quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Veja como saldar uma dívida com a ajuda da Defensoria Pública do Estado


Toda sexta-feira há um atendimento especializado para esses casos

Viver preocupado com dívidas não faz bem a ninguém, ainda mais quando se tem filhos e casa para manter. Existem pessoas que ficam super endividadas e acabam sem saber como sair dessa situação. A situação é pior quando o empréstimo é descontado direto do salário, como é o caso de muitos aposentados, pensionistas e funcionários públicos.

Para tentar resolver casos como esse, o núcleo de defesa do consumidor e o núcleo de ações coletivas da Defensoria Pública de Pernambuco estão fazendo um atendimento especial, todas as sexta-feiras, a partir das 9h, para ajudar quem está nessa situação. A Defensoria Pública do Estado fica na rua José de Alencar, nº. 385, no bairro da Boa Vista, área central do Recife. Para tirar dúvidas, o telefone é 3182 3756.


Entenda como esse serviço funciona na entrevista abaixo com a chefe do núcleo de defesa do consumidor, da Defensoria Pública do Estado, Luana Melo.



O que caracteriza uma pessoa super endividada?

São as pessoas que não conseguem vencer as dívidas, pois elas comprometem mais de 50% do seu orçamento.



Como será feito o atendimento?

Toda sexta-feira, partir das 9h, teremos uma equipe com três defensores públicos para atender os endividados. Nossa maior preocupação serão as pessoas que possuem empréstimos descontados na folha de paga. Muitos credores não respeitam a margem de 30% de desconto no salário e muita gente chega a receber menos da metade do seu salário. Isso é proibido.



Como essas pessoas serão auxiliadas?

O problema nesses casos é que o devedor não consegue saldar a dívida e fica apenas adiando. Nós iremos readaptar os contratos ajustando as parcelas à margem permitida dos 30%.



É preciso agendar o atendimento?

Não. Só é preciso comparecer no dia e preencher uma ficha de cadastral.



Quais documentos precisam ser levados?

A pessoa deve levar seus documentos pessoais como, RG, CPF e comprovante de residência. Também é fundamental apresentar contra cheque, contratos de empréstimo e fatura de cartão, se houver dívida com cartões de crédito.



E quem mora no interior, como será atendido?

A Defensoria está praticamente em todas as comarcas do Estado. O interessado basta se dirigir a sede da Defensoria no seu município e será atendido da mesma forma como seria aqui na capital.



Em quanto tempo a pessoa terá seu problema resolvido?

O ajuizamento da ação é imediato, ou seja, o juiz vai readaptar o contrato da endividado imediatamente. Então, se a pessoa levar todos os documentos necessários no dia do atendimento, ela já terá um alivio nas dívidas no mesmo dia.


Fonte: Blog do Sargento Ricardo / pe360graus
 
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