sexta-feira, 30 de julho de 2010

Marcha reúne potiguares que apoiam liberação da maconha

Centenas de pessoas se reuniram na UFRN portando cartazes e gritando frases como: “Arroz, Feijão, Maconha e Educação”.

Por Thyago Macedo

Foto: Ricardo Júnior
A primeira marcha pela liberação da maconha no Rio Grande do Norte foi realizada na tarde desta sexta-feira (30). Centenas de pessoas de todas as idades se reuniram no Campus da UFRN portando cartazes e gritando frases em prol da cannabis, como: “Arroz, Feijão, Maconha e Educação”.

A organização do evento, o Coletivo Cannabis Ativa, destaca que a marcha é uma das formas de gritar por todos que defendem a liberação da maconha. Além disso, os organizadores do evento insistiam em propagar a ideia de que a proibição da droga “fortalece a criminalidade” e que a cannabis pode ter uma série de benefícios, principalmente, medicinal.

Para a estudante universitária Leilane Assunção, estudos científicos comprovam que ao contrário do que os críticos falam, a maconha não causa danos mentais. “Vários cientistas estudam isso e alguns chegaram à conclusão que é possível potencializar a intelectualidade, através da cannabis”.
Foto: Ricardo Junior

Leilane Assunção ressaltou que o objetivo da marcha é informar a sociedade e tentar quebrar o preconceito que gira em torno do consumo da droga. “Hoje, as rodas de fumo reúnem policiais, médicos, jornalistas, artistas e até mesmo donas de casa. Então, porque proibir?”, questiona.

A estudante afirma também que é viciada em maconha, mas, destaca: “comecei a usar depois de adulta. É importante dizer que nós estamos aqui pedindo a liberação, mas temos a consciência da existência de grupos de riscos, que são crianças e adolescentes”.

De acordo com Leilane, nessa fase da vida o uso de cannabis pode afetar o desenvolvimento dos órgãos. “No entanto, na fase adulta, cada um é responsável pelos seus atos e pelo seu corpo”, frisa.
Foto: Ricardo Junior

Apesar da grande maioria dos que foram à marcha defender a liberação da maconha, o evento também teve a presença daqueles que não concordam com a causa. Para Maria Aparecida, de 61 anos, que se disse uma pessoa moderna, a droga só traz problemas para a população.

“Sou totalmente contra. Essa marcha é para ver se melhora a situação, mas, com certeza vai piorar. O mundo já está destrambelhado se a maconha for liberada ai vai ser complicado”, comentou.

Maria Aparecida disse que tem dois filhos e sempre os orientou a não ingressar no vicio. “Se eu descobrisse que algum deles usa maconha iria bater o mundo todo em busca de um local que pudéssemos libertá-los desse mal”.
Foto: Ricardo Junior

A organização da Marcha da Maconha esperava reunir aproximadamente 500 pessoas na caminhada que saiu da Praça Cívica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e foi até a Reitoria da instituição.

Durante todo o percurso, os “soldados da maconha” foram acompanhados por policiais militares que fizeram a segurança e coibiam qualquer tipo de utilização da maconha. A determinação a Polícia Militar é que os manifestantes não podiam consumir, portar ou fazer apologia ao uso da droga.
Foto: Ricardo Junior
http://www.nominuto.com/noticias/policia/marcha-reune-potiguares-que-apoiam-liberacao-da-maconha/57624/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/