sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Rádio Comunicações Nota de Aula Nº 01

Rádio Comunicações Nota de Aula Nº 01

História do Rádio

Segundo alguns autores, a tecnologia de transmissão de som por ondas de rádio foi desenvolvida pelo italiano Guglielmo Marconi, no fim do século XIX, mas a Suprema Corte Americana concedeu a Nikola Tesla o mérito da criação do rádio, tendo em vista que Marconi usara 19 patentes de Tesla em seu projeto.Na mesma época em 1893, no Brasil, o padre Roberto Landell de Moura também buscava resultados semelhantes, em experiências feitas em Porto Alegre, no bairro Medianeira, onde ficava sua paróquia. Ele fez as primeiras transmissões, no mundo, entre a Medianeira e o morro Santa Teresa.

As Primeiras Radioemissões
O início da história do rádio foi marcado pelas transmissões radiofónicas , sendo a transcepção utilizada quase na mesma época. Consideram alguns que a primeira transmissão radiofónica do mundo foi realizada em 1906, nos EUA por Lee de Forest experimentalmente para testar a válvula tríodo.
No Brasil a primeira transmissão foi realizada no centenário da Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1922, em que o presidente Epitácio Pessoa, acompanhado pelos reis da Bélgica, Alberto I e Isabel, abriu a Exposição do Centenário no Rio de Janeiro. O discurso de abertura de Epitácio Pessoa foi transmitido para receptores instalados em Niterói, Petrópolis e São Paulo, através de uma antena instalada no Corcovado. No mesmo dia, à noite, a ópera O Guarani de Carlos Gomes foi transmitida do Teatro Municipal para alto-falantes instalados na exposição, assombrando a população ali presente. Era o começo da primeira estação de rádio do Brasil: a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Fundada por Roquette-Pinto a emissora foi doada ao governo em 1936 e existe até hoje, mas com o nome de Rádio MEC.
Rádio Comunicação

Rádiocomunicação é um meio de comunicação por transcepção de informação, podendo ser realizada por Radiação eletromagnética que se propaga através do espaço.Uma estação de radiocomunicação é o sistema utilizado para executar contatos à distância entre duas estações, ela é composta basicamente de um transceptor (transmissor-receptor) de radiocomunicação, de uma linha de transmissão e da antena propriamente dita. A este sistema se dá o nome de sistema irradiante.
Obs. A radiodifusão é uma emissão comercial, que ocorre apenas por transmissão de sinais, sem transcepção dos mesmos.

Estrutura do Rádio
O rádio é um sistema de comunicação que  através de ondas eletromagnéticas propaga-se no espaço, que por serem de comprimento diferente são classificadas em ondas curtas de alta freqüência e ondas longas de baixa freqüência, assim, utilizadas para fins diversos.
*      Transmissor – Composto por um gerador de oscilações, que converte a corrente elétrica em oscilações de uma determinada freqüência de rádio; um transdutor que converte a informação a ser transmitida em impulsos elétricos equivalentes a cada valor e um modulador, que controla as variações na intensidade de oscilação ou na freqüência da onda portadora, sendo efetuada em níveis baixo ou alto.Quando a amplitude da onda portadora varia segundo as variações da freqüência e da intensidade de um sinal sonoro, denomina-se modulação AM. Já quando a freqüência da onda portadora varia dentro de um nível estabelecido a um ritmo igual à freqüência de um sinal sonoro, denomina-se modulação FM;
*      Receptor – Tem como componentes principais: a antena para captar as ondas eletromagnéticas e convertê-las em oscilações elétricas; amplificadores que aumentam a intensidade dessas oscilações; equipamentos para desmodulação; um auto falante para converter os impulsos em ondas sonoras e na maior parte dos receptores osciladores para gerar ondas de radiofrequência que possam se misturar com as ondas recebidas.
Função do Receptor, Transmissor e Transceptor

*       Receptor : A função do receptor de rádio é a decodificação dos sinais eletromagnéticos recebidos do espaço, captados pela antena, transformando-os em ondas sonoras, sinais digitais e/ou analógicos. A televisão e o rádio automotivo, por exemplo, são receptores.O equipamento é conectado a uma antena receptora, um sistema de sintonia e amplificadores de áudio, vídeo e/ou sinais digitais.

*       Transmissor: O radiotransmissor converte sinais sonoros, analógicos ou digitais em ondas eletromagnéticas, enviando-os para o espaço através de uma antena transmissora, para serem recebidos por um radioreceptor, por exemplo, emissoras de AM, FM ou de TV .

*       Transceptor: O radio-transceptor, funciona das duas formas, como transmissor e receptor, alguns exemplos de transceptor são, o telefone celular, os radares nos aeroportos, os equipamentos de comunicações em veículos oficiais, e de empresas particulares.

Sistema de Comunicação

*       Definição de Sistema de Comunicação: entende-se por sistema de comunicação o conjunto de equipamentos e materiais elétricos e eletrônicos, necessários para compor um esquema físico, perfeitamente  definido, com o objetivo de estabelecer enlaces de comunicações (Links) entre pelos menos dois pontos distantes.
Exemplos:  Centrais telefônicas,Transmissores e receptores de rádio, antenas e cabos.





*       Sistema elementar de Comunicação analógica e Digital:
- Fonte de informação: Quem gera a mensagem. (Operador)
- Transdutor: É todo dispositivo que transforma uma forma de energia em outra.        ( Microfone, alto-falante, Câmera de Vídeo Etc.).
- Transmissor: Equipamento destinado a fornecer a potencia necessária ao sinal elétrico para percorrer um caminho a te o destino.
 Canal de Comunicação: É o  Meio físico ou não físicos  entre o transmissor e o receptor, por onde transitam os sinais de informação (Cabos, Fios,  Fibra óptica e Ar)
- Receptor: Equipamento destinado a receber o sinal vindo do canal de Comunicações.
- Destino:  Quem recebe a mensagem. (operador)

*       Meio de transmissão:
- Terrestre (Cabos metálicos, fios e fibra óptica)
*       Aéreo:  
- Transmissão de superfície ( Ar),,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

- Transmissão via satélite.

*       Transmissão terrestre Diferem quanto aos seguintes elementos:
- Capacidade de expansão.
- Potencial para conexões ponto a ponto ou multipontos.
- Limitação geográfica devido à atenuação característica do meio.
- Imunidades a ruídos.
- Custos
- Disponibilidade de componentes.
- Confiabilidade.
- Meios físicos mais utilizados (Cabo coaxial, Par transados, fibra óptica, fios e cabos elétricos).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/