sábado, 27 de novembro de 2010

América-RN cai à Série C do Brasileirão

O time rubro perdeu de virada ante o Brasiliense em pleno Machadão; mesmo que vencesse, ainda tinha a combinação de resultados conspirando contra o time.

Por Rogério Torquato
Fotos: Elpídio Jr.
O América abriu o marcador, mas no fim perdeu de firada.
O América-RN se esforçou, fez o que estava ao alcance  no Machadão mas não deu - o time rubro está na Série C do Campeonato Brasileiro.

Os rubros, comandados por Dado Cavalcanti, perderam de virada para o Brasiliense em pleno Machadão - 2 a 1.  

Mesmo que vencesse, o América ainda dependia de derrotas do Guaratingueta e do Vila Nova para permanecer na Segundona. Só que a combinação de resultados conspirou contra: o Vila Nova, jogando em casa, venceu o São Caetano por 2 a 1, e o Guaratinguetá venceu o Coritiba no Couto Pereira por 3 a 2 - placares que de toda forma eliminariam a equipe potiguar.

O jogo

O anfitrião - com direito a um grande público, que acreditou até o fim na possibilidade de permanência na Série B, apesar das dificuldades extremas (e o América havia feito por onde após vencer os dois jogos anteriores) - começou pressionando o adversário. E foi recompensado aos 17 minutos com o gol marcado por Marcelo Brás após receber lançamento de Anderson Cafu.

Porém, após o gol, o América optou por um certo recuo - mesmo com o Brasiliense causando algum perigo, o que já havia ocorrido minutos antes da abertura do placar: aos 13 minutos, Cicinho recebeu a bola sem ser importunado pels zagueiros e arriscou (a bola passou perto do gol defendido por Tutti) e, aos 15 minutos, Dieguinho cobrou falta, a,loísio desviou e a bola acertou em cheio na trave.

O Brasiliense seguiu pressionando, mas desperdiçando várias oportunidades (como aos 41 minutos: Ferrugem aproveitou uma falha de seu marcador, tomou a bola e chutou forte; a bola, pela segunda vez, aceertou no travessão) - e o América foi administrando o jogo até o intervalo. Caso o América sustentasse a vitória, dependeria da combinação de resultados para saber se ficaria ou não na Série B.

Mal iniciou o segundo tempo,o Brasiliense amargou a expulsão de Ferrugem. em etse vantagem para o América, não fosse uma avaliação um tanto equivocada da expulsão. O time rubro mantinha-se recuado, como a querer garantir o resultado, enquanto era vítima de ataques do "Jacaré", principalmente pela esquerda.

Aos 24 minutos, após escanteio de Adrianinho, Acosta recebeu a bola por trás dos zageiros e mandou ao fundo das redes - Brasiliense, 1 a 1. Pior para o América: o empate, se perdurasse, mandaria o time potiguar direto à Terceirona, independente de combinações.

Mas o empate persistiu. Pior: o Brasiliense causou mais algins sustos, como aos 29 minutos - Adrianinho cobrou falta e,pela terceira vez na partida, a bola acertou o poste em cheio.

Aos 37, a "pá-de-cal". após falha da zaga americana, Adrianinho levantou a bola pela direita para Aloísio, que deslocou os amrcadores; a ola sobrou para Djavan, que recebeu por trás dos zagueiros e marcou, sem defesa adequada do goleiro Tutti - Brasiliense, 2 a 1, de virada. No finzinho da aprtida, Bebeto (Brasileinse) e Everton (América) foram expulsos, mas o jogo manteve-se no mesmo ritmo. Final, Brasiliense 2 a 1 - mas, por conta da combinação de resultados, ninguém se manteve na Segundona, e os dois times "morreram abraçados". 

Série C mesmo

Resultado: o América-RN agora está na Terceirona. "´É um momento difícil...", lamentou, aos prantos, o jogador Elielton, acompanhado do goleiro Rodolpho (no banco de reservas), e também chorando copiosamente.

Na classificação final, o América-RN terminou na lanterna da Série B, com 41 pontos. Os demais rebaixados são o próprio Brasiliense (que, mesmo vencendo, terminou em 17º com 46 pontos), o Santo André (18º com 43 pontos) e o Ipatinga (19º com 41 pontos, à frente do América pelos critérios de desempate).


América-RN 1 x 2 Brasiliense

América-RN
Tutti; Wanderson Cafu, Cléber, Robson, Airton; Eliélton (Saulo), Éverton, Vélber (Adalberto), Rone Dias; Washington (Vavá), Marcelo Brás.
Técnico: Dado Cavalcanti.

Brasiliense
Eduardo; Cicinho, Santiago, Fábio Braz, Dieguinho (Bebeto); Luciano Totó (Adrianinho), Ferrugem, Thiaguinho, Adriano Felício (Acosta); Aloísio Chulapa, Djavan.
Técnico: Andrade.

Local: Estádio Machadão (Natal, RN)
Árbitro: Paulo César Oliveira (SP)
Cartões amarelos: Éverton (AME); Ferrugem, Bebeto e Thiaguinho (BRA)
Cartões vermelhos: Éverton (AME); Ferrugem e Bebeto (BRA)
Gols: Marcelo Brás (AME); Acosta, Djavan (BRA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMBATE VELADO | SAQUE VELADO | LADO R FT ANDRADE COMBAT | PARTE 1-25

Veja:  https://papamikejanildo.blogspot.com/2022/07/combate-velado-saque-velado-lado-r-ft.html https://papamikejanildo.blogspot.com/