Norte informou que o caso será investigado pela Delegacia de Extremoz.

Além de testemunhas, as duas mulheres e o homem que estavam com Alexsandro também são suspeitos do homicídio. A polícia pretende, inclusive, solicitar exame residuográfico dos três.

Capotamento
Outro fato curioso chamou atenção na ocorrência de Santa Rita. O Instituto Técnico-Científico de Polícia foi chamado para recolher o corpo, mas, o carro conhecido como rabecão se envolveu em um acidente.

O veículo capotou, provocando um grande engarrafamento na zona Norte de Natal. Ainda não se sabe as causas do capotamento, o qual ninguém ficou ferido.

http://www.nominuto.com/noticias/policia/paulista-e-assassinado-dentro-de-casa-de-praia-em-santa-rita/51393/

Nominuto: Jovem é morto com sete tiros em Cidade Nova

Polícia ainda não identificou suspeitos, entretanto, acredita que o crime teria sido motivado por "acerto de contas".

Por Débora Ramos

De acordo com informações da polícia, o jovem foi morto na Rua Manoel de Castro, próximo à sua residência. A causa do homicídio ainda é desconhecida, entretanto, fatores apontam para “acerto de contas”. Uma moto honda de modelo Fan, pertencente à vítima, foi encontrada no local.

Os moradores da localidade ouviram os disparos e chamaram a polícia. Segundo informações do coronel Alves, os suspeitos ainda não foram identificados. O caso será investigado pela 11ª Delegacia de Polícia de Cidade Satélite.

Nominuto: Policia prende acusados de arrombar carros na zona sul de Natal

Ricardo Alexandre e Thiago dos Santos confessaram os crimes.

Por Redação, com informações da Degepol.


Na tarde desta quarta-feira (21), o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) acionou a guarnição que fazia patrulhamento no bairro de Nova Descoberta informando que havia uma ocorrência de arrombamento de veiculo próximo ao Hospital do Coração.

Ao chegar ao local os policiais foram informados que um veiculo tipo Pálio foi arrombado e que os autores estavam em um automóvel tipo Gol geração IV, de cor prata e placas MZH 4185-RN.

De posse das informações passadas por populares no local da ocorrência, os policiais realizaram patrulhamento na área com objetivo de localizar os autores do arrombamento ao chegar ao bairro de Potilândia os policiais localizaram o veiculo Gol com dois ocupantes.

Durante a abordagem, os policiais encontraram dentro do porta-malas do Gol os seguintes objetos: três pneus com aros, sendo dois com aros 13 e um com aro 14, além de uma bolsa com pertences femininos.


Constatado que os rapazes eram os mesmos que realizaram o arrombamento nas proximidades do Hospital do Coração e que os objetos encontrados eram furtados, foi dada voz de prisão aos dois acusados.

No trajeto para a delegacia de plantão localizada na Cidade da Esperança, os acusados tentaram subornar os policiais da guarnição que os conduzia oferecendo a cada um à quantia de R$ 1 mil.

Confissão

Na delegacia os acusados foram identificados com Ricardo Alexandre Ramalho da Silva, 35 anos, auxiliar administrativo e Thiago dos Santos Pessoa, 24 anos, técnico de sistema de segurança. Os dois confessaram os arrombamentos dizendo que: “Arrombaram dois veículos tipo celta nas proximidades do Batalhão da Polícia Militar e de um veiculo tipo palio próximo ao hospital do coração”.

Confessaram também que ofereceram dinheiro aos policias tentando o suborno. Ricardo Alexandre disse que há dois anos pratica arrombamentos em carros visando sempre subtrair os pneus de suporte e que faz isso sempre nos feriados e finais de semanas, disse também que responde a processo criminal pela pratica do mesmo crime cometido há um ano e dois meses atrás.

Já Thiago dos Santos que também confessou o crime disse que há "somente" seis messes que ele furta pneus, mas apontam os dias que são feriados e os finais de semanas como os dias que ele e o comparsa cometem os crimes.

Os dois foram autuados em flagrante pela prática dos crimes de furto qualificado e corrupção ativa. E ambos já se encontram no sistema prisional.


http://www.nominuto.com/noticias/policia/policia-prende-acusados-de-arrombar-carros-na-zona-sul-de-natal/51394/

Nominuto: Detento é assassinado na penitenciária de Alcaçuz


André Luíz Pereira dos Santos foi morto a facadas na manhã desta quarta-feira, no pavilhão I.

Por Débora Ramos
O detento André Luíz Pereira dos Santos foi morto a facadas na manhã desta quarta-feira (21), dentro da Penitenciária de Alcaçuz, no município de Nísia Floresta. O crime ocorreu nas dependências do pavilhão I e o motivo ainda é desconhecido pela polícia

De acordo com informações do coordenador do sistema prisional estadual, capitão José Deques, o detento já havia passado por diversas penitenciárias e, atualmente, cumpria pena por assalto.

Neste momento, policiais do Grupo Tático Operacional estão na unidade prisional e os presos, reunidos no pátio, aguardam a chegada do delegado que ficará responsável pelas investigações. 


http://www.nominuto.com/noticias/policia/detento-e-assassinado-na-penitenciaria-de-alcacuz/51366/

Nominuto: Agentes identificam preso que matou outro em Alcaçuz


De acordo com o diretor do presídio, o assassino confesso é Alexandro Teodosio da Silva Pessoa, que já cumpre pena por homicídio.

Por Thyago Macedo

Os agentes penitenciários de Alcaçuz identificaram o responsável pela morte do detento André Luiz Pereira dos Santos, mais conhecido com André Magrão. De acordo com o diretor do presídio, o assassino confesso é Alexandro Teodosio da Silva Pessoa.

Capitão José Deques disse à reportagem do Nominuto.com que, apesar de ter assumido a morte do colega de prisão, Alexandro não contou ainda o que motivou o homicídio. “Ele será ouvido pelo delegado de Nísia Floresta ainda na manhã desta quinta-feira [22]”, relata o diretor da unidade.

Segundo Deques, Alexandro já era condenado por homicídio. “Nós transferimos alguns presos e suspendemos a visita de outros. Com isso, acredito que os demais detentos passaram a pressionar o Alexandro para ele confessar e outras punições não fossem aplicadas ao grupo”, comenta.

O detento André Luiz Pereira dos Santos foi morto a facadas na manhã desta quarta-feira (21), dentro do Pavilhão 01. O Instituto Técnico-Científico de Polícia esteve no local e constatou que o preso foi morto com dois golpes de faca.

“Agora, com a confissão do Alexandro, ele vai passar 30 dias na cela de isolamento”, disse capitão Deques. Além disso, o preso deverá ser indiciado e responder a novo processo por homicídio.


http://www.nominuto.com/noticias/policia/agentes-identificam-preso-que-matou-outro-em-alcacuz/51398/

Nominuto: Homem é preso com arma e 57 celulares roubados


Operação de rotina da polícia pelo loteamento Beira Rio resultou na prisão de Odede Vicente da Silva.

Por Débora Ramos

De acordo com informações do coronel Alves, os patrulheiros encontraram o homem portando a arma na rua.“Depois de receber informações de que o suspeito era ligado com atos criminosos, os policiais foram até sua residência, onde encontraram os telefones, que estavam sendo comercializados por ele”, disse.

Odede se encontra detido na Delegacia de Plantão na Zona Norte e será autuado por posse ilegal de armas. 


http://www.nominuto.com/noticias/policia/homem-e-preso-com-arma-e-57-celulares-roubados/51356/

Policiais acusados de morte de universitário depoem sob forte escolta


Juíza de Parnamirim ouviu réus e testemunhas ontem; promotora reclamou de grande aparato e solicitou que situação não se repita na próxima audiência.

Por Elaine Vládia, com informações do TJ/RN

Da audiência, ficou marcada uma outra no próximo dia 04 de maio, na Comarca de Nísia Floresta, para ouvir outras testemunhas.

Durante a audiência, foram interrogadas as testemunhas arroladas pela Promotoria. A três primeiras testemunhas foram da acusação: Eli Ferreira dos Santos, José Lúcio Brito da Silva, Gilson Gomes da Silva e Jonas Ferreira da Silva. Em seguida, foram interrogados os réus, João Maria Alves, Fernando Felipe e Wellington Vanderley de Carvalho.

Na audiência, a representante do Ministério Público, Ana Márcia Moraes Machado, revelou que ficou constrangida e ameaçada de fato ao chegar no Fórum e se deparar com o grande aparato policial, inclusive do GTO, fazendo uma escolta dos réus que se encontram soltos, apenas pelo fato de serem policiais, e pediu para que tal fato não se repita, inclusive na audiência que está marcada para Comarca de Nísia Floresta.

Sobre o pedido, a Juíza determinou que seja oficiada ao comando da PM, solicitando informações sobre o fato, até porque, em momento algum chegou ao conhecimento dela situações de ameaça contra os réus, bem como, "considerando os altos índices de criminalidade na grande Natal, os policiais possuem considerável carga de trabalho para serem retirados das suas atividades, para fazer escoltas de réus soltos".

No mesmo ofício, solicitou que o Comando da Policia Militar evite este tipo de acontecimento nas próximas audiências, inclusive na que se realizará em 04 de maio, na Comarca de Nisia Floresta.

Já a defesa requereu que constasse nos autos também que mesmo se tratando de réus soltos a apresentação de policial militar diante do Juízo dá-se através do Comando, que por sua vez, disponibiliza os meios necessários à apresentação do Militar.

Como os policiais seriam interrogados, por uma questão de segurança, ocorreu a condução através do Comando, mas na próxima audiência, como não há necessidade do comparecimento dos réus não será necessária a presença dos policiais.

Ao final, a juíza determinou que os autos permaneçam aguardando a Carta Precatória com a oitiva das outras testemunhas arroladas, da Comarca de Nísia Floresta, e com a juntada da Carta, dê-se vistas ao Ministério Público para apresentação das alegações finais no prazo de cinco dias, em seguida à defesa, pelo mesmo prazo, para apresentação das alegações finais. 


http://www.nominuto.com/noticias/policia/policiais-acusados-de-morte-de-universitario-depoem-sob-forte-escolta/51346/

Nominuto: Cidadão espancado por policiais receberá indenização de R$ 30 mil

Autor da ação foi vítima de agressões em eleições de 2004; solicitação de pensão, no entanto, foi negada.

Por Elaine Vládia, com informações do TJ/RN


O autor da ação também pedia uma pensão, justificada diante da incapacidade laboral do autor. Mas como não há nos autos comprovação da necessidade de tal pensão e também não ficou configurado o valor das despesas que teve com o ocorrido, tais pedidos foram negados.

O autor da ação, C.A.S, alegou nos autos que no dia das eleições de 2004 (31 de outubro de 2004) vinha com um amigo, embriagados, quando jogaram uma garrafa de vidro no chão. Foram abordados por policiais militares e estes agrediram o 1º autor, C.A.S., causando-lhes graves lesões.

Assim, ele buscou no Judiciário uma indenização por danos morais, ressarcimento de despesas e pensão por incapacidade laboral. Indeferida a tutela antecipada pleiteada e excluídos os demais autores, ficando o feito apenas em relação a C.A.S.

Para a juíza Ana Claudia Secundo da Luz e Lemos, da 3ª Vara da Fazenda Pública, o Estado do Rio Grande do Norte pode ser civilmente responsabilizado pelas agressões sofridas pela parte autora, de acordo com o que determina a Constituição Federal, no seu Art. 37. (...) § 6º- As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.

Com isso, explicou a juíza, fica caracterizada a responsabilidade do Estado, pois, é preciso que tenha havido a ocorrência de quatro elementos: a) lesão a bem juridicamente tutelado; b) comportamento comissivo ou omissivo por parte dos agentes públicos enquanto agiam nessa condição; c) nexo de causalidade entre o ato (comissivo ou omissivo) e o dano; e d) ausência de excludentes de responsabilidade (culpa exclusiva da vítima ou de terceiro, caso fortuito ou força maior).

No entender da magistrada, de acordo com os documentos juntados aos autos, não resta dúvida que os policiais militares agrediram fisicamente o autor, causando-lhe sérias lesões. Da mesma forma, restou plenamente configurado o dano ao autor, a conduta dos policiais militares e a relação de causa e efeito entre a conduta e o prejuízo.

Para ela, o dano moral suportado pelo cidadão se concretiza no sofrimento físico e psíquico causado pelas lesões graves sofridas e pela agressão dos policiais. 
 
 
 
http://www.nominuto.com/noticias/policia/cidadao-espancado-por-policiais-recebera-indenizacao-de-r-30-mil/51347/

PE - Policiais Militares assaltados em Ronda

PERNAMBUCO - POLICIAIS MILITARES ASSALTADOS EM RONDA



Uma dupla de policiais militares da Ciclopatrulha do 13º Batalhão foi vítima da ousadia de assaltantes, ontem, por volta das 11h, enquanto fazia ronda no bairro do Engenho do Meio. Cinco homens armados, que estavam num Gol preto, abordaram a dupla, que estava em bicicletas, e roubaram duas pistolas Ponto 40, de uso exclusivo da PM. O assalto aconteceu na Rua Professor Joaquim Xavier de Brito, a cerca de 50 metros da residência do subcomandante do 13º Batalhão.
.
No início da tarde, os soldados Walquíria Amaral e Sérgio Carvalho prestaram queixa na delegacia de plantão do Cordeiro. Eles não quiseram dar entrevista, mas contaram ao aspirante Medeiros, oficial do dia, do 13º BPM, que circulavam pelas ruas do bairro, quando dois dos cinco assaltantes apareceram pedindo informações de um endereço. "Acho que esse foi o pretexto para se aproximarem dos PMs e anunciarem o assalto", comentou o aspirante.
.
Segundo as vítimas, os ladrões estavam armados com revólveres. Depois que tomaram as pistolas dos PMs, os dois homens foram vistos entrando no Gol preto, que dava retaguarda ao assalto. A placa do Gol foi anotada pelos policiais, mas não foi divulgada. "O mais estranho é que não há até agora (às 16h) queixa de roubo desse veículo", informou o delegado de plantão, José Cavalcante de Vasconcelos.
.
Após o assalto, policiais do serviço de inteligência da PMPE fizeram rondas na área para tentar prender os acusados, mas até o fechamento desta edição, os criminosos ainda não haviam sido presos.
.
O novo comandante da PMPE, coronel Antônio Carlos Tavares Lira, lamentou a ocorrência envolvendo os policiais. "Eles,como qualquer cidadão, também estão expostos à violência, principalmente porque estão nas ruas direto trabalhando para cuidar da segurança pública". O comandante geral da corporação garantiu, no entanto, que a PM fará todos esforços para tentar prender os responsáveis pelo crime.
.

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/