quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Polícia Civil: Aprovados não recebem bolsa

Os aprovados no concurso da Polícia Civil para os cargos de delegado, escrivão e agente de polícia não receberam a bolsa auxílio, como prometido pela Secretaria de Segurança Pública (Sesed). No curso há um mês, os aprovados reclamam da demora no pagamento, alguns estão fazendo empréstimos para cobrir despesas com alimentação e moradia.

O curso de formação com duração de quatro meses, necessita do comparecimento de no mínimo 90% da carga horária de cada disciplina. As aulas  compreendem disciplinas como teoria comportamental, ética, direitos humanos, direito penal, além de aulas de defesa pessoal e tiro. Os alunos estudam nos dois turnos de 7h30h às 17h.

De acordo com os alunos da turma de escrivão, as aulas serão estendidas também para o final de semana, quando eles vão ter noções de primeiros socorros no batalhão do Corpo de Bombeiros em Natal.

A falta de uma academia de Polícia Civil é apontada pelos alunos como outra falta de estrutura na realização do curso de formação, por isso as aulas estão acontecendo em faculdades particulares de Natal. O maior problema apontado pelos alunos atinge os aprovados que não possuem residência na capital, como no caso de Camila Albuquerque, natural da Paraíba que está dividindo um apartamento com outras duas alunas.

A candidata teve que fazer um empréstimo no banco para custear as despesas deste mês, compreendendo alimentação, transporte e moradia. “A promessa da Secretaria de Segurança era fazer o pagamento de 50% do salário, como bolsa auxílio. Alguns candidatos receberam uma ordem de pagamento em sua conta, mas foi cancelada pela secretaria, como aconteceu comigo”, lamenta Camila.

Os alunos pretendem formar uma comissão, com representantes dos três cargos, para entrar em contato, esta semana, com a Secretaria de Segurança para saber quando o auxílio será pago.

No caso dos escrivães e agentes da Polícia civil, o valor da bolsa seria 1.250 reais e no caso de delegado 5 mil reais, representando 50% do valor dos vencimentos, após nomeação. A turma de Camila tem 44 alunos, todos aprovados no cargo de escrivão. Ela disse que alguns moram em cidades do interior, como Canguaretama e precisam vir todos os dias assistir às aulas, tendo que retornar ao final do dia para suas cidades. Esses alunos reclamam dos custos com deslocamento. O curso de formação é realizado nos dois turnos, impossibilitando os alunos de trabalhar.

O concurso da polícia Civil está causando preocupações aos aprovados há algum tempo. Realizado em abril de 2009, para preencher 438 vagas no quadro da polícia civil, nos cargos de delegado, escrivão e agente substituto, o governo do estado só liberou o dinheiro para realizar o curso de formação em junho deste ano.  No dia 8 de junho, o governador Iberê Ferreira se comprometeu a liberar 5,5 milhões para o início do curso em 30 de junho. O atraso teria sido provocado por falta de orçamento.

Após a liberação do dinheiro  destinado à compra de material didático, pagamento de professores e bolsa de estudos aos formandos,  outro empecilho apontado pela Diretora da Academia da Polícia Civil (Acadepol), na época, seria o local para realização dos cursos.

A reportagem da TN entrou em contato com a assessoria de comunicação da Sesed, mas não obteve resposta sobre o atraso. 
 
 
Fonte: http://tribunadonorte.com.br/noticia/aprovados-nao-recebem-bolsa/156549

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/