sábado, 5 de setembro de 2009

Homicídios cometidos por policiais no RN cresceram 70% nos últimos quatro anos

O relatório da Ouvidoria da Polícia apresentado hoje mostra que a violência física na PM e o abuso de autoridade cresceram 18% e 3% em relação a 2007, enquanto na Polícia Civil este índice foi de 8% e 16%, respectivamente. Apesar disso, o número de denúncias em 2008 foi apenas 5% maior que em 2007

As denúncias anônimas subiram de 14% (2007) para 22% (2008). As formas mais utilizadas para denúncias foram telefone, pessoal e mídia. Nas denúncias anônimas, de acordo com o relatório, apenas 22 % dos denunciantes não quis se identificar.

De 2001 até 2008, a Ouvidoria registrou 98 casos de homicídios com participação de policiais. Nos últimos quatro anos houve um aumento de 70% em relação aos quatro anteriores. Este número é bastante superior, acrescido ainda dos praticados pela ação de grupos de extermínio com participação de policiais, de autoria desconhecida.

"A sociedade deve estar atenta a toda forma de arbitrariedade e não tolerar qualquer ato de violência atribuído aos agentes públicos de segurança. Policia não é para matar, torturar, abusar de poder que lhe é conferido ou praticar atos de corrupção e outros crimes", alerta a ouvidoria.

Novos serviços serão instalados com apoio da SEDH e União Européia

Em 2009, a Ouvidoria estará implantando um programa de informatização que permitirá processar as informações, viabilizando a produção e padronização dos relatórios em rede com todas as Ouvidorias de Polícia do país, com central na Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH), órgão a que o Fórum Nacional de Ouvidores é vinculado. Também foi instalado, desde janeiro, em todas as Ouvidorias do país, o programa de acompanhamento e monitoramento da letalidade policial, com metodologia elaborada pelo Núcleo de Violência da USP-SP (NEV/USP).

Transcrição Ipsi litteris do DN online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/