Pular para o conteúdo principal

Homicídios cometidos por policiais no RN cresceram 70% nos últimos quatro anos

O relatório da Ouvidoria da Polícia apresentado hoje mostra que a violência física na PM e o abuso de autoridade cresceram 18% e 3% em relação a 2007, enquanto na Polícia Civil este índice foi de 8% e 16%, respectivamente. Apesar disso, o número de denúncias em 2008 foi apenas 5% maior que em 2007

As denúncias anônimas subiram de 14% (2007) para 22% (2008). As formas mais utilizadas para denúncias foram telefone, pessoal e mídia. Nas denúncias anônimas, de acordo com o relatório, apenas 22 % dos denunciantes não quis se identificar.

De 2001 até 2008, a Ouvidoria registrou 98 casos de homicídios com participação de policiais. Nos últimos quatro anos houve um aumento de 70% em relação aos quatro anteriores. Este número é bastante superior, acrescido ainda dos praticados pela ação de grupos de extermínio com participação de policiais, de autoria desconhecida.

"A sociedade deve estar atenta a toda forma de arbitrariedade e não tolerar qualquer ato de violência atribuído aos agentes públicos de segurança. Policia não é para matar, torturar, abusar de poder que lhe é conferido ou praticar atos de corrupção e outros crimes", alerta a ouvidoria.

Novos serviços serão instalados com apoio da SEDH e União Européia

Em 2009, a Ouvidoria estará implantando um programa de informatização que permitirá processar as informações, viabilizando a produção e padronização dos relatórios em rede com todas as Ouvidorias de Polícia do país, com central na Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH), órgão a que o Fórum Nacional de Ouvidores é vinculado. Também foi instalado, desde janeiro, em todas as Ouvidorias do país, o programa de acompanhamento e monitoramento da letalidade policial, com metodologia elaborada pelo Núcleo de Violência da USP-SP (NEV/USP).

Transcrição Ipsi litteris do DN online.

Postagens mais visitadas deste blog

Canções para TFM

DEMÔNIOS CAMUFLADOS DEMÔNIOS CAMUFLADOS VÃO SAIR DA ESCURIDÃO,
SENTINELA ENSANGUENTADO VAI ROLANDO PELO CHÃO,
E PERGUNTEM DE ONDE VENHO, VENHO DA ESCURIDÃO,
TRAGO A MORTE, O DESESPERO E A TOTAL DESTRUIÇÃO.
ARMADILHAS CAMUFLADAS, ACIONADORES DE TRAÇÃO,
QUEM VIER ATRAS DE MIM SÓ VAI OUVIR A EXPLOSÃO(CABUM)
SANGUE FRIO EM MINHAS VEIAS CONGELOU MEU CORAÇÃO
NÓS GOSTAMOS DE EXPLOSIVOS NOSSO LEMA É VIBRAÇÃO.
QUEM ÉS TU? QUEM ÉS TU?
QUE DESCE DO CÉU!
COM ASAS DE PRATA POR SOBE O BRASIL!
GUERREIRO ALADO, QUE NÃO SENTE DOR!
PARAQUEDISTA, COMANF, MERGULHADOR!
A SUA MISSÃO É DESTRUIR
A TROPA INIMIGA QUE TENTA INVADIR

CORRIDINHA MIXURUCA CORRIDINHA MIXURUCA,
QUE NÃO DÁ NEM PARA CANÇAR.
NESSE PASSO, NESSE PASSO,
VOLTA AO MUNDO EU VOU DAR.
NESSE PASSO, NESSE PASSO
TODOS JUNTOS VÃO CHEGAR.
E SE ALGUÉM NÃO AGUENTAR,
EU VOU TER QUE ARRASTAR.
E SE O ARRASTO ME MATAR, PODES CRER TU VAI FICA
VAI FICAR NA MÃO DE OUTRO – ATÉ EU ME RECUPERAR.
POIS NESSE PASSO, NESSE PASSO,
MESMO MORTO VOU TE BUSCAR.




SALTITANDO, SALTI…

Canções Militares para o TFM.

Essas canções são usadas durante o Treinamento Físico Militar nas Forças Armadas, das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares.
Demônios Camuflados Demônios camuflados vão sair da escuridão,
sentinela ensanguentado vai rolando pelo chão,
e perguntem de onde venho, venho da escuridão,
trago a morte, o desespero e a total destruição.
Armadilhas camufladas, acionadores de tração,
Quem vier atras de mim só vai ouvir a explosão(Cabum)
Sangue frio em minhas veias congelou meu coração
Nós gostamos de explosivos nosso lema é vibração.
Quem és Tu? Quem és tu?
Que desce do céu!
Com asas de prata por sobe o Brasil!
Guerreiro alado, que não sente dor!
Paraquedista, Comanf, Mergulhador!
A sua missão é destruir
A tropa inimiga que tenta invadir

Corridinha Mixuruca Corridinha mixuruca,
que não dá nem para cançar.
Nesse passo, nesse passo,
Volta ao mundo eu vou dar.
Nesse passo, nesse passo
Todos juntos vão chegar.
E se alguém não aguentar,
Eu vou ter que arrastar.
E se o arrasto me matar, podes c…

Termodinâmica

Termodinâmica