terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Proerd: 140 mil alunos passaram pelo programa em oito anos

Ação de resistência às drogas tem objetivo de conscientizar crianças e adolescentes de 9 a 12 anos sobre riscos dos entorpecentes.

Por Artur Dantas


Foto: Artur Dantas
Na tarde desta segunda-feira (20), a Polícia Militar promoveu no auditório do quartel da PM/RN um evento voltado para policiais e professores participantes da Ronda Escolar e do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). As ações têm o objetivo preventivo de combate aos narcóticos nas escolas da rede publica municipal, estadual e privada de ensino.

Em oito anos de atuação do Proerd, 140 mil estudantes de 9 a 12 anos e familiares passaram pelo programa. No entanto, a coordenadora do programa, major Margarida Brandão, destacou que além das escolas, o trabalho foi estendido para as forças armadas, instituições privadas, igrejas e fábricas.
Foto: Artur Dantas



“Cada vez mais os jovens entre de 13 e 14 anos estão se envolvendo em acidentes de trânsito e muitos são os registros de ocorrência em festas como Carnatal. Os jovens estão entrando mais cedo nas drogas e muitas vezes as famílias não se sentem preparadas para tratar sobre esse assunto com os filhos. Por isso nós fazemos o trabalho preventivo chamando atenção dessas crianças e adolescentes sobre as implicações do uso de drogas”, explicou major Margarida.

Coronel Araújo, comandante geral da PM no RN completou ao ressaltar que as crianças e adolescentes participantes do programa acabam atuando como agentes multiplicadores da campanha anti-drogas por meio do trabalho desenvolvido nas escolas. “O Proerd é um programa no qual policiais fardados entregam cartilhas ensinando as crianças que não se pode usar drogas. Essa é a prevenção primária do delito”, citou.

Coronel Araújo, ressaltou o crescimento do programa revelando que, de abril para setembro, o número de professores mobilizados no programa saltou de 60 para 170. Araújo acrescentou ainda que o número de viaturas destacadas para o Proerd passou de duas para 20, além de12 motocicletas.
Foto: Artur Dantas

Para 2011, algumas ações estão sendo planejadas pela PM, mas alguns pontos como o crack e a participação de mulheres no tráfico de drogas estão entre os mais importantes. Major Margarida apontou que o crack vem se tornando muito comum entre os jovens das classes mais baixas às mais altas e declarou que é entorpecente de difícil tratamento.

Outro problema citado pela coordenadora é a participação de jovens entre 14 e 15 anos como agentes do tráfico. “Muitas mulheres estão sendo aliciadas por traficantes e isso já foi denunciado ao Ministério Público para que encontrássemos uma forma de trabalhar em conjunto e agir”, acrescentou.

Ronda Escolar
Outro programa de prevenção ao uso de drogas é a Ronda Escola, parte integrante do Proerd. O trabalho consiste é um grupo de policiais que atuam em escolas públicas e privadas com o objetivo de coibir brigas de torcidas e desavenças de estudantes. Os policias trabalham em linha direta com diretores, pais e professores com a finalidade de inibir o consumo de bebidas alcoólicas no perímetro escolas.

“Com a ação do programa descobrimos e tiramos de circulação traficantes que aliciavam crianças na saída das escolas, fechamos bocas de fumo e prendemos deliquente. Ainda proibimos que cigarreiras vendessem álcool a menores de idade”, esclareceu coronel Araújo.
Foto: Artur Dantas


O major Arthur Emílio, do comando da Companhia Independente de Prevenção ao Uso de Drogas (Cipred), frisou que a atuação da PM acontece em parceira com Ministério Público, Secretarias estaduais e municipal de educação. “O policial está preparado pra conversar e não somente prender e levar para a delegacia. Ele também desempenha a função de mediador”.

Para 2011, o major declarou que haverá a continuidade do programa uma vez que a governadora eleita Rosalba Ciarlini “se colocou interessada em participar”. “A governadora se colocou à disposição no que fosse possível”, adiantou.

Major Arthur frisou ainda que o trabalho para o próximo ano tem como base 2012 e 2014, ano que o Proerd completa 10 anos de implantação no Rio Grande do Norte e ano da Copa do Mundo no Brasil, respectivamente. “2012 será o ano de afirmação do programa bem como 2014 será muito importante em virtude do evento da magnitude de um Mundial que terá uma das sedes em Natal”, afirmou.

 

Siga o portal no Twitter: @Nominuto

http://www.nominuto.com/noticias/policia/proerd-140-mil-alunos-passaram-pelo-programa-em-oito-anos/65799/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/