quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Proerd é ampliado nas escolas municipais de Natal


Na tarde desta terça-feira, a prefeita Micarla de Sousa assinou termo de cooperação técnica e logística para ampliação do Programa da Polícia Militar.
Por Redação



As escolas da rede municipal de ensino dizem não às drogas. E essa proteção foi intensificada nesta terça-feira (31) com assinatura de um convênio entre o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Prefeitura do Natal. Nesta tarde, a prefeita Micarla de Sousa assinou um termo de cooperação técnica e logística para ampliação do Proerd.

O programa leva a presença policial às escolas e é coordenado pela major Margarida, da Polícia Militar. As informações transmitidas às crianças a respeito das drogas e dos tipos de abordagens que estão sujeitas atuam como prevenção, para que conscientizadas no dia-a-dia, possam dizer “não” às drogas.

Esta é a segunda ampliação do Proerd na rede municipal. Em novembro do ano passado, o programa chegou a 35 escolas. Segundo major Margarida, até o final de outubro serão 50 escolas e seis mil alunos e até dezembro o programa irá beneficiar sete mil alunos, sem contar os cursos para os pais (quase 1.500 famílias), e outras ações desenvolvidas durante o ano para a comunidade e a capacitação dos professores da rede.

Com esta parceria, a Secretaria Municipal de Educação dá apoio logístico, através do transporte para os instrutores, alunos (em ocasiões especiais como as solenidades de formação) e camisetas. A secretaria cede ainda o espaço para que as atividades sejam desenvolvidas e também seleciona as escolas que irão ser beneficiadas.

Também fornece apoio financeiro e logístico para os policiais que atuarão nas escolas selecionadas e se compromete a manter o professor em sala de aula, a fim de auxiliar o instrutor do Proerd, se compromete também a divulgar o programa no âmbito da rede de ensino e internamente. Da parte do Proerd, é assegurado o material didático a ser utilizado em sala de aula e a prestação de contas dos recursos financeiros repassados.

Na região Norte de Natal, 90% das escolas municipais são cobertas pelo programa. Na região Oeste, que têm um alto índice de criminalidade, notadamente relacionada às drogas, essa cobertura chega a mais de 70% das escolas municipais. Em novembro, quando o Proerd foi ampliado, 47 escolas . O programa teve sua origem nos Estados Unidos da América, no ano de 1983, com o nome “DARE” (Drug Abuse Resistance Education) e atualmente é desenvolvido em mais de 58 países.

Os Policiais Militares especializados em orientar crianças sobre as drogas e a violência são exemplos de cidadania. No Brasil o Proerd foi implantado em 1992 pela Polícia Militar do Rio de Janeiro. No Rio Grande do Norte o Proerd foi implantado em 2002. Hoje o efetivo de policiais militares instrutores fazem parte da Companhia Independente de Prevenção ao Uso de Drogas (Cipred), criada no final de 2008 através do Decreto 21.002 de 31 de dezembro, é a primeira unidade do país que trabalha exclusivamente na prevenção ao uso de drogas.

Objetivos gerais do Proerd:
1 - Envolver a polícia, a escola, a família e a comunidade na problemática das drogas e da violência;
2 - Desenvolver uma ação pedagógica de prevenção ao uso indevido de drogas e a prática da violência nas escolas;
3 - Desenvolver o espírito de solidariedade, de cidadania e de comunidade na escola.
Objetivos específicos
1 - Sensibilizar os pais e os educadores para o trabalho de prevenção ao uso indevido de drogas e à prática da violência;
2 - Promover o desenvolvimento de valores positivos;
3 - Fortalecer a auto-estima das crianças e dos adolescentes;
4 - Sensibilizar as crianças e os adolescentes para que desenvolvam estilos de vida saudável;
5 - Sensibilizar as crianças e os adolescentes para que reconheçam e resistam às pressões diretas ou indiretas que poderão influenciá-los a experimentar drogas ou mesmo a agirem com violência.

*Com informações da Assessoria da Prefeitura.

http://www.nominuto.com/noticias/policia/proerd-e-ampliado-nas-escolas-municipais-de-natal/59497/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/