quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Arena da Dunas

Licitação da arena tem novo atraso

O edital de licitação para a construção da Arena das Dunas, estádio que vai abrigar jogos do Mundial de 2014, no Brasil, deve sofrer mais um atraso. Quem confirmou foi o secretário extraordinário para Assuntos Relativos à Copa do Mundo 2014, Fernando Fernandes. “Se o edital tivesse sido lançado no mês de julho, como estava previsto, as obras deveriam começar entre os meses de novembro e dezembro, com a demolição do Machadão acontecendo no final do ano. Como aconteceu esse atraso, esses prazos vão ficar para mais adiante. Mas, não quero divulgar prazos, para evitar especulações sobre as obras. A posição oficial só posso dar depois que todas as tramitações forem concluídas”, revelou Fernandes.

Adriano AbreuApenas a obra de acesso à Governadoria foi realizada no terreno que servirá para abrigar a ArenaApenas a obra de acesso à Governadoria foi realizada no terreno que servirá para abrigar a Arena
Enquanto Natal fica presa aos trâmites burocráticos, emperrando o andamento das obras, algumas outras sedes do Mundial já iniciaram as reformas ou demolições dos seus antigos estádios. A Fonte Nova foi demolida neste final de semana, o Mineirão já está fechado para as obras e o Maracanã começou as reformas nas suas instalações. Fernando Fernandes disse que vem sofrendo pressão por parte dos governos estadual e municipal por conta do atraso nas obras. Mas, faz questão de tranquilizar a população. “Por causa das obras nos outros estados, como secretário que sou, venho recebendo pressão tanto o Governo, quanto da Prefeitura, para que as coisas andem aqui em Natal. Mas, os natalenses podem ficar tranquilos. A expectativa é de que levem 24 meses para a demolição e construção da Arena das Dunas e ainda faltam cerca de 40 meses para a Copa das Confederações, que é na metade de 2013. Então, tempo não será o problema”, afirmou.

Mas, para que tudo isso aconteça, é necessário que Assembleia Legislativa autorize a liberação do Fundo Garantidor, que vai servir como segurança para a empresa que vencer o processo de licitação para a Parceira Público Privada (PPP). “ É muito importante que tenhamos o Fundo Garantidor aprovado. Só assim, teremos a possibilidade de termos a PPP. É uma urgência que temos. Mas, não vejo má vontade e nenhum outro interesse político partidário por parte dos deputados estaduais. Eles sabem da urgência dessa aprovação e estão fazendo de tudo para que o Fundo Garantidor seja aprovado. Agora, é esperar”, disse.

FIFA prepara início da pressão por obras no país

Genebra (AE) - Faltando quatro anos para a Copa do Mundo no Brasil, a Fifa foca a partir de agora todas suas atenções sobre a preparação do País para o evento e vai cobrar um cronograma para obras e projetos relacionados com o Mundial que a entidade quer transformar no mais lucrativo da história. Na próxima semana, a entidade máxima do futebol desembarca no Brasil para começar a fase crucial dos trabalhos de preparação, em uma relação que se tornará permanente até 2014.

O secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, fará nos próximos dias sua primeira viagem ao Brasil depois de terminada a Copa do Mundo da África do Sul. Seu gabinete garante que a viagem marca o início da nova fase nas relações entre a Fifa, CBF e o governo brasileiro e de uma cobrança total sobre o País para evitar atrasos e deslizes na organização. Em Zurique, a Copa no Brasil já está sendo calculada como a que irá gerar a maior renda na história dos Mundiais, com pacotes para patrocinadores sendo vendidos a valores mais altos que todas as Copas anteriores. A Fifa, portanto, espera uma receita de US$ 3,8 bilhões com o evento no Brasil, US$ 600 milhões a mais do que a África do Sul gerou e três vezes mais que a renda com a Copa da Alemanha em 2006.

Em sua agenda na próxima semana, Valcke promete tratar com prioridade da questão dos estádios e, principalmente, cobrará uma definição rápida por parte de São Paulo sobre qual o papel que a cidade de fato quer ter durante o Mundial. Um dos pontos será o de conhecer de forma detalhada o projeto para o estádio do Corinthians, que serviria para a abertura da Copa. A Agência Estado, porém, obteve confirmações de que a Fifa já foi informada do projeto, ainda que de maneira informal.

A Fifa não entende como, três anos depois de receber o direito de organizar a Copa, o Brasil ainda não definiu onde será a abertura da Copa e nem mesmo onde ficará o centro de transmissão dos jogos. Valcke vai cobrar que a CBF estipule um cronograma detalhado de como as obras devam ocorrer. Na Fifa, a falta de um calendário e atrasos em diversos projetos deixaram a entidade preocupada. Em junho, Valcke chegou a confessar que o Brasil estava dois anos atrasado em sua preparação.


http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/licitacao-da-arena-tem-novo-atraso/158450

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/