Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Setembro 12, 2013

ENEM - Relações métricas no triângulo retângulo

Triângulo retângulo é todo triângulo que tem um ângulo reto. O triângulo ABC é retângulo em A e seus elementos são:

ENEM - Inequação Produto e Inequação Quociente

Inequação Produto
Resolver uma inequação produto consiste em encontrar os valores de x que satisfazem a condição estabelecida pela inequação. Para isso utilizamos o estudo do sinal de uma função. Observe a resolução da seguinte equação produto: (2x + 6)*( – 3x + 12) > 0.

ENEM - Inequação do 1º Grau

Por Thyago RibeiroUma inequação do 1° grau na incógnita x é qualquer expressão do 1° grau que pode ser escrita numa das seguintes formas:

ENEM - Inequação

Inequação é uma sentença matemática aberta, com uma ou mais incógnitas, expressas por uma desigualdade, diferenciando da equação, que representa uma igualdade. Elas são representadas através de relações que não são de equivalência. É representada pelo sinal ≠, ou seja,inequação é toda a desigualdade literal que é apenas satisfeita por certos valores, as letras ou incógnitas que nela figuram, por outras palavras, apresentam os sinais de maior (>) ou menor (<) ao inves do sinal de igualdade que é o caracteriza as equações.
Em matemáticadesigualdade é uma expressão que estabelece uma relação de ordem entre dois elementos. Nos números reais, esta relação é representada pelos símbolos , significando, menor, menor ou igual, maior, maior ou igual, respectivamente. De forma mais geral, também podem ser incluídas nas desigualdades expressões contendo a relação de diferença .
≠ => diferente ≤ => menor ou igual a ≥ => maior ou igual a < => menor que > =>  maior que
Fonte de…

ENEM - Coordenadas do Vértice de uma Parábola

Para determinarmos os vértices de uma parábola temos que encontrar o par ordenado de pontos que constituem as coordenadas de retorno da parábola. Esse ponto de retorno da parábola, mais conhecido como vértice da parábola, pode ser calculado com base nas expressões matemáticas envolvendo os coeficientes da função do 2º grau dada pela lei de formação y = ax² + bx + c.

ENEM - Soma e Produto das Raízes de uma Equação do 2º grau

Ao resolvermos uma equação do 2º grau temos as seguintes possibilidades para o resultado (estudo das raízes): 

∆ > 0, duas raízes reais e distintas. 
∆ = 0, uma única raiz real e distinta. 
∆ < 0, nenhuma raiz real. 

ENEM - Equação do 2º Grau

Uma equação é uma expressão matemática que possui em sua composição incógnitas, coeficientes, expoentes e um sinal de igualdade. As equações são caracterizadas de acordo com o maior expoente de uma das incógnitas. Veja:

Congruência e Semelhança de Triângulos

Temos que dois triângulos são congruentes:
Quando seus elementos (lados e ângulos) determinam a congruência entre os triângulos. Quando dois triângulos determinam a congruência entre seus elementos.

ENEM - Pontos notáveis do triângulo

Sabemos que os elementos básicos de um triângulo são: os vértices, os lados e os ângulos, mas não são os únicos. Em um triângulo identificamos outros elementos, como mediana, bissetriz e altura. 

ENEM - Cevianas de um triângulo

As 3 cevianas de um triângulo
Pessoal Geometria é um assun

ENEM - Exercícios resolvidos - triângulo

ENEM - Triângulo

Conceitos, classificações, ângulos dos triângulos.