quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Matemática e Língua Portuguesa em baixa



Itaércio Porpino - repórter 


Apenas 15,6% dos alunos do 3º ano do Ensino Médio no Rio Grande do Norte aprenderam Português adequadamente em 2013, e um índice ainda menor (3,8%) teve o aprendizado em Matemática considerado satisfatório. 


Alex Régis




Índices de aprendizado alcançados pelos alunos em Matemática e Português estão abaixo dos de 2011 


A avaliação é da ONG Todos Pela Educação (TPE), que considera que tem aprendizado adequado, no último ano do EM, o aluno que atinge ou supera 300 pontos em Língua Portuguesa e 350 em Matemática. Divulgado ontem, o novo levantamento realizado pela ONG apresenta uma piora em relação aos registros anteriores, de 2011, quando 18,2% e 5,9% dos alunos do 3º ano do Ensino Médio no RN tiveram aprendizado considerado satisfatório em Português e Matemática, respectivamente. Comparado aos outros estados brasileiros, o RN teve o 5º e 6º piores resultados. 






Feito com base no desempenho dos alunos nas avaliações da Prova Brasil e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) realizadas em 2013, o levantamento mostra ainda que somente 9,3% dos alunos do 3º ano do Ensino Médio aprenderam o considerado adequado pela ONG em Matemática, e 27,2% em Português. Como no Rio Grande do Norte, os números também são menores do que os verificados em 2011 - 10,3% e 29,2%, respectivamente. 






Os dados fazem parte do monitoramento da Meta 3 do Todos Pela Educação – Todo aluno com aprendizado adequado ao seu ano. Em ambas as disciplinas o país ficou abaixo da meta intermediária definida pelo TPE para o ano de 2013, que eram de 28,3% em Matemática e 39% em Português. 














saiba mais 


Índices melhoram no fundamentalNo 3º ano do Ensino Médio, o estado com maior desempenho nos indicadores (Distrito Federal, com 40,2%) tem 28 pontos percentuais a mais de alunos com aprendizado adequado em relação ao estado com o menor desempenho (Maranhão, 12,2%) em Português. Já em Matemática, a diferença entre o maior percentual alcançado (Distrito Federal, com 17%) e o menor (Roraima, 2,7%) é de 14,3 pontos percentuais. Em 2011, somente 12 estados haviam atingido as metas intermediárias para Português, e nenhum para Matemática. 






Ao comentar os dados divulgados pela TPE, a educadora Cláudia Santa Rosa, diretora executiva do Instituto de Desenvolvimento em Educação (IDE), se diz preocupada com mais uma estatística negativa da educação brasileira. 






“É preocupante porque estamos tratando da última etapa da educação básica e de um contingente muito grande que está indo tentar fazer uma faculdade ou entrar no mercado de trabalho com um aprendizado muito precário, uma vez que estamos falando de habilidades elementares”. 






Para Santa Rosa, os números refletem a fragilidade da educação brasileira, desde o início da trajetória escolar. “A escola não tem cumprido com seu papel social, sobretudo no Ensino Médio, onde, na educação pública, muitas vezes alunos ficam o ano letivo sem ter uma aula de Matemática”. 




















http://tribunadonorte.com.br/noticia/matema-tica-e-portugua-s-em-baixa/301650

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/